Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 5850 - Desempenho em jogos


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP
Alguem já viu algum Site fazendo pré-venda da 5850 ?? (aqui no brasil logico )

OCloja ta vendendo por 1100 reais. Eu quero ver o desempenho da 5770 tambem. A 4770 aqui faz um otimo estrago e a 5770 pode ser minha futura placa, isso se não sair nenhuma middle da nova geração da NVIDIA. 9600gt, nossa :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses fans aí são os Coolermaster R4?

Se forem, bom, é duvidoso que eles realmente movam 90CFM alcançando apenas 19dB, mas com certeza são silenciosos, e movem bastante ar.

São sim, e é verdade que não fazem 90. Um pessoal aqui do fórum mesmo testou, comparou e chegou à conclusão de que fazem por volta de 70CFM, com ruído mínimo. A conclusão foi de que o custo x benefício vale a pena, pois eles custam entre R$18 e R$24!:D

Waterblocks são os blocos pelos quais passam a água de um sistema watercooler. Geralmente fazem esses blocos para placas que esquentam muito, ou placas "entusiastas".

Existem os waterblocks que resfriam apenas a GPU, e tem os que cobrem a placa toda. Aqui tem um link aqui do fórum que vai explicar melhor: Water Cooler - Refrigeração Líquida. Espero ter te ajudado!

Ah, tá... são pra casos mais extremos, pro povo que curte overclock, então. Meu negócio é longevidade, vida útil!:D

Você ajudou sim, e muito! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem sempre são pra casos extremos de OC. claro, se você é um Overclocker extremo, não vai tentar atingir o máximo com um cooler a ar...

mas como o Water Cooler abaixa BASTANTE as temperaturas em relação ao Air cooler, vale a pena até mesmo comprar kits compactos como o Swiftech H2O-220 Compact, que custa em torno de R$600~700, ou até um Thermaltake Bigwater 760i (por exemplo) que refrigera bem o sistema.

A vantagem é o menor ruído, a boa performance, e a longevidade, bem como a capacidade de expansão e upgrade.

A desvantagem é o preço e a manutenção, eu é até relativamente fácil depois do começo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem sempre são pra casos extremos de OC. claro, se você é um Overclocker extremo, não vai tentar atingir o máximo com um cooler a ar... mas como o Water Cooler abaixa BASTANTE as temperaturas em relação ao Air cooler, vale a pena até mesmo comprar kits compactos como o Swiftech H2O-220 Compact, que custa em torno de R$600~700, ou até um Thermaltake Bigwater 760i (por exemplo) que refrigera bem o sistema. A vantagem é o menor ruído, a boa performance, e a longevidade, bem como a capacidade de expansão e upgrade. A desvantagem é o preço e a manutenção, eu é até relativamente fácil depois do começo.

Hummm, entendi. A manutenção é tão chata/difícil assim? Há como mensurar (quantificar) o ganho em ruído, performance e longevidade?

Mais uma vez, obrigado pelas respostas.^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummm, entendi. A manutenção é tão chata/difícil assim? Há como mensurar (quantificar) o ganho em ruído, performance e longevidade?

Mais uma vez, obrigado pelas respostas.^_^

Olha, ao meu entendimento, a manutenção só é difícil no começo, pois é no começo que há o perigo de vazamentos.

Por isso, seria bom instalar o sistema sem conectar ao CPU/mobo/GPU, porque se vazar não vaza nas peças.

Olha, não sei se dá pra quantificar os ganhos, mas uma HD4870 que pode chegar até 80~90ºC em alguns casos, não passa de 45~50ºC em Full load com um bom sistema watercooler.

Os CPUs também ganham bastante vida útil, pois no geral, sem OC, eles não passam de 35ºC em full load com um bom sistema.

Sobre o ruído, aí depende muito do que você acha barulhento e dos fans que você colocar. Mas pensa em colocar por exemplo, 2 radiadores e 4 desses CoolerMaster R4, a 19dB cada.

Existe ainda o "silêncio supremo" que vem dos radiadores passivos. Um exemplo é o Zalman Reserator1 v2 que possui um radiador gigante e por isso não é necessária a instalação de um fan, que vem como acessório com o kit.

aqui um review dele:

Espero ter ajudado, apesar do post enorme...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, ao meu entendimento, a manutenção só é difícil no começo, pois é no começo que há o perigo de vazamentos.

Por isso, seria bom instalar o sistema sem conectar ao CPU/mobo/GPU, porque se vazar não vaza nas peças.

Olha, não sei se dá pra quantificar os ganhos, mas uma HD4870 que pode chegar até 80~90ºC em alguns casos, não passa de 45~50ºC em Full load com um bom sistema watercooler.

