Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calcule Quantos Watts Você Vai Utilizar...


gegel

Posts recomendados

400 Watts devem bastar para o seu caso, mas como o seu Prescott é um voraz consumidor de energia na linha de 12V, o que exige mais corrente, há uma recomendação de procurar fontes que te forneçam no minimo 18A, alguns dirão 20A. Trabalhe com 22A e fique um pouco mais tranquilo, não compre fonte genérica, opte, no mínimo, por uma Seventeam ST-400WAP, cerca de 300 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Tambem gostaria de aprender como testar e calcular a potencia real das fontes genericas:

Fui na Santa Ifigenia em sp e alguns vendedores me falaram a respeito, geralmente as fontes genericas não passam de 70 reais, as fontes em tempo real sao no minimo uns 160 reais, me falaram algumas marcas boas: ttgi, thermaltake, seventem, entre outras.

Agora a satellite, vcom, troni, dr. hank, cpu fang, sao genericas, na maioria das vezes sao iom (fontes compradas no exterior e apenas colocado o selo da empresa), os vendedores da santa falam que estas fontes genericas indiferentes de serem 400 ou 500 wats não passam de 200 wats em tempo real ou até menos!!

Para quem não usa muitos dispostivos no micro, inclusive placa aceleradora agp parruda, e processador de ultima geração, uma fonte generica dá conta!

Agora quem tem aquela maquina ferrada: processador de ultima geração e muitos dispositivos, placas de video de grande capacidade, é melhor gastar um pouco e comprar uma fonte real! Pelo menos voce vai gostar uma unica vez e lucrar durante anos e anos com a vida util do seu micro, e tambem não esqueca de um bom nobreak de preferência on line!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gabboni@03 ago 2004, 08:55

Tambem gostaria de aprender como testar e calcular a potencia real das fontes genericas:

Fui na Santa Ifigenia em sp e alguns vendedores me falaram a respeito, geralmente as fontes genericas não passam de 70 reais, as fontes em tempo real sao no minimo uns 160 reais, me falaram algumas marcas boas: ttgi, thermaltake, seventem, entre outras.

Agora a satellite, vcom, troni, dr. hank, cpu fang, sao genericas, na maioria das vezes sao iom (fontes compradas no exterior e apenas colocado o selo da empresa), os vendedores da santa falam que estas fontes genericas indiferentes de serem 400 ou 500 wats não passam de 200 wats em tempo real ou até menos!!

Para quem não usa muitos dispostivos no micro, inclusive placa aceleradora agp parruda, e processador de ultima geração,  uma fonte generica dá conta!

Agora quem tem aquela maquina ferrada: processador de ultima geração e muitos dispositivos, placas de video de grande capacidade, é melhor gastar um pouco e comprar uma fonte real! Pelo menos voce vai gostar uma unica vez e lucrar durante anos e anos com a vida util do seu micro, e tambem não esqueca de um bom nobreak de preferência on line!!!

Não entendo o que você quer dizer com "fonte em tempo real"... O que é "iom" ?? No Break on line ?? Como é ?? Pensava que todos os no breaks fossem iguais... on line em que sentido ??

Bom, de qualquer forma, fonte genérica nunca é uma boa solução mesmo se o equipamento não consumir muita energia, pois as peças com que elas são fabricadas são de qualidade inferior, e portanto, pouco confiáveis. Podem te deixar na mão sem motivo aparente e a qualquer momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por SmartWarthog+14 jan 2004, 00:41-->
Postado Originalmente por Phoenyx@13 jan 2004, 18:15

SmartWarthog@13 jan 2004, 02:50

Só o que me deixa intrigado são as fontes genéricas: como eu vou saber se uma fonte em que na etiqueta está escrito 500W não é, na verdade, uma de 400W? :blink:

Você está sendo bem otimista... A minha Maxxtro 500Watts, uma das melhores "Genéricas" do mercado, tem no máximo 300Watts reais e olhe lá... :muro:

Mas será que não tem nenhuma maneira de descobrir a potência real da fonte?

