Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Raid & Serial Ata


Phoenyx

Posts recomendados

Sim pouca coisa mas aquece os HDs "grandes" de com dos pratos ou mais de 7200RPM são bem esquentadinhos mesmo, ele ficam em trono de 4º mais quentes que meu samsung.

liaz ele só é barulento na escrita e leitura... no retso fica bem silencioso!

Heheheh... mas tudo que o HD faz e escrever e ler?????? :goff:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caras,

que decepção tive com SATA.

Eu tenho uma A7N8X-E Deluxe e tinha 2 HD´s funcionando em ATA133 no canal 0 e um Combo no canal 1 da IDE.

Por causa da demora de carregar um jogo meu (BF DC) decidi comprar 2 SATA de 80GB e fazer RAID 0.

Pensei ingenuamente que botando os SATA na placa mãe, eles iriam ser reconhecidos automaticamentes e o win xp pro c/ sp2 colocaria uma nova unidade X:

Acontece quem nem apareceu os discos no Windows.

Posteriormente descobri que os SATA dão conflito quando se tem discos no canal 0 da IDE. Por isso eles não são recohecidos no sistema.

O HD ATA133 de 40GB (C:) tem o sistema operacional.

O HD ATA133 de 80GB (Z:) tem arquivos mp3 e jogos.

O Combo é unidade (D:)

Serei obrigado a instalar o win xp pro de acordo o tutorial que vi aqui...e colocar o HD ATA133 de 80GB junto com o Combo ATA66 e vender o HD de 40GB...pois parece os dois SATA de 80GB Seagate irão ocupar o canal IDE 0

é um lixo mesmo!!!!

saberiam dizer se estou errado quanto aos 2 SATA usarem os primary master e o primary slave do canal 0 mesmo que não tenha discos IDE lá???

obrigado!

:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ops,

Esqueci de colocar isso!!

Quando seleciono RAID 0 na controladora on-board da A7N8X-E Deluxe tem a opção do CHUNK.

Parece que menor o tamanho do chunk que usar (16K) será melhor o arquivamento e melhor a disponibilização dos dados nos 2 HDs SATA...é isso??

obrigado!

:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DOC,

não sei se é o seu caso mas....ativou o dispositivo no "Gerenciador de Dispositivos" do Windows?

"Meu Computador" (Botão direito) => "Gerenciar" => "Gerenciamento de Discos" => "Ativar ou Inicializar Disco".

Lá aparecem todos os discos reconhecidos pelo sistema. O WinXP não precisa ler a Bios para isso. O disco pode ser reconhecido sem aparecer no EXPLORER pois precisa ser inicializado.

Ativar o Dispositivo do RAID (controladora, se for o caso) e o HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Camarada,

Eu descobri que nessa opção que você falou tem 2 quadros, eu cliquei apenas em um deles no dia. Vou tentar habilitar ou por on-line estes discos hoje quando chegar em casa!

No gerenciador de dispositivos o windows reconheceu o contralador RAID SATA, na inicialização o controlador RAID da Silicom reconhece os discos eliminando caso fosse um problema nos HDs.

Me falaram tb que não tem conflito de canais SATA com PATA. Parece que são independentes, tomara que sejam mesmo!!!!

Outra coisa, tem um aplicativo chamado RAID Sata ou SATA Raid que quando instalei e entrei neste programa não tem nada a ver com discos, parecendo mais algum tipo de programa gerenciador web. Obviamente, como não tinha nada que pudesse configurar ou mezer nas propriedades dos discos eu o desinstalei-o.

Saberiam dizer do que se trata este programa que vem na placa mãe?

E para finalizar, eu vou deixar o chunk no default mesmo.

Isso habilitará um tamanho de 16K.

Vamos ver o que dá.

obrigado!

:bored:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Chunck é o tamanho do cluster eu prefiro 32k quanto maior em tese mais rápido porém amis espaço desperdiçado. Como disse eu uso 32k e faço em media 80~85MB/s com raid 0.

quanto a imcompatibilidade não existe eu uso Raid 0 com um IDE de 80Gb pra BKP na IDE 1 e um Combo na IDE 2 sem problemas, você fex alguma coisa errada na configuração ou como o amigo disse não pos on-line no gerenciador do computador, depois ainda e necessarios fazer o particionamento e formatar.

Só em nivel de curiosidade ja cheguei a ter 3 HDs IDE junto com a Raid sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por get_jp@09 de março de 2005, 11:33

existe a possibilidade de se instalar dois HD´s SATA em RAID0 e particioná-los?

Ou seja, se o PC "enxerga" os Hd´s como se fosse apenas um, então, teoricamente, poderei particioná-lo. Esta informação confere?

[]´s

Sim, exatamente como descrevestes.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por CCS1201@08 de março de 2005, 20:06

o Chunck é o tamanho do cluster eu prefiro 32k quanto maior em tese mais rápido porém amis espaço desperdiçado. Como disse eu uso 32k e faço em media 80~85MB/s com raid 0.

quanto a imcompatibilidade não existe eu uso Raid 0 com um IDE de 80Gb  pra BKP na IDE 1 e um Combo na IDE 2 sem problemas, você fex alguma coisa errada na configuração ou como o amigo disse não pos on-line no gerenciador do computador, depois ainda e necessarios fazer o particionamento e formatar.

Só em nivel de curiosidade ja cheguei a ter 3 HDs IDE junto com a Raid sem problemas.

Retiro a decepçao contra os SATA...

Deu certo...muito massa mesmo...só precisei deixa-los on-line...não tinha clicado no quadro certo...ta funcinando perfeitamente agora...

legal...

OBRIGADO A TODOS!!!!!!!!!!

:palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se eu for instalar o WinXP sem ter o HD SATA?O procedimento é o mesmo???