Os CPUs também ganham bastante vida útil, pois no geral, sem OC, eles não passam de 35ºC em full load com um bom sistema.

Sobre o ruído, aí depende muito do que você acha barulhento e dos fans que você colocar. Mas pensa em colocar por exemplo, 2 radiadores e 4 desses CoolerMaster R4, a 19dB cada.

Existe ainda o "silêncio supremo" que vem dos radiadores passivos. Um exemplo é o Zalman Reserator1 v2 que possui um radiador gigante e por isso não é necessária a instalação de um fan, que vem como acessório com o kit.

aqui um review dele:

Espero ter ajudado, apesar do post enorme...

A minha HD4850 nao é a primeira nem segunda qe vejo Chegar

100ºC :wacko: , Mas Duvido que a HD5850 Chegue a tudo isso

Como esses Water Cooler sao meio caro ainda , tem que se sustentar com fan mesmo ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha HD4850 nao é a primeira nem segunda qe vejo Chegar

100ºC :wacko: , Mas Duvido que a HD5850 Chegue a tudo isso

Como esses Water Cooler sao meio caro ainda , tem que se sustentar com fan mesmo ^^

então, lendo os reviews, ela pode chegar a 70~75ºC, o que ao meu ver é bem quente. então, comprar um WC para mantê-la em cerca de 40~50º em Full Load, dependendo da qualidade do block, seria bem útil não?

Os kits WC nem estão muito caros. Apenas os High-end que ainda passam de R$ 1.000. Tem muitos kits bons como o Thermaltake Bigwater 760i que mantém o CPU a 40~45ºC em full load, e custa em torno de R$700.

Se for só pro CPU, tem o

, que é um sistema lacrado e portanto não suporta modificações, mas segura um i7 920 @ 4,0Ghz 1,3v a 36ºC idle e 58ºC full load, o que é espetacular, pois com o cooler stock, as temps são 44ºC idle e 88ºC full. Esse H50 custa em torno de R$350.

Outra vantagem dos WCs é a grande estabilidade. Enquanto com o Air Cooler, com o passar do tempo, a temperatura vai subindo de pouco em pouco, com o WC ela se mantém estável, e possibilita bons OCs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estava olhando uns reviews...

Amei a placa. Mesmo desempenho da GTX 285 com AA8x e em alta resolução (1920x1200). A filha da mãe ainda ta escalando muito bem em CrossfireX. Agora é só esperar o preço abaixar, por que até agora o preço da HD5850 está igual ao da HD5870.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estava olhando uns reviews...

Amei a placa. Mesmo desempenho da GTX 285 com AA8x e em alta resolução (1920x1200). A filha da mãe ainda ta escalando muito bem em CrossfireX. Agora é só esperar o preço abaixar, por que até agora o preço da HD5850 está igual ao da HD5870.

Brasil sil sil..

Lá fora o preço dela está excelente.

Só falta sair o teste do Xbit pra vermos o quanto exatamente ela consome.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, também to na expectativa do review na Xbit labs, se a HD5870 gastou 107W imagine a HD5850.

Nossa mais o CrossFire dessas crianças foi assustador, no Guru3d ela só perdeu, se eu não me engano, 1 vez só para o SLI de GTX285, no restante ela simplesmente humilhou, sem contar o desempenho sozinha, sem comentários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, ao meu entendimento, a manutenção só é difícil no começo, pois é no começo que há o perigo de vazamentos.

Por isso, seria bom instalar o sistema sem conectar ao CPU/mobo/GPU, porque se vazar não vaza nas peças.

Beleza.

Olha, não sei se dá pra quantificar os ganhos, mas uma HD4870 que pode chegar até 80~90ºC em alguns casos, não passa de 45~50ºC em Full load com um bom sistema watercooler. Os CPUs também ganham bastante vida útil, pois no geral, sem OC, eles não passam de 35ºC em full load com um bom sistema. Sobre o ruído, aí depende muito do que você acha barulhento e dos fans que você colocar. Mas pensa em colocar por exemplo, 2 radiadores e 4 desses CoolerMaster R4, a 19dB cada.

É, faz baixar bastante mesmo. O duro é a grana a mais e a instalação mesmo... tenho um medo danado de fazer alguma besteira. Essas novas HD5870/5850 têm cooler "original" bom, ou seria aconselhável comprar um à parte pra GPU? Já vi os CM R4 trabalhando e achei extremamente silenciosos, não veria problema em pegar mais de 2 deles.

Existe ainda o "silêncio supremo" que vem dos radiadores passivos. Um exemplo é o Zalman Reserator1 v2 que possui um radiador gigante e por isso não é necessária a instalação de um fan, que vem como acessório com o kit. aqui um review dele:

Espero ter ajudado, apesar do post enorme...

