Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como proteger equipamentos eletrônicos de descargas elétricas ?


Beronga

Posts recomendados

  • Membro VIP

Tente buscar por outras marcas importadas também. Como exemplo, veja ai praticamente um manual sobre os diferentes modelos e marcas de proteções para equipamentos eletrônicos: http://www.antonline.com/c_0_8719_2_0_A_1_0.htm

O pessoal que curte áudio, HT, e associados, os audiófilos, costumam adotar esse tipo de proteção. Procure por essas marcas dai também em lojas fora do ambiente informática. As lojas de áudio costumam ter desse tipo de equipamento.

Dei uma fuçada no Google e em um minutinho encontrei duas referências:

http://64.233.163.132/search?q=cache:yJXxksPU5boJ:www.elitpro.com.br/loja/produtos_descricao.asp%3Flang%3Dpt_BR%26codigo_produto%3D122+PANAMAX+SP8-AV&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a

http://www.crystalaudio.com.br/search.asp?marca_id=13&ident=2

Somente como referência as citei. Procure mais ...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo. Procuraste pouco..

Só compraria esse Upsai se a energia em minha casa fosse 220 volts.

Para 110 Volts adotaria um desses da APC:

http://www.justshop.com.br/product_info.php?products_id=1106

ou

http://www.justshop.com.br/product_info.php?products_id=1101

Preços bons, produtos excelentes..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Opa, bl?

Aproveitando o topico,faço curso de eletrotecnica, e to tendo materia sobre tal assunto...

Bom, o Prof fez a seguinte pergunta "como se faz pra aterrar de forma eficaz, componentes eletronicos q nao tenha pino/entrada pro terra.

Bom teve chamada oral disso q ngm da turma acertou e agora a pergunta vai cair na prova...

Bom minha resposta foi +/- assim " aterrar o neutro, fazer equipotencializaçao dos terras e colocar um dispositivo contra surtos" ele disse q falta coisa e eu to perdido ^^

Alguem por acaso saberia a resposta? =P

*tomara q alguem veja esse topico ainda ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, bl?

Aproveitando o topico,faço curso de eletrotecnica, e to tendo materia sobre tal assunto...

Bom, o Prof fez a seguinte pergunta "como se faz pra aterrar de forma eficaz, componentes eletronicos q nao tenha pino/entrada pro terra.

Bom teve chamada oral disso q ngm da turma acertou e agora a pergunta vai cair na prova...

Bom minha resposta foi +/- assim " aterrar o neutro, fazer equipotencializaçao dos terras e colocar um dispositivo contra surtos" ele disse q falta coisa e eu to perdido ^^

Alguem por acaso saberia a resposta? =P

*tomara q alguem veja esse topico ainda ^^

Ligar o terra no neutro?

Isso ai se chama gambiarra, pelo o que eu sei.

Mas espere algum crânio no assunto (_Rau_) responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o neutro é aterrado obrigatoriamente na caixa de distribuição para segurança em caso de perda do neutro, evitando assim corrente de retorno. ( sistema de aterramento TN ) existem varios tipos de aterramento e o "melhor de tudo" é q nenhum é 100% ^^

Mas entendi o que tu entendeu, exemplo no chuveiro, em que alguns ligam o fio terra do chuveiro, no neutro, isso ate pegar fogo na casa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Estou eu aqui lendo alguns comentarios de gente dizendo que filtro de linha é melhor que estabilizador, sejam mais lucidos camaradas, é logico que um bom estabilizador de energia é muito melhor que um simples filtro de linha, vai ai minha pergunta pra vocês responderem e entenderem a farça do filtro de linha: se a fonte do computador foi projetada para ser um filtro de linha então pra que comprar outro filtro de linha? viu!!, os estabilizadores e os no-break's sao os mais indicados e adequados aparelhos para proteçao individual de seus aparelhos eletronicos, se nao fosse o meu estabilizador de linha cara mais otimo meu computador ja teria ido pro saco me salvou 3 vezes, dica importante sempre aterre otimamente seu estabilizador para que ele funcione 100%, é claro que a varios no mercado e de muitas marcas, mas sempre tem os melhores e otimos ok!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vai ai minha pergunta pra vocês responderem e entenderem a farça do filtro de linha: se a fonte do computador foi projetada para ser um filtro de linha então pra que comprar outro filtro de linha?

