Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvidas: Diagramas ; Reguladores de Tensão


Ian Caio

Posts recomendados

E ae,

Comecei a mexer com eletronica, e agora vi que esse forum parece ser o mais movimentado na área então resolvi me cadastrar :)

então às duvidas,

O circuito que eu pretendo montar é um transformador (CC-CC), que eu vou usar para carregar capacitadores. Mas quando vi o diagrama fiquei com várias duvidas na cabeca.

Pra comecar, eu acho meio complicado entender os diagramas em si..

Quando um fio se divide em mais de um caminho, a corrente que circula pelos caminhos é a mesma? ela vai seguir todos os caminhos? (um dos meus maiores problemas com diagramas é a parte de percurso da energia..)

E por fim, minha segunda duvida é sobre Reguladores de tensão. O Diagrama que estou seguindo tem um regulador de tensão, que tem a entrada, o ground e a saida. qual a funcao do ground? o que exatamente esse regulador faz?

A imagem do Diagrama:

http://www.instructables.com/files/orig/F9E/HQX2/FWA98MCI/F9EHQX2FWA98MCI.jpg

E já fica uma dica pra quem nao conhecia. Esse site (www.instructables.com) tem vários projetos de DIY (Do It Yourself) e vários envolvem eletronica :)

te mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bem-vindo!

O circuito é interligado somente onde há a junção entre 2 linhas que se cruzam.

junc.gif

O GND é a referência do CI, ou seja, se o CI é um 7812, a tensão será 12V entre o GND e a sua saída. Esse GND também serve para alimentar todo circuito interno do CI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem-vindo!

O circuito é interligado somente onde há a junção entre 2 linhas que se cruzam.

junc.gif

O GND é a referência do CI, ou seja, se o CI é um 7812, a tensão será 12V entre o GND e a sua saída. Esse GND também serve para alimentar todo circuito interno do CI.

Opa soschip,

valeu a resposta :)

Certo, isso dai eu até tinha entendido, meu problema é em saber como a energia se divide ao chegar ali. Ela vai por todos os caminhos? com a mesma corrente? mesma tensão?

Agora sobre o Regulador de tensão, ainda to meio confuso sobre pra que ele serve. Li que ele faz com que a tensão seja algo mais uniforme. Mas então nesse esquema qual a funcao do GND? ele seria a nova entrada negativa? ou eu conecto nele o polo negativo da bateria?

te mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Geralmente o GND é o negativo da bateria e também a carcaça do equipamento. Reguladores servem para deixar a tensão de um circuito estável e num valor constante independente da tensão de entrada... Veja que nesse caso dai, digamos fosse o regulador de tensão de 8 Volts, ele manteria essa tensão dai mesmo que a bateria de entrada variasse de 12 Volts a 30 Volts, melhor dizendo com qualçuer bateria, ou alimentação nessa faixa de tensão..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente o GND é o negativo da bateria e também a carcaça do equipamento. Reguladores servem para deixar a tensão de um circuito estável e num valor constante independente da tensão de entrada... Veja que nesse caso dai, digamos fosse o regulador de tensão de 8 Volts, ele manteria essa tensão dai mesmo que a bateria de entrada variasse de 12 Volts a 30 Volts, melhor dizendo com qualçuer bateria, ou alimentação nessa faixa de tensão..

Abraço...

Ae faller,

Acho que to entendendo melhor agora. Então o Input fica ligado no polo positivo da bateria e o GND na negativa pra gerar a diferenca de tensão. E no Output a tensão já sai certinha?

E sobre os capacitadores ligados antes da entrada e depois da saida do Regulador? pra que eles servem? (acho que eu li em algum lugar, que os reguladores de tensão eram na maioria ligados com capacitadores, mas nao entendi exatamente por que)

e valeu as respostas, o assunto ta comecando a ficar mais esclarecido :)

só pra adicionar, acho que esqueci de colocar o link do projeto do site que estou tentanto seguir:

http://www.instructables.com/id/SAO9N5HFWA98M7D/

vou tentar fazer o de PCI (andei lendo algumas coisas, e depois de ver o tanto de solda da protoboard decidi que vale mais a pena pra mim que sou iniciante ^_^)

abraços

te mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ian

E ae,

Comecei a mexer com eletronica, e agora vi que esse forum parece ser o mais movimentado na área então resolvi me cadastrar :)

Pra comecar, eu acho meio complicado entender os diagramas em si..

Quando um fio se divide em mais de um caminho, a corrente que circula pelos caminhos é a mesma? ela vai seguir todos os caminhos? (um dos meus maiores problemas com diagramas é a parte de percurso da energia..)

te mais

Bem vindo ao "meu clube". Esse sempre foi o meu calcanhar de Áquiles na eletrônica, o que vai para aonde.

