Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gambiarra para diminuir a voltagem do fan?


Ronny Lanes

Posts recomendados

Boa noite pessoal, eu tenho um gabinete CM690 com 7 fans de 120mm, ele é bem silencioso se não fosse pelos 2 fans da lateral. Todos os fans são baixos (mesmo modelo e tensão que os outros) e só eles estão dando um barulho de "turbina". Eu percebi que colocando minha mão uns 3 cm a frente deles o barulho "parava" então coloquei uma gradinha de pano, mas não adiantou nada... acho que terei que apelar pela tensão então ( se ngm souber uma solução é claro) alguem conhece uma gambiarra para diminuir a tensão? Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

.... Mas vamos ao que interessa, voce pode reduzir para 7V a tensão de alimentação do fan, basta ligar o fan entre os fios amarelo e vermelho no conector de quatro pinos (Molex) que vem da fonte, o amarelo é 12V o vermelho 5V, a diferença de potencial será 7V, o mesmo poderá ser feito ligando entre o vermelho e um dos pretos aí voce terá 5V reduzindo mais ainda a rotação do fan.

Boa sorte.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Direto no cabo molex? Liga o positivo no vermelhinho e o negativo no amarelo e ele baixa pra 7v? É isso?

rsrsrsrsrsrsrs mão*

Se ligares desse modo pode até queimar o fan...

Raciocine comigo..

12 Volts

5 Volts

Qual a mais alta tensão?? 12 Volts correto. Pois ligue o positivo do fan (fio vermelho) no fio amarelo do molex que é a tensão de 12 volts

Consequentemente ligue o fio negativo do fan, (fio preto) no vermelho do molex...

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
eu só não entendi uma coisa, quando se diminui para 7v, se o vermelho é positivo e o amarelo é positivo não queimaria o fan?

É matemática pura. Qual a diferença entre 12 Volts e 5 Volts??

Diferença = 12 - 5 = 7 Volts

Qual o mais positivo => os 12 Volts. Então passa a ser positivo e o de 5 Volts passa a ser o negativo por ser menor...

Imagine isso dai graficamente representado por duas pilhas, uma de 12 Volts e outra de 5 volts e veja ai a distribuição das tensões...

12Volts7Volts5Volts.jpg

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...