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    • Gabriel Torres

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faller

Melhorando ainda mais uma proteção que já nasceu boa - Upsai FHT-1200

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Quando analisei a proteção/filtro de linha da Upsai, modelo FHT-1200, e o fiz nesse tópico aqui, senti que muito pouco faltava a essa proteção/filtro para que pudesse ser classificada como muito boa, excelente até..

Pois como já a tinha em mãos, bem como as peças para fazer esse up que ao meu ver caia de maduro, coloquei mãos a obra..

Inicialmente a questão do fusível térmico sanduichado entre os varistores F-N e F-T...

Para garantia de boa rigidez mecânica, haveria que sustentar esse fusível térmico no impresso. Estudando o lay-out reparei que se seccionasse o impresso, a trilha do Fase, em dois pontos além de colocar o fusível térmico, abriria também lugar para a o próximo componente a acrescentar que era o indutor duplo em mesmo core toroidal.

Ai abaixo se vê esse seccionamento, bem como a furação desse impresso, tanto na trilha do fase, ao centro, quanto do neutro, a esquerda.

01Retrabalhoparamodificaonoimpresso.jpg

A escolha do fusível térmico se dá de tal modo a que seu ponto de fusão seja o mais baixo possível, para antecipar a abertura em um eventual aquecimento dos varistores em seu final de vida, em um surto com energia maior ou em um evento não surto mas por exemplo a queda da fiação de alta tensão sobre os fios de baixa tensão numa batida de um caminhão num poste por exemplo..

Fusível escolhido com temperatura de fusão de 72ºC;

04Fusveltrmicode72grausC.jpg

O fusível térmico deverá ficar soldado ao impresso mas mecanicamente ele deverá permanecer sanduichado pelos dois varistores já citados, desse modo ai:

05Fusveltrmiconolugar.jpg

Para melhorar o tempo de resposta à temperatura, nada melhor que ajudar esse acoplamento térmico dai com um pouco de pasta térmica, aquela usada para acoplar dissipadores às CPU's... Veja ai:

06Fusveltrmicojcompastatrmica.jpg

Detalhe importante: Com tão baixo ponto de fusão esse fusível térmico, ao soldar, poderia fundir-se, uma vez que a temperatura de fusão da solda estanho-chumbo gira em tornos dos 240º C. Fácil a temperatura de 72º C poderia chegar ao fusível. Para garantia de que isso não ocorra, se faz necessário dissipar parte desse calor no terminal do fusível. Para tal, uma das maneiras, é a de usar uma pinça prendendo o terminal, como é mostrado na foto a baixo...

07Detalheparadissipaodocalordasolda.jpg

Uma das queixa que tenho com esse filtro da Upsai é a ausência de um indutor duplo em seu filtro, o que melhoraria substancialmente a atenuação do mesmo, nas altas frequências. Para corrigir esse problema enrolei um indutor duplo, com fio isolado, 12 voltas x 2 de cabinho flexível de área de secção de 0,5mm de área, num núcleo toroidal de ferrite, como visto abaixo..

08Indutorduplodofiltro.jpg

A foto seguinte mostra o indutor duplo já soldado nos respectivos furos especialmente abertos para tal.

09Indutorduplodofiltrojfixado.jpg

Resta agora recolocar a placa em seu lugar e soldá-la ao suporte de fusível e a chave liga/desliga do filtro. Veja como ficou:

10Placajnolugar.jpg

A seguir coloca-se a fiação do cabo de entrada, soldado por debaixo da placa:

11Placajnolugarcomfiaorede.jpg

Um dos últimos trabalhos a fazer é a colocação dos capacitores Y, de 4,7 nano Farad por 1.000 Volts, por baixo da placa principal. Não se usou os furos já previstos na placa para a colocação desses em função de que os lugares deles terem sofrido alteração em função das modificações..

12AdiodoscapacitoresY.jpg

Visão final do up na proteção Upsai FHT-1200, podendo dizer agora se tratar de uma das melhores fabricadas no Brasil para uso em 220 Volts..

