Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programar pic em Assembler!


douglas.anjos

Posts recomendados

Calma ai, não precisa fazer tanto drama, pois ler nunca mata ninguem mais sim traz sempre novos conhecimentos, no minimo você consegue enxergar as opnioes diferentes de cada pessoa.

Não criei este tópico com a intenção de mudar a ideia de ninguem "nem se quizese" mais sim aprender """"""""" programar PIC""""""""" que como você já sabe, não precisamos e nem devemos ficar aprisionados eu só um sistema, pois quando iniciei este tópico achei q para o início de um programador seria melhor Assembler, eu até dei um chega pra lá em um membro do fórum que propos me ajudar em Basic, mais eu resiste e com o passar do tempo vi que estava 'correndo atras do rabo', não chegaria a lugar nenhum ou até posso estar me menosprezando porq mais isso seria muito cansativo.

E com um simples tutorial em Basic eu consegui fazer o que demorei apenas algumas horas pra resolver o problema de ligar um simples Led, talves pra você isso seja irrelevante mais pra quem investiu 3 meses e nada de acionar um simples led isso é muuuuuuuuuuuuito legal.

Espero que você esteja entendendo e respeitando a minha e outras opiniões,

pois talves você possa um dia mudar como eu de uma determinada opnião, não necesariamente a mesma.

peço q não deixemos nos levar por emoções porq o objetivo do forum não é expor opnião mais trocar conhecimentos, e você Joagostini espera mais um pouquinho que em breve este tópico estára cheio de informações para programadores de devastas areas, especialmente ASSEMBLER, talves hj o tópico deixe a desejar conforme o que promete ao usuário mais futuramente o mesmo corresponderá as suas espectátivas, e por favor não me leve a mal e se puder me ajudar poste seus conhecimentos ai, valeu?

:wacko:

porque quer aprender o assembly em questao,ja q temos linguagens mais faceis.Eu ja programei em asm,mais agora q achei o pic basic mudei rapidim kkkkkkkk,imagine so q pra um delay de 1ms em asm vai algumas linhas enquanto no basic apenas delay_ms 1000.Mais segue um dimmer de chuveiro com display sete seg em asm q desenvolvi




Ai desculpa ai Jorge

você lembra que no início do tópico você tentou me ajudar e resisti em continuar em assembler, mais valeu porq hj sei q para eu me tornar um bom programador tenho q ter a mente aberta.

VALEU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, calma, todos tem um pouco de razão...

Realmente este tópico é para quem quer aprender Assembler, pelo menos originalmente.

Embora eu tenha me "intrometido" e passado algumas informações sobre Basic, com a finalidade de que mais pessoas possam usar os Pic's, existe um tópico correto para discussão do Basic do PSI.

Apenas queria lembrar que dentro do PSI voce pode sim escrever em Assembler, e a facilidade do simulador deste excelente programa pode ensinar muito mais rápido sobre o Assembler do que o MPLAB .

Fora isso, inicialmente pode-se escrever o programa todo em Basic, e a partir disto substituir partes do programa por código Assembler, e assim ir "passando" o programa para o Assembler até terminar o projeto.

O tópico sobre Basic do PSI está aqui :

http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-introducao-ao/692629

Aproveito esta mensagem para informar aos interessados que a PARTE 2 do tutorial está disponível no link abaixo :

http://www.4shared.com/file/134451544/3759fe56/INTRODUO_AO_USO_DE_PIC_-_PARTE_2.html

Quem estiver interessado em comentar sobre este assunto por favor deixe as mensagens no tópico indicado acima ok ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande douglas,realmente você me deu um esporrao kkkkkkkkkkk,mais tbem gosto de asm,e eu comecei com ele ,e o amigao mulder_fox ate me ajudou muito,aproveito para agradecer!Mais ambas você ira usar amigo,por isso nao deixe de tentar entender o asm ok.

So pra constar ,nao nos prendamos em discussoes tolas,e sim em aprender ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Ae pessoal,quem programa em ASM,(de verdade),não programa em outra linguagem pois não é possível total domínio do µC a não ser em linguagem de máquina.

