Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com montagem


cezar.opaleiro

Posts recomendados

Olá pessoal!

Fiz um programa e gravei no PIC, tudo ok!

Só que estou tendo problemas com a parte de hardware, creio eu...

O que acontece é o seguinte: faço todas as ligações PIC x LCD, estou usando a porta USB do meu computador como fonte, então ligo o cabo USB, o LCD só fica com a primeira linha com os quadradinhos acesos, ae eu ponho o dedo no PIC ou perto ele então o programa começa a executar mas só executa por alguns instantes e depois pára...se ir pondo o dedo apertando ele funciona e pára.

O que deve ser?

Ruído da fonte USB??

Ruído da placa de desenvovimento??

Pra mim tinha que plugar no USB e o programa ficar funcionando direto...

O que eu faço?? Só falta esse bendito mau contato pra resolver meu problema...

Valeu!

Abrs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
cezar, no teu programa ja experimentoou desabilitar o watchdog?

pode estar dando overfflow e acontecendo isso no teu prog.

verifique os pinos do pic se não tem mau contato!

abs.

Sim Felipe, o WatchDog ta desabilitado...vou verificar novamente se há mau contato. valeu pela dica!

Abrs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo cezar.opaleiro,

Talvez o seu problema seja as os pinos conectados nos dois botões. Notei que na foto, não há resitores pull-ups nos dois pinos de entrada. Então, o que pode estar acontecendo é que os dois pinos declarados como entrada, estejam flutuando e ocasionando problemas no seu programa.

Se não der certo, poste o código para que possamos ajudar. Como já disse o nosso amigo Dani piresk.

:rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu passei por esse problema em um outro post, no meu proto funcionava ok, mas no proto do outro colega ficava louco também ..

Acho que o que falta é o seguinte :

1 - Mude a palavra de CONFIG para usar o pino RA5 como /MCLR

2 - Acrescente o famoso circuito de Reset ( Resistor de 47K e capacitor de 220 Nf ) ligado nesse pino.

3 - Coloque resistores de carga nos pinos que tem botões, de 4k7, ligados ao +5v.

4 - Eu ligaria o pino de R/W do display ao PIC.... senão a temporização fica muito crítica....

5 - Tem de acrescentar dois capacitores ligados direto nos pinos de alimentação e terra do Pic , um de 47uF e outro de 100nF, para fazer a filtragem. Monte em cima do Pic mesmo no seu protoboard.

6 - Cuidado com a ligação do backlite, ligue direto nos bornes de alimentação em vez de usar o protoboard.

Se ainda assim não funcionar, coloque o código para a turma ver se tem algum erro.

Se voce quiser, diga o que que voce quer que o programa faça, eu faço um programa aqui em Basic e te mando o .hex para voce gravar ok ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez muito obrigado pessoal!

Vou fazer as modificações propostas por vocês!

Amigo aphawk, mas o que eu acho estranho que com relação a código creio que esteja tudo correto pois eu simulo no ISIS Proteus e lá tudo funciona perfeitamente...

Abaixo segue a tela da simulação:

proteus.jpg

aphawk, no item 4, você diz para ligar o RW do LCD no PIC mas onde posso conecta-lo? A porta que restou foi a RA5. O lance é que estou com apenas 3 capacitores 1 de 200k, 1k e 100k, já resistores tenho vários de 10k...será que dá pra quebrar um galho?

Tive uma ideia...pra gente saber se o problema está no meu código...faça um programinha para mim...nem precisar ser programa de usar entrada e saída...faça um que escreva no LCD assim:


//portugol hehehe
loop{
escreve("Teste")
delay(500)
escreve("Display LCD")
delay(500)
}

Faça pro PIC16F88, que é o que estou usando...ae quando você me mandar o arquivo .hex eu gravo se funcionar, agente conclui que o problema esta no meu programa, entende?

Meu email é [email protected]

valeu aphawk!

Abrs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá meus amigos!

Segundo as dicas que o nosso amigo aphawk me passou eu fiz o seguinte:

1 - Mude a palavra de CONFIG para usar o pino RA5 como /MCLR

Já estava

2 - Acrescente o famoso circuito de Reset ( Resistor de 47K e capacitor de 220 Nf ) ligado nesse pino.

