Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

EEPROM dos pic


Matheus Ryndack

Posts recomendados

De acordo com a wikipédia:

Uma EEPROM (de Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory) é um chip de armazenamento não-volátil usado em computadores e outros aparelhos.

Ao contrário de uma EPROM, uma EEPROM pode ser programada e apagada várias vezes, eletricamente. Pode ser lida um número ilimitado de vezes, mas só pode ser apagada e programada um número limitado de vezes, que variam entre as 100.000 e 1 milhão. Esse limite é causado pela continua deterioração interna do chip durante o processo de apagamento que requer uma tensão elétrica mais elevada. Como cada novo dado gravado no chip requer o apagamento do anterior, considera-se apagamento e gravação como uma só operação, porém seria possível gravar o mesmo endereço de memória um bit de cada vez, fazendo então oito gravações com um só prévio apagamento. entretanto a maioria das memórias EEPROM faz o apagamento do conteúdo do enderêço automaticamente antes da gravação. A memória flash é uma variação moderna da EEPROM, mas existe na indústria uma convenção para reservar o termo EEPROM para as memórias de escrita bit a bit, não incluindo as memórias de escrita bloco a bloco, como as memórias flash. As EEPROM necessitam de maior área que as memórias flash, porque cada célula geralmente necessita de um transístor de leitura e outro de escrita, ao passo que as células da memória flash só necessitam de um.

Tecnologias mais novas como FRAM e MRAM estão aos poucos substituindo as EEPROM's em algumas aplicações.

Ou seja de 100.000 a 1 milhão. Mas creio que cada PIC deve ter uma indicação de quantidades de ciclos diferente, no caso você tem qual o PIC em mente? Eu poderia dar uma olhada no datasheet e tentar ver algo relacionado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, Matheus Ryndack.

Sim! Pra ler, você pode ler quantas vezes seu programa necessitar.

Pra escrever é que o ciclo está limitado, e o ciclo diz respeito a um endereço, ou seja, você pode gravar o mesmo endereço até 100.000 vezes, depois, a confiabilidade daquela posição do dispositivo pode ser descartada, ou seja, vai ficar perigosa a gravação! Pode corromper os dados na escrita/leitura.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...