Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Agora é a vez da SMS - módulo isolador


rau

Posts recomendados

Eu uso aqui em casa do modo como lhe falei, e também não tenho aterramento, sem problemas de choque no gabinete..
Ah, tá!
Se puderes ponha ai o aterramento e todo o problema se vai embora..

Certo. Mas me assombrou o fato do gabinete estar a dar choque com a tomada tanto invertida como na posição certa. Posso verificar a questão da fonte ruim ou da má isolação da carcaça com a fonte ou encaixe na placa-mãe? Alguma pista inicial? O técnico que pôs a nova placa-mãe deixou alguns parafusos de encaixa dela faltando. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei com um amigo sobre o assunto, e ele sugeriu, pelo assombroso fato de até o plástico e o vidro :tantan: do monitor estarem dando choque :eek:, que eu verificasse o estado do filtro, afinal, apesar de ter sido bem avaliado, temos que lembrar que é Clone, né?

Vou mandar fazer o aterramento, mas gostaria de descobrir o que está acontecendo, porque, do jeito que está, o aterramento só estará mascarando o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desconfias do filtro???

Fácil..

Desligue o mesmo e ligue seu PC na tomada direto, só para testar, Verifique se ainda dá choque!!!

Tens a faca e o queijo ai para testar.. Tire essa dúvida..

Pode ser na sua fonte uma fuga e não necessariamente no filtro da Clone...

Poste ai. Tenho a nítida impressão que ainda assim, sem o filtro, vai dar exatamente o mesmo sintoma de choque no gabinete, no vidro, no plástico etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://forum.clubedohardware.com.br/newreply.php?do=newreply&p=5111736

Desconfias do filtro???

Fácil..

Desligue o mesmo e ligue seu PC na tomada direto, só para testar, Verifique se ainda dá choque!!!

Tens a faca e o queijo ai para testar.. Tire essa dúvida..

Pode ser na sua fonte uma fuga e não necessariamente no filtro da Clone...

Poste ai. Tenho a nítida impressão que ainda assim, sem o filtro, vai dar exatamente o mesmo sintoma de

choque no gabinete, no vidro, no plástico etc..

No que vou dizer aqui, pode haver algum engano ou mal entendido, mas acredito que servirá inclusive como senões nos seus futuros tratados sobre energia. O grande porém para a falta de aterramento é a inversão, mais do que o que você talvez pense que é. Roberto Carlos diria: "são muitas 'inversões'".A ver.

Faller, Faller, Faller, só posso parafrasear Vinícius e dizer: "são demais os perigos desta vida para quem não tem aterramento".

Pois, bem, liguei o PC direto na tomada, e havia eletricidade na carcaça e no monitor (medi com a chave teste, e ela ficou beeem acesa), ou seja, ou seja, o filtro, a princípio não estava com problema, mas, pelo menos nesta minha situação, tem culpa ele, tem culpa os adaptadores e cabos no novo padrão, tem culpa todo mundo. Senão vejamos...

Porém importante: minha multifuncional Lexmark tem tomada bipolar

Levei o PC pra um lugar mais fácil de trabalhar (cozinha), testei sem o filtro e o "choque" (vou chamar assim) estava lá. Troquei a fonte por uma "genérica" e nada de choque. Coloquei a "Real" (vou chamar assim) de volta certifiicando que a parte que completa os 24 pinos estaria bem encaixada (antes não tava) e consegui a situação "sem terra/sem choque", NA tomada da cozinha.

De volta ao "quarto", resolvi fazer alguns testes (vou abrir um tópico ou acrescentar naquele seu que analisa os filtros, com fotos e/ou vídeos) antes de religar o PC. Vi coisas assombrosas.

No "quarto" tem uma tomada na parede no novo padrão, na posição vertical, com o terra ficando à esquerda de quem olha de frente.

Problema 1

Liguei apenas o filtro (Clone F8) e testei a energia que saía dele, colocando a "chave" nas saídas dele pra ver o que acontecia. Resultado: a "chave" acendia forte aonde deveria ser a fase, acendia um pouco menos forte (mas ainda forte demais) no terra, e quase imperceptível no neutro. Será que essa energia no terra é que volta pro gabinete?.

Problema 2

Com o filtro ligado, enfiei 3 cabos que tinha, 2 no padrão americano e 1 no padrão brasileiro, nas combinações "todos os 3", "só 1", "só 2"...

