Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Raid & Serial Ata


Phoenyx

Posts recomendados

EU NÃO TENHO DRIVE DE DISQUETE POIS ISSO É PRÉ-HISTÓRICO!!!

Pois é... pode até ser pre-historico... mas agora você fica com esse problema aí... e pra resolver?!?!?!

auhauhaauhuahuah

Todos chutam o coitado do drive de disquete.. mas sempre precisa!!!

Uma solução é você instalar um cd do windows XP com o SP2 integrado. Alguns já reconhecem a controladora.

Outra solução, pegue um drive de disquete emprestado, use-o e o devolva. Seu pc n tem espaço.. n precisa.. deixa o case aberto... e o drive do lado de fora... é só prender os cabos. é coisa rápida... você n vai usar o drive nem por 3 minutos!!!

Tirando isso.. n tem outra solução!!!

Abs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom meu problema não é muito diferente dos demais. Tenho um hd SATA Seagate Barracuda de 8o Gb minha placa mãe é uma Asus A8NE, minha controladora SATA é a Sil 3114 da Silicon, baxei o drive correspondente no site da Silicon, extrai os arquivos para o disquete conforme dito, dou boot com o cd do windows, instalo o drive, o windows copia os arquivos na boa, mas quando o micro reinicia na hora que vai dar o boot no HD da um erro assim: "Impossível carregar sistema operacional", tenho um hd ATA também, com ele ou sem ele instalado o erro persiste, já tentei de tudo, o problema é só na segunda etapa da instalação, poi quando entro no winxp com o outro hd a unidade aparece lá com o tamanho certinho.

Será que alguém pode dar uma força

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal!

Bem tentei instalar um ha sata numa placa-mãe asus K8V-MX e da o seguinte erro quando aperto E para o conseguir instalar o hd pelo disquete:

"File txtsetup.oem caused an unexpected error (18) at line 1742 in d:\xpsp1\base\boot\setup\oemdisk.c."

já tentei de tudo e não consigo instalara o hd, o modelo do hd é um samsung hd080hj , detalhe a maquina não tem outro hd, so tenho esse para colocar o sistema.

Por favor me ajudem.

Desde já muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Galera,

Eu tenho uma A8V e recentemente comprei um hd ata 250G da samsung....

Li todas as dicas de vocês pra usar um driver de disquete pra poder instalar o SO XP, acontece que além de NÃO ter drive de disquete, peguei emprestado de meus amigos 2 drives diferentes e descobrimos que minha placa-mãe está com problema e NÃO reconhece nenhum drive de disquete que coloque....

Já tentei fazer um disco personalizado do Xp com o nlite colocando os drivers da controladora mas mesmo assim o XP cisma em não reconhecer o sata na instalação....

Alguem tem alguma dica?

OBS: é sata 2, tentei ligar tanto no raid0 quanto no 1 e nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jcmoc, dê uma verificada no setup e veja as portas sata estão habilitadas e configuradas corretamente, depois pegue no site da fabricante de sua MB os drivers sata atualizados... em relação ao disquete verifique a sua instalação(cabo flat) e se esta habilitado no setup! Se não der certo tente uma atualização de BIOS da MB! Ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

vem k pessoal. sao todos os Hds SATA II que precisam do drive? ou já existem Hds q sao reconhecidos automaticamente, e depois é so instalar os drives da placa-mãe? porque meu amigo comprou um pc da Preview(eu estava com ele) e quando fomos instalar o Windows Xp foi reconhecido direto! Obs: na maquina tem o Linux instalado! a placa é uma msi 945 pl neo e o hd é um seagate 160Gb creio q é o barracuda. e se isso pode ocorrer tb numa DP965LT da intel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ficaria muito agradecido se alguém puder me ajudar.

Estou apanhando para instalar um hd sata. Procurei dicas em alguns fóruns e procurei seguir os seguintes passos para a instalação:

1) Preparei um MakeDisk com os drivers da minha placa mãe Asus K8N

2) Ao dar o Boot para instalar o SO no HD, aparecia a tela "verificando componentes de hardware, a seguir apagava e não saia mais disso

3) Li em um fórum que se colocasse um HD IDE no micro a instalação ocorreria normalmente no SATA.

