Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida na Conversão de Audio


Posts recomendados

Olá a todos,

Estou com uma dúvida técnica na conversão de arquivos de audio no que diz respeito a qualidade.

Minha pergunta é, se eu converter o audio de um cd para a extensão wav, que é uma extensão onde não se perde a qualidade do audio do cd, e depois, converter este wav para um mp3 de 128kbps e eu quiser retornar este mp3 de 128kbps para wav, este WAV voltará a ter a mesma qualidade que tinha antes de eu passá-lo para mp3 ou o wav, neste caso, covertido do mp3, jamais será o mesmo em termos de qualidade. Ou seja, quando convertemos um wav em mp3 e depois tentamos retorná-lo à wav, o que se foi comprimido no mp3, não é restaurado novamente na conversão para o wav?

att

Picandalo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos,

Estou com uma dúvida técnica na conversão de arquivos de audio no que diz respeito a qualidade.

Minha pergunta é, se eu converter o audio de um cd para a extensão wav, que é uma extensão onde não se perde a qualidade do audio do cd, e depois, converter este wav para um mp3 de 128kbps e eu quiser retornar este mp3 de 128kbps para wav, este WAV voltará a ter a mesma qualidade que tinha antes de eu passá-lo para mp3 ou o wav, neste caso, covertido do mp3, jamais será o mesmo em termos de qualidade. Ou seja, quando convertemos um wav em mp3 e depois tentamos retorná-lo à wav, o que se foi comprimido no mp3, não é restaurado novamente na conversão para o wav?

att

Picandalo

O que você converteu do wav para mp3 e depois do MP3 para wav você não perde nada do que foi comprimido. Eu já fiz isso uma vez e não perdi nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você converteu do wav para mp3 e depois do MP3 para wav você não perde nada do que foi comprimido. Eu já fiz isso uma vez e não perdi nada.

Olá Suely,

Só um questionamento com relação a sua resposta. Quando fazemos

a cópia de um cd oficial para o micro, as faixas ficam com extensão

.cda, que seria o aúdio íntegro. Ao fazermos a conversão para MP3,

a música é compactada e algumas frequências sonoras do áudio são eliminadas, aí vem minha dúvida, essas frequências sonoras que foram eliminadas na compressão do áudio para o formato MP3 não foram

perdidas, ou seja, ao fazermos o processo inverso, a música voltara

a ter todas as frequências que tinha originalmente ou não?? Pergunto

isso, porque tinha um cd aqui que acabou danificando-se, porém antes

disso havia feito a conversão de suas músicas para MP3 em meu micro

porém gostaria de fazer um cd para ouvir no som carro que não reproduz

em MP3.

abraços

Picandalo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Essas frequências que foram perdidas na conversão de um arquivo pro outro não voltam. No caso, quando você transforma qualquer formato de audio para MP3, ele automaticamente exclui e mescla certas frequencias que não fazem tanta diferença pro ouvido humano. Isso, no entanto, não funciona como um zip, quando quando você abre, volta tudo ao normal. É como querer copiar a xerox, e querer que ela fique como a original.

Oo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Olá Suely,

Só um questionamento com relação a sua resposta. Quando fazemos

a cópia de um cd oficial para o micro, as faixas ficam com extensão

.cda, que seria o aúdio íntegro. Ao fazermos a conversão para MP3,

a música é compactada e algumas frequências sonoras do áudio são eliminadas, aí vem minha dúvida, essas frequências sonoras que foram eliminadas na compressão do áudio para o formato MP3 não foram

perdidas, ou seja, ao fazermos o processo inverso, a música voltara

a ter todas as frequências que tinha originalmente ou não?? Pergunto

isso, porque tinha um cd aqui que acabou danificando-se, porém antes

disso havia feito a conversão de suas músicas para MP3 em meu micro

porém gostaria de fazer um cd para ouvir no som carro que não reproduz

em MP3.

abraços

Picandalo

O amigo kayomed está correto.

Faça um teste simples:

Ripe uma faixa de um CD em mp3 com uma taxa bem baixa tipo 48 kbps, vai notar que ficou bem abafada e sem qualidade, aí converta para Wave ou extraia pra Wave com o programinha Lame Front-End 1.3, reproduza agora e perceberá que a qualidade continuou ruim. Portanto a perda é irreparável

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos,

Estou com uma dúvida técnica na conversão de arquivos de audio no que diz respeito a qualidade.

Minha pergunta é, se eu converter o audio de um cd para a extensão wav, que é uma extensão onde não se perde a qualidade do audio do cd, e depois, converter este wav para um mp3 de 128kbps e eu quiser retornar este mp3 de 128kbps para wav, este WAV voltará a ter a mesma qualidade que tinha antes de eu passá-lo para mp3 ou o wav, neste caso, covertido do mp3, jamais será o mesmo em termos de qualidade. Ou seja, quando convertemos um wav em mp3 e depois tentamos retorná-lo à wav, o que se foi comprimido no mp3, não é restaurado novamente na conversão para o wav?

att

Picandalo

Se você está realmente preocupado com a qualidade, tem espaço suficiente em seu HD e faz backups de seus arquivos em DVD-R como eu, sugiro que comprima em mp3 com qualidade máxima 'insane' com 320kbps. Melhor ainda será em formatos tipo 'Lossless' Codecs: Flac, Ape ou WavePack, exigidos pelos audiófilos mais aficionados em fóruns e blogs internacionais. Na compressão o tamanho dos arquivos ficará consideravelmente maior do que com mp3, mas é garantia de arquivos com perda mínima ou nenhuma (segundo os mais entendidos no assunto).

O que me enoja no mp3 é a ripagem de CD's de áudio com faixas contínuas que emendam uma com a outra (Ex. Ao vivo, Rock progressivo etc.), pois o codec produz uma falha entre as faixas chamadas 'mini-gaps' (no início e no fim de cada uma) e que quando você queima em CD de áudio, dá pra escutar nitidamente esses Gaps que soam mais ou menos como estalos na passagem de uma pra outra, até mesmo reproduzidas pelo Media Player, Já com Winamp essas falhas são corrigidas na reprodução, isso se forem ripadas ou convertidas corretamente e por ótimos programas como o Exact Audio Copy (Gratuíto 'The Best') ou o Easy CD-CD Extractor (Pago). Hoje em dia existem milhares de páginas com programas e remédinhos (Se é que me faço entender hehehehe). Abrindo essas faixas juntas com o SoundForge verá no gráfico com zoom os espaços vazios (mudos).

Leia aqui sobre isso:

http://forum.clubedohardware.com.br/index.php?showtopic=126646&hl=gap

Outro formato que produz uma compressão de tamanho pequeno e com qualidade igual ou superior ao mp3 é o OggVorbis que uso à 320kbps ou até mais dependendo do software de ripagem e conversão. Há alguns anos era considerado o sucessor do mp3, mas não alcançou popularidade igual, não sei porque?! O codec não cria esses malditos gaps e poderá grava-los direto em CD-R de áudio pelo Nero, mas sempre marcando a Opção 'Sem pausa entre as faixas'.

Se tiver paciência como eu tive há alguns anos, aprenda aqui como usar o Exact Audio Copy com esse ótimo Tutorial:

http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-como-ripar/538769

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...