Na verdade é o oposto, a fonte foi projetada para ser um estabilizador. Dá uma olhada na imagem abaixo:

imageview.php?image=24756

Repare na seta vermelha, ela indica a tensão de entrada suportada pela fonte. Qualquer tensão alternada entre 100V e 240V. Qualquer. Você conhece algum estabilizador que trabalhe com essa faixa tão grande?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou eu aqui lendo alguns comentarios de gente dizendo que filtro de linha é melhor que estabilizador, sejam mais lucidos camaradas, é logico que um bom estabilizador de energia é muito melhor que um simples filtro de linha, vai ai minha pergunta pra vocês responderem e entenderem a farça do filtro de linha: se a fonte do computador foi projetada para ser um filtro de linha então pra que comprar outro filtro de linha? viu!!, os estabilizadores e os no-break's sao os mais indicados e adequados aparelhos para proteçao individual de seus aparelhos eletronicos, se nao fosse o meu estabilizador de linha cara mais otimo meu computador ja teria ido pro saco me salvou 3 vezes, dica importante sempre aterre otimamente seu estabilizador para que ele funcione 100%, é claro que a varios no mercado e de muitas marcas, mas sempre tem os melhores e otimos ok!!

Da mesma forma te pergunto:

Se uma fonte já estabiliza suas tensões por conta própria, pra quê colocar um estabilizador para atrapalhar tudo?

GMDC_TOUCHE_Sharenator_Moti_Posters-s355x453-79984-535.jpg

E porque eu uso computadores desde 1998, nunca utilizei estabilizadores (tirando um período de loucura entre final de 2007 e começo de 2008), morando em dois estados diferentes e nunca perdi uma fonte sequer?

GMDC_TOUCHE_Sharenator_Moti_Posters-s355x453-79984-535.jpg

Recomendo que leia este material:

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

E os filtros de linha que recomendamos tem como principal característica a função de proteção contra surtos, que é feita por meio de varistores que absorvem tais surtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ALGUEM ME DIZ COMO EU POSSO FAZER UMA PERGUNTA, EU NÃO SEI AONDE FAZER ISSO KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Vá no setor onde deseja fazer a pergunta e clique em:

newthread.gif

Mas antes, verifique se não existe algum tópico fixo que já trata do assunto.

E lembre-se de ler as Regras locais do setor onde for postar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria dos filtro de linha que tem no mercado na verdade são protetores contra surtos, ;). Para filtragem normalmente trazem apenas capacitores. Os melhores, vendidos nos EUA, Europa, etc. trazem indutores e tal.

Eu tenho um estabilizador SMS progressive II 1000VA guardado e juntando poeira a uns 6 anos, um dos melhores da SMS na época. Uns 2 anos atrás eu desmontei ele e vi que para proteção contra surtos (que é o que realmente importa), tem apenas um varistor de 14mm (e sem proteção térmica), e portanto nenhum componente que faça uso do aterramento para proteção adicional, já que esse varistorzinho é somente entre fase e neutro da rede.

O filtro F8 da clone por exemplo, custa bem menos e trás TRÊS varistores de 18mm, fusíveis térmicos, sendo dois varistores que estão ligados ao aterramento. Outros protetores/filtros melhores trazem mais varistores e geralmente de 20mm de diâmetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O filtro F8 da clone por exemplo, custa bem menos e trás TRÊS varistores de 18mm, fusíveis térmicos, sendo dois varistores que estão ligados ao aterramento. Outros protetores/filtros melhores trazem mais varistores e geralmente de 20mm de diâmetro.

Ai estão, do Clone, os varistores e fusíveis térmicos, para quem duvidar ou quiser ver:

FiltroCLONEF8NBR01062detalhedofusveltrmicovaristoresF-TeN-T.jpg

FiltroCLONEF8NBR01062detalhedofusveltrmicovaristorF-N.jpg

FiltroCLONEF8NBR01062detalhedovaristoredocapacitorX2.jpg

FiltroCLONEF8NBR01062detalhedaplacadecircuitoimpresso.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vai ai minha pergunta pra vOcÊs responderem e entenderem a farSa do filtro de linha: se a fonte do computador foi projetada para ser um filtro de linha então pra que comprar outro filtro de linha? viu!!,

Grande parte das boas fontes modernas não têm um varistor, logo é necessário o uso de um protetor contra surtos. Muitas outras fontes boas e modernas trazem um varistor, logo é também recomendado o uso de um protetor contra surtos a fim de preservar o varistor da fonte, cuja substituição é bem menos prática do que substituir o filtro ou os varistores do filtro. Vi.

