Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Raid & Serial Ata


Phoenyx

Posts recomendados

Postado Originalmente por And1036+29 set 2004, 15:56QUOTE (And1036 @ 29 set 2004, 15:56) _ExTrEmE_@21 set 2004, 23:43

Olá amigos, desculpe o incomodo, mais eu tenho uma placa ASUS K8V SE Deluxe, mas sou meio fraco no assunto, alguem sabe qual é a controladora da minha placa e onde posso baixar os arquivos atualizados, obrigado.

Tb to com essa bomba na mão! rsrsrsrs

Bom aqui detecta tudo normal porém a IDE ATA 133 80gb Maxtor, o Win98 que esta na SATA não detecta o HD IDE(talves porque sejah que está instalado WINXP em NTSF e SP2, pode ser por isso não sei)

E quando do boot pelo HD IDE não aparece o HD SATA... :blink:

E eu tb não sei o driver que devo usar para conseguir instalar o WINXP na HD SATA :wacko:

Obs:

ST3120026AS é a HD SATA

Placa mãe é a ASUS K8V SE Deluxe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pearljeam2001+03 out 2004, 06:56QUOTE (pearljeam2001 @ 03 out 2004, 06:56)
Postado Originalmente por And1036@29 set 2004, 15:56

_ExTrEmE_@21 set 2004, 23:43

Olá amigos, desculpe o incomodo, mais eu tenho uma placa ASUS K8V SE Deluxe, mas sou meio fraco no assunto, alguem sabe qual é a controladora da minha placa e onde posso baixar os arquivos atualizados, obrigado.

Tb to com essa bomba na mão! rsrsrsrs

Bom aqui detecta tudo normal porém a IDE ATA 133 80gb Maxtor, o Win98 que esta na SATA não detecta o HD IDE(talves porque sejah que está instalado WINXP em NTSF e SP2, pode ser por isso não sei)

E quando do boot pelo HD IDE não aparece o HD SATA... :blink:

E eu tb não sei o driver que devo usar para conseguir instalar o WINXP na HD SATA :wacko:

Obs:

ST3120026AS é a HD SATA

Placa mãe é a ASUS K8V SE Deluxe

Estava com esse problema e consegui resolver........tinha uma placa K8V da Asus tambem e instalei hoje o Hd sata nele com o Windows XP.

O drives para a controladora Sata da Via esta no propio cd da placa mae e so você colocar ele na bandeja depois você vai la no procurar do Windows(seleciona para procurar do drive de cd-rom apenas) e digita esse nome TXTSETUP.OEM e em seguida você clica nos arquivos que ele encontrou com o botao direito e clica em abrir pasta recipiente .Se o nome da pasta for Sata então esses sao os drives da sua controladora de Hd Sata.

Encontrados os drives junto com o arquivo TXTSETUP.OEM você copia todos para um disket vazio e pronto você esta com os diskt que tem os drives para instalar o Xp em qalquer Hd Sata (de qualquer marca e tamanho-gigas).

Coloque sua maquina pra dar boot pelo cd deixe o disket ja dentro do drive tambem, e na hora quecomeçar a aparecer a tela de instalação do XP fique apertando o botao F6 depois aparecera uma tela onde tera de especificar o periferico nessa parte você aperta E e depois enter va aparecer uma pequena tela pra você selecionar o drive depois de feito tudo isso a instalação segue normal como se fosse pelo IDE.

Espero ter ajudado......acredito que as outras placas maes seguem a mesma linhagem de instalação.

:bandeira::-BEER :palmas: :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por wertonge@04 out 2004, 17:22

alguem sabe como eu posso saber qual é a controladora da minha sata? minha placa-mãe é uma asus A7N8X-E DELUXE

VALEU!!!

É a Silicon Image 3112. Bastava ter lido o manual ou feito uma visita no site da ASUS. Pegue este driver aqui: http://www.phoenyx_cdh.kit.net/raid_sata/S...12_27-08-04.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz o tutorial tudu certinhu, seleciono a controladora do hs sata , só q na hora q volta pra tela anterior diz q o windows vai se instalado nessa controladora e aí embaixo diz pra eu apertar E se quiser selecionar a controladora do disqete ou apertar ENTER se eu não quiser selecionar nenhum dispositivo adicional e continuar a instalação. aperto ENTER e e continua carregando os arquivos , só q depois de um tempo aparece uma tela dizendo q não foi encontrado nenhum hd

q q eu faço?

valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por wertonge@06 out 2004, 16:07

o phenix, dei uma olhada na foto q tem dos arquivos q devem ta no disqete na primeira pagina desse topico e não encontrei aqui no meu o arquivo 'DriverLanguageMap'. engracado q quando ponho pra descompcta a pasta zipada, esse arquivo não aparece lá. q q eu faço agora?

valeu!!!

Aquele era o driver antigo, havia alguns arquivos a mais.

Este que te passei é o último lançado pela Silicon Image... tá tudo certinho, estou com ele instalado.

PS: Você DEVE pegar todos os arquivos listados na pasta e jogar-los diretamente num disquete formatado... eles devem ficar visíveis, não dentro da pasta.