Linguagem como basic,estimula a outras pessoas a entrarem no mundo dos µControladores mas apenas uma introdução,não adianta 10 pessoas programarem em ASM construindo super circuitos e terem 100 pessoas no basic piscando Leds ou testando botões.

Há uma grande diferença entre;

Cristal a 4Mhz;

...

BTFSC BOTAO ;1µ

GOTO $-1 ;2µ

BSF LED ;1µ

...

e

...

if botao =0 then ;sei la o tempo disso

toggle led

...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou discutindo,apenas orientando pois os outros forums que frequento a linguagem preferida é C,mas a maioria dos posts são implemetações simples mas mesmo assim tem muitos posts em que não se consegue solucionar a instabilidade de certos projetos,veja,se fosse em ASM o problema seria solucionado pois analisaria linha a linha e tempo a tempo o Hardware.

Nos foruns em C,sempre que um código fica 'grande',eles recomendam trocar o Pic por um 'maior'...

Alguem aqui acha vantagem trocar de pic para caber o código em C?

Estou apenas seguindo o título do post.Eu mesmo me registrei aqui pois me parece que predomina o ASM.

Eu mesmo uso linguagem de alto nível,mas para sistemas operacionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah, acho qe tem preferencias, cada um tem um gosto pra programar...

mas qe pro uC, assembly é melhor, com certeza é!

pega o asm gerado por um compilador C pra tu ver a bagunça qe ele faz no código!

já vi ele gerar coisas qe seriam 3 linhas, ele gerar em 15! sem brincadeira!

sem contar qe no assembly vce sabe EXATAMENTE o qe teu uC tá fazendo a cada passo!

no C tu perde um pouco do controle da situação!

tu faz um if lá, mas.. e aí? qe qe tá acontecendo com teus registradores, e tudo mais?

é claro qe C é muito mais prático de se programar... todo mundo tem um conhecimento muito grande, mas pro uC, é muito mais 'saudável' se tu fizer em assembly!

eu, particularmente, dps qe aprendi assembly (e foi por obrigações da faculdade, pqe no começo eu sempre falava 'pra qe aprender essa *****, se posso fazer tudo em C?')

dps qe aprendi, se eu pudesse, usava assembly pra tudo! haha!

enfim, só dando minha opinião..!

essa é uma discussão sem fim..

tem pessoas qe dizem..

'política, futebol e religião não se discute'

pois é, linguagens de programação também não! haha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Olá pessoal,

Excelente tópico, li todas as mensagens e gostei muito das opiniões dos experts sobre o assunto linguagem de programação.

Para não abrir outro tópico vou postar meu problema aqui porque está relacionado com assembly e o PIC16F628A.

Faz muuuito tempo que venho tentando aprender a programar pic e acabo desistindo no meio do caminho.

Tenho o livro: Microcontroladores PIC – uma abordagem prática e objetiva – autor Wagner da Silva Zanco.

A partir do capítulo 14 que trata do módulo CCP eu acho um terror.

O que eu preciso de verdade são dicas que me ajudem a criar outros programas baseado nos exemplos do livro.

O primeiro programa é um acende led pressionando um botão, até aí tudo bem, monto o circuito, gravo o pic e tudo funciona sem problema.

E agora, vou criar que tipo de programa baseado neste primeiro exemplo?

O mesmo acontece com os outros exemplos do livro, eu compilo o fonte, gravo o pic, mas me falta criatividade para criar outros programas.

Espero que tenham entendido as minhas dúvidas e que possam me orientar qual o melhor caminho a seguir.

Na minha opinião ficar amarrado só com os exemplos do livro não vai levar a lugar

nenhum.

Obrigado,

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Laranja (ficou estranho kkkk)

Então se você ao menos consegue fazer os codigos funcionar ja é um caminho andado e tanto, agora quanto a criatividade fica meio assim

Se você quis aprender PIC é porque tem alguma aplicação seja em sua casa ou algum aparelho que você pensou em adaptar um cara desses no circuito.

Pense em alguma coisa que ja montou e como ficaria se um PIC fizesse a inteligencia do circuito, entendeu o que quero dizer?

você ja sabe usar a ferramenta, daqui pra frente é pratica.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!