Eu não tinha um de 220 então eu coloquei um de 100 sem o resistor

3 - Coloque resistores de carga nos pinos que tem botões, de 4k7, ligados ao +5v.

Coloquei, mas resistor de 10k, é o que eu tinha...

4 - Eu ligaria o pino de R/W do display ao PIC.... senão a temporização fica muito crítica....

Ainda não sei como fazer...a não ser pela RA5, acabaram se as portas.

5 - Tem de acrescentar dois capacitores ligados direto nos pinos de alimentação e terra do Pic , um de 47uF e outro de 100nF, para fazer a filtragem. Monte em cima do Pic mesmo no seu protoboard.

Coloquei apenas 1 capacitor de 100

6 - Cuidado com a ligação do backlite, ligue direto nos bornes de alimentação em vez de usar o protoboard.

Não liguei direto na fonte, pois no datasheet do LCD fala para colocar um resistor de 120 ohms, ae fico com receio de ligar direto.

O que aconteceu...

Quando eu deixo o RA5 sem nada...só fica a primeira coluna acesa do LCD, como nas fotos. Agora se eu ligar o capacitor e ligar no +5V no RA5, o LCD acende as 2 linhas e quando eu aperto os botões o LCD apaga e acende as 2 colunas novamente, os LEDs parecem ficar acendendo como na simulação isso é um bom sinal heheh! Teve uma hora que o LCD começou a escrever um monte de mensagens esquisitas e depois parou...bom amigos acho que estamos perto de mata a charada...fiquei curioso agora pra saber o q q é...o PORTA RA5 parece estar influenciando...

Alguém me sujere algum teste? Ou alguma modificação?

Abrs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 - Acrescente o famoso circuito de Reset ( Resistor de 47K e capacitor de 220 Nf ) ligado nesse pino.

Eu não tinha um de 220 então eu coloquei um de 100 sem o resistor

Sem o resistor não funciona!

O circuito do reset vai garantir que o processador fique "parado" (em condição de reset) até que a alimentação esteja estabilizada... Sem ele, quando você liga o circuito, o processador inicializa com um monte de lixo na memória e com a alimentação ainda não totalmente estabilizada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem o resistor não funciona!

O circuito do reset vai garantir que o processador fique "parado" (em condição de reset) até que a alimentação esteja estabilizada... Sem ele, quando você liga o circuito, o processador inicializa com um monte de lixo na memória e com a alimentação ainda não totalmente estabilizada!

Olá amigo cabteixeira!

valeu pela dica!

Será que é isso...eu posso ligar um resistor de 10k + um capacitor de 100?

Abrs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita nóis .... mais um daqueles "casos obscuros" hehehehe

Cezar, posta o esquema elétrico certinho, prá gente tentar entender e ver se ajudamos a resolver isso !!!!

Paulo

Ok!!!! Paulo!!!

O que você precisa?

Pode ser diagrama no ISIS ou é melhor eu tirar fotos do circuito montado propriamente falando?

Num vejo a hora disso funcionar...:rolleyes:

Abrs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, salve uma tela do seu circuito usando o ISIS mesmo, ele salva o esquema no formato .bmp, depois voce converte para o .jpg e envia para a gente ver ok ?

Paulo

Olá Paulão!

Salvei a imagem do projeto rodando no ISIS...no ISIS ele roda perfeitamente.

A diferença no esquema físico são aquelas modificações que você e o pessoal me proporam, dos capacitores e o circuito de reset no PORTA RA5 e tal e esquema físico no lugar dos potenciometros e o pulso eu aterrei. Veja abaixo a figura.

isissimulao.jpg

Agora o projeto físico:

fotoprojeto.jpg

se for o defeito igual acontece no isis usando o codigo gerado no psi ,kkkkkkkk e nervoso kkkkkkk,nao funciona nem a pau o lcd kkkkkkkkkkk.

Amigo sera q nao inverteu os pinos nao?

Olá Jorge!!

No ISIS tudo funciona maravilhosamente bem...mas quando eu monto fica desse jeito...os pinos eu conferi estão certos.

Nossa que charada difícil de matar!

Abrs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...