Quanto aos estabilizadores, aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

Quanto aos nobreaks, aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/break-realmente-salvacao-duvida/912800

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estou eu aqui lendo alguns comentarios de gente dizendo que filtro de linha é melhor que estabilizador, sejam mais lucidos camaradas, é logico que um bom estabilizador de energia é muito melhor que um simples filtro de linha, vai ai minha pergunta pra vocês responderem e entenderem a farça do filtro de linha: se a fonte do computador foi projetada para ser um filtro de linha então pra que comprar outro filtro de linha? viu!!, os estabilizadores e os no-break's sao os mais indicados e adequados aparelhos para proteçao individual de seus aparelhos eletronicos, se nao fosse o meu estabilizador de linha cara mais otimo meu computador ja teria ido pro saco me salvou 3 vezes, dica importante sempre aterre otimamente seu estabilizador para que ele funcione 100%, é claro que a varios no mercado e de muitas marcas, mas sempre tem os melhores e otimos ok!!

Informe-se melhor amigo...

Se adota filtro de linha, no Brasil, nem tanto pela filtragem, e nisso tens razão, boas fontes as tem... Se adota os filtros de linha por causa das proteções contra sobretensão que o mesmo carrega...

Infelizmente, aqui no Brasil, tudo ficou com o mesmo nome, mas no restante do mundo, principalmente no primeiro mundo, eles são conhecidos como "Surge Supressors" ou "Surge Protectors"...

Com o correto uso de dispersores a gás, de varistores e de fusíveis térmicos eles fazem adequada proteção contra surtos de tensão para todos os equipamentos nele ligados..

A enorme maioria das fontes, como já foi dito pelo Kayke, não trás essas proteções e quando as trazem nunca são na quantidade nem na qualidade daquelas dos bons supressores de surto..

Em países sérios, fabricantes sérios, pagam até o valor de 250 mil dolares de cobertura a danos nos equipamentos, se corretamente ligados a seus protetores, se um surto de tensão, quer tenha origem na rede elétrica quer seja induzido na mesma por raios, venha a danificar os mesmos...

Aqui pelo Brasil os fabricantes preferem continuar fazendo inúteis estabilizadores cuja maior vantagem está em seu nome. A força de seu nome "ESTABILIZADOR" é muito maior que qualquer ação que o mesmo faça ou deixe de fazer..

As pessoas sequer entendem corretamente o que ele faz, o estabilizador.. Nenhum fabricante de PC, de impressora, de monitor o recomende, ou o exige, mas o comprador já tem incrustrado em seu DNA a mania de comprar um e se sentir protegido, embora sequer ele prometa isso...

O governo teve de intervir e normatizar a questão pois estabilizadores anteriores a 2006 sequer tinham um elemento de proteção que fosse.

Agora os tem, na menor quantidade possível de se colocar.. Só para cumprir a nova norma..

Desse modo, bem vindo ao século 21, colega KLBOY, e procure melhor se informar. Tente se perguntar porque usas... Vá a fundo..

Veja, só como exemplo, os quase 300 diferentes modelos e marcas de supressores de surto a venda na NEWEGG: http://www.newegg.com/Product/ProductList.aspx?Submit=ENE&N=100007930&IsNodeId=1&bop=And&ShowDeactivatedMark=False&Order=PRICED&PageSize=100

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

-------------------------------

Eu já escrevi sobre o assunto em vários tópicos, mas agora não me lembro onde estão, mas vai um sobre aterramento:

http://forum.clubedohardware.com.br/aterramento-aterra/659241

- Basicamente deve se saber que quanto mais próximo da entrada da fiação elétrica, telefonia e TV a cabo as descargas forem dissipadas, melhor. Pra isso existem os DPS de energia elétrica e DPS de sinal. DPS = Dispositivo Protetor contra surtos.

- Todo sistema de proteção contra descargas tem um aterramento, mas sozinho ele não faz nada.

- Todas malhas aterradas precisam estar em equipotencialidade ou seja, todas devem fazer parte de uma única malha. O aterramento do neutro precisa fazer parte da malha de aterramento do para-raios, se existir e de qualquer aterramento independente, mas o ideal é que saiam de uma mesma malha.

..........

Sei que o tópico é antigo mas fiquei na dúvida:

Nesse manual: http://www.schneider-electric.com.br/documents/electricians/manual_industrial_e_infra-estrutura.pdf é recomendado o aterramento do PE na fundação da edificação para o esquema TT.

Eu imagino que é para o caso do potencial do neutro flutuar.

Na minha casa já houve queima de lâmpadas que estavam desligadas durante tempestades.

Imagino que se deve ao fato de a casa estar muito distante do quadro de entrada onde está aterrado o neutro e a diferença de potencial entre o neutro e a estrutura da casa ter ficado muito elevada.

Seria o caso de aterrar novamente o neutro na fundação da casa?

Ou aterrar o neutro novamente próxima à casa? Neste caso teria que ser TN-C-S?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...