Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Agora é a vez da SMS - módulo isolador


rau

Posts recomendados

  • Membro VIP
Aqui estão as fotos dos adaptadores com plugue Nema (macho) e tomada/buraco no novo padrão (ABNT ou NBR 14136)...

th_013289574_Adaptadores_MachoNema_14136Femea_122_479lo.jpg

Eles são da marca Exatronic e SMS.

Muito obrigado pela postagem, de m odo claríssimo, com lógica, facilmente dando para verificar quye ambos os adaptadores fazem a função que é proposta sem inverter nada, atendem perfeitamente às normas estabelecidas para cada padrão envolvido na conversão..

Ótimos portanto..

PS: Viste como fica fácil criticar um adaptador desses com a aplicação da teoria do triângulo invertido???

Tem triângulo invertido => Faz a coisa como deve ser feita. => Ótimo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ademais, para se conseguir ligar um plug NEMA ai nesse tipo de tomada, se tem de arrebentar com a mesma, pois a espessura do pino terra do plug NEMA é bem maior que o furo redondo dessa tomada.. Só com martelo e muita força bruta para enfiar ai... Às vezes até mesmo o formato do pino terra do plug NEMA é diferente, não é redondo...

Ai você pulou por cima de tudo o que falei sobre ligar seu PC numa tomada decente de 3 pinos, mesmo que não tenas aterramento, desse modo garantindo sempre aonde está o fase, aonde está o neutro... Se conseguires inserir de modo errado um plug de 3 vias te dou um prêmio!!!

Cara, eu vi uma tomada dessas e não poderia ter me esquecido deste post e deixado de tirar uma foto :eiei:

É das bem antigas, deve ter pelo menos uns 20 anos, de uma marca chamada Radial que eu acho que nem existe mais!!! Eu não tinha um plug nema para testar mas tenho quase certeza que ele encaixa aí sim, veja:

DSC00173.jpg

Bizarro!!! :che:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se encaixares um plug NEMA ai nessa tomada vais ter 50% de chance de ter o fio fase direto no gabinete do PC. Sem brincadeira, dependendo de como você vá operar o PC, de pés no chão, em piso frio, com tensão mais alta (220 Volts) pode até matar..

O plug NEMA se com seu pino de terra redondo, é bem capaz de, forçado nessa tomada arrombada dai, entrar sim e fazer contato e fazer operar o equipamento, mesmo que "acendendo" o operador se encostar na carcaça..

NEMA5-15.jpg

Olha ai plugue NEMA com pino terra redondo..

PlugNema5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse dai de cima é outra demonstração da teoria que passei alguns posts acima, dos adaptadores com inversão dos triângulos. Veja ai..

Adaptadorlgicamecnicacorreta.jpg

Uma reflexão: parece (ou é coincidência) que o lema do triângulo invertido também se aplica na fiação do macho NEMA para a fêmea IEC. Deste modo, para que no padrão NBR 14136 as coisas fiquem na posição certa, uma tomada com macho NBR 14136 e fêmea IEC, teria que não satisfazer o lema do triângulo invertido para que a fêmea IEC esteja corretamente polarizada. Figura:

th_039217270_Polaridadeaolongodoselementos02_122_118lo.jpg

Daí, chego a suspeitar que, pelo menos no cenário de cabos para computador, a decisão de projeto da NBR 14136, colocando o fase numa posição contrária à do NEMA, pode não ter sido a mais feliz. E vocês, que acham?

E você Faller, o que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Não, não respondi pois não fazia o menor sentido..

A regra do triângulo invertido é válida e foi por mim criada, desenvolvida para que se pudesse entender, lá na loja, na hora de comprar, que tipo de adaptador que convertesse do padrão nacional atual para o padrão NEMA, ou vice versa, se esse adaptador mudava ou não a posição do fio fase..

Não foi absolutamente testada nem criada nem pode ser levada em conta para outros tipos de conversão, como esse que você quer ver ai, do padrão nacional de um lado para o IEC do outro..

Sequer tem sentido tentar aplicar a mesma nessa conversão, pois um cabo, o fio, (que é o que une as duas terminações de um cabo) não é exatamente a mesma coisa que um adaptador, que se confunde com aquele cubo da regra dos dois triângulos..