Como o fórum não deixa colocar mais do que 10 imagens em um mesmo tópico, segue link da imagem da proteção já montada, fechada, pronta para uso: http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/13Proteoefiltrofechadaepronta.jpg

Para quem quiser alterar a sua também, use a vontade essas dicas ai... Garanto um ótimo funcionamento..

Abraço...

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Sensacional!! mais uma aula prática do Mestre Faller, e o melhor: de gratis:D,

Material muito bom para quem, como o próprio titulo diz, quer melhorar ainda mais uma proteção que já nasceu boa.

Com a ausência de bons filtros princiapalmente para 220v, no mercado brasileiro, isso que o Faller fez, torna-se necessário para melhorar um dos poucos produtos de qualidade que nos resta como opção de compra.

Eu recentemente comprei um Computer protect pro G, da Clamper, Sei que não é perfeito, poderiam ter sido adicionados mais algumas coisas pela Clamper nesse filtro, Como pude ver nesse tópico do _RAU_:

Clamper Computer Protector PRO - visão interna

gostaria de saber, faller, se é possível fazer alguma alteração no mesmo, para que ele, como esse da Upsai, fique mais completo.

Abraço, e parabens pelo Post.

Editado por dragao vermelho
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  • Sensacional!! mais uma aula prática do Mestre Faller, e o melhor: de gratis:D,

    Material muito bom para quem, como o próprio titulo diz, quer melhorar ainda mais uma proteção que já nasceu boa.

    Com a ausência de bons filtros princiapalmente para 220v, no mercado brasileiro, isso que o Faller fez, torna-se necessário para melhorar um dos poucos produtos de qualidade que nos resta como opção de compra.

    Eu recentemente comprei um Computer protect pro G, da Clamper, Sei que não é perfeito, poderiam ter sido adicionados mais algumas coisas pela Clamper nesse filtro, Como pude ver nesse tópico do _RAU_:

    Clamper Computer Protector PRO - visão interna

    gostaria de saber, faller, se é possível fazer alguma alteração no mesmo, para que ele, como esse da Upsai, fique mais completo.

    Abraço, e parabens pelo Post.

    Um único componente eu adicionaria naquela proteção da Clamper, seria uma chave geral, liga/desliga.

    Claro que adicionalmente, como esse da Upsai, ter proteção para linha telefônica e para cable, faz uma boa diferença, quando a gente necessita delas.. Mas não são "features" que eu colocaria nela, na da Clamper. Compraria outro ou até mesmo proteção individualizada da Clamper para tal...

    Abraço...

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    Sensacional Faller este tópico, eu tb comprei um filtro igual a este neste exato momento, e pretendo fazer estas melhorias citadas brilhantemente por você, o único problema ao meu vêr será os fusíveis térmicos que não vai ser fácil encontrar.

    Meus parabéns novamente pelo brilhante artigo.

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    Esse protetor UPSAI se diz destinado ao mercado "Home Theater" e pelo que andei lendo de alguns audiófilos, minimalismos no que tange a proteções é o caminho a se seguir, e creio que foi essa a intenção da UPSAI com esse protetor, que o intuito é apenas proteger contra picos de tensão.

    Segundo o Jorge Knirsch elementos inseridos entre Fase-Terra e Neutro-Terra, tão bem como filtros prejudica a "qualidade" sonora a relação sinal x ruido no seu "topo do pinheiro" que é o termo que ele usa pra designar o supra sumo da qualidade sonora, que envolve desde equipamentos tops caríssimos e salas com acústica 110%! :)

    O que eles recomendam é no máximo as proteções entre Fase-Neutro e Neutro-terra, mas não capacitores Y como foram colocados nesse filtro e se necessário um bom cancelador de harmônicas bem "sintonizado" pra não interferir na reprodução sonora de forma negativa.

    Mas será que as fontes desses caríssimos aparelhos de som não possuem elementos entre Fase-Terra ou Neutro-Terra internamente?