Problema 2a): o cabo no padrão brasileiro inverteu a posição de saída de energia, assim, o que devia ser fase ficou quase sem acender, o terra não mudou (menos aceso, mas ainda aceso pra caramba), e o neutro virou fase. :eek:

Problema 2b): nos 2 cabos americanos precisei usar adaptadores. Liguei os cabos em saídas contíguas do filtro, e curiosamente, os adaptadores assumiram posições simétricas e opostas, assim: t< e >t. Houve inversão em uma das saídas, porém na outra não houve. Detalhe: cada novo adaptador que eu colocava onde já tinha um, produzia uma nova inversão. :eek:

Problema 3

Resolvi colocar o MIE microsol pra testar também, com a sua entrada ligada na saída do filtro. O MIE tem tomada bipolar. Enfiando a "chave" em qualquer saída do MIE, havia inversão de fase, mas quando eu ligava os cabos e enfiava a "chave" na saída dos cabos, ela invertia de novo e ficava "certa". Não testei o enfiamento do cabo padrão brasileiro no MIE.

Problema 4

Resolvi testar a saída do MIE ligado direto na tomada. Meu arranjo inclui uma extensão de 4 tomadas da SMS onde eu ligo o gravador de DVD (tripolar) e a impressora (bipolar), testando as implicações ad inversão desta última. Escolhendo uma opção de ligação da tomada da impressora, resultava em saída com fase e terra acesos nos cabos ligados no MIE, e na outra posição, terra e neutro sem saída e fase ligado e certo.

Depois resolvi ligar o filtro na tomada e o MIE na saída do filtro. Tomei o cuidado de marcar as posições "certas" de ligar o MIE (que é bipolar) e a impressora. Alguns segundos depois de ligado, a tela já acesa, o PC ou o monitor fez um barulhinho que eu não sei descrever e logo depois, tcharaaaann: perdi mais uma placa-mãe. Agora, quando o PC é ligado, o monitor apresenta uma barra vertical, parecendo um cursor do DOS gigante e nada mais.:mad:

Mais tarde, colocarei a análise que estou fazendo aqui no trabalho, onde há aterramento profissional (o filtro F8 parece concordar), segundo quem cuida disso, no-break e a tralha toda, numa régua extensão, mas de cara te digo que tem tomada que acende o Led do filtro e tomada que não acende; na extensão, a fase acende aonde deveria ser o neutro e por aí vai...

Tô mais perdido e confuso do que nunca com essa história de inversões, mas acho que você tem uma resposta boa para isso. Qualquer análise que puderes fazer, este cidadão, e acredito que a comunidade também, ficará eternamente grato por isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenho sim uma análise para fazer, depois de tentar ler e entender, umas quatro vezes essa confusão ai acima que escrevestes..

Impossível de entender...

Se queres passar em problema a frente, buscando ajuda atente para alguns detalhes:

- Organize seus pensamentos;

- Relate... Não é necessário que concluas em meio ao relato;

- A polarização de tomadas só pode ser, se vista de frente a tomada, desse modo ai:

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

Ou a tomada está assim ou está errada, não tem meio termo... Não confunda, não interprete no brilho de uma chave neon o que é fase (neon acesa forte) com indução de fase, um brilho bem mais fraco, sem a menor chance de realizar trabalho algum nem sequer de dar choque em ninguém...

- Note que a lâmpada neon é um detector de fase baseado na condução desde o fase, passando pela chave, por dentro de sua mão, seu corpo, acabando saindo pelos eus pés.. Se medires um mesmo terminal de pés descalço poderás ter um brilho do neon bem forte, se medires de pantufas, além de engraçado, o neon poderá ficar mais fraco e finalmente se medires de tênis talves nem acenda direito. É uma medida relativa.

O mesmo vale para o piso. Sobre piso frio, lajota, porcelanato, chão batido, o brilho será forte, sobre tábua de madeira, mais fraco e sobre carpete mais fraco ainda..

- Falta de polarização na tomada pode sim aumentar a sensação de choque no gabinete;

- Uma parte dos adaptadores do mercado sim invertem irresponsavelmete a polarização. Me lembro qiue isso foi até matéria de tópico por aqui no fórum;

Ou seja, se não esqueci de nada, gostaria sim de ler, escrito por ti, as medidas tomadas ai mas sempre com clareza a não misturando as coisas e deixando mais claro o que foi feito..

Veja, se de sã consciência, se não fosse você que tivesse escrito, se você entenderia o que quiseste dizer ai, só como exemplo... (abstraia o fato de você ter vivido a experiência)

"Resolvi colocar o MIE microsol pra testar também, com a sua entrada ligada na saída do filtro. O MIE tem tomada bipolar. Enfiando a "chave" em qualquer saída do MIE, havia inversão de fase, mas quando eu ligava os cabos e enfiava a "chave" na saída dos cabos, ela invertia de novo e ficava "certa". Não testei o enfiamento do cabo padrão brasileiro no MIE"

Eu não consegui entender...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impossível de entender...

