Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida: Montando rede com 2 hubs. Não consigo configurar


estdigsrn

Posts recomendados

Bom dia galera,

Primeiramente, encontrei um tópico aqui no Fórum apresentando o mesmo problema que eu. Eu fiz todos os procedimentos que são sugeridos, e de nada adiantou, então resolvi criar o tópico pra ver se vocês podem me ajudar. Pesquisei na internet também, mas nada. :(

Seguinte, tô montando uma rede aqui no Telecentro que eu coordeno. Logicamente, existe o servidor e outros 6 micros clientes. Como estou aproveitando os cabos de rede que eu já tinha no outro prédio em que estávamos anteriormente, decidi reutilizá-los, para não gerar gastos desnecessários com cabos novos. Claro que comprei apenas os conectores... rsrsrs. Então, como os cabos não alcançariam um único hub que eu poderia ligar ao servidor para compartilhar a conexão, decidi estruturar a rede da seguinte forma:

- Montei o servidor e ligo ele ao hub01 através de um cabo de rede comum (com as duas extremidades iguais).

- Ligo o hub01 ao hub02 através de um cabo crossover (antes era um cabo comum, como não deu certo, experimentei o crossover). O cada extremidade do cabo é ligado na Porta 1 de cada hub.

- Ligo os micros clientes ao hub02 através de cabos comuns.

Até ontem, quando os dois hubs eram interligados por um cabo de rede comum, apenas o primeiro micro cliente conseguia se conectar à internet disponibilizada pelo servidor. Quando foi hoje de manhã cedo, quando fui continuar a montagem da rede, liguei este mesmo micro cliente, ele continuava reconhecendo o servidor, recebendo a net normalmente, mas não acessava. Ontem outros dois micros que eu tinha acabado de formatar não estavam reconhecendo o servidor nem conseguindo acessar à net. Foi então que, ao ver o primeiro micro que acessava à net normalmente e hoje já não acessando mais, decidi interligar os dois hubs através de um cabo crossover. Mas tudo continua da mesma forma, nenhum pc cliente (dos que eu já formatei e configurei) consegue acessar à internet.

Como faço pra estruturar esta rede. Vi uns tutoriais mandando fazer cascateamento de hub através de portas uplink, mas como tô iniciando agora em manutenção e configuração de micro e estrutura de rede, nunca ouvi falar de porta uplink, e tal, então fiquei boiando. E como sempre montei rede com um hub só e sempre funcionou normalmente, nunca deu na cabeça de buscar auxílio a tutoriais sobre esta nova forma de estrutura que estou tentando agora.

Espero contar com a ajuda de vocês.

Obrigado.

post-593463-13884952618804_thumb.jpg

post-593463-13884952619477_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, valeu pela ajuda. E desculpa o sumiço também. Estou enfrentando muitos problemas aqui, hoje meu avô faleceu, e não pude mais acessar ao fórum.

Por conta da minha falta de tempo (trabalho, faculdade, casa), não tive tempo pra poder tentar estruturar esta rede, então a refiz do modo mais simples, o mesmo que estava antes: liguei um cabo utp direto para um hub, e liguei os micros clientes ao mesmo hub. Fiquei apenas com um hub, retirei o outro. Tudo agora está funcionando beleza.

Obrigado a todos pela força. E peço desculpas à moderação. Se a mesma achar que convém excluir este tópico, fique à vontade.

Mais uma vez, valeu todos.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Galera, valeu pela ajuda. E desculpa o sumiço também. Estou enfrentando muitos problemas aqui, hoje meu avô faleceu, e não pude mais acessar ao fórum.

Nossos sinceros Pêsames e Sentimentos por você ( ... )

- Caso você necessite, o tópico será reaberto, para isso entre em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...