    Pra mim tem muita subjetividade e frescura por parte dos audiófilos extremos. Como dizer que marca do fio altera a qualidade sonora, que uma tomada melhora a qualidade do som, que um disjuntor deve ser evitado e no lugar usar fusiveis porque o disjuntor altera a qualidade sonora, etc, etc.

    Mas enfim, se tudo isso for verdade, talvez a UPSAI tentou seguir esse caminho pra um protetor direcionado ao mercado audiovisual.

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  • Pra mim tem muita subjetividade e frescura por parte dos audiófilos extremos. Como dizer que marca do fio altera a qualidade sonora, que uma tomada melhora a qualidade do som, que um disjuntor deve ser evitado e no lugar usar fusiveis porque o disjuntor altera a qualidade sonora, etc, etc.

    Mas enfim, se tudo isso for verdade, talvez a UPSAI tentou seguir esse caminho pra um protetor direcionado ao mercado audiovisual.

    Concordo com você acerca da subjetividade dessas colocações. A adoção de tomadas especiais ou de fiação importada para condução de energia, bem como uma série de outras, na minha opinião, frescurites, para mim não passa de efeito placebo. Eu nem gosto de me meter nessas discussões pois sei que a dinâmica do meu destreinado ouvido humano médio, tem uma série de limitações adquiridas naturalmente com o passar da idade e não é uma marca de fio, que na condução da energia para o amplificador, quem vai melhorar nem em um milésimo por cento..

    O efeito placebo é de longa data estudado e as conclusões a que se chega são de que largamente influencia na mente humana a ponto de alterar psiquicamente as percepções.

    Penso que aquela história de que uma mentira se muitas vezes repetida acaba virando verdade faz parte desse tipo de comportamento..

    Fico preocupado entretanto com pessoas que se valem desse "engana-bobo" para levar vantagem... Sou muito cético com essas questões. Evito entretanto levantá-las... Fico quieto olhando a "Nova Roupa do Rei" mas evito elogiar a mesma, pois insisto, jamais tê-la visto...

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    faller... percebi que você é de Porto Alegre.. E poderia me indicar algum lugar que tenha este Upsai em 220v a venda em Poa ou no vale do sinos... Agradeço desde já...

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  • faller... percebi que você é de Porto Alegre.. E poderia me indicar algum lugar que tenha este Upsai em 220v a venda em Poa ou no vale do sinos... Agradeço desde já...

    Desconheço... Eu mesmo comprei um deles, para fazer a análise, na Videosonic, conforme descrevo na análise que fiz...

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    Desconheço... Eu mesmo comprei um deles, para fazer a análise, na Videosonic, conforme descrevo na análise que fiz...

    Obrigado pela sua atenção... Então vamos para a net fazer negócio, mesmo contra meus princípios... kkk

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    Gostaria antes de tudo elogiar os tópicos sobre este assunto que ambos tem espalhados pela Internet, pois são de grande ajuda, eu mesmo defendia estabilzador com unhas e dentes, lendo e pesquisando pude perceber que raros são os casos onde realmente precisamos de um estabilizador!

    Eu preciso de uma proteção/filtro para meu setup:

    Skyhd

    Tv de plasma panasonic pv70

    Ht Sony

    Qual seria mais indicado este de UPSAI FHT-1200, ou o da CLAMPER?

    Aqui em minha casa é trifasico (3 fases com 127 volts), tenho facilidade para mudar as configurações das tomadas para 220 volts, por isso pergunto se seria melhor ligar em 220 volts? Lembrando que eu mesmo fiz o aterramento, e todo o setup é aterrado e as ligações respeitam a posição de FASE e NEUTRO do conector!

    No PS3 eu uso NoBreak APC 600VA/360W, não por querer ficar jogando sem energia elétrica, mas sim pois posso estar fazendo alguma atualização de firmware no PS3 e se faltar energia neste momento, posso "matar" o VG, é um bom equipamento?

    Desde ja agradeço!