Se queres passar em problema a frente, buscando ajuda atente para alguns detalhes:

- Organize seus pensamentos;

- Relate... Não é necessário que concluas em meio ao relato;

Veja, se de sã consciência, se não fosse você que tivesse escrito, se você entenderia o que quiseste dizer ai, só como exemplo...

Absolutamente verdade, não há outra coisa a dizer. Vou organizar tudo e tentar expor de maneira clara, como de fato quase todo mundo que pede ajuda aqui expõe. Mas peço-o que permita que eu já vá tentando fazer isto por aqui. De fato as fotos vão ajudar. Também postarei uma coisa de cada vez.

Veja se esta organização serve. A imagem abaixo mostra a situação em que eu coloquei um cabo de força/energia do novo padrão na tomada do filtro Clone F8 e houve troca de posição entre fase e neutro quando eu pus a chave na saída do cabo (forma de um hexágono irregular). Não houve esta inversão com os cabos no padrão americano ligados no plugue do F8 com adaptadores Daneva.

th_643460908_CaboNovoPadrao01_122_90lo.GIF th_643462119_CabodeForca_NovoPadrao_Inversao_122_221lo.jpg

Não confunda, não interprete no brilho de uma chave neon o que é fase (neon acesa forte) com indução de fase, um brilho bem mais fraco, sem a menor chance de realizar trabalho algum nem sequer de dar choque em ninguém...

Eu tenho uma chave de testes antiga. As novas dão trabalho para eu vê-las acesas. Mas aí é que está: quando eu falo de brilho mais fraco, não é bem mais fraco, é só um pouquinho de nada mais fraco. O brilho ficou bem mais fraco lá no trabalho.

- Falta de polarização na tomada pode sim aumentar a sensação de choque no gabinete;

Havia uma impressora com plugue bipolar que certamente estava ligada invertida.
- Uma parte dos adaptadores do mercado sim invertem irresponsavelmete a polarização. Me lembro qiue isso foi até matéria de tópico por aqui no fórum;
Nunca vi nada sobre isto aqui (também não procurei), por isto fiquei tão ansioso para alertar todos, imaginando os problemas pelos quais eles poderiam passar.
Veja, se de sã consciência, se não fosse você que tivesse escrito, se você entenderia o que quiseste dizer ai, só como exemplo... (abstraia o fato de você ter vivido a experiência)

Realmente. Do jeito que eu postei não dá. Peço desculpas, vou organizar o pensamento e fazer melhor. Muito obrigado Faller e demais forenses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Veja se esta organização serve. A imagem abaixo mostra a situação em que eu coloquei um cabo de força/energia do novo padrão na tomada do filtro Clone F8 e houve troca de posição entre fase e neutro quando eu pus a chave na saída do cabo (forma de um hexágono irregular). Não houve esta inversão com os cabos no padrão americano ligados no plugue do F8 com adaptadores Daneva.

th_643460908_CaboNovoPadrao01_122_90lo.GIF th_643462119_CabodeForca_NovoPadrao_Inversao_122_221lo.jpg

Veja ai como é simples de verificar se as polaridades estão corretas na sua instalação..

A chave teste só deve acender nas posições marcadas ai na figura...

Polaridadeaolongodoselementos.jpg

Qualquer coisa diferente disso dai tem erro e deverá ser corrigido..

Desse modo teste :

1) Na tomada da parede;

2) No filtro de linha F8 que estará ligado naquela tomada;

3) Na tomada IEC da ponta do cabo de rede que vai estar ligado ao F8.

Simples..

Note que alguns adaptadores de modo irresponsável trocam essa polaridade..

Um exemplo de adaptador que troca polaridade é esse da foto ai:

AdaptadorDanevaInversordepinos.jpg

Até mesmo desconfio que ele é um adaptador pirata e não fabricado pela Daneva, que entendo como empresa séria.. Evite pois esse tipo de adaptador..

Os conectores IEC de ponta do cabo de energia, alguns deles, até mesmo tem escrito a polaridade correta dos mesmos, Veja ai, de 4 que tenho sobrando aqui por casa, 3 deles tem a inscrição da polaridade correta:

Veja lá L (de Line ou fase) N ( de Neutral ou neutro) e o simbolo de terra ou E de Earth

ConectoresIECpontadecabodeenergia.jpg

Pela disposição mecânica dos pinos e bornes de um adaptador dá até para

inferir mesmo sem testar se eles estão corretamente elaborados, veja ai a teoria..

