Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programar pic em Assembler!


douglas.anjos

Posts recomendados

Valeu muder_fox, mais a minha varsão do MPlab é 5.xxxx

Vou ver se consigo baixar a 8.30, igual a q você referiu.

Só uma dúvida, esse projeto q você referiu é outro q tenho q criar ou é o mesmo q fiz com o códiga fonte?

Ha tentei gravar o pic mais deu um erro de calibração, o que você acha que pode ser.

Não encontrado o valor da calibração do oscilador

Quer usar o valor no arquivo (3fffh) em vez disso?

Aqueles fusiveis que aparecem para configurar no lado esquerdo do ICprog tem q ser alterado ou deixa do jeito que tá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este erro também pode ser causado devido à porta COM na qual está conectado o cabo ser diferente da selecionada no IC-prog.

Experimente mudar a porta COM no IC-Prog, em "Configuração">>"Hardware".

Eu vinha tendo erros de gravação aleatórios, o que foi resolvido selecionando "Alto" para "Processo Prioritário" em "Configuração">>"Opções">>"Diversos"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No lugar de JDM tem o nome da empresa q me vendeu o gravador, acho q eles mudaram,deve q eles tem permissão para modificar o ICprog.

Só pode ser isso

No lugar de JDM tem o nome da empresa q me vendeu o gravador, acho q eles mudaram,deve q eles tem permissão para modificar o ICprog.

Só pode ser isso

E ai alguem pode me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom,agora podemos comparar circuitos e verificar se é o meu pic ou meu gravador.

Estou lendo uma apostila sobre pic's por isso estou devagar no forum, não fiquem achando que desisti, apenas vou dedicar mais na teoria, que no meu caso sou muuuuuuuuuuito fraco, pra depois voltar a fazer perguntas.

Acho q enfada muito ficar fazendo perguntas bobas que é de fácil acesso, então espera ai galera, que já já volto,Falou.

ABS.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, eu escreví esse tutorial justamente para iniciantes, que querem estudar o funcionamento dos PIC´s , e claro, usar ele também, sem ter de perder um tempão aprendendo o Assembler.

Nao perco muito tempo nas partes enfadonhas de hardware dele, eu tento ser bem mais prático, explicando apenas o que é necessário para usarmos logo de cara, e vou evoluindo conforme as montagens ficam maiores e mais interessantes.

Estou quase terminando a segunda parte dele, hoje o tutorial está com 61 páginas ( o que está nesse link tem 39 páginas ... ), explica também a usar RTC, memórias flash I2C, displays de cristal líquido, sensores de temperatura LM 35, agora falta pouco para eu terminar. O melhor é que tudo o que eu coloco nele é testado antes no meu protoboard, assim vocês podem montar sem problemas.

Podem ler o tutorial e seguir por ele, que vocês não vão se arrepender, e a turma aqui dá bastante suporte para isso.

E se precisarem de algo, basta perguntar que eu respondo ok ?

Um abraço , pessoal !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado aphawk, ja comecei a ler seu tutorial, e realmente achei muito fácil para quem está iniciando no assunto como eu, pois acho q a principal dificuldade p quem esta iniciando é ter certeza de que seu programa está correto quando a prática dá errado. Vou iniciar a montagem dos exemplos o mais rápido possivel e aguardo a segunda parte do tutorial.

Um abraço, e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião como programador, não é a linguagem mas sim o cara que bola a lógica,

acho que o programador tem de ser o mais versatil possivel, para poder contornar diversas situações, programos PIC desde 99, comecei com C e assembly, claro ate hoje uso muito mais o assembly por ter mais facilidade de associar essa linguagem com um circuito logico digital, mas existem situações em que preciso de tempo e o custo do projeto é muito relevante, ai recorro a linguagens de mais alto nivel, em uma interface grafica por exemplo, usar Basic ou C são soluções, ao passo que usar assembly pode ser uma tarefa cansativa e desnecessária!

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...