Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como identificar gargalos no Server 2003


sanson_business

Posts recomendados

  • mês depois...

Mesmo sem programas você pode verificar no Gerenciador de tarefas uma coisa importante que é o consumo de memória.

Tem o PICO, Quantidade física instalada, uso atual.

Eu considero que o PICO nunca deve chegar no limite de memória física instalada nem o uso atual.

Observo alguns dias isso e já dou a sentença, é a primeira coisa a deixar um servidor lento, saturação de memória, põe tudo a atrasar, consome processador, disco (sobreleitura de memória virtual), etc.

Um servidor de banco de dados pode importar o processador visto que a memória fica estável, fica observando também o Genreciador de tarefas em horário de pico o desempenho, analise uns dias e veja se vai precisar de mais processador ou um servidor novo.

Abraço,

Celso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito do uso, aqui tenho dois casos, um é servidor de terminal onde tem quatro gigabytes de RAM e não dá conta, entra consumindo tudo e então vai começar a faltar outras coisas como acesso a disco e processador por saturar a memória.

Outro caso é o servidor de banco de dados que ocupa muito o processador e a memória fica estável, então fico olhando só o processamento e acesso a disco.

Uso o Gerenciador de tarefas e o PERFMON.MSC para ver isso.

Se o servidor não for de terminal (Terminal Service Windows) nem for um servidor de banco de dados, no caso um servidor de arquivos, acredito que nunca entre em sobrecarga, eu nunca vi isso por aqui.

Abraço,

Celso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Desculpem minha falta de entendimentos mas, gargalo em servidores ou em redes fica restrito apenas em memória RAM?.

Não, o amigo acima apenas ilustrou um exemplo de sobrecarga ;)

Depende muito do uso, aqui tenho dois casos, um é servidor de terminal onde tem quatro gigabytes de RAM e não dá conta, entra consumindo tudo e então vai começar a faltar outras coisas como acesso a disco e processador por saturar a memória.

Outro caso é o servidor de banco de dados que ocupa muito o processador e a memória fica estável, então fico olhando só o processamento e acesso a disco.

Se o servidor não for de terminal (Terminal Service Windows) nem for um servidor de banco de dados, no caso um servidor de arquivos, acredito que nunca entre em sobrecarga, eu nunca vi isso por aqui.

Abraço,

Celso

A questão da sobrecarga é bastante relativa e depende dos serviços oferecidos, por exemplo, se você tem um servidor de virtualização você precisará de bastante processamento, talvez bastante memória e precisará de discos bem rápidos. Já se for um servidor Web , você irá precisar de bastante processador e memória RAM.

A grande "jogada" de um servidor de Bando de Dados é ter uma grande quantidade de memória RAM, assim, ele começará a fazer cache do banco na RAM, acelerando assim, todo o processo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grande "jogada" de um servidor de Bando de Dados é ter uma grande quantidade de memória RAM, assim, ele começará a fazer cache do banco na RAM, acelerando assim, todo o processo.

Sabemos que a arquitetura do server 2003 é baseada em extensões 64-bits do conjunto de instruções x86 e suporta até 512gb de memória RAM mas, a grande maioria dos servers levantados não requerem mais do que 2gb. Como o missivista não especificou sua arquitetura de hard e de rede, poderíamos supor que essa configuração seria suficiente.

Diante deste cenário eu investigaria roteadores, switchs, firewalls, aplicativos carregados na inicialização e até mesmo vírus na rede, que poderiam estar consumindo banda e ocorrendo colisões de pacotes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...