4) Feito o procedimento acima, a instalação continuou e foi para a tela azul com a opção para clicar em F6 e instalar os drives da placa, o que foi feito. A instalação do Windows seguiu normal até o fim.

5) Na Bios o HD IDE aparece com Primeiro e o Sata como terceiro.

6) Problema: quando tiro o IDE do micro, o Windows não inicia e dá mensagem de disco sem sistema, mesmo tendo configurado a seqüência correta de boot com o sata.

Será que alguém consegue desvendar esse mistério? Gostaria de retirar esse IDE do micro.

HD Sata Maxtor 160 Gb

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite,

Comprei um HD Sata Seagate 80GB e estou querendo colocar o Windows xp.

Li vários tópicos de como devo proceder a instalação. Porém, procuro os drives do sata no CD da placa-mãe e só encontro uma pasta com o nome RAID. E nessa pasta tem o programa pra criar o disquete com os drives.

Pelo que sei, raid é para juntar dois HDs e fazer com que funcione como um só, não é isso?

Mas não é isso que quero fazer.

Já procurei no site da placa-mãe, do chipset e só encontrei esses drives de raid.

Alguém sabe como consigo esses drives?

Minha placa-mãe: Asus P4S800-mx se

Chipset: SiS964

Desde já agradeço.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<span style="color:#3333FF"> Estou tentando fazer RAID em minha maquina, meus hds sao de 80GB modelo HD080HJ SATA II da samsung, minha placa-mãe é a K8N51GMF-8, ela usa o controlador da nVidia.

Peguei o driver do Cd da placa-mãe, coloquei em um disquete formatado.

Configurei o Raid da placa-mãe como Stripe - RAID 0, e coloquei para instalar o Windows. Apertei F6 e selecionei os dois drivers que o controlador da nVidia requisita.

Pois então, depois ele reconhece normal o hd como sendo so 1 de 160GB. Até agora tudo normal.

Agora está o problema: Logo após a formatação, quando vai copiar os arquivos para os HD's não consigo copiar os arquivos do RAID que estão no disquete. NVATABUS.sys, VIARAID.sys, etc, etc.. diz o seguinte:

"O Windows não conseguiu localizar o arquivo NVATABUS.sys... " que está no disquete.

Já troquei o disquete, o CD de instalação do Windows, já tentei instalar o S.O. nos dois hds em separado e tudo beleza. Mas na hora que vou tentar fazer RAID, sem chance.

Alguém pode me dar uma força?

Abraços

ClawHammer.</span>

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu comprei mais um HD de 250GB e estou pensando em fazer o sistema RAID 0... mas antes eu queria tirar algumas duvidas...

1º - no sistema RAID é possível fazer partições como no sistema normal? minha intenção era ter uma partição de 80GB para o sistema e 420GB para armazenamento...

2º - se eu realmente resolver implementar o sistema RAID eu terei que fazer BACKUP dos meus dados para fora do HD e depois coloca-los de novo ou é possível separa-los "em um canto" para que quando o sistema RAID seja implementado os arquivos são automaticamente "incorporados"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom, não vou explicar aqui o que é RAID e nem as diferenças da interface Serial ATA para ATA, se tiverem dúvidas a este respeito recomendo que deêm uma boa olhada nos artigos abaixo:

RAID

SATA

Minha intenção aqui é sanar uma pequena mas "chata" dúvida a respeito da instalação do sistema operacional. O que muita gente percebe de imediato é que o Windows por exemplo não reconhece a maioria destes dispositivos, ele acusa um erro, não acha uma partição válida para sua configuração. O q isto significa? Na verdade ele não possui drivers nativos para o reconhecimento... O quê fazemos então? Simples, vamos mostrar ao SO como "enxergá-los", instalando seus respectivos drivers...

Bom, na maior parte das vezes o RAID e o SATA são integrados a placa mãe, portanto os drivers necessários estão no seu próprio CD de instalação... Porém, recomendo um pulo no site do fabricante da "controladora", não da placa-mãe, para baixarem os drivers mais atualizados...

O que precisamos? Precisamos de um disquete formatado, é nele q serão inseridos os dados...