Nesse caso dai o melhor mesmo é se observar a correta polarização do padrão nacional e do padrão IEC..

Me responda o que exatamente significa a expressão por você usada:

".. uma tomada com macho NBR 14136 e fêmea IEC, teria que não satisfazer o lema do triângulo invertido para que a fêmea IEC esteja corretamente polarizada."

A ideia de tirar um regra geral para crítica dos adaptadores é a de ajudar quando você estiver numa loja, com um adaptador na mão, para definir se ele inverte ou não o fio fase..

Fazer isso com um cabo beira a loucura ou me diga se você poderia se beneficiar dessa regra na loja, com o cabo na mão, tentando definir se ele inverte ou não. Me explique como conseguirias...

Por isso não respondi... Só por isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, não respondi pois não fazia o menor sentido..

A regra do triângulo invertido é válida e foi por mim criada, desenvolvida para que se pudesse entender, lá na loja, na hora de comprar, que tipo de adaptador que convertesse do padrão nacional atual para o padrão NEMA, ou vice versa, se esse adaptador mudava ou não a posição do fio fase..

Não foi absolutamente testada nem criada nem pode ser levada em conta para outros tipos de conversão, como esse que você quer ver ai, do padrão nacional de um lado para o IEC do outro...

Bem, calma irmão. Eu quis sim estender o lema do triângulo invertido para os cabos, mas tentei validá-lo com você, é ou não é?

Sequer tem sentido tentar aplicar a mesma nessa conversão, pois um cabo, o fio, (que é o que une as duas terminações de um cabo) não é exatamente a mesma coisa que um adaptador, que se confunde com aquele cubo da regra dos dois triângulos..

Nesse caso dai o melhor mesmo é se observar a correta polarização do padrão nacional e do padrão IEC..

Aproveito para explicar aqui a motivação: chegamos à conclusão que, além dos adaptadores, um cabo também pode inverter a polaridade, então nada mais justo do que ver se seria possível usar um padrão.

Me responda o que exatamente significa a expressão por você usada:

".. uma tomada com macho NBR 14136 e fêmea IEC, teria que não satisfazer o lema do triângulo invertido para que a fêmea IEC esteja corretamente polarizada."

Seguinte: não tem o cabo com macho NEMA e fêmea IEC? A posição do fase no macho (NEMA) é diferente da posição do fase na fêmea (IEC), é ou não é? E é assim que tá certo. Já no cabo com macho NRB 14136 e fêmea IEC, a posição do fase é a mesma para o "casal" (macho e fêmea). Você criou o lema do triângulo invertido (só) para os adaptadores, mas não é impossível que a indústria elétrica tenha algo semelhante para as especificações dos adaptadores e dos cabos. Esta poderia ser uma explicação para a inversão (indevida) do meu cabo macho NBR14136 e fêmea IEC, o que me levou a questionar a decisão de se definir a polarização da tomada NBR14136 em posição contrária à do padrão NEMA.

Fazer isso com um cabo beira a loucura ou me diga se você poderia se beneficiar dessa regra na loja, com o cabo na mão, tentando definir se ele inverte ou não. Me explique como conseguirias...

Por isso não respondi... Só por isso..

Com uma chave de testes na mão.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fazer isso com um cabo beira a loucura ou me diga se você poderia se beneficiar dessa regra na loja, com o cabo na mão, tentando definir se ele inverte ou não. Me explique como conseguirias...

Por isso não respondi... Só por isso..

Com uma chave de testes na mão.

É justo por isso que nem respondi... As pessoas não andam na rua, nem usualmente vão comprar um cabo com uma chave de testes na mão e ainda solicitando ao vendedor que alimente o mesmo, sem sequer saber se a tomada da loja terá ou não a polaridade correta..

Melhor, muito melhor, sem associação nenhuma a triângulo invertido ou não, o cabo, ou a tomada IEC provavelmente traga a sinalização de onde está seu fase ou linha, como esses dai:

ConectoresIECpontadecabodeenergia.jpg

O correto é que o fase ali esteja, independentemente do plug de rede elétrica que possa estar do outro lado do cabo. Sempre o fase alí deverá estar.. Não tem o menor sentido fazer analogia com a questão do triângulo invertido ou não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.sms.com.br/produtos/Estabilizador-SMS/Modulo-Isolador-Progressive-III-400VA

Diz que não introduz distorção harmônica. Ainda assim é falta de bom senso comprá-lo para usar no PS3 e em um PC secundário usado pelo restante da familia?