Se esse cubo dai fosse um adaptador de NEMA para ABNT ou vice versa, sempre com dois polos e terra, se o triângulo representativo dos pinos de um lado estiver invertido com relação ao triângulo relativo aos pinos do outro lado a probabilidade do adaptador estar correto é muito grande. Do contrário não...

Adaptadorlgicamecnicacorreta.jpg

Voja ai outro potencial adaptador com problema de inversão:

AdaptadorPialerrodepolarizao.jpg

Veja ai dois adaptadores que devem ter respeitado a polaridade. Note os triângulos invertidos;

AdaptadordeplugNema2Brasil.jpg

AdaptadorNovoxNema.jpg

Divirta-se medindo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendi Faller, mas definitivamente tenho que reconhecer que a parte do meu cérebro que processa isso tá danificada (talvez sejam os choques do passado, afinal meus ticos e tecos não tem OVP).

Sentido anti-horário a meu ver só complica. Pelo menos no meu cérebro complicaria e acabaria confundindo. Ao passo que tomar o pino da direita como sendo o fase me parece de uma simplicidade e clareza exemplar. Claro que tomando como referência inicial a tomada na posição certa, que seria esta.

th_603578824_Tomada3pinos01_122_154lo.jpg

Sabendo-se que o fase está à direita do neutro, e depois do terra, continuará ali não importa em qual posição se coloque a tomada depois. Porque é você se que coloca na posição do fase (enxergando-o à direita) tendo como referência o buraquinho do meio, que é o terra. Mas parece que cada cérebro tem uma percepção diferente. Aqui o eletricista colocou 7 tomadas e acabou, novamente, invertendo a maioria delas. Eu próprio tinha instalado antes de maneira correta, mas uma delas acabou soltando por dentro e dando curto. O eletricista considerou os fios muito grossos pra esse tipo de tomada (no que tinha plena razão), fez as emendas necessárias com fio flexível e reinstalou tudo. Mas inverteu a maioria, tal como o eletricista antigo das tomadas antigas tinha feito. Detalhe é que todos os fios são da mesma cor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja ai como é simples de verificar se as polaridades estão corretas na sua instalação..

A chave teste só deve acender nas posições marcadas ai na figura...

Polaridadeaolongodoselementos.jpg

Olá Faller, tudo bem? Em primeiro lugar, muito, muito, muito obrigado por tudo que você tem feito por mim e todos os forenses.

Mas neste momento estou no trabalho, e aqui tem um firewall cricri que não me deixa ver as fotos que você postou. Estou esperando meu PC ficar pronto hoje ou amanhã, ou irei numa lan house em algum momento do dia de hoje pra poder ver suas mensagens como devem ser vistas.

Mas permita-me postar alguns esclarecimentos e perguntar a você como devo proceder para as perguntas posteriores. Uma das coisas que me chamou a atenção é que você quer que eu relate sem concluir (no que você tem completa razão). Mas devo dizer que há constatações, e imagino que elas servirão como aviso à toda comunidade, daí pergunto: é melhor colocar as constatações num tópico só pra isto? Mais uma vez obrigado.

Tenho umas fotos que fiz durante o fim de semana, mas vou esperar ver as suas para ver se é necessário eu postar as minhas.

Mas também devo dizer que a grande finalidade, "the bigger picture" é estabelecer aonde começa e aonde termina essa questão das inversões; se já na instalação da casa (a fiação elétrica), até o último plugue colocado na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

...Uma das coisas que me chamou a atenção é que você quer que eu relate sem concluir (no que você tem completa razão). Mas devo dizer que há constatações, e imagino que elas servirão como aviso à toda comunidade, daí pergunto: é melhor colocar as constatações num tópico só pra isto? ...

Absolutamente não quero te limitar, não é isso, e vou te dar um exemplo de uma conclusão completamente errada de sua parte, no meio de uma constatação..

....Não houve esta inversão com os cabos no padrão americano ligados no plugue do F8 com adaptadores Daneva....

Uma constatação sua ou conclusão sua que na verdade é falsa, pois o adaptador DANEVA se igual aquele que mostro ai nas imagens, sim inverte tudo....

Na verdade já havia inversão na sua instalação, ainda não sei aonde pois não declaraste as medidas passo-a-passo, e a inserção do adaptador Daneva que também inverte, parece ter soluciobnado o problema, quando na verdade não o solucionou, mascarou...