Vou ler com mais tempo e acuidade os tópicos aqui do fórum que falam de WC, quero entender melhor a montagem. Não entendi muito bem o esquema de funcionamento desse Zalman Reserator, vou observar melhor e ler mais.

Ajudou sim, com certeza! Agradeço mais uma vez!

Brasil sil sil.. Lá fora o preço dela está excelente. Só falta sair o teste do Xbit pra vermos o quanto exatamente ela consome.

É, os preços estão melhorando mesmo! Mas a 5850, pelo menos aparentemente, terá melhor custo x benefício, não? Claro, isso pra quem não se importa em deixar de comprar a top das tops do momento...:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu não diria pechincha né...

Tá mais barata que uma GTX295 ou que uma HD4870x2, isso é.

Nos EUA que tá legal de comprar: US$250!!!

O luis, é o seguinte, esse Zalman Reserator trabalha com a ideia de fazer o mínimo barulho possível, logo, sem o ventilador. Para isso, ele tem que aumentar a área de contato entre o ar, e as aletas que dissipam o calor do radiador. Por isso, ele é grande e produz praticamente nenhum barulho.

Tem como colocar o ventilador em cima, como deu pra ver no vídeo, mas aí já tem um pouco de barulho.

Sobre a HD5850/5870, de acordo com os reviews, elas estão chegando até 71ºC, o que eu considero particularmente quente. Agora, em comparação às HD4850/4870, elas não estão tão quentes assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu considero uma pechincha.

Levando em conta o preço de lançamento dos GT200, que era absurdo, e com a potência dos mesmos pra tal época, e comparando com a potencia mostrada do R800, que nem é a total, já que o verdadeiro ponto de desempenho deles não tá sendo explorado; pelo consumo baixo, pelas comparações até agora, margem de overclock, e comparação com vgas na mesma faixa de preço atualmente, eu considero sim uma pechincha.

Se Deus quiser, o próximo up no pc, vai ser com um bebê desses; Agora só falta a grana, hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, mas mesmo levando em conta essa comparação, ainda está muito longe do limite possível de muita gente no Brasil...

+ de R$1000 é coisa pra caramba. E tá assim por causa do dólar baixo. Se subir...

Bom, eu estava vendo o preço das GTX285 no Newegg, e estão absurdamente caras. Passam de US$330, e estão quase tão caras quanto as HD5870.

Se a Nvidia não se mobilizar rapidamente, apesar da galera que mesmo com VGAs de R$2000 fazem questão de comprar as verdinhas, a ATI vai levar boa parcela do mercado que ainda pensa em custo/benefício. Convenhamos, US$250 pro uma VGA que pode ser comparada às VGAs tops (X2) no mercado é MUITO atraente. Isso além do gasto que é mínimo.

PS: meio off-topic, mas eu tava lendo uns reviews da HD4770, e parece que ela gasta apenas 50W em full load. Rapaz, um Quad-Crossfire com essas em uma M4A79T-Deluxe deve ser uma beleza hein?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O luis, é o seguinte, esse Zalman Reserator trabalha com a ideia de fazer o mínimo barulho possível, logo, sem o ventilador. Para isso, ele tem que aumentar a área de contato entre o ar, e as aletas que dissipam o calor do radiador. Por isso, ele é grande e produz praticamente nenhum barulho. Tem como colocar o ventilador em cima, como deu pra ver no vídeo, mas aí já tem um pouco de barulho. Sobre a HD5850/5870, de acordo com os reviews, elas estão chegando até 71ºC, o que eu considero particularmente quente. Agora, em comparação às HD4850/4870, elas não estão tão quentes assim.

Beleza, entendi. Talvez seja o caso, então, de pegar um full cover waterblock pra GPU e alguns fans Cooler Master R4 pro gabinete, assim fica uma temperatura bem razoável e o custo fica decente. Ou não?

Já saiu o teste da Xbit? Onde procuro?

Mais uma vez, obrigado pelas respostas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Beleza, entendi. Talvez seja o caso, então, de pegar um full cover waterblock pra GPU e alguns fans Cooler Master R4 pro gabinete, assim fica uma temperatura bem razoável e o custo fica decente. Ou não?

Já saiu o teste da Xbit? Onde procuro?

Mais uma vez, obrigado pelas respostas!

Aqui:

http://www.xbitlabs.com/

Não saiu ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Beleza, entendi. Talvez seja o caso, então, de pegar um full cover waterblock pra GPU e alguns fans Cooler Master R4 pro gabinete, assim fica uma temperatura bem razoável e o custo fica decente. Ou não?

Já saiu o teste da Xbit? Onde procuro?

Mais uma vez, obrigado pelas respostas!