Claro q tem.

É só usar um multímetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom pessoal não sei se esta informação é bem verdadeira, mas quando estava procurando uma fonte para comprar eu vi varias dizendo algo sobre PFC ativo e PFC passivo, e procurei sabe o que isto significa então descobri estas informações:

fontes genéricas (Sem qualquer tipo de PFC) tem uma perda de potencia na faixa de 40 a 50%, onde essa perda é em forma de calor, então pode-se dizer que uma fonte de 500w genérica tem no máximo 300w de potencia real.

fontes com PFC passivo tem uma perda de potencia na faixa de 25 a 15%, então uma fonte de 500w com PFC passivo tem no máximo 425W de potencia real.

e fontes com PFC ativo tem uma perda de potencia na faixa de 5 a 1%, então uma fonte de 500w com PFC ativo tem no máximo 495w de potencia real.

e da mesma forma que uma fonte de qualidade te da mais segurança ela te da mais economia tb, pois que nem visto nessas informações uma fonte generica de 500w alem de te dar nada mais q apenas uns 300w reais ela ainda tem um consumo maior pois estes 200w que sao consumidos em forma de calor são gastos, então podemos dizer que se seu pc utiliza em torno de 200w e voce utiliza esta fonte generica de 500w voce vai ter um gasto de 400w, mas se voce tem uma fonte de 500w com PFC ativo voce tera um consumo de apenas 205w tendo assim alem de maior confiabilidade uma maior economia na sua conta de luz ao final do mes.

Bom estas sao informações que encontrei em um site faz uns 4 a 5 meses quando troquei meu XP 2000+ por um P4 3.0, e queria ter uma boa fonte para não ter problemas com ela mais tarde, e foi por isso que adquiri uma fonte de Thermaltake de 420w reais com PFC ativo W0008R.

E alem do basico que é a qualidade, eu me surpreendia que ao comprar essas fonte ela veio com 9 conectores de 4 pinos para HD, CD-R e tal e mais 3 de 4 pinos daqueles menorzinho que nem vai nos drives de disquete 1,44.

bom isso eu vi em um site, não sei se é certo se alguem tiver algo a corrigir por favor postem aí

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Postado Originalmente por SmartWarthog+14 jan 2004, 00:41QUOTE (SmartWarthog @ 14 jan 2004, 00:41)
Postado Originalmente por Phoenyx@13 jan 2004, 18:15

SmartWarthog@13 jan 2004, 02:50

Só o que me deixa intrigado são as fontes genéricas: como eu vou saber se uma fonte em que na etiqueta está escrito 500W não é, na verdade, uma de 400W? :blink:

Você está sendo bem otimista... A minha Maxxtro 500Watts, uma das melhores "Genéricas" do mercado, tem no máximo 300Watts reais e olhe lá... :muro:

Mas será que não tem nenhuma maneira de descobrir a potência real da fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Toninho_Sv@06 mar 2004, 20:17

Há! o meu deu 224w

agora, cá para nós... um duron só puxar 25W é meio...IMPOSSÍVEL! imagina cara...pelo que esse bicho aquece, no mínimo uns 50w...outra coisa wue eu achei absurda foi só 10w para memória... eu não confiaria muito nisso aí não...e depois 2w uma fan de 80mm? pssss... mas deixa quieto...vou fazer de conta que eu acredito...além disso mesmo com a minha fonte de 300w tá rodando redondo...

Quem falou que o duron so consome 25W.. la no site esta mostrando 57W.

Confere la.

PS: Qual é o seu duron?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Para complementar o que o jacaretef postou vou colocar aqui o que encontrei sobre fontes em um site:

----------------------------------------------------------------------------------------------

O PFC é um método extensamente reconhecido de reduzir as perdas de energia nas fontes. Ao reduzir as perdas, aumentando a eficiência da fonte, reduz-se também a geração de calor e a necessidade de refrigeração.