Veja que a polarização necessita estar correta para seu PC e também para o filtro de linha..

Tudo indica que ai na sua casa a tomada da parede está invertida, passa invertida pelo filtro e o adaptador Daneva recoloca as coisas no lugar, para seu PC, mas não restabelece para o filtro de linha da Clone..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma constatação sua ou conclusão sua que na verdade é falsa, pois o adaptador DANEVA se igual aquele que mostro ai nas imagens, sim inverte tudo....

Na verdade já havia inversão na sua instalação, ainda não sei aonde pois não declaraste as medidas passo-a-passo, e a inserção do adaptador Daneva que também inverte, parece ter soluciobnado o problema, quando na verdade não o solucionou, mascarou...

Ainda estou no trabalho, ou seja, ainda não vi as fotos do seu post, mas veja a esperança nascendo nos campos ignoranciais da minha mente: minha conclusão errada vinha de uma premissa errada, a de que a posição do fase era igual tanto no padrão Nema quanto no ABNT (foi antes de você colocar as duas tomadas juntas, logo não me zoe, e poxa, custava nada terem mantido as coisas na mesma posição? Ninguém pensa em transição?). Eu achava que as posições do terra da tomada e do plugue adaptador deveriam ser as mesmas. De forma que você deve, se já não o fez, desconsiderar tudo que eu disse. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nobre colega Faller, peço-o que esqueça tudo que eu falei.

Quando eu fiz os testes anteriores, não sabia que o próprio padrão ABNT já era uma inversão de neutro com fase em relação ao padrão Nema. Não entendo por que danação eles fizeram isto. Mas já é passado. Tá feito. Quando fiz os testes na cozinha (bipolar), usei um terra eletrônico para através da sua luz saber se a tomada tava na posição certa, foi realmente divertido fazer as medições e ver que uma a uma elas eram como você falou.

Ainda há um mistério sobre o quarto do PC, mas não vou incomodá-lo sobre isto agora, apenas quero relatar que, com o cabo de força com plugues padrão ABNT e fêmea IEC aconteceu algo a meu ver estranho. Pareceu haver inversão de neutro com fase medida no IEC, tanto no Clone F8 (sem adaptadores) quanto na régua aqui do trabalho (com adaptadores). Tenho as fotos mostrando isto, mas agora o firewall não está me deixando uploadear fotos. Mas vou dar um jeito. Peço pra que se possível você teste deste jeito. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Nobre colega Faller, peço-o que esqueça tudo que eu falei.

Quando eu fiz os testes anteriores, não sabia que o próprio padrão ABNT já era uma inversão de neutro com fase em relação ao padrão Nema. Não entendo por que danação eles fizeram isto. Mas já é passado. Tá feito. Quando fiz os testes na cozinha (bipolar), usei um terra eletrônico para através da sua luz saber se a tomada tava na posição certa, foi realmente divertido fazer as medições e ver que uma a uma elas eram como você falou.

Ainda há um mistério sobre o quarto do PC, mas não vou incomodá-lo sobre isto agora, apenas quero relatar que, com o cabo de força com plugues padrão ABNT e fêmea IEC aconteceu algo a meu ver estranho. Pareceu haver inversão de neutro com fase medida no IEC, tanto no Clone F8 (sem adaptadores) quanto na régua aqui do trabalho (com adaptadores). Tenho as fotos mostrando isto, mas agora o firewall não está me deixando uploadear fotos. Mas vou dar um jeito. Peço pra que se possível você teste deste jeito. Obrigado.

Gostaria de observar ou foto ou desenho, do quarto do PC, mas desse modo

- Onde está o fase na tomada da parede;

- Onde está o fase em uma das tomadas do Clone;

- Onde está o fase na ponta do cabo (IEC)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu fiz os testes anteriores, não sabia que o próprio padrão ABNT já era uma inversão de neutro com fase em relação ao padrão Nema. Não entendo por que danação eles fizeram isto.

Não existe inversão nenhuma entre os padrões. Neutro e fase continuam onde sempre estiveram, o que é mostrado na própria ilustração que você postou anteriormente. Inversão existe em alguns adaptadores da Pial e da Daneva.

YkKX0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe inversão nenhuma entre os padrões. Neutro e fase continuam onde sempre estiveram, o que é mostrado na própria ilustração que você postou anteriormente. Inversão existe em alguns adaptadores da Pial e da Daneva.

YkKX0.jpg

Como assim não existe inversão?