A energia daqui de casa é 220V e tirando a tomada usada pelo meu PC, as demais existentes são tudo plugue bipolar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.sms.com.br/produtos/Estabilizador-SMS/Modulo-Isolador-Progressive-III-400VA

Diz que não introduz distorção harmônica. Ainda assim é falta de bom senso comprá-lo para usar no PS3 e em um PC secundário usado pelo restante da familia?

A energia daqui de casa é 220V e tirando a tomada usada pelo meu PC, as demais existentes são tudo plugue bipolar.

Falta de senso completa.

Dizer que não introduz distorção harmônica é licença poética forte do marketing ou então se refere a cargas resistivas. Além disso não introduzir distorção harmônica não seria razão para utilizá-lo. As distorções harmônicas são produzidas por cargas e equipamentos que consomem energia de maneira não linear (que não consomem corrente numa proporção direta da tensão a ele aplicada) sendo ainda agravadas por instalações elétricas de alimentação e distribuição de alta impedância. Não introduzir distorção harmônica não significa eliminar distorção harmônica. A maneira mais garantida de não introduzir tal distorção é não utilizar aquele equipamento, de que de resto não vai ajudar em nada e vai prejudicar em muitas coisas. Nem filtro de linha corrige distorção harmônica, que é uma deturpação da onda senoidal.

A única ajuda que ele prestaria é evitar choque elétrico. Se o computador dá choque há algum motivo para isto, seja a fonte de péssima qualidade, seja neutro e fase invertidos na tomada. Custa bem menos desinverter os fios na tomada. A única coisa que substitui aterramento é aterramento. Eliminar choque com isolação galvânica é um paliativo, uma forma de remediar e não de eliminar as causas.

Maior falta de bom senso ainda no uso dele quando a rede elétrica é 220V, como a sua, já que o estabilizador vai converter, desnecessariamente, a tensão para 110V. O computador e o PS3 estarão melhor em 220V. Vai gerar surtos na estabilização desnecessária. O computador e o PS3 estarão melhor com a estabilização de suas próprias fontes. Vai agredir a fonte de alimentação. Vai desperdiçar energia. Vai irritar os ouvidos com seus tlecs, ainda mais para quem sabe que cada tlec é um coice na fonte.

Falta de bom senso, ainda, quando se sabe que a própria SMS dispõe de um equipamento de proteção eficiente, próprio para uso em computadores e equipamentos de áudio e vídeo, e com custo muito menor:

http://www.carrefour.com.br/informatica/energia/filtros-de-linha/filtro-de-linha-protector-clean-energy-1000va-black---sms_44542

Tomada americana tripolar (dois pinos chatos e um redondo) é sempre instalada com o terra para baixo.

2e6c9io.png

Já a tomada brasileira vem sendo instalada nas mais diversas posições, então é preciso ficar atento para não ocorrer inversão. A maneira correta está ilustrada abaixo.

ajwc4y.jpg

A inversão não vem de quem projetou a tomada não, vem de quem faz a instalação incorretamente.

Polarização correta quando a tomada é instalada de cabeça para baixo:

plwyt.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
http://www.sms.com.br/produtos/Estabilizador-SMS/Modulo-Isolador-Progressive-III-400VA

Diz que não introduz distorção harmônica. Ainda assim é falta de bom senso comprá-lo para usar no PS3 e em um PC secundário usado pelo restante da familia?

A energia daqui de casa é 220V e tirando a tomada usada pelo meu PC, as demais existentes são tudo plugue bipolar.

A afirmativa que o estabilizador não introduz distorção harmônica, para lhe fisgar na compra do produto, justo com uma expressão que muito provavelmente não conheças a fundo (distorção harmônica) mas que sua cabeça sabe, lá no fundo, que deve ser evitada, é mais ou menos equivalente a:

Anúncio de pneus que na sua fabricação não inclui sal;

Anúncio de pasta de dentes sem adição de alcatrão;

Anúncio de yogurth que não agride a camada de ozônio;

Linguiça sem gluten...

