Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre a "clonagem" do MAC Address na NET Virtua


Posts recomendados

  • Membro VIP

Eu acredito que seja por causa do que o colega guijorje mecionou: devem estar efetuando checagem em dois (2) níveis na sua região: autenticam o endereço físico do modem (para controlarem a velocidade contratada e etc) e autenticam o endereço físico do dispositivo conectado ao modem para, acredito eu, para restringirem o nº de hosts conectados ao modem da NET na sua casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que seja por causa do que o colega guijorje mecionou: devem estar efetuando checagem em dois (2) níveis na sua região: autenticam o endereço físico do modem (para controlarem a velocidade contratada e etc) e autenticam o endereço físico do dispositivo conectado ao modem para, acredito eu, para restringirem o nº de hosts conectados ao modem da NET na sua casa.

Eu não acho que é pra restringir o nro de hosts. Na verdade isso funciona como uma medida de segurança para evitar dor de cabeça para eles mesmos. Porque?

Por que se algum "espertinho" "farejar" o MAC address do seu modem e clonar no modem dele, ele pega a sua velocidade. Mas isso tem 1 problema, se ele estiver na mesma sub-rede que voce, cada vez que ele conectar, ele vai "derrubar" a sua conexao e vice-versa. Mas isso só faz quem é ladraozinho barato, hehe.

Os feras mesmo ficam farejando MACs em sub-redes diferentes. Uma vez que ele encontra alguem com, por exemplo, um link de 8 mega, é só ele clonar o MAC desse modem que ele vai ter uma conexao de 8 mega, isso sim é "enganar" o provedor. :D

Fazendo a checagem em 2 níveis, dificulta esse tipo de coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa explanação guijorge. O que eu acho estranho, nestes casos, é a NET Vírtua não implementar essa medida em toda a sua rede onde ela vende o seu serviço de banda larga. Aqui mesmo no fórum enquanto uns precisam clonar o endereço MAC cadastrado em sistema da NET, outros bastam reinicializar o modem para renovar a tabela ARP e autenticar um segundo e diferente endereço MAC.

Será que a NET Vírtua tem "buracos" de segurança? Ou talvez seria uma das caracteristicas do firmware do modem e da central na região instalada?

Palpites?:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa explanação guijorge. O que eu acho estranho, nestes casos, é a NET Vírtua não implementar essa medida em toda a sua rede onde ela vende o seu serviço de banda larga. Aqui mesmo no fórum enquanto uns precisam clonar o endereço MAC cadastrado em sistema da NET, outros bastam reinicializar o modem para renovar a tabela ARP e autenticar um segundo e diferente endereço MAC.

Será que a NET Vírtua tem "buracos" de segurança? Ou talvez seria uma das caracteristicas do firmware do modem e da central na região instalada?

Palpites?:)

Como eu disse, eu ja trabalhei fazendo sistemas pra NET, e uma coisa é um grande problema pra eles: costura :D

A NET cresceu muito comprando empresas menores, e não existe uma "padronização" dos sistemas, se é que voce me entende. Na cidade aonde eu nasci, por exemplo, eles vem, compram uma estrutura que ja está montada e funcionando bunitinha faz vários anos. voce acha que eles vão resolver mudar a coisa toda? Que nada... tudo continua igual, só mudou o nome que vem na fatura.... o maximo que eles fazem é alinhar as velocidades de conexão e os pacotes de TV.

Entenda por sistemas e estrutura tudo relacionado ao hardware e topologia de rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, eu entendo como funciona a rede da NET. Eu ja desenvolvi sistemas pra NET.

Acho que nossa discussão filosófica sobre o funcionamento de redes não está ajudando em nada no tópico, eu tentando falar a coisa de 1 jeito e voce falando a mesma coisa só que de outro jeito... :D

Quanto a clonagem do MAC no router, eu faço isso por legacy. Na minha cidade natal o provedor de internet a cabo (que por sina a NET comprou o ano passado) fazia a checagem de MAC em 2 níveis, ou seja, ele autenticava o seu modem e depois o seu micro. Quando fiz a assinatura eu não tinha o router, então o MAC cadastrado era o da placa de rede do micro, por esse motivo eu clonei o MAC, sacou? ;)

É isso mesmo, que bom que nos entendemos ;) então como você faz parte das novas cidades, são politicas diferentes.