Por favor, pegue a figura do faller que você postou, e vire o terra do modelo ABNT para baixo. A menos que eu tenha entendido tudo errado de novo, no Nema, considerando o terra em baixo, a fase é na direita, enquanto no padrão brasileiro (ABNT) a fase é na esquerda. Se não fosse assim, não haveria nenhuma necessidade de fazer o triângulo invertido do Faller nos adaptadores. Tô certo ou tô errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de observar ou foto ou desenho, do quarto do PC, mas desse modo

- Onde está o fase na tomada da parede;

- Onde está o fase em uma das tomadas do Clone;

- Onde está o fase na ponta do cabo (IEC)

Ainda não tenho as fotos do meu quarto, mas tenho estas que fiz no trabalho, com tudo super aterrado, nos conformes das leis não sei das quantas, e outras feitas em uma tomada da cozinha. A razão de eu postar estas fotos é pra mostrar dois ambientes distintos com resultado (aparentemente) similar, com ou sem Clone F8 na jogada.

Aqui estão as do trabalho:

th_967817185_Trab_00_ReguaNema01_122_504lo.JPG th_967831726_Trab_01_Tomada_ABNT01_122_37lo.JPG th_678431000_Trab_02_Plugue_ABNT_Adaptador01_122_577lo.JPG

th_967853421_Trab_03_IEC_da_Tom_ABNT01_122_192lo.JPG

E aqui estão as fotos da tomada da cozinha.

th_968318803_F8_Adaptadores_122_108lo.JPG th_968334658_F8_Fase01_122_542lo.JPG th_968349751_F8_Terra_Acendendo01_122_211lo.JPG

th_968362573_F8_Tomada_ABNT01_122_698lo.JPG th_968377312_F8_Tomada_ABNT02_122_561lo.JPG th_968391734_F8_Tomada_ABNT_Neutro_Aceso01_122_353lo.JPG

Mas hei de mostrar as fotos do quarto do PC, desde a tomada nua até a última ponta de algo que receba ou mande eletricidade. Valeu irmão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muita foto e pouca informação, e ainda sem a ordem que te falei, impedindo totalmenter qualquer análise lógica.. Impossível de raciocinar sem essa visão lógica...

Lembra do desenho que fiz???

Polaridadeaolongodoselementos.jpg

Se você não raciocinar desse modo, desde a tomada até seu PC, sempre se perguntando,se a polaridade está correta, na tomada, depois do filtro, depois do cabo... Não vais descobrir nem corrigir problemas de inversão de polaridade..

Se nesse entremeio tiver que ser colocado algum adaptador, ai a cadeia ficaria maior ainda.. Você deve se perguntar..

Como está a polaridade na tomada da parede, certa ou errada;

Se na tomada estiver correta, siga adiande, plugue o filtro, e caso tnhe que colocar algum adaptador em sua saída, se pergunte.. Está correta a polarização na tomada desse filtro???

E se colocar adaptador, fica correta a polaridade na saída desse adaptador???

E assim vai até você descobrir se algum elemento está invertendo polaridades ai..

Desse modo é essencial que tenhas:

- Uma visão da tomada da parede indicando aonde está o fase..

- Uma visão da tomada do filtro agora ligado naquela tomada da parede, mostrando nessa tomada do filtro aonde está o fase..

- Uma visão da ponta do Cabo IEC, cujo outro lado agora se liga ao filtro, mostrando nessa tomada IEC aonde está o fase..

Só isso nada mais...

Me permita uma pergunta..

Como ligas o filtro da clone na tomada da parede da cozinha?? Essa tomada da cozinha tem 3 furos??? Com o é essa tomada???

Dê uma olhada ai só como exemplo do quanto não está adiantando nada sua análise não focada do problema...

chvidro01.jpg

chvidro02.jpg

Veja só.. Só sei dizer para ti que ai na ponta do cabo a polaridade está errada, mas não sei te dizer aonde acontece essa inversão, por não ter o status de todos os pontos de acesso (Tomada da parede, Saída do filtro, saída do adaptador, etc..)

