Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0


Evandro

Posts recomendados

será q demora assim? eu tava esperando mais pra "late Q3 or early Q4"

não sei, chips SRAM estão muito longe das GPUs no nível de complexibilidade? (uia xique benhê!)

cade o EduardoS ou o Thiago pra ajudar? ou o XITA pra consultar a mãe diná e nos falar como irá caminhar essa história

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
não sei' date=' chips SRAM estão muito longe das GPUs no nível de complexibilidade? (uia xique benhê!)

cade o EduardoS ou o Thiago pra ajudar? ou o XITA pra consultar a mãe diná e nos falar como irá caminhar essa história[/quote']

Tem o Espada e o Dick Trace que também podem ajudar. ;)

Pelo que o Thiago disse lá no tópico do R800 (no caso ele é a mãe Diná do momento :D), 28 nm porque os 32 estão sendo pouco falados e sumindo dos roadmaps de mais de uma empresa.

Quem sabe se os caras desistirem dos 32 eles não consigam adiantar os 28..

Minha previsão (achômetro ligado) é pra chip em 28 nm e