Hi Luis, ja saiu full block para HD5850, a EK e a Aquacomputer ja estão diponibilizando, segue o link

http://www.aquatuning.co.uk/index.php/cat/c843_5850-5870.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Luis, ja saiu full block para HD5850, a EK e a Aquacomputer ja estão diponibilizando, segue o link

http://www.aquatuning.co.uk/index.php/cat/c843_5850-5870.html

Opa, obrigado, Beto!

você tem ideia de quanto tempo leva pra chegar às lojas aqui do Brasil, se é que chega?

Tenho lido reviews diversos e percebi que compensa mais pegar a 5850 pelo custo/benefício. Antes, eu tinha em mente pegar a 5770. Acho a 5870 fora dos meus padrões, já que por mais que seu preço caia, em tese o custo/benefício da 5850 tende a continuar melhor.

Mais uma vez, agradeço!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Opa, obrigado, Beto!

você tem ideia de quanto tempo leva pra chegar às lojas aqui do Brasil, se é que chega?

Tenho lido reviews diversos e percebi que compensa mais pegar a 5850 pelo custo/benefício. Antes, eu tinha em mente pegar a 5770. Acho a 5870 fora dos meus padrões, já que por mais que seu preço caia, em tese o custo/benefício da 5850 tende a continuar melhor.

Mais uma vez, agradeço!

Abraço

Já chegaram em algumas lojas:

http://forum.clubedohardware.com.br/promocoes-bons-precos/650162

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, mas não achei full block (waterblock) pra 5850 em nenhum link do post. Aliás, não vi indicação pra nenhum full block. você poderia me ajudar?

Alguém tem ideia de quanto sairia uma compra na loja que o BetoUK indicou? Digo isso em termos de conversão Libra-Real, impostos, frete, etc (moro em SP-Capital).

Valeu!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei lendo vários reviews por aí e tenho cada vez mais convicção acerca da grande vantagem da HD5850: custo/benefício.

Achei a conclusão deste review aqui do Ultimate Hardware interessante:

"FINAL RESULT - COMMENT - MSI Radeon HD 5850 gave a fantastic result against the MSI Radeon HD 5870 and as expected it's performance was less than the MSI Radeon HD 5870. However the most impressive thing about the MSI Radeon HD 5850 is that the performance difference was only 16%. You might be asking yourself why is being 16% slower such a great result? The answer to that is the MSI Radeon HD 5850 is 34% cheaper than the MSI Radeon HD 5870 yet offers all of the features of the MSI Radeon HD 5870. This makes the MSI Radeon HD 5850 a great buy!"

(Resultado final - Comentário - MSI Radeon HD 5850 deu um resultado fantástico em comparação com a MSI Radeon HD 5870 e como esperado sua performance foi menor que a da HD 5870. Entretanto a coisa mais impressionante sobre a HD 5850 é que a diferença de performance foi de apenas 16%. Você deve estar se perguntando "por que ser 16% mais lento é um grande resultado?" A resposta para isso é que a HD 5850 é 34% mais barata que a HD 5870 e ainda oferece todas as características da HD 5870. Isto faz da Hd 5850 uma excelente compra!)

Fonte: http://www.ultimatehardware.net/ati/msi_radeon_hd_5850.htm .

Aqui no Brasil a diferença é de cerca de 30% (com base nos preços do tópico aqui do CdH), o que corrobora o que foi dito no review.

Espero que até dezembro os preços tenham caído um pouquinho, assim dói menos.:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Luiz, este site mostra comparativos bem interessantes:

http://www.computerbase.de/artikel/hardware/grafikkarten/2009/test_ati_radeon_hd_5850_crossfire/18/#abschnitt_performancerating

Medem o desempenho relativo quando a placa usa filtros pesados.

Geralmente, quanto mais se sobe em desempenho, menor é o custo/benefício.

A 5850 tem uma performance/watt excelente se for comparada a 4890 por exemplo, quando o preço chegar um pouco mais perto veremos 5850 vendendo bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, este site mostra comparativos bem interessantes:

http://www.computerbase.de/artikel/hardware/grafikkarten/2009/test_ati_radeon_hd_5850_crossfire/18/#abschnitt_performancerating

Medem o desempenho relativo quando a placa usa filtros pesados.

Geralmente, quanto mais se sobe em desempenho, menor é o custo/benefício.

A 5850 tem uma performance/watt excelente se for comparada a 4890 por exemplo, quando o preço chegar um pouco mais perto veremos 5850 vendendo bastante.

Noooossa, essas 58x0 são uns monstros!:eek: O CF de 5850 é simplesmente humilhante!:D

Tomara que elas baixem de preço até dezembro ou janeiro! Se for o caso, monto o PC sem placa de vídeo mesmo e espero a 5850 chegar a um bom patamar.

Obrigado pelo link dos comparativos, é bem interessante mesmo!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...