As outras fotos não dizem nada, não servem para a análise..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando no novo padrão ABNT, ainda não entendi bem como se puxa um ponto da tomada sem cortar o fio. No padrão antigo sempre puxei o fio que passa pelo eletroduto para a tomada sem cortar o fio, no caso um fio de 4mm em 220V. Bastava dar umas voltas no parafuso e pronto, seguia o fio sem cortes e ficava bem fixado no parafuso da tomada. Ainda não encontrei uma tomada por aqui que seguisse essa mesma ideia. Alguém tem um manual ou imagem de como puxar um ponto de forma segura e correta neste novo padrão da ABNT ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

chvidro01.jpg

chvidro02.jpg

Faller, eu vou organizar o raciocínio com as fotos, e quanto a essas aí, eu sei que está errado, é justamente o "indício" de que o cabo do padrão ABNT inverte a polaridade, tanto na tomada da minha cozinha, (que é bipolar, mas tinha um terra eletrônico daqueles que tem um sensor que acende se o plugue estiver ligado da maneira certa) quanto no meu trabalho com tudo aterrado direito. A sequência das fotos pretendia "mostrar", no trabalho e em casa, as posições corretas acendendo "corretamente" até o ponto que eu ligo o cabo ABNT, que "aparenta" ser neste ponto (quando o cabo ABNT entra) que as coisas se invertem. Repetindo: (agora) eu sei que está errado. Eu estou tentando analisar com você um problema de cada vez. Mas sei da importância de mostrar tudo e vou mostrar tudo a você. Quando eu disse

foi realmente divertido fazer as medições e ver que uma a uma elas eram como você falou
Eu segui seu desenho e vi tudo no lugar certo. Claro que a minha compreensão de "Lugar certo" já se mostrou errada, e como já disse, vou mostrar as medições, uma por uma, só estou organizando o raciocínio e as fotos. E a cada post tentando acertar na maneira que devo postar. Obrigado e vamos que vamos.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, esta é uma reformulação da apresentação que eu queria mostrar sobre a aparente incongruência no comportamento do cabo padrão ABNT, tanto num cenário com adaptadores, tanto num cenário puro. Eu sei que você quer ver toda a cadeia da minha eletricidade, mas peço que analise este caso. Se você não confia no cenário das tomadas da minha casa, pode confiar no cenário das tomadas do meu trabalho.

As medições abaixo pretendem mostrar, ou leventar a suspeita, que o cabo padrão ABNT, inverte as polariadades. Ou pelo menos o meu cabo faz isto. Estou me baseando nas indicações do mestre Faller, escritas e desenhadas do que devem ser polaridades certas e erradas.

Aqui está a foto de um cabo padrão ABNT e do que deve ser a posição correta da fase, o que deve acender, segundo o próprio Faller.

th_039217270_Polaridadeaolongodoselementos02_122_118lo.jpg

Estas fotos são do ambiente do trabalho, com tudo super aterrado, nos conformes das leis não sei das quantas, e as outras feitas em uma tomada da cozinha, de dois pinos, mas tendo o plugue do filtro Clone F8 ligado num terra eletrônico padrão ABNT.

A razão de eu postar estas fotos é pra mostrar dois ambientes distintos com resultado (aparentemente) similar, com ou sem Clone F8 na jogada, aparentemente mostrando que a culpa é do meu cabo ABNT.

Fotos do trabalho:

Abaixo a medida mostrando a chave teste acendendo, mostrando que a fase está na posição correta, na tomada padrão Nema:

th_967817185_Trab_00_ReguaNema01_122_504lo.JPG

Agora temos o cabo padrão ABNT a ponto de se encontrar com um adaptador ABNT fêmea e macho IEC (repare na homenagem a Faller no papel abaixo):

th_967831726_Trab_01_Tomada_ABNT01_122_37lo.JPG

O macho conectado com a fêmea ("diliça"):

th_678431000_Trab_02_Plugue_ABNT_Adaptador01_122_577lo.JPG

E por fim, o neutro acendendo ao invés da fase. Se você ampliar a foto, dá pra ver o F de Fase no lado direito da fêmea IEC. Era o "F" que devia acender a chave e não o N. É ou não é uma inversão, produzida pelo cabo ABNT?

th_967853421_Trab_03_IEC_da_Tom_ABNT01_122_192lo.JPG

E aqui estão as fotos com o filtro Clone F8 ligado na tomada da cozinha. Esta tomada é de 2 pinos, mas tem um terra eletrônico ligado nela. Ele foi usado pra determinar a posição correta de inserção do plugue do Clone F8.

Será que o fato da chave estar acendendo no lugar certo (fase) evidencia que a ligação está correta, Faller?

th_968334658_F8_Fase01_122_542lo.JPG

Aqui está o cabo ABNT. Seu plugue está ligado no Clone F8 e eu estou mostrando a parte fêmea (IEC) aonde eu vou inserir a chave teste.

th_968377312_F8_Tomada_ABNT02_122_561lo.JPG

E aqui está o resultado, o neutro está acendendo e o fase fica apagado.

th_968391734_F8_Tomada_ABNT_Neutro_Aceso01_122_353lo.JPG

Tá bom assim, irmão? Eu vou mostrar as fotos detalhadas do meu quarto. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora sua análise e demonstrativo do problema está válido, coerente, com lógica e chega a correta conclusão de que o cabo está invertendo a polarização.

