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Modificação em ventilador para 24V


viniciusnvivian

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E ai galera. Esse forum ja me ajudou muito. Obrigado mesmo a todos daqui. Agora estou querendo montar outro projeto espero que vocês me ajudem.

Bom ai vem:

Quero montar uma bicicleta de motor. Deem uma olhada nesse video ai:

E nesse tambem:

O primeiro video mostra o bicicleta que o cara montou.

O segundo mostra o motor que ele colocou.

Ai vem a minha pergunta:

Eu tenho um ventilador aqui em casa igual o dele. Eu queria fazer o ventilador ser ligado em 24v ou menos para eu colocar na bicicleta. Como o cara fez essa conversão de 110v para 24v?

Eu tenho aqui uma bateria de uma moto eletrica, mais a bateria é de 9V como eu faço para aumentar a tensão dela?

Obrigado.

Att Vinicius

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Amigo enrolamento de motores é algo sério que exige conhecimento e equipamento, voce vai ter que recalcular e adaptar nesse induzido, depois tem que fazer as bobinas, fechamento, banho de verniz e estufa, após limpesa posterior e montagem.

Como disse esse motor parece ser prensado de modo que para abrir vai deformar toda a tampa.

Esse é o tipo de "diversão" que tem que ser feita por quem é do ramo e tem ferramentas para tal.

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Tem mais um detalhe, parece que o vídeo da bike e o do motor preso a uma morsa nada tem a ver um com outro, desde o inicio me chamou atenção algo, não vi esse motor instalado, alias não vi nenhum motor, apenas o cubo traseiro da bicicleta pareceu um pouco mais "gordinho", mas como ele tinha a raiação nesse cubo, teria que ser empregado muita ferramenta para fazer um motor com carcaça adaptada para colocar os raios, e as baterias parece estar presas no quadro.

Existe biciclea movida com motor a explosão (gasolina) cujo motor fica em cima da roda dianteira.

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Uma perguntinha aos amigos... Envez de modificar o motor para 24V não daria para fazer um inversor de DC para AC (os ventiladores são AC não é?) e fazer um quadruplicador de tensão?

Até mais!!

Não precisa quadriplicar nada!

no proprio esquema base do inversor havera um transformador na saida que ira elevar a tensão, o problema de usar um inversor é que dependendo da poTência do ventilador, pode ser necessários drivers de saída (como IGBTs ou MOSFETs) encarecendo e aumentando a complexidade do projeto.

pelo q sei esses motores de ventilador precisam de capacitor pra dar partida nao e isso amigos?
Não amigo jorge, na verdade a função desses capacitores tem por função corrigir o fator de potência, visto que esses ventiladores são puramente indutivos.

abs.

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  • Membro VIP

Amigos. Um motor de ventilador desses dai tem um torque incapaz de fazer andar um carrinho desses de brinquedo, sem ninguém em cima. Muito fraco, fraquíssimo.

Experimente você mesmo. Segure a pá do ventilador e ligue-o e sentirás se ela vai conseguir fazer andar uma bike, ainda tendo contra o atrito da transferência motor-pneu...... Só morro abaixo...

A ideia me parece funciona sim, mas não com esse tipo de motor...

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Uso ventiladores de teto uns 15 anos, na tensão de 220 VAC, poucas vezes que deu defeito ou foi falta de partida ou rpm lenta a solução foi trocar o capacitor.

Sobre bicicleta motorizada é mais prático realmente, ia até sugerir isso, mas em outro tópico onde o usuario queria fazer um adaptador linkei um local onde poderia adquirir pronto, mas ele queria usar seus próprios meios, alegando aprendizado.

Mesmo na bicicleta, esse motor deve ter conjugado um redutor ou multiplicador de velocidade, já que este é necessário para transformar a rotação em potência.

Motores elétricos empregados em tração mecânica são concebidos em corrente contínua, ligação série, por possuir um elevado torque.

Ps. A título de curiosidade para quem não sabe, aquela locomotiva que vemos fazendo aquele barulho infernal e soltando fumaça preta é movida a motores elétricos, ligação série, sendo um para cada truck, é o motor diesel que faz o barulho e solta a fumaça e está ali apenas para mover o gerador que alimenta os motores elétricos, estes quando acionados exigem potência do grupo gerador.

Já os trens elétricos obtem a fonte de tensão através de via elétrica seja áerea ou lateral como o metro, de modo que dispensam o grupo gerador (motor diesel acoplado a geradores de CC)

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