Depois que mudei pra uma placa-mãe que tem suporte a SATA (Abit KV7), não tô conseguindo instalar mais o XP, pois aparece a seguinte mensagem:

STOP: C0000135{N

O FOI POSSÍVEL LOCALIZAR COMPONENTE}

ESTE APLICATIVO NÃO PÔDE SER INICIADO PORQUE NÃO FOI ENCONTRADO WINSRV.A REINSTALAÇÃO DO APLICATIVO PODE RESOLVER O PROBLEMA

Será que é porque eu não usei esse procedimento?

Um abraço,

Freelancer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por CCS1201@13 de março de 2005, 19:14

você so precissa instalar os drivers sata se for utilizar HD sata, tem algum outro problema no seu PC. Pode ser memoria ja testou?

Vou levar lá na loja, pois está na garantia ainda...Valeu mesmo...

Um abraço,

Freelancer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos,

tenho uma P4S800D-X quero colocar um sata nela de 80gb da seagate, mas ta osso..aonde consigo o software q a gente copia no disquete , que na hora que ta fz a instalacao ele pede o disco do fabricante, o windows é o 2003 q estra sendo instalado, alguem me de uma dica aonde conseguir o driver de instalacao do fabricante para esta placa..por favor..

obrigado

Gandalf

Maiden Forever

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por thinformatica@16 de março de 2005, 11:38

amigos,

tenho uma P4S800D-X quero colocar um sata nela de 80gb da seagate, mas ta osso..aonde consigo o software q a gente copia no disquete , que na hora que ta fz a instalacao ele pede o disco do fabricante, o windows é o 2003 q estra sendo instalado, alguem me de uma dica aonde conseguir o driver de instalacao do fabricante para esta placa..por favor..

obrigado

Gandalf

Maiden Forever

Poutz a preguiça faz coisa hein so entrar na pagina da Asus.

Mas tai o link:

Downloads Asus P4S800D-X

[ ]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, sou novo aqui no forum e to precisando de uma ajuda, tava com esse problema de não conseguir instalar e esse topico foi mt esclarecedor, o problema é que não sei qual arquivo baixar, minha placa é uma asus k8v-x, dai eu entrei no site da asus e quando fui baixar o arquivo vi que ele tem 7 mb, como vou por isso no disquete? será que estou baixando o arquivo certo?

o arquivo é este "VIA VT6420 (VT8237) SATA RAID Driver Package Version 2.20D WHQL. "

e esse é o site http://usa.asus.com/support/download/item....=K8V-X&Type=All

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

funcionou que é uma maravilha :joia:

eu já tinha tentado instalar assim, mas não tinha o disquete, dai achei que tinha feito algo errado. Eu acho que como não são todas as placas mãe que vem com esse driver, ele deveria vir junto com a HD quando você compra ela, mas como já funcionou tá bom!!

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e se eu não tenho disquete? blink.gif

to pra comprar um HD SATA mas não tenho drive de disquete, daria pra colocar os dados que iriam pro disquete num outro hd que eu tenho aqui e na instalação eu manda procura nesse hd?

ou tambem faze um cd bootavel do xp que já tenha esses drives?

e esse topico não deveria estar destacado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por E.K@10 de abril de 2005, 00:09

e se eu não tenho disquete? blink.gif

to pra comprar um HD SATA mas não tenho drive de disquete, daria pra colocar os dados que iriam pro disquete num outro hd que eu tenho aqui e na instalação eu manda procura nesse hd?

ou tambem faze um cd bootavel do xp que já tenha esses drives?

e esse topico não deveria estar destacado?

Somente poderá carregar os drivers pelo disquete ou inclui-los no cd de instalação.

[ ]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom é o seguinte:

Estou tentando instalar o windows xp service pack2 num atlhon 64, placa mãe ECS KV2 Extreme.

obs. estou usando dois HD's um Sata e outro ata

segui todos os passos citado e quando o arquivo que esta no disquete esta sendo executado aparece a seguinte mensagem:

O arquivo \winxp\viasrald.sys causou um erro inesperado (18) na linha

2113

em D:\xpsprmtm\base\boot\setup\oemdisk.c.

pressione qualquer tecla para continuar

o que pode esta acontecendo? :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por adailsonjs@20 de abril de 2005, 13:04

Bom é o seguinte:

Estou tentando instalar o windows xp service pack2 num atlhon 64, placa mãe ECS KV2 Extreme.

obs. estou usando dois HD's um Sata e outro ata

segui todos os passos citado e quando o arquivo que esta no disquete esta sendo executado aparece a seguinte mensagem:

O arquivo \winxp\viasrald.sys causou um erro inesperado (18) na linha

2113

em D:\xpsprmtm\base\boot\setup\oemdisk.c.

pressione qualquer tecla para continuar

o que pode esta acontecendo? :muro:

Tente pegar um driver atualizado na pagina da ECS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí pessoal, tô com uma duvida!

Comprei um computador recentemente com hd sata da western digital (WD1200JD)

Pelo que eu andei observando aqui o windows xp não reconheceria o drive sem um disquete contendo o drive, usado na hora da instalação... Acontece que eu não usei disquete e ele instalou normalmente.

Quando usei o Everest para coletar informações foi identificado que o hd era padrão IDE.

Porém tem o código dele (WD1200JD) que confere que ele seja serial ata.

Daí estou pensando no porque dele conseguir instalar, já que o normal seria ele não reconhecer o drive, correto?

Enfim, depois formatei o computador e instalei com drive do disquete, e parece que continua a mesma coisa.

Visto que o hd é de fato sata, é possível que ele tenha sido instalado na porta IDE? Só isso explicaria o fato do sistema operacional reconhecê-lo correto?

Me ajudem por favor! :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...