Vou pegar como exemplo a controladora RAID-SATA da minha placa mãe, A7N8X Deluxe. Ela é uma Silicon Image, modelo SIL3112. O último driver lançado até a presente data foi produzido em 27/08/2004( http://www.siliconimage.com/docs/SiI3x12A-...ID%20Driver.zip ).

Neste caso é simples, basta baixá-lo e descompactá-lo diretamente para um disquete. Nele estará o arquivo TxtSetup.oem, o qual informa ao sistema operacional qual o driver que será instalado, aonde ele está localizado. Estou dando ênfase a este arquivo pelo mesmo ser necessário, pois em alguns casos os drivers específicos para cada sistema operacional "deverão" estar em pastas e ele informará o caminho, portanto, ele precisa estar visível externamente, não dentro de uma pasta, caso contrário o Windows não achará nada pois o disquete não está corretamente configurado...

Agora, com tudo em mãos, vamos para a instalação do SO. O que vou descrever vale para os sistemas operacionais WinXP, WinNT, Win2000 e Win2003.

Logo no início da instalação, naquela tela azul, aparecerá no canto inferior do seu vídeo a seguinte mensagem: Aperte F6 para indicar drivers RAID ou SCSI de terceiros...

Façam isto, depois será pedido que insiram o disquete criado e escolham a versão do seu SO. Pronto! Meio caminho está andado. Durante o progresso da instalação do seu sistema o disquete será exigido, e em alguns casos, depois disso, aparecerão avisos dizendo que tal driver não é certificado, ignorem esta mensagem e continuem assim mesmo...

Enfim, espero que esta explicação resumida esclareça a maioria das dúvidas, qualquer coisa postem aqui...

[]'s :-BEER

olá amigo

O QUE ACONTECE COMIGO É O SEGUINTE:

CONFIGURAÇÕES DO MINHA MÁQUINA:

placa-mãe K8N (ASUS)

PROCESSADOR ATLHON XP 64 BITS

1 GB DE MEMÓRIA (2 PLACAS DE 512 333)

VAMOS AO QUE INTERESSA

COMPREI UM HD SATA 80 GB SEAGATE (7200.9 RPM- ACHO QUE É ISSO), ELE ESTA DETECTANDO TUDO CERTINHU. COLOQUEI O CD DE INSTALAÇÃO DO WINDOWSXP SP2 APERTEI F6 QUANDO PEDIDO PARA INSTALAR A CONTROLADORA SATA DO DISQUETE TUDO CERTINHO. ELE CHEGA NA PARTE DE FAZER PARTIÇÕES beleza, FAÇOS AS PARTIÇÕES CERTINHO COMO QUERO COLOCO PARA FORMATAR A PARTIÇÃO C: EM NTFS, ELE INSTALA / COPIA OS ARQUIVOS. DEPOIS REINICIA O PC E VEM AQUELA PARTE DE INSTALÇÃO JÁ DO WINDOWS ELE também FAZ TUDO CERTINHO SEM PROBLEMA NENHUM. SÓ QUE QUANDO TERMINA A INSTALAÇÃO ELE REINICIA O PC (ATE AI NORMAL) MAS QUANDO ELE ESTÁ REINICIANDO LOGO APÓS ELE PROCURAR PELO BOOT ELE VEM UMA TELA PRETA COM AS OPÇÕES ( INICIAR EM MODO SEGURO / INICIAR EM MODO SEGURO DE PRONT DE COMANDO / INICIAR AUTOMATICAMENTE) MAS QUALQUER OPÇÃO QUE EU ESCOLHA ELE REINICIA O PC E VOLTA NA MESMA TELA (COMO SE NÃO TIVESSE WINDOWS INSTALADO).

OBS: DEPOIS QUE INSTALA O WINDOWS EU VOLTO NA BIOS E ALTERO O BOOT PARA DAR BOOT PELO HD SATA.