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  • Gostaria antes de tudo elogiar os tópicos sobre este assunto que ambos tem espalhados pela Internet, pois são de grande ajuda, eu mesmo defendia estabilzador com unhas e dentes, lendo e pesquisando pude perceber que raros são os casos onde realmente precisamos de um estabilizador!

    Eu preciso de uma proteção/filtro para meu setup:

    Skyhd

    Tv de plasma panasonic pv70

    Ht Sony

    Qual seria mais indicado este de UPSAI FHT-1200, ou o da CLAMPER?

    Aqui em minha casa é trifasico (3 fases com 127 volts), tenho facilidade para mudar as configurações das tomadas para 220 volts, por isso pergunto se seria melhor ligar em 220 volts? Lembrando que eu mesmo fiz o aterramento, e todo o setup é aterrado e as ligações respeitam a posição de FASE e NEUTRO do conector!

    No PS3 eu uso NoBreak APC 600VA/360W, não por querer ficar jogando sem energia elétrica, mas sim pois posso estar fazendo alguma atualização de firmware no PS3 e se faltar energia neste momento, posso "matar" o VG, é um bom equipamento?

    Desde ja agradeço!

    Com essa distribuição de energia ai eu ficaria com a alimentação 120 volts pois a mesma tem referenciamento ao neutro e esse ao terra... Se tomares 220 volts ele estará não referenciado ao neutro..

    Desse modo a proteção teria que ser para 120 Volts e ai nessa tensão as proteções da APC são imbativeis.. É só observá-las por dentro e verás..

    Veja nesse tópico ai, com uma bela coletânea, montado pelo colega _rau_

    Avaliações e fotos de filtros de linha

    Desse modo ficaria com a tensão de 120 Volts e uma proteção da APC..

    Quanto ao no-break, não os uso por ter uma eletricidade bastante estável do ponto de vista queda de energia. Não sou o melhor para opinar sobre esse no-break dai. Se não me engano o colega _rau_ tem um ou dois desses ai. Daqui a pouco ele passa por ai e te dá uma bela opinião sobre o mesmo..

    Abraço..

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    Muito Obrigado!

    Como eu disse, eu atualmente "rodo" em 120 volts estes equipamentos! Somente geladeira, forno de microondas, Maqina de lavar, chuveiro elétrico, Ar condicionado e sanduicheira rodo em 220 Volts!

    Eu ja suspeitava da APC, até pe gostei do nobreak, que como eu disse, não é o objetivo ficar mantendo ligado e sim caso de uma emergência!

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    Esse produto protege contra surtos? Não li sobre isso na descrição, então fiquei na dúvida. Ele não oferece a mesma proteção que aqueles surge protectors da APC, então?

    Obrigado.

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    Esse produto protege contra surtos? Não li sobre isso na descrição, então fiquei na dúvida. Ele não oferece a mesma proteção que aqueles surge protectors da APC, então?

    Obrigado.

    protege sim amigo, como podes ver ele possui todos os componentes necessários para uma boa proteção e com essas recomendações de mudanças do Faller, melhora ainda mais.

    Na minha opnião, não chega a ser tão bom quanto algumas proteções APC,(embora essas sejam somente para 110V) mas para 220V, essa é uma das melhores que temos no mercado.

    Abrass

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  • Se olhares na descrição do equipamento, em suas características verás certamente:

    04CaractersticasUPSAI.jpg

    Viste lá... Surtos de energia: Fase-Neutro, Fase-Terra e Neutro-Terra. Todas os três tipos de proteção contemplados..

    Oferece sim o mesmo tipo de proteção que os dispositivos Surge Supressor da APC..

    Abraço...

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    Ah... desculpa, gente, Falha minha. É que nos modelos da APC tem algo tipo 420J 1080J, algo assim. XD

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    Amigos apenas uma duvida:

    1320va seriam 1320W de potencia maxima que posso colocar no filtro??

    Vou arracar fora meu estabilizador depois de ter encomendado minha 550VX, queria saber se com esse filtro eu ficaria com uma proteção ideal.