Ainda não resolvi integralmente esse problema, mas posso te dar alguns passos. [ATENÇÃO SE HOUVER ERRO, CORRIJAM-ME, POIS ESTOU ESCREVENDO O QUE EU ENTENDI DO QUE LI. OBRIGADO]

Convencionou-se que a corrente percorre o caminho do potencial maior para o menor (seguindo o campo elétrico). Ou do + para o -, quando a fonte de alimentação assim estiver determinada. Na verdade, os elétrons saem do negativo para o positivo, ou seja, a corrente real tem o sentido oposto do convencional. Para o seu bem, não tente pensar no caminho real, siga o convencional e será mais feliz.

Agora, entenda mais o conceito de ddp, diferença de potencial entre dois pontos de um circuito, do que ficar procurando o mais e o menos, pois há circuitos alimentados negativamente, vamos assim dizer, onde não há o +, só o menos e o terra (GND-ground). Nesse caso, a corrente vai do GND para o polo negativo.

Há casos em que o dispositivo está entre duas tensões positivias (ou negativas), mas uma é maior do que a outra, a tensão positiva de menor valor é o -, assim a corrente vai do mais positivo para o menos positivo.

Tensão e corrente são diferentes. Pois pode haver tensão sem corrente (capacitor é um exemplo, há tensão entre as placas mas não há corrente). Entretanto, não há corrente sem tensão. Não tente fazer a tensão acompanhar o caminho da corrente, é a corrente que vai atrás da tensão.

Estudar as Leis de Kirchoof (basta procurar no Google que acha várias apostilas) para correntes e tensões.

Por fim, pode haver no circuito a cc e a ca, dessa forma em um fio as duas podem estar presentes, fazendo coisas diferentes. A ca é a informação que se pretende processar e a cc é a corrente que alimenta os dispositivos, como transistores etc.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae Joagostini,

Sobre a parte da direção da corrente, meu problema nao é muito sobre de que pólo da pilha ele flui (tinha lido sobre o sentido convencional da corrente eletrica). O problema mesmo está quando o diagrama tem varios pontos em que o fio se divide em mais de um caminho. Isso deixa meio confuso pra onde a corrente vai, e se a corrente vai ser a mesma, a tensão..

Nesse circuito que eu mostrei eu já vi pelo menos 3 Grounds, ai já fiquei confuso, esses grounds seriam o pólo negativo nesse circuito? onde eles ficariam ligados?

O regulador de tensão acho que entendi melhor, só estou confuso agora com o Diagrama, já que antes do regulador tem um capacitador de 10uf e logo depois, na saida tambem tem outro capacitador de 10uf.

Tá difícil montar esse transformador :lol:

te mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse circuito que eu mostrei eu já vi pelo menos 3 Grounds, ai já fiquei confuso, esses grounds seriam o pólo negativo nesse circuito? onde eles ficariam ligados?

Os Grounds são os negativos, ou sejá são todos interligados ao negativo de uma fonte ou pilha ou qualquer outro que seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae Joagostini,

Sobre a parte da direção da corrente, meu problema nao é muito sobre de que pólo da pilha ele flui (tinha lido sobre o sentido convencional da corrente eletrica). O problema mesmo está quando o diagrama tem varios pontos em que o fio se divide em mais de um caminho. Isso deixa meio confuso pra onde a corrente vai, e se a corrente vai ser a mesma, a tensão..

Para ter isso cada vez mais claro, você deve:

a)Conhecer as Leis de Kirchooff que citei;

b)Conhecer como cada componene funciona;

c)Estudar os circuitos RLC, filtros, diferenciadores, integradores, osciladores;

d)Entender os tipos de polarização dos transistores;

e)Conhecer o funcionamento dos diodos;

e)Diferenciar os sinais ca dos cc;

f)Para entender os CI's, estudar lógica digital e ler os datasheets e ver milhões de esquemas que os usam.

Nesse circuito que eu mostrei eu já vi pelo menos 3 Grounds, ai já fiquei confuso, esses grounds seriam o pólo negativo nesse circuito? onde eles ficariam ligados?

Há circuitos, fontes chaveadas, por exemplo, onde é comum haver dois terras diferentes. Como já foi dito, os GND ou terras correspondem ao negativo da pilha, por exemplo. Numa placa PCi você verá que todos esses pontos terra estão interligados e ligados ao polo negativo, tudo separado do resto do circuito. Pegue o circuito acima e apague os símbolos de terra e uma tudo com fios, dai você terá uma noção.

O regulador de tensão acho que entendi melhor, só estou confuso agora com o Diagrama, já que antes do regulador tem um capacitador de 10uf e logo depois, na saida tambem tem outro capacitador de 10uf.

Tá difícil montar esse transformador :lol:

te mais

Isto tem que haver com os itens b, c e f (b e c já ajudam bastante) que citei acima.

Busque literatura, livros ou apóstilas na internet (tenho dezenas). Leia as mensagens desse fórum e de outras e acima de tudo, muita paciência, muita mesmo. Se possível, comece a montar pequenos circuitos e, com um multimetro, vá anotando as medidas de tensão e corrente dos componentes e tente verificar se consegue explicá-los.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que entendi o GND agora, é só ligar o Ground no pólo negativo da fonte.

