Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alteração na CPU Clock Ratio!


caioqueiroz

Posts recomendados

Antes de mais nada, bom feriado para todos. Fiz uma otimização no clock do meu processador Core2Quad Q6600 2.4ghz. Na BIOS alterei o clock de 6x para 9x(multiplicador da cpu) migrando a velocidade do processador de 1600mhz para 2400mhz. Até aí sem problema. Com o pc ligado, percebi através do Everest o valor da tensão da CPU alternando entre 1.1625V e 1.3125V, sendo que esse último é o valor padrão marcado na BIOS. Outro valor é o da velocidade de clock do processador também alternando, entre 1600mhz e 2400mhz, conseguinte ao multiplicador da cpu, entre 6x e 9x. Não me lembro de antes da otimização acontecer isso. É normal? Por favor, me ajudem! :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o processador quando não está sendo utilizado por 1 programa pesado, ele diminui o clock para economizar energia e diminuir a rotação do cooler (para diminuir o barulho e aumentar o conforto).

isso é um recurso que todo processador atual tem.

não se preocupe com ele, sempre que você ligar 1 programa mais pesado ou rodar algum jogo ele volta a todo vapor :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o processador quando não está sendo utilizado por 1 programa pesado, ele diminui o clock para economizar energia e diminuir a rotação do cooler (para diminuir o barulho e aumentar o conforto).

isso é um recurso que todo processador atual tem.

não se preocupe com ele, sempre que você ligar 1 programa mais pesado ou rodar algum jogo ele volta a todo vapor :D

Obrigado Jorno. Fiquei preocupado porque não sabia se isso era natural. Depois da alteração que fiz não tinha percebido o estado padrão. A minha maior preocupação foi quanto a oscilação da tensão e a instabilidade do sistema.

Muito agradecido!:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você alterou ele para o padrão, desabilite as opções de economia de energia C1E e mais um la e suba o FSB pelo menos com um incremento de 50MHz.

Opa! Tem como você especificar melhor esse procedimento? Minha mobo é uma GA-P35-DS3 rev.1, BIOS versão f14. Tava dando uma olhada aqui mas não encontrei essa função. Mais uma pergunta... é natural a temperatura do processador subir com aumento do clock? Agradecido!^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Natural Não é pois não nenhum ser vivo o seu processador

mais normal é sim se subiu 10 Graus ta de bom tamanho pelo Gigante OverClock de 800mhz que voce fez

Então é isso, subiu 8º. Mas de qualquer maneira o processador não está rodando 2.4Ghz, ou seja, não está full. Queria que independente da quantidade de processos o processador trabalhasse na sua capacidade máxima. Antes de eu alterar o valor do clock na BIOS, percebi que o processador trabalhava a 1.6Ghz. Como o Mafia falou, acho que preciso desabilitar a opção de economia de energia, só não sei exatamente onde...

Sou leigo nesse assunto e estou interessado também em fazer meu processador trabalhar em 1:1 com a memória. Acabei de adquirir uma OCZ HPC Reaper DDR2 2x2Gb 1066mhz e meu processador tem exatos 1066mhz de FSB. Alguém pode ajudar? Agradeço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então é isso, subiu 8º. Mas de qualquer maneira o processador não está rodando 2.4Ghz, ou seja, não está full. Queria que independente da quantidade de processos o processador trabalhasse na sua capacidade máxima. Antes de eu alterar o valor do clock na BIOS, percebi que o processador trabalhava a 1.6Ghz. Como o Mafia falou, acho que preciso desabilitar a opção de economia de energia, só não sei exatamente onde...

Sou leigo nesse assunto e estou interessado também em fazer meu processador trabalhar em 1:1 com a memória. Acabei de adquirir uma OCZ HPC Reaper DDR2 2x2Gb 1066mhz e meu processador tem exatos 1066mhz de FSB. Alguém pode ajudar? Agradeço a todos!

Nem precisa desativar a opção de economia, na hora que voce for usa pra abrir algum programa, jogo o processador vai operar em 2,4ghz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...