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    Se o fator de potência do teu circuito for 1 sim!

    BASICAMENTE é o seguinte:

    Existem três tipos de potência em um circuito elétrico. Potência Real (W), Potência Reativa (VAr) e Potência Aparente (VA).

    Potência Real é obtida em circuitos puramente resistivos, onde a corrente está na mesma fase da tensão. Ex.: Lâmpadas incandescentes, Chuveiros, Aquecedores etc.

    Potência Reativa existe em circuitos onde a corrente está defasada da tensão, circuitos compostos por indutores e capacitores. Ex.: Reatores, Lâmpadas Fluorescentes, Motores, Teu Computador etc.

    Potência Aparente é o somatório fasorial da potência Real e Reativa. Pode ser calculada através do triângulo das potências, onde a potencia aparente é a hipotenusa e a Real e Reativa são os catetos.

    O Fator de potência é o coseno do ângulo formado entre a Potência Aparente e a Real. Se o angulo for zero, significa que a Potência Real é igual a Potência Aparente. (coseno = 1)

    Logo você precisa saber qual é o fator de potência do seu circuito e a potência real dele pra saber se você pode ou não colocá-lo no seu filtro.

    Ex.: Vamos supor que o fator de potencia do seu PC seja 0,65 e que ele realmente gaste os 550W.

    550W / 0,65 = 846VA.

    Editado por LeonardoF.S
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    Se o fator de potência do teu circuito for 1 sim!

    BASICAMENTE é o seguinte:

    Existem três tipos de potência em um circuito elétrico. Potência Real (W), Potência Reativa (VAr) e Potência Aparente (VA).

    Potência Real é obtida em circuitos puramente resistivos, onde a corrente está na mesma fase da tensão. Ex.: Lâmpadas incandescentes, Chuveiros, Aquecedores etc.

    Potência Reativa existe em circuitos onde a corrente está defasada da tensão, circuitos compostos por indutores e capacitores. Ex.: Reatores, Lâmpadas Fluorescentes, Motores, Teu Computador etc.

    Potência Aparente é o somatório fasorial da potência Real e Reativa. Pode ser calculada através do triângulo das potências, onde a potencia aparente é a hipotenusa e a Real e Reativa são os catetos.

    O Fator de potência é o coseno do ângulo formado entre a Potência Aparente e a Real. Se o angulo for zero, significa que a Potência Real é igual a Potência Aparente. (coseno = 1)

    Logo você precisa saber qual é o fator de potência do seu circuito e a potência real dele pra saber se você pode ou não colocá-lo no seu filtro.

    Ex.: Vamos supor que o fator de potencia do seu PC seja 0,65 e que ele realmente gaste os 550W.

    550W / 0,65 = 846VA.

    Muito obrigado pelo esclarecimento amigo, então vou comprar esse filtro mesmo que vai suprir minhas necessidades com folga certo?

    Estava em duvida entre ele e o clamper 722.R.015, mas esse tem também proteção pro cabo telefonico, acho que seria melhor escolha...

    O que vocês acham?

    Editado por rafael-aj
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    Desculpa reabrir o tópico, mais gostaria de saber se ainda o Upsai FHT-1200 é a melhor opção para 220v, estou usando apenas uma extensão ou como chamam por aqui filtro (que na verdade é apenas as tomadas).

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    Desculpa reabrir o tópico, mais gostaria de saber se ainda o Upsai FHT-1200 é a melhor opção para 220v, estou usando apenas uma extensão ou como chamam por aqui filtro (que na verdade é apenas as tomadas).

    Sim. E para 127V também, quando a pessoa não estiver disposta a importar um Belkin, APC ou similar. Repetindo o Faller: "senti que muito pouco faltava a essa proteção/filtro para que pudesse ser classificada como muito boa, excelente até.." O fato dele meter a mão na massa e modificar ou acrescentar isso ou aquilo não significa que você, como leigo em energia, terá de fazer o mesmo. É o hobby dele.