Tente novamente e nos diga se deu certo.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja tentei isso rapa. os arquivos estão todos visiveis no disqete e não dentro de uma pasta, mas sempre acontece a mesma coisa: detecta a controladora , seleciono ela, só q aí na hora q aperto enter pra continua a instalacao, depois de um tempo aparece q não foi encontrado nenhum hd.

q q pode se?

valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

And1036

Eu consegui no mesmo dia

O fato é que a ASUS não especificou em lugar algum onde ficavam estes arquivos, e o pior, onde realmente estava os drives, estava na pasta "VIARAID" "VIA64 e blablabla" alguma coisa assim, não me lembro+, importante que já está resolvido, e o computador rodando a milhão

Valeu aí cara!

OBS: Enquanto a detectar o outro HD, os 2 HD's tem que estar na mesmo formatação, ou seja os 2 NTSF ou os 2 FAT

Lembrando que o que manda no HD é a 1 Partição

De nada cara tamos ai pra isso mesmo......se precisar e so dar um toque!!!!!!! :palmas: :aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Phoenyx, também estou tendo problemas aqui cara, mas o meu caso esta um pouco estranho.

Minha placa mãe é uma Asus P4S800D e meu hd é um Seagate ST380013AS 80GB, e eu criei o disco dos drives e iniciei a instalação.

Acontece que apos eu instalar os drives raid e prosseguir com a instalação o programa pede outro disco com os drives raid/ide, e não aceita o disco que eu uso para a instalação inicial.

A partir disso eu pesquisei e descobri outros drives de raid/ide pra esse chipset (Sis 655FX) e fiz outro disquete de suporte que por sua vez foi identificado.

Acontece que o programa exibe o seguinte aviso apos o reconhecimento dos drives do 2º disquete: "O arquivo sisraid.sys não pode ser carregado". Mesmo assim ele consegui avançar apos uma sequencia de cliques na tecla "Esc". Mas logo apos disso, ja copiando os arquivos e prosseguindo com a instalação a maquina trava acusando falha nos controladores de raid e aparece aquela tela azul com os dados de falha do sistema.

Sabe como posso resolver isso?

Ps. tentei instalar o WinXP e o 2003 Server, ambos deram o mesmo erro. Atualmente estou com o Win98 instalado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se me permite uma pergunta meio absurda wertonge, por acaso a controladora SATA está ativada? O jumper está na posição correta?

Você vê a tela de detecção do HD SATA, logo após o post primário?

Porque não é possível que ainda não tenha feito a bendita instalação do S.O.. A não ser que o HD esteja danificado, ou a própria placa-mãe, não sei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:cry:

Aloha Pessoal.

Bom, fiz de tudo referente aos tópicos postados, mais não consegui que meu HD SATA funcione.

Tenho aqui um IDE 60 gb rodando sistema (xp prof) normal, e esse SATA agora (80 gb sagate), queria que os dois funcionasse ao mesmo tempo, agora, fiz tudo, coloquei o CD do win xp, chega na parte de dar F6, não sei o que acontece, ele começa a ler o disquete, e para, e vai para a outra parte de apertar F2, e não consigo fazer com que apertando F6 entre com o disquete...

Será que estou com os arquivos errados?

O que à de errado?

Asus A7V8X

:cry:

:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera!! Comprei recentemente o micro com esta placa mãe (A7N8X -E DELUXE)mais surgiu uma duvida. No trabalho eu uso uma A7V600 -X com hd serial ata Seagate Barracuda 7200 rpm 120 giga. Quando eu formato (formato padrão)o hd no serviço demora poucos segundos. Mais no meu micro novo (ASUS A7N8X-E Deluxe) demora muito. o que pode estar ocorrendo??

Eu ja peguei o meu HD novo (80 giga) e instalei no micro do serviço pra testar se o problema era no hd mais no micro do serviço ele formato filé em alguns segundos e eu fiz a troca peguei o do serviço e instalei no micro novo (A7N8X -E DELUXE) e ficou lento do mesmo jeito. O o que poderia estar ocorrendo??

Micro Serviço

Atlhon XP 2.6, 512DDR400, Seagate SATA 120 Gb

Controladora SATA VIA8327

Micro Novo

Atlhon XP 2.8, 512DDR400, Seagate SATA 80 Gb

Bios Atualizada e driver do SATA Atualizado

Controladora Silicon Image Sil 3112A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phoenyx@28 dez 2003, 18:11

Bom, não vou explicar aqui o q é RAID e nem as diferenças da interface Serial ATA para ATA, se tiverem dúvidas a este respeito recomendo que deêm uma boa olhada nos artigos abaixo:

RAID

SATA

Minha intenção aqui é sanar uma pequena mas "chata" dúvida a respeito da instalação do sistema operacional. O q muita gente percebe d imediato é q o Windows por exemplo não reconhece a maioria destes dispositivos, ele acusa um erro, não acha uma partição válida para sua configuração. O q isto significa? Na verdade ele não possui drivers padrões nativos para o reconhecimento... O q fazemos então? Simples, vamos mostrar ao SO como "enxergá-los", instalando seus respectivos drivers...