Não só adaptadores fazem isso como também cabos. Se usar o adaptador errado no cabo errado ai dá certo, um inverte e outro desinverte..

É dureza não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora sua análise e demonstrativo do problema está válido, coerente, com lógica e chega a correta conclusão de que o cabo está invertendo a polarização.

Não só adaptadores fazem isso como também cabos. Se usar o adaptador errado no cabo errado ai dá certo, um inverte e outro desinverte..

É dureza não...

Então chegamos a conclusão de que devemos evitar cabos da marca PLUS CABLE.

E uma curiosidade: não vi o selo do inmetro em lugar algum do cabo.

EDIT:

Achei uma chave dessas perdida aqui em casa e sai testando tudo o que deu.

Cabo-de-forca-tripolar-para-PC-e-monitor-padrao-NEMA-5-15-2.jpg

Em uma tomada NEMA corretamente polarizada, um cabo NEMA (marca Wonderful) que veio com minha falecida satellite sl-8600EPS apresenta polarização também correta.

peqsms300vabk.jpg

Um estabilizador SMS Revolution III 300Va, que tem cabo e saidas NEMA, ligado em uma tomada NEMA corretamente polarizada, também fica com suas saídas corretamente polarizadas.

Agora vamos ao caso de um famoso "T" da marca Daneva:

2536.jpg

Quando este "T" for ligado em uma tomada (independende de estar corretamente polarizada ou não), uma de suas saídas ficará corretamente polarizada e a outra ficará com a polarização errada. (isso representaria algum perigo em alguma situação?

E também temos um adaptador da marca Daneva:

openImage.php?id=3019343&l=6840

Ligado em uma tomada NEMA corretamente polarizada, sua saída fica com a polarização errada.

E ironicamente, mesmo esses produtos da daneva serem uns dos mais "vagabas" que tem (além do problema da polarização, eles são relativamente frágeis), são os que mais vejo o pessoal usando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E também temos um adaptador da marca Daneva:

openImage.php?id=3019343&l=6840

Ligado em uma tomada NEMA corretamente polarizada, sua saída fica com a polarização errada.

E ironicamente, mesmo esses produtos da daneva serem uns dos mais "vagabas" que tem (além do problema da polarização, eles são relativamente frágeis), são os que mais vejo o pessoal usando.

Esse dai de cima é outra demonstração da teoria que passei alguns posts acima, dos adaptadores com inversão dos triângulos. Veja ai..

Adaptadorlgicamecnicacorreta.jpg

Sempre que algum adaptador de 3 vias para três vias (NEMA para ABNT nova ou vice versa) tiver seus triângulos representativo de seus pinos invertidos, conforme o cubo acima, a probabilidade dele não inverter, ser correto portanto, é altíssima..

Compre portanto adaptadores que invertam os triângulos representativo dos pinos.

Esse da Daneva ai de cima, mostrado pelo Jorno, não inverte os triângulos e desse modo ele é ruim, muito ruim, vai inverter a polarização de sua tomada ai, e deve ser evitado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então chegamos a conclusão de que devemos evitar cabos da marca PLUS CABLE.

E uma curiosidade: não vi o selo do inmetro em lugar algum do cabo.

Caro Jorno, devo informá-lo de que PLUS CABLE é a marca interna, do cabo mesmo. Na embalagem externa, a marca é DUALUX.

Quanto ao selo do Inmetro, o adaptador Daneva tem, e não vale de nada. A não ser que estes adaptadores Daneva presentes em grandes lojas (Carrefour, Walmart, e outras) seja um belo dum pirata, como cogitou o Faller uma vez.

Quando eu me refiro a adaptador Daneva, é este aí abaixo, com contorno azul. O outro, da marca Perlex, está como deve ser. Repare que o lema do triângulo invertido de Faller se aplica aí também, se você tomar como base, a tomada do adaptador em relação à tomada ao lado dele.

th_968318803_F8_Adaptadores_122_108lo.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É, esse adaptador de borda azul (ou aquele de borda verde ao lado) certamente inverte... Lixo nele...

O outro tem toda a chance de ser um adaptador correto, sem inversão, uma vez que os triângulos de contorno de seus pinos são invertidos um em relação ao outro..

Mérito dele, aplauso para o adaptador da marca Perlex portanto...

Com relação aos dois pretinhos da foto, nada se pode afirmar deles pois a foto não mostrou seu outro lado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...