Tanto seu PS3 como seu PC vão, com boas fontes, resolver muito bem qualquer problema de instabilidade da tensão da rede desde que ela esteja dentro da normal tolerância. Se ela não estiver, seu refrigerador, por exemplo, ou ar condicionado, não trabalharão, não conseguirão operar de modo correto. Eles são mais sensíveis, por incrível que pareça, que seu PC ou seu PS3 quanto a tensão fora da tolerância..

Se tiveres que corrigir instabilidade de tensão, comece por eles..

Ou seja, continua sendo falta de bom senso adotar um desses dai...

Mesmo não introduzindo distorção harmônica, não contendo sal, tampouco agredindo a camada de ozônio, sem gluten, nem radiações atômicas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, pouco conheço a essência sobre distorção harmônica além de que deve ser evitada.

Aas Histórias sobre "Estabilizador" não me enganam. E meus olhos se voltaram ao "Módulo Isolador Estabilizado 400W (Bivolt/115V) - SMS Progressive III" não porque haja problemas de choques aqui em casa.

Eu deveria ter sido mais claro antes. A razão é muito mais simples e até banal.

- PS3 eu ainda não tenho, mas pretendo comprar e vi - http://www.waz.com.br/_produtos/?p=99022 - que a entrada dele é "120V / 60Hz". Então usaria o item citado para converter para isso.

- O PC usado pela minha familia, não há nada lá que não seja bivolt, mas pensei que seria menos gambiarra usar isso para servir como extensão de tomada além que usa plugue bipolar; que facilitaria sua ligação na tomada próxima enquanto suponho que anularia o terra presente nas tomadas da fonte e monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A afirmativa que o estabilizador não introduz distorção harmônica, para lhe fisgar na compra do produto, justo com uma expressão que muito provavelmente não conheças a fundo (distorção harmônica) mas que sua cabeça sabe, lá no fundo, que deve ser evitada, é mais ou menos equivalente a:

Anúncio de pneus que na sua fabricação não inclui sal;

Anúncio de pasta de dentes sem adição de alcatrão;

Anúncio de yogurth que não agride a camada de ozônio;

Linguiça sem gluten...

Tanto seu PS3 como seu PC vão, com boas fontes, resolver muito bem qualquer problema de instabilidade da tensão da rede desde que ela esteja dentro da normal tolerância. Se ela não estiver, seu refrigerador, por exemplo, ou ar condicionado, não trabalharão, não conseguirão operar de modo correto. Eles são mais sensíveis, por incrível que pareça, que seu PC ou seu PS3 quanto a tensão fora da tolerância..

Se tiveres que corrigir instabilidade de tensão, comece por eles..

Ou seja, continua sendo falta de bom senso adotar um desses dai...

Mesmo não introduzindo distorção harmônica, não contendo sal, tampouco agredindo a camada de ozônio, sem gluten, nem radiações atômicas...

Saudações Faller! Me desculpe se estou postando no lugar errado, mas gostaria de agradecer-lhe; depois de ler muitos de seus posts, e depois de finalmente ter aberto os olhos ao óbvio, hoje exatamente hoje criei coragem depois de vários dissabores com um nobreak sms 1200va que não segurava meu pc de jeito nenhum e o qual infelizmente ainda estou pagando...mas como dizia, hoje criei coragem e comprei um filtro de linha da clone de R$ 25 sei que não é dos melhores mas ja fiz o pedido de um da Clamper. e para minha alegria o desempenho do meu pc melhorou muito nos jogos, quarquer jogo pesado o nobreak apitava e estalava mas agora somente com o filtro parece que até os fps dos jogos aumentaram! Enfim, mais uma vez Obrigado! e espero que outras pessoas, ao lerem meu depoimento enxerguem o que é melhor para seus pc's! Obs. desculpem pelo texto corrido... Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
De fato, pouco conheço a essência sobre distorção harmônica além de que deve ser evitada.

Aas Histórias sobre "Estabilizador" não me enganam. E meus olhos se voltaram ao "Módulo Isolador Estabilizado 400W (Bivolt/115V) - SMS Progressive III" não porque haja problemas de choques aqui em casa.

Eu deveria ter sido mais claro antes. A razão é muito mais simples e até banal.

- PS3 eu ainda não tenho, mas pretendo comprar e vi - http://www.waz.com.br/_produtos/?p=99022 - que a entrada dele é "120V / 60Hz". Então usaria o item citado para converter para isso.

