Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer RAID 1 em 2 discos idênticos, com SO já instalado?


_d4N13L

Posts recomendados

Olá amigos,

Tenho o Windows 2003 Server Enterprise Edition instalado na unidade C: (500GB).

Tenho a unidade D: com um disco idêntico ao C:, comprada com o intuito de fazer RAID 1 (mirror).

Gostaria de saber se o mirror irá ficar idêntico, inclusive com o SO, os programas e os dados na unidade espelho, para eu poder reverter facilmente caso haja alguma falha de disco.

Se sim, como eu poderia fazer o RAID 1?

Eu estou lendo alguns tutoriais, mas eles mostram como fazer em 2 unidades separadas da unidade que fica o SO, e no meu caso gostaria de ficar com apenas a unidade c: ativa, e um espelho idêntico a C:, para poder bootar em uma possível falha.

Agradeço a ajuda de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não pode fazer isso sem formatar pelo fato de que você irá perder as informações da MBR e trilha 0.

Pelo menos isso é o que eu sei ...

Eu teria que formatar e instalar o SO do zero??

Mas se for pra fazer isso, como eu configuro pra ficar em RAID antes de instalar??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, Bom Dia.

É possível você realizar o RAID1 através do Windows 2003 Server.

Para isso você deve converter os dois discos para dinamico (lembrando que é irreversível este processo não podendo retornar para básico).

O disco 0 será onde existe o conteudo principal, inclusive o S.O.

O disco 1 deve estar formatado e livre para realizar o raid.

Posteriormente, e com os discos dinamicos, você vai no gerenciador de disco clica com o botão direito do mouse em cima do volume que pretende realizar o raid e escolhe a opção "ADD MIRROR" e seleciona o disco de destino para realizar a cópia.

Depois realize esta mesma operação nos outros volumes que existirem no disco 0 que estara criado o raid1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, Bom Dia.

É possível você realizar o RAID1 através do Windows 2003 Server.

Para isso você deve converter os dois discos para dinamico (lembrando que é irreversível este processo não podendo retornar para básico).

O disco 0 será onde existe o conteudo principal, inclusive o S.O.

O disco 1 deve estar formatado e livre para realizar o raid.

Posteriormente, e com os discos dinamicos, você vai no gerenciador de disco clica com o botão direito do mouse em cima do volume que pretende realizar o raid e escolhe a opção "ADD MIRROR" e seleciona o disco de destino para realizar a cópia.

Depois realize esta mesma operação nos outros volumes que existirem no disco 0 que estara criado o raid1.

Amigo Rando.

Eu deixei as 2 partições em discos dinâmicos.

O volume 1 estava formatado e sem nenhum dado.

Mas eu não conseguia de forma alguma clicar e escolher essa opção ADD MIRROR, ou Adicionar Espelho, algo do gênero (meu 2k3 é PT-BR).

A opção fica desabilitada, em momento algum eu consigo habilitar ela.

Estarei formatando novamente o volume 1 (antigo D:) para tentar novamente o procedimento.

Aceito sugestões, pois estou sofrendo muito para fazer esse RAID, e ele me seria muito util!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, Bom Dia.

É possível você realizar o RAID1 através do Windows 2003 Server.

Para isso você deve converter os dois discos para dinamico (lembrando que é irreversível este processo não podendo retornar para básico).

O disco 0 será onde existe o conteudo principal, inclusive o S.O.

O disco 1 deve estar formatado e livre para realizar o raid.

Posteriormente, e com os discos dinamicos, você vai no gerenciador de disco clica com o botão direito do mouse em cima do volume que pretende realizar o raid e escolhe a opção "ADD MIRROR" e seleciona o disco de destino para realizar a cópia.

Depois realize esta mesma operação nos outros volumes que existirem no disco 0 que estara criado o raid1.

Com relação a esta citação:

(lembrando que é irreversível este processo não podendo retornar para básico).

Em casos que o disco foi convertido para Dinâmico por acidente e não era a intenção do técnico é possível sim converter para Básico novamente, é um procedimento bem complicado porque trabalhará com arquivos do SO que somente a Microsoft tem acesso, claro que deve ser acionado o suporte Microsoft para este tipo de modificação.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde,

Com certeza como nossos amigos ja postaram é possível fazer RAID1 via Software, Windows 2003, más sujestionaria a criação do RAID via Hardware, ou seja, na Controladora RAID pois com certeza ganhariamos em performance do Sistema Operacional e Segurança oferecida pela Controladora.

Aqui na Empresa onde trabalho possuo diversos Servidores com RAID1 e RAID5 e todos foram feitos usando a Controladora RAID.

Atualmente os Fabricantes (IBM, DELL) disponibilizam CD Starter onde já é possível a criação dos RAIDs.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Boa Tarde,

Com certeza como nossos amigos ja postaram é possível fazer RAID1 via Software, Windows 2003, más sujestionaria a criação do RAID via Hardware, ou seja, na Controladora RAID pois com certeza ganhariamos em performance do Sistema Operacional e Segurança oferecida pela Controladora.

Aqui na Empresa onde trabalho possuo diversos Servidores com RAID1 e RAID5 e todos foram feitos usando a Controladora RAID.

Atualmente os Fabricantes (IBM, DELL) disponibilizam CD Starter onde já é possível a criação dos RAIDs.

Abraço

Exatamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...