A NET bombou ano passado com a compra de varias operadoras pequenas, mas em fim, guijorge entendo perfeitamente =) e nesses casos para que você nao tenha que entrar em contato com o provedor para mudar seu mac, voce clonou o mac, mais rápido e pratico. e nõo sei como esta o Datacenter de natal e as suas politicas!, tento ajudar com o que tenho alcance aqui e nas policas das cidades que tenho o conhecimento, como o forum é nivel nacional as vezes gera muitas "incompatibilidades", pelo fato de se tratar de tecnologia, temos n soluções para tal tecnologia, n soluções para fazer um DHCP funcionar e voce pode fazer muita coisa com isso. por isso que muda.

Quem define tudo isso é quem monta tudo isso, é como a pessoa pensa e segue a risca.

Cada cidade da net é uma coisa, a net esta padronizando tudo isso, ate final do ano quem sabe ou ano que vem esteja tudo 100% =)

Essa politica do seu antigo provedor, acontecia com os clientes Empresariais da antiga VIVAX que a net comprou, mas o cadastro era feito manualmente ;) no servidor DHCP, não era autonomo como no seu antigo provedor.

Mas o que queria apenas era explicar o funcionamento da clonagem! , em determinadas situações clonar mac é bom, para voce ter outras soluções mais rapidas.

Estamos evoluindo bastante com esse topico, vemos que temos varias soluções, mas para as cidades padrões da net, não é necessario efetuar o clone do mac em roteadores, apenas resetar o modem basta, nas cidades como Campinas, São paulo, Piracicaba, Manaus, Limeira, Americana entre outras que são net a um bom tempo. Me desculpe por ser as vezes incompreensivel, é que quando eu penso penso só aqui, não penso em nivel nacional =) que isso pode gerar grandes mudanças, pois cada cidade tem sua particularidade e assim vai.

Isso é bom, quando for ajudar alguem tenho que pensar nisso, onde antes desse post não tinha este pensamento.

Eu não acho que é pra restringir o nro de hosts. Na verdade isso funciona como uma medida de segurança para evitar dor de cabeça para eles mesmos. Porque?

Por que se algum "espertinho" "farejar" o MAC address do seu modem e clonar no modem dele, ele pega a sua velocidade. Mas isso tem 1 problema, se ele estiver na mesma sub-rede que voce, cada vez que ele conectar, ele vai "derrubar" a sua conexao e vice-versa. Mas isso só faz quem é ladraozinho barato, hehe.

Os feras mesmo ficam farejando MACs em sub-redes diferentes. Uma vez que ele encontra alguem com, por exemplo, um link de 8 mega, é só ele clonar o MAC desse modem que ele vai ter uma conexao de 8 mega, isso sim é "enganar" o provedor. :D

Fazendo a checagem em 2 níveis, dificulta esse tipo de coisa.

Linda a sua explicação. pegou o ponto principal, segurança.

é isso ai =) é esses cables clonados, são muito chatos, quando um sobe o outro não sobe, e geralmente o que não sobe é do assinante que não tem culpa no cartorio, quem paga o pato é o assinante sem culpa.

O modem sobe mais o cara nao navega porque o mac esta atrelado junto com o mac do cable modem ;)

Spider, porque não implementar? bom eu creio que seja o custo e o trabalho que é fazer isso, toda hora que um assinante muda de equipamento tem que mudar no dhcp manualmente ou no script que foi feito, em uma cidade pequena isso pode ser até viavel, em uma cidade muito grande com muitos assinantes, você teria custo com equipamentos para fazer isso e com pessoas para gerenciar isso, e que a gerencia iria ser muito grande.

Agora voltando a pratica do clonar mac!

Usar um clone mac ;) resolve o problema de trocar de interface, como um assinante comprou um pc novo ou um roteador, assim o assinante nao precisa entrar em contato para efetuar a troca do mac.

Em um outro topico ajudei um amigo nosso que não estava conseguindo acessar o site do lockers, mudando seu ip funcionava =) uma forma de mudar seu ip é mudar o mac da sua interface, sendo assim um clone mac ajuda =) para efetuar testes ou para resolver problemas de rota com aquela classe de ip. voce engana o servidor DHCP e pega outro ip =)

temos varias maneiras de utilizar clone mac, creio que o termo correto nao seria clone mac, o topico deveria ser chamado , maneiras de manipular um mac address, e os seus objetivos (clone mac, troca de mac de interface ), é um assunto que tem muito aprendizado, para todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 10 meses depois...

