Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre Volts, Amperes, Resistência e Potência


donny_

Posts recomendados

Olá amigos, bom, comecei a pouco tempo um curso a distância sobre eletrônica básica, e tenho um exercicio para resolver mais tenho uma dúvida sobre o assunto que me causa uma certa confusão, tenho que resumir em palavras simples o que é Volts, Amperes, Resistência e Potência, então peço ajuda aos amigos, até o momento tenho essa em cabeça:

* Podemos analisar um cano de agua, cuja pressão (força) em que a agua sai dele é a Tensão (Volts) e o diâmetro do cano é a corrente (corrente), podemos dizer que quanto menor for o diametro (corrente) mais pressão terá a agua e quanto maior o diametro (amperes) menos pressão teremos.

Bom parei nisso, não consegui colocar nem resistência e nem a potência nesse texto. Se alguém puder me ajudar ou até consertar este texto. Desde ja agradeço e abraços a todos os amigos do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Donny, a potência pode ser comparada com o tamanho da "caixa d'água", isto é, a capacidade de armazenar energia, e a resistência é a dificuldade que a corrente tem para passar em um condutor, no caso da comparação, poderiamos dizer que um cano contem resíduos sólidos que dificultam a pasagem do fluxo da água. Falei?:D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Donny, a potência pode ser comparada com o tamanho da "caixa d'água", isto é, a capacidade de armazenar energia, e a resistência é a dificuldade que a corrente tem para passar em um condutor, no caso da comparação, poderiamos dizer que um cano contem resíduos sólidos que dificultam a pasagem do fluxo da água. Falei?:D:D:D

Potência não tem nada a ver com capacidade de armazenar energia.

Em física, potência é a grandeza que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte a cada unidade de tempo. Em outros termos, potência é a rapidez com a qual uma certa quantidade de energia é transformada ou é a rapidez com que o trabalho é realizado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Potência]

Se fosse comparar com caixa d'agua e encanamento, seria a rapidez com que a água passa num cano num determinado tempo.

veja também:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_elétrica

Eu compararia com a água em movimento nos canos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Resistência_elétrica

A resistência eu compararia com o registro que pode deixar passar mais ou menos água numa tubulação.

http://pt.wikipedia.org/wiki/tensão

Eu compararia com o reservatório de água do seu bairro.

Observe que a potência e a corrente só podem existir se houver tensão e resistência.

Ainda comparando, se você coloca um cano muito fino na sua casa e o reservatório do seu bairro tem muita capacidade... seu cano pode estourar caso o seu registro seja aberto completamente. O mesmo acontece com os fios de sua residência se você precisa de uma corrente acima do que a bitola do fio aguenta.

Desculpem a mistura...kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podemos analisar um cano de agua, cuja pressão (força) em que a agua sai dele é a Tensão (Volts) e o diâmetro do cano é a corrente (corrente), podemos dizer que quanto menor for o diametro (corrente) mais pressão terá a agua e quanto maior o diametro (amperes) menos pressão teremos.

Bom...

Dentro dessa analogia, a tensão seria a "quantidade" da água. Entenda cada gota d'água como uma carga elétrica (elétron) que compõe a eletricidade.

A corrente é, então, a quantidade de gotas (ou, no caso da eletricidade, de elétrons) que passa por uma secção da tubulação em um dado espaço de tempo.

corel7.jpg

A resistência elétrica é algo que se opõe (como uma válvula ou um estreitamento na secção do tubo) à passagem da água pela tubulação. Assim, entenda que quanto mais largo for o tubo, menor será a resistência deste à passagem da água (e assim maior será a corrente que circula).

Se fosse comparar com caixa d'agua e encanamento, seria a rapidez com que a água passa num cano num determinado tempo.

Aprimorando a ideia do soschip, e dentro da imagem comparativa que vocês estão usando, acho que a potência seria talvez a diferença de nível ou pressão, em termos de coluna d'água, que faz com que a água tenha capacidade de se deslocar pela tubulação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então resumindo:

tensão (Tensão) : Seria a quantidade de gotas que passam pelo cano (pressão d'agua varia de acordo com a tensão).

corrente (Corrente) : Quantidade de agua que passa pelo cano.

Resistência: A dificuldade que a agua tem para passar pelo cano.

Potência: A velocidade que a agua chega do reservatorio do meu bairro até a caixa d'agua de minha residência.

Seria isso? Abçsss e obrigado e a todos.

Se no ponto de vista dos amigos, tiverem uma situação mais simples ou adequada para se descrever essas diferenças, conto com vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tensão (Tensão) : Seria a quantidade de gotas que passam pelo cano (pressão d'agua varia de acordo com a tensão).

Tensão é algo estático, que não se move.

A tensão elétrica também é conhecida como diferença de potencial (ddp).

Imagine dois corpos condutores isolados um do outro. Podemos entender a tensão (ddp) entre eles como a diferença entre as cargas elétricas de um e do outro. Note que não existe circulação de cargas (corrente).

Por isso, tensão seria a quantidade de água que está disponível no reservatório (mas que está parada, que não está circulando).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem lembrado, cabteixeira.

Isto significa que se duas caixas com níveis de água diferentes, numa mesma base (seria o GND logo abaixo) unidas por um cano, a tendência é a água circular da que tiver mais para a que tiver menos.... e devido a essa diferença então há circulação de água.

O mesmo ocorre se ligarmos os 2 positivos de duas fontes de tensões diferentes com um fio, ambas com o GND, ou '-' em comum...

haverá circulação de corrente por este fio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...