Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 5870 - Tópico Oficial


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá @lord_samael.

 

Qual a configuração completa do seu PC? É importante informar, afim de facilitar a análise dos colegas que se dispuserem a ajudar. Dessa forma, poderá conseguir ajuda mais rapidamente.

 

Caso não saiba identificar os componentes do PC, leia o seguinte tutorial: Saiba como descobrir a configuração do seu PC.

 

Ficamos no aguardo, para que possamos indicar alguma sugestão.

 

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Pessoas do Fórum, como vão?

 

Pra variar, Battlefield me dando trabalho! rs

 

Ontem esteve bem quente por aqui e, jogando, estranhei o aquecimento do gabinete por fora mesmo. Abrindo até os HDs estavam bem quentes (pro meu padrão). Hoje resolvi abrir tudo e fazer uma limpeza.

 

A questão é a seguinte. Eu tinha um ventilador na lateral do meu gabinete (CM-690) jogando ar frio para a VGA (este ventilador estava na posição inferior da lateral (o ar pega meio que parte na fonte, parte na inferior da VGA) – esse gabinete tem duas aberturas na lateral. Mas não sei, nunca achei que ajudasse tanto ele ali, exceto sujar com poeira (não tem telinha protetora na lateral).

 

Pois bem. Consegui finalmente abrir a frente do gabinete (sempre tive medo de abrir e quebrar, pois é bem pesado) e tinha bastante poeira no ventilador frontal (limpeza1.jpg). Tendo enfim aberto a tampa frontal, pensei em tentar uma coisa: colocar +1 ventilador na frontal, na parte superior, onde tem as baias para drives.

 

post-407366-0-15116800-1410715503.jpg

 

Tá, não tem como prender ele ali, mas fiz uma gambiarra aprovada pelo McGyver só pra testar inicialmente a posição (limpeza2.jpg). Este é um ventilador com controle de velocidade traseira, assim posso regular para dias mais quentes. Parece funcionar bem e me soa coerente com o fluxo de ventilação, ajudando com ar novo tanto para a HD 5870 e também o processador.

 

post-407366-0-08794800-1410715652_thumb.

 

Ao ligar, notei (relembrei, na verdade) que essa VGA tem um (d)efeito esquisito, onde ela faz sair ar quente da frente da placa! Nesse caso confronta ar frio entrando e ar quente saindo. Gente?! É uma XFX ATI Radeon HD5870 ZNFC.

 

Dito isso, pergunto. É crítico esse layout que fiz, com um segundo ventilador frontal jogando ar frio para o fluxo frente-trás passando pela VGA e CPU? Pode dar alguma zica essa mistura de "ar quente-saindo/frio-entrando" na VGA?

 

Segunda questão, o ventilador inferior da frente do gabinete é beeem fraquinho! Mal se sente a brisa que entra. Eu deveria, então, retirar o ventilador original cooler Master e colocar esse meu controlável (fica muito forte no máximo, como também barulhento) e substituir o debaixo? Deixando apenas um? Ou no caso, levando em consideração a zica do ar quente saindo pra frente, mesmo assim 2 ventiladores é a melhor alternativa (penso, nesse caso, comprar um segundo regulável pra deixar em baixo também)?

 

O que sugerem? A ideia não é só ajudar a VGA mas o sistema como um todo.

 

Obrigado e um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, na falta de comentários, tive que testar na prática e relato:

 

Não sei qual a exatidão dos testes, mas, ao final das contas, percebi que sim, existe o conflito de ar quente-frio com essa VGA se eu usar um ventilador frontal superior trazendo ar frio para dentro.

 

Pelo fato deste modelo de VGA fazer exaustão de ar quente também para a frente (?) notei que, quanto mais aumentava o fluxo de ar do ventilador frontal/superior, mais a VGA esquentava! (O processador, por outro lado, foi beneficiado nesse layout.)

 

Inclusive cheguei a experimentar inverter o fluxo de ar, de dentro para a frente do gabinete e isso pareceu também ajudar a VGA pois retira o ar quente acumulado na parte frontal do gabinete pra fora. Mas apenas testei essa alternativa, pois entendi que afinal seria melhor retirar esse ventilador superior frontal.

 

Talvez no futuro pegar uma fonte modular para poder experimetar ventilação de baixo para cima, que parece ser uma boa alternativa.

 

Nos testes, deixei o Battlefield 3 aberto na primeira tela interativa do jogo, em modo janela. Assim pude ir vendo as temperaturas pelo Catalyst e pelo Core Temp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...