Boa madrugada caros camaradas. Na humildade (tenho conhecimento apenas de curiosidade). Estou tendo esse problema que o Pincelo conseguiu arrumar na casa dele. Porém na minha situação não está funcionando nem a clonagem do MAC (que eu concordo ser meio que absurdo a necessidade da mesma, pois o router já possui MAC). ENTRETANTO, vi em outro forum, o qual gostaria de citar mas não lembro qual era, que é possível que a NET Virtua esteja bloqueando o MAC de routers e APs, tendo em vista que de acordo com o número, se concegue saber o fabricante (cada fabricante possui uma faixa para atribuir o MAC), conforme se pode verificar no site abaixo: http://www.coffer.com/mac_find/ testei com os MAC dos meus aparelhos e acertou todos. Esta seria a ÚNICA explicação plausível que encontrei para a mesma dúvida do Pincelo. Só não sei porque quando copio o MAC apenas 1 dos meus computadores conecta na internet. Na verdade, tenha uma ideia; de que como eu ponho o MAC de um de meus próprios computadores, de alguma forma o modem ENTENDE a conexão direta para ele. Ou seja, o router deixa de fazer o seu trabalho. A respeito do amigo que alega que a NET não limita, eu contesto pois chequei no meu Cable Modem os seguintes dados:

# Known CPE MAC Address (Max 1) Status

1 xx xx xx xx e5 88 e5 Static

2 xx xx xx xx cb cc c8 Dynamic

sendo que o MAC de cima é o do próprio Cable Modem, e o de baixo é o do meu notebook. Grato, gostaria da ajuda para poder terminar de montar minha rede. Model Name: SBV5122 -- Firmware Version: 22.2.3-SCM-10 -- Vendor Name: Motorola;

ligado em um modem/router EDIMAX 7084aG (atualizado). Montagem de rede wireless. Grato. Desculpem algum absurdo escrito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 9 meses depois...

Estive lendo esta matéria e achei por demais interessante.

Estou precisando rotear minha internet do Virtua, o modem que foi instalado é um Arris TG632 e tenho um modem/router D'Link ADSL2 500B que quero utilizar como roteador.

Nota: a entrada do D'link é RJ12, isto pode ser um problema?

Como devo proceder???

pode me ajudar, por favor!

Desconsiderar esta MSG, verificando a parte traseira do modem citado verifiquei que tem somente 1 uma saida RJ45 e uma entrada RJ12 - que inviabilisa esta empreitada.

grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Boa noite pincello!!<br />

<br />

Eu acredito que o DHCP do CMTS atribui endereço IP real, verdadeiro de forma seletiva, somente para MAC listados numa "lista branca".<br />

<br />

Quando você clona MAC, no roteador.... com mesmo MAC da eth WAN do modem, exatamente a eth que recebeu IP REAL do CMTS... você faz o roteador trabalhar em "paralelo" com eth wan do modem. <br />

<br />

Isso é um hacking... afinal a NET quer liberar acesso a apenas 1 computador....com essa atualização no firmware do modem.<br />

<br />

Abraços.<br />

<br />

ThomasJose2015

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 20/07/2009 às 16:12, pincello disse:

Olá Spider... obrigado pela atenção ;)

Interessante o tutorial sobre o funcionamento de uma operadora à cabo, mesmo porque estou mais familiarizado com a DSLAM, pois já trabalhei para a telefônica dando suporte para o Speedy.

Mas ainda estou com as mesmas dúvidas...

Não sei se você entendeu direito a primeira dúvida, mas é o seguinte:

Quando o modem recebe o MAC do meu roteador via solicitação ARP, esse MAC é cadastrado no modem e o sinal é liberado apenas para esse MAC.

Internamente, tenho meu PC e meu notebook. Ao enviar uma mensagem, meu PC envia como endereço lógico de origem seu IP e como endereço físico de origem seu MAC (que não seria aceito pelo modem).

Só que ao chegar no roteador, ele desencapsularia o pacote e o encapsularia com seu próprio MAC para enviá-lo pela sua WAN.

Chegando na porta do modem, ele verificaria que (embora tenha sido o PC que enviou a mensagem) o MAC é o do roteador, que está cadastrado e encaminharia o pacote ao CMTS.

E a respeito da segunda dúvida, eu até tentei clonar o MAC do PC, mas não funcionou. Aí eu conectei o PC direto no modem, acessei-o via browser pelo IP e anotei seu MAC. voltei a conexão para o roteador e inseri o MAC do modem mesmo... e assim está funcionando!!! :confused:

você copiou qual address do modem net o; ''HFC MAC Address'',''Ethernet MAC Address'' ou ''muita MAC Address?''

24992462_1566654626754383_1038413961_n.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...