Sobre os assuntos que ce falou ae, vou estudar sim. As Leis de Kirchooff que voce já tinha citado, até procurei no google, mas as explicacoes eram muito breves, achei que talvez estivesse faltando alguma coisa. mas vou continuar procurando.

E fiquei um pouco confuso, Sinais CA e CC que voce citou seriam a Corrente Continua e Corrente Alternada?

E se possivel, ce pode me passar algumas dessas apostilas que voce tem?

valeu as respostas de vocês, já deram uma bela ajuda

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso talvez ajude um pouco:

Todos os fios curto circuitados .. ou seja todos os nós (essas bolinhas pretas que voce ve no diagrama) que não tenham componentes entre eles que não seja apenas fio estão com a mesma tensão. Essa é a regra brasica. A corrente sai a partir disso aplicando-se as lei de Kirchhoff. Pense que cada nó que um componente encontra-se conectado esta em uma tensão. A corrente que ira passar por ele é simplesmente V/Z sendo V a diferença de tensão entre os nós e Z a impedancia do componente. Note que eu não estou escrvendo R de resistencia mas sim Z de impedancia. Isso acontece por que na verdade Z = R + Xi ... onde o X representa a reatancia do componente e R a resistencia. Um resistor ideal por exemplo tem apenas um valor de R e o X = 0. Outros componetnes por exmplo como um capacitor ideal possuem Apenas um X sendo R = 0. Mas dai vem a pergunta .. o que é esse maldio i que esta do lado do X!. Não da para explicar numeros complexos por uma resposta aqui .. mas simplesmente aceite que na verdade o valor de X está vetorialmente perpendicular ao R.. ou seja para conseguir o valor do modulo de Z voce não pode simplesmente soma-los escalarmente mas sim |Z|=(R^2+X^2)^0.5. Com isso voce consegue calcular a impedancia da maioria dos componentes passivos na eletronica. Daria para ficar falando disso por horas e horas afinal o que eu aprendi na minha faculdade de Engenharia Eletrica vai muio alem disso... passando por equações diferenciais.. Transformadas de Laplace e muito outras coisas... Qualquer duvida estamos Ai!!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema mesmo está quando o diagrama tem varios pontos em que o fio se divide em mais de um caminho. Isso deixa meio confuso pra onde a corrente vai, e se a corrente vai ser a mesma, a tensão..

Isso depende de quanto de corrente o circuito para onde está indo o sinal consome. Se for na linha VCC, por exemplo, você pode ter em uma linha um resistor e um LED, que consomem pouco, e na outra linha você pode ter uma etapa de potência, que consome muito. Depende do tipo do sinal. Ela não necessáriamente TÊM que se dividir. É que esses sinais são interligados entre sí, só isso. A tensão, sim. Ela vai ser sempre a mesma em todos os nós, ou derivações.

Nesse circuito que eu mostrei eu já vi pelo menos 3 Grounds, ai já fiquei confuso, esses grounds seriam o pólo negativo nesse circuito? onde eles ficariam ligados?

Sim. Negativo em relação à alimentação. O Terra é para onde os elétrons vão pra poder haver corrente elétrica. GND (terra) é sempre GND. Estão todos interligados. É que no esquema elétrico, pra facilitar, os sinais são sempre terminados. É só uma forma de representação.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ian

Aqui comigo, no pendrive tenho estas apostilas para te oferecer. É um início. Aconselho vivamente a comprar livros, pois as apostilas, por melhores que sejam, são sempre resumos, nem sempre contendo todas as explicações necessárias.

O livro que recomento é Eletrônica e Teoria dos Circuitos de Boylestad.

Infelizmente não tenho aqui nemnhuma apóstila sobre circuitos RLC. Dê uma procurada.

Usei o link dado por Bcpetronzio para gaurdar os arquivos aqui do fórum.

Apóstila de Eletrônica - http://www.4shared.com/file/132281239/4eff103f/tima_Apostila_de_Eletronica.html

Circuitos com diodos - http://www.4shared.com/file/132281388/dbce9355/Circuitos_com_diodos-excelente.html

O semicondutor e seus mistérios - http://www.4shared.com/file/132281960/4601b33f/O_semicondutor_e_seus_mistrios.html

Introdução à eletrônica digital - http://www.4shared.com/file/132282629/4258264c/apostila_de_eletronica_digital.html

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! Como o Joagostini sugeriu a leitura de livros, dei uma procurada no google e achei esse site:

http://www.livrosdeengenharia.com.br/defaultlivros.asp

Contem muitos livros execelentes! Mas o problema de comprar livros é o preço, ainda mais pra quem sabe pouco (eu), tem que compra varios para o estudo, ai a conta fica auta, kkkkkkkkk

Até mais!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...