Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
sr.protons

Escrevendo no lcd com pic

Recommended Posts

Ai galera sou novo aqui no Clube do Hardware e estou precisando da ajuda de vocês, estou fazendo alguns programas com microcontolador pi 18f e preciso fazer uma frase ficar rolando em um display lcd 2 x 16 e nao estou encontrando o comando para fazer isto, estou usando a linguagem C.

Aqui vai um exemplo de programa de como estou escrevendo a frase no lcd, mais preciso de um comando que faça a frase ficar rolando no mesmo:

void main(){


trisd = 0;
trise = 0;
ADCON1= 0x6;
lcd8_config(&porte, &portd,2,1,0,7,6,5,4,3,2,1,0);
lcd8_cmd(lcd_clear); /
lcd8_cmd(lcd_cursor_off);
lcd8_out("PROTONS AUTOMACAO INDUSTRIAL");

}

ficaria muito agradecido se alguem pudesse me ajudar postando um comando para que possa fazer o que necessito, modelo de pic utilizado (pic18f452)

Muito obrigado.

Editado por Bcpetronzio
Inserir Tags CODE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ué, fácil, o proprio LCD tem a função para deslocar o cursor, apenas fique o deslocando e escrevendo a letra correspodente, sempre incrementando a posição do cursor em 1 unidade!

abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok galera valeu ai pela força, vou tentar fazer e qualquer coisa recorro a vocês certo!!!

obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colega Sr.protons, não deixe seu tópico sem retorno ok?, se resolveu seu problema?, manifeste-se!...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ai galera perdoem minha ignorância mais ainda nao consegui resolver meu problema, nao consigo fazer a frase ficar rolando na linguagem c, sera que alguem poderia postar um exemplo de comnado para mim?.

Jpesquisei em varios lugares inclusive o proprio lcd mais nao consigo.

valeu galera.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hum. eu já trabalhei com LCD em PIC mas nunca fiz ele deslocar. não sei qual a biblioteca para LCD que você usa ai. mas a que eu uso tem um comando chamado lcd_gotoxy(x,y) (onde x é a coluna e y a linha do display)

talvez se voce usar uma variavel para ir incrementando a coluna.quem sabe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O software picWiz gera um código em "C" para controle de LCD que pode ser analisado em detalhes. A melhor forma de fazer isto é fazer o download da aula de experimentos com LCD, disponivel em http://www.solbet.com.br . Tanto a aula como o software são gratuitos. O compilador é o sourceboost, mas no código gerado não é utiizada nenhuma biblioteca expecifica, de forma que voce pode migrar para o seu caso sem problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×