Bom, na maior parte das vezes o RAID e o SATA são integrados a placa mãe, portanto os drivers necessários estão no seu próprio CD d instalação... Porém, recomendo um pulo no site do fabricante da "controladora", não da placa-mãe, para baixarem os drivers mais atualizados...

O q precisamos? Precisamos d um disquete formatado, é nele q serão inseridos os dados...

Vou pegar como exemplo a controladora RAID-SATA da minha placa mãe, A7N8X Deluxe. Ela é uma Silicon Image, modelo SIL3112. O último driver lançado até a presente data foi produzido em 27/08/2004 (atualizado!). Neste caso é simples, basta baixar esta pasta zipada e descompactá-la diretamente para o disquete. Nele estará o arquivo TxtSetup.oem, o qual informa ao sistema operacional q driver está sendo instalado, aonde ele está localizado. Estou dando ênfase a este arquivo pelo mesmo ser vital, em "alguns casos" (não o do meu exemplo) os drivers específicos para cada sistema operacional "deverão" estar em pastas e ele informará o caminho, portanto, ele precisa estar visível externamente, não dentro d uma pasta, caso contrário o Windows não achará nada pois o disquete não está corretamente configurado...

Agora, com tudo em mãos, vamos para a instalação do SO. O q vou descrever vale para os sistemas operacionais WinXP, WinNT, Win2000 e Win2003.

Logo no início da instalação, naquela tela azul, aparecerá no canto inferior do seu vídeo a seguinte mensagem: Aperte F6 para indicar drivers RAID ou SCSI de terceiros...

Façam isto, depois será pedido q insiram o disquete criado e escolham a versão do seu SO. Pronto! Meio caminho está andado. Durante o progresso da instalação do seu sistema o disquete será exigido, em alguns casos, depois disso, aparecerão avisos dizendo q tal driver não é certificado, ignorem esta mensagem e continuem assim mesmo...

Enfim, espero q esta explicação resumida esclareça a maioria das dúvidas, qualquer coisa postem aqui...

[]'s :-BEER

Ja que você tem a mesma placa que eu. Gostaria de saber se quando você formata (formatação normal) o HD ele demora alguns segundos ou minutos? Por que eu trabalho com um micro no serviço que ele faz essa formatação em apenas alguns segundos. E o meu com a placa A7N8X E DELUXE demora varios minutos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aqui a formatação é muito rápida, coisa de segundos mesmo, inclusive o meu HD também é de 80GB, um Seagate Barracuda.

Qual o disco utilizado para a formatação? Pois o disco do Win2000 não oferece suporte a formatação NTFS/FAT32 rápida, já o do WinXP e Win2003 sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phoenyx@21 out 2004, 23:07

Aqui a formatação é muito rápida, coisa de segundos mesmo, inclusive o meu HD também é de 80GB, um Seagate Barracuda.

Qual o disco utilizado para a formatação? Pois o disco do Win2000 não oferece suporte a formatação NTFS/FAT32 rápida, já o do WinXP e Win2003 sim.

To usando o WinXP com todas as atualizações ja feitas, será se é algum jumper ou configuração na placa mãe por que não fui eu que montei essa placa, foi o pessoal da loja mesmo. O ingraçado foi que eu peguei este meu hd e coloquei em outra maquina com o Win2000 pro e nesta maquina formatou um pucos segundos tambem???

Será se a minha placa esta com algum defeito???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:huh:

Não sei se deveria abrir um novo item, desculpem-me se fosse o caso.

:help:

Minha dúvida é a seguinte:

Vou trocar a MB de meu computador e adquirir uma com RAID, tenho dois hd aqui os dois são seagate barracuda 7200 rpm, só que um é de 40 e o outro de 120. Estou pensando em adquirir um Seagate SATA para colocar como master e os dois IDE para os arquivos, pretendo usar apenas RAID 0. O que vocês me orientam, vai funcionar do jeito que pretendo? Que modificações fariam para melhorar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal, eu precisava da ajuda de vocês, estou com um seguinte problema com a instalação do sistema operacional, eu havia baixado o SuSE Linux 9.2 Personal e eu estou com dificuldades de instalar o driver do RAID nele, eu queria saber como faz para instalar, alguém tem ideia de como instalar o RAID no Linux? Eu não sei onde encontrar esses drivers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phoenyx@28 dez 2003, 23:01

Cara, o WinXP tá avisando q não encontrou o TxtSetup.oem... você fez exatamente como eu disse, tem certeza? Descompactou os arquivos e jogou TODOS diretamente para um disquete formatado?

%7Boption%7Dhttp://www.phoenyx_br.kit.net/arquivos.jpg' border='0' alt='' />

Baixe novamente a pasta zipada e tente outra vez...

Amigo! pode me ajudar? olha só eu acabo de adquirir a ASUS A7V600-X e um HD Seagate de 80GB SATA, porém não sei como instalar o WinXP SP2, este arquivo zip serve para meu caso?

Agradeço muito se puder me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!