OUTRA COISA, TENHO TAMBÉM UM HD IDE INSTALADO MAS SEM NENHUM WINDOWS E A BIOS ESTÁ DETECTANDO OS 02 NORMALMENTE. JÁ UTILIZEI 03 CDS DE INSTALAÇÃO DO WINDOWS XP E NOS TRES ACONTECE A MESMA COISA. TAMBEM já TROQUEI AS MEMÓRIAS. E NÃO SEI MAIS O QUE FAZER

FICO NO AGUARDO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigo

O QUE ACONTECE COMIGO É O SEGUINTE:

CONFIGURAÇÕES DO MINHA MÁQUINA:

placa-mãe K8N (ASUS)

PROCESSADOR ATLHON XP 64 BITS

1 GB DE MEMÓRIA (2 PLACAS DE 512 333)

VAMOS AO QUE INTERESSA

COMPREI UM HD SATA 80 GB SEAGATE (7200.9 RPM- ACHO QUE É ISSO), ELE ESTA DETECTANDO TUDO CERTINHU. COLOQUEI O CD DE INSTALAÇÃO DO WINDOWSXP SP2 APERTEI F6 QUANDO PEDIDO PARA INSTALAR A CONTROLADORA SATA DO DISQUETE TUDO CERTINHO. ELE CHEGA NA PARTE DE FAZER PARTIÇÕES beleza, FAÇOS AS PARTIÇÕES CERTINHO COMO QUERO COLOCO PARA FORMATAR A PARTIÇÃO C: EM NTFS, ELE INSTALA / COPIA OS ARQUIVOS. DEPOIS REINICIA O PC E VEM AQUELA PARTE DE INSTALÇÃO JÁ DO WINDOWS ELE também FAZ TUDO CERTINHO SEM PROBLEMA NENHUM. SÓ QUE QUANDO TERMINA A INSTALAÇÃO ELE REINICIA O PC (ATE AI NORMAL) MAS QUANDO ELE ESTÁ REINICIANDO LOGO APÓS ELE PROCURAR PELO BOOT ELE VEM UMA TELA PRETA COM AS OPÇÕES ( INICIAR EM MODO SEGURO / INICIAR EM MODO SEGURO DE PRONT DE COMANDO / INICIAR AUTOMATICAMENTE) MAS QUALQUER OPÇÃO QUE EU ESCOLHA ELE REINICIA O PC E VOLTA NA MESMA TELA (COMO SE NÃO TIVESSE WINDOWS INSTALADO).

OBS: DEPOIS QUE INSTALA O WINDOWS EU VOLTO NA BIOS E ALTERO O BOOT PARA DAR BOOT PELO HD SATA.

OUTRA COISA, TENHO TAMBÉM UM HD IDE INSTALADO MAS SEM NENHUM WINDOWS E A BIOS ESTÁ DETECTANDO OS 02 NORMALMENTE. JÁ UTILIZEI 03 CDS DE INSTALAÇÃO DO WINDOWS XP E NOS TRES ACONTECE A MESMA COISA. TAMBEM já TROQUEI AS MEMÓRIAS. E NÃO SEI MAIS O QUE FAZER

FICO NO AGUARDO

Tive um problema parecido e era a memória RAM. Tente deixa um só módulo de memória ou baixar a freqüência dela no setup da placa-mãe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera desculpa a ingnorancia, mais já quebrei a cabeça de mais com esse sata e nada de instalar o tal sistema operacioanal.

Bom minha duvida é a seguinte, não to conseguindo achar quais são os programas que tenho que por no disquete formatado, no CD da placa vem uma pasta denominada SATA mais não sei quais dos arquivos ali devo pegar queria uma ajuda tanta para saber quais pegar ou então onde posso pegar os arquivos de reconecimento do HD.

Minha placa é M871 G, V 1.5 A, SiS964.

Bom desculpa a ingnorancia pessoal e espero que me ajudem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal eu também estou tento problemas na hora instalar o hd sata.

eu já tinha um hd ide...ai eu adquiri esse sata faz 1 semana e ainda não consegui instalar o SO nele.

eu já entrei no site do fabricante da placa baixei o controlador...fiz o disquete , apertei f6 so q mesmo assim ele não esta detectando o hd..ele so detecta o hd ide

minha placa mãe é uma gigabyte GA-K8NS

http://www.gigabyte.com.tw/Support/Motherb...uctName=GA-K8NS

esse link e do site da fabricante

ah e também eu gostaria de saber se alguem puder me ajudar.....se é necessario eu trocar o jumper do hd ide...pra deixa-lo secondary....quero apenas instalar o SO no hd sata e deixa o hd ide apenas pra colocar programas e td mais

muito obrigado

ate+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...