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    Sim. E para 127V também, quando a pessoa não estiver disposta a importar um Belkin, APC ou similar. Repetindo o Faller: "senti que muito pouco faltava a essa proteção/filtro para que pudesse ser classificada como muito boa, excelente até.." O fato dele meter a mão na massa e modificar ou acrescentar isso ou aquilo não significa que você, como leigo em energia, terá de fazer o mesmo. É o hobby dele.

    Olha não sou leigo em eletrônica não mais minha area é outra e não energia, para refazer a placa impressa é fácil só estou em duvida se não existe outro melhor, mesmo assim valeu pela resposta.

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    Nesse caso você pode até melhorá-lo também. Mas em princípio ele já é muito bom e não há outro melhor não. Não aqui no Brasil. Sei que fãs da Clamper podem dar o berro, mas, francamente, o Clamper tem três varistores, proteção térmica e disjuntor, indutor de ferrite e dois capacitores poliester com fuga de corrente. Faltam capacitores X, capacitores Y e filtragem em modo diferencial pela ausência de capacitor próprio, que existe no esquema original do produto, mas não nele. Tem design pior, número menor de tomadas, falta de proteção para telefone e custa mais. Modificações no UPSAI são uma opção, no Clamper é uma necessidade, pelo menos para subsituição dos dois capacitores de poliester.

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    Eu como hábito as vezes costumo escrever demais e o fiz em contato com a Clamper da mesma forma, relatando tudo que eles deveriam modificar no filtro deles, mas não sei se me deram ouvidos, só falaram que iam encaminhar minha mensagem pro setor responsável e agradeceram pelo contato. Enfim, os fusíveis térmicos dos Clamper Computer Protector PRO por exemplo estão mal acoplados aos varistores, mas dos 5 filtros desses que desmontei, uns dois tinham os fusíveis mais próximos, mas ainda não em contato direto com os varistores. O atenuador disso pelo menos, é que os varistores utilizados sofrem menos com sobretensões esporádicas por estar 35V acima da tensão de 240V ou 55 volts se consideramos o valor 220V, o que dá uma margem de segurança contra possíveis sobreaquecimentos com condução de corrente que venha a queima os varistores. A outra crítica são os capacitores de poliester perfazendo um filtro de modo comum, nunca vi isso em solução alguma, só na cabeça da Clamper. Nem as fontes genéricas usam capacitores desse tipo num filtro de modo comum. Colocaram a furação na placa de circuito pra entrar um capacitor de filtragem em modo normal, mas não colocam o dito cujo lá, que seria um capacitor de poliester, mas de Classe X1/X2...

    O indutor de ferrite é bem grande, mas as espiras de fio não são bem enrroladas, há uma folga. Não sei se isso traz alguma desvantagem na filtragem, mas uma das cinco unidades que abri, tinha um indutor muito bem feito, emborrachado com fios esmaltados e bem enrroladinhos, o curioso é que a data de fabricação dessa unidade era mais antiga que as outras 4 ou seja, foi uma exceção e não uma melhora na linha. Essa unidade tb tinha os três varistores da Keko, ao invés dos Epcos das outras unidades + 1 Keko, as tomadas na parte de dentro eram diferentes tb, e os capacitores de poliester eram bem menores, quadradinhos e não retangular. Enfim, o resto que eu critico é o desenho do produto, FEIO PACAS, não tinha uma chave de liga-desliga, que agora colocaram, mas no que tange a proteção contra picos de tensão, ele não fica em nada devendo ao UPSAI, que utiliza varistores iguais.

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    Ola amigos,tambem sou um ferrenho apoiador a destruicao do estabilizadores rs.Bem comprei um Pc recentemente e aqui na minha cidade a tensão é 220v e a instalacao da minha casa é antiga.quero comprar esse Upsai mas o pc e o monitor ja vieram com o novo cabo de 3 pinos,e quero saber se esse filtro ja esta adaptado a nova entrada.E quero saber s enquanto estou sem o filtro posso ligar diretamente na tomada q ja esta aterrada.obrigado

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