O resultado são fontes mais silenciosas, mais eficientes e uma redução na conta de eletricidade.

O PFC pode ser ativo ou passivo e a eficiência varia de um tipo para outro. Para se ter uma ideia melhor dos resultados de cada tipo veja a tabela abaixo:

Tipo da Fonte Eficiência Perda de energia

Fonte Sem PFC de 50 % a 60 % de 40 % a 50 %

Fonte Com PFC Passivo de 70 % a 80 % de 20 % a 30 %

Fonte Com PFC Ativo de 95% a 99 % de 1 % a 5 %

Pela tabela acima:

Uma fonte de 300W com 50% de eficiência no limite da carga vai consumir 450W, 150W serão desperdiçados na forma de calor.

Uma fonte de 300W com 70% de eficiência no limite da carga vai consumir 390W, 90W serão desperdiçados na forma de calor.

Uma fonte de 300W com 95% de eficiência no limite da carga vai consumir 315W, 15W serão desperdiçados na forma de calor.

Na Europa as fontes sem PFC não podem ser comercializadas, uma medida que combate o desperdício de energia.

Se você computar o tempo que seu micro fica ligado, com o desperdício de energia de sua fonte, verá que em pouco tempo uma fonte PFC se paga.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: http://www.boadica.com.br/layoutdica.asp?codigo=337

Recentemete adquiri um XP 2600+ que usarei principalmente para rodar jogos pesados e estou bem preocupado com a fonte. Peguei uma maxxtro 450W mas vou em alguma elétrica testar ela em um multímetro. :priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

:tantan: A etiqueta da minha fonte marca 400W, mas se você observar a tabela que vem impressa nela revela que o maximo é 200w :chateado:

Eu acho um absurdo, pois comprei uma fonte de 400w e descobri que fui enganado.

Fiz os calculos através do link que nosso companheiro disponibilizou e descobri que tenho 365w instalados numa fonte de 200w.

:ahh::ahh::ahh::ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ou...então né.................eu tenho um multimetro aqui em casa....q eu to usanu ele no meu curso..mecatronica...mas tipo...to no comeco do curso né...e aina num aprendi muito sobre eletrônica não.........aí queria saber como q eu faço pra medir a potencia dele...........................pra saber se a minha fonte é o q diz ser mesmo........hehehehe..........

tem como fazer isso com o multimetro??????

valeu....abrass!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Amigo

Pelo fato de somente você ter uma M..... M%7*#5@ D+ dessa aqui no forum, creio que não será muito prudente, esperar respostas convincentes!

Monitore as voltagens dela e poste ai com estão. Com essa informação e sua opinião de como ela se comporta até agora, poderemos dar alguma opinião...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou precisando de uma fonte para:

A7N8X-E Deluxe

BARTON 2800+

VGA 256MB FX5200

2 X 512 PC2700

2 X HD 80 GB ATA133 7200RPM

CDROM

CDRW/DVDROM

DVDRW

Modem USR V92

Placa captura Play TV HD

Som creative SB Live

Adaptadora PCI/IDE

Fiz o cálculo de potência para esta config neste link e deu ~370W.

Se estiver certo, a Maxxtro500w já não atende (segundo o tópico sobre ela, real 300w).

Será que dá p/ pegar esta THERMALTAKE 420W - W0009R?

Mas será que são 420w reais?

Ou será que esta THERMALTAKE 480W - W0020 Butterfly 7 Colors PSU?

Mas ela é R$250,00 mais cara!!

Qual outra sugestão?

Se possível com mais de 4 molex!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Parece que você acredita muito facilmente que esse cálculo feito pelo link citado seja verdadeiro! Nada disso.....se considerou tudo no PC e deu 370W, na realidade, nem chegará à 250W....sendo assim, a Maxxtro 500, que fornece 300W comprovadamente, dará conta do recado!

É minha opinião!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...