- O PC usado pela minha familia, não há nada lá que não seja bivolt, mas pensei que seria menos gambiarra usar isso para servir como extensão de tomada além que usa plugue bipolar; que facilitaria sua ligação na tomada próxima enquanto suponho que anularia o terra presente nas tomadas da fonte e monitor.

Se desejares um módulo isolador, para fugir de problemas de choques que não tens mas queres fugir. (igual a tomar coquetel da AIDS mesmo sem ter ou adotar a quimioterapia, mesmo sem ter câncer) . Dizia, se quiseres saiba que módulos isoladores são, na sua essência, transformadores com primários e secundários isolados galvanicamente (sem contato elétrico).

Adote algum desses que não ofereça a maldita "estabilização" que só atrapalha, em nada ajuda.

Alguns exemplos de módulos isoladores sem estabilização:

http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=MIO300BI&tab=models

http://www.toroid.com.br/produtos/isobox/

Ambos são módulos isoladores sem estabilização.. E tal qual o coquetel da AIDS e a quimioterapia, eles tem contra indicações, que basicamente são que os mesmos aquecem, e gastam mais energia (botam fora) do que autotransformadores que são a melhor e mais eficiente maneira de converter tensão, quando necessário

É bom que você saiba que é melhor, mais eficiente e mais lógico, para quem como você tem alimentação na tomada, de 220 Volts, alimentar todos os seus equipamentos em 220 Volts..

A maldição de rebaixar de 220 para 110 é uma herança maldita de equipamentos importados e para uso nos EUA, onde tudo é 115 Volts AC..

Inclusive uma boa notícia para você.. O PS3 também é um moderno equipamento que pode operar desde 90 VAC até 264 VAC, como está impresso em seus dois modelos de fonte internos.

Veja ai:

SonyPS3alimentaoFullRangemodeloAPS-.jpg

SonyPS3alimentaoFullRange.jpg

Claro, como esse seu PS3 também é indicado para venda nos EUA, o fabricante acaba colocando lá na caixa do mesmo, do lado de fora, que ele é para 115 Volts.. Pois se colocasse 115/220 Volts, pode ser que o americano médio, que nem sabe que no mundo existe alimentação em 220 Volts, e que não é assim lá inteligente, poderia pensar que deveria ter essas duas tensões para que ele operasse..

Como lá, nos EUA, só tem mesmo 115 Volts, eles tacam lá atrás essa informação que parece limitante.

Veja ai nas fontes internas do mesmo a declaração de tensão universal (INPUT 100-240 VAC) que com a tolerância sabida de +-10% resulta nos 90 a 264 Volts de capacidade de operação..

Agora, ou no futuro, quando ele chegar, ainda terás na tua casa todos equipamentos trabalhando em qualquer tensão ou capazes de trabalhar em 110 ou 220 Volts...

Ai eu aconselho a ligar o mesmo, bem como a todos os demais equipamentos, em 220 Volts.. 110 Volts é exceção, absolutamente não é regra...

Leia ai: Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- PS3 eu ainda não tenho, mas pretendo comprar e vi - http://www.waz.com.br/_produtos/?p=99022 - que a entrada dele é "120V / 60Hz". Então usaria o item citado para converter para isso.

Para transformar tensão o equipamento certo se chama transformador de tensão ou autotransformador:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FORCEL292

No caso em pauta não necessita, pois o PS3 na verdade é tensão universal.

Se encaixares um plug NEMA ai nessa tomada vais ter 50% de chance de ter o fio fase direto no gabinete do PC. Sem brincadeira, dependendo de como você vá operar o PC, de pés no chão, em piso frio, com tensão mais alta (220 Volts) pode até matar..

O plug NEMA se com seu pino de terra redondo, é bem capaz de, forçado nessa tomada arrombada dai, entrar sim e fazer contato e fazer operar o equipamento, mesmo que "acendendo" o operador se encostar na carcaça..

NEMA5-15.jpg

Olha ai plugue NEMA com pino terra redondo..

PlugNema5.jpg

Pior que não precisa nem forçar, entra naturalmente:

b24932IMG_0090113.jpg

E nessa tomada especificamente da minha foto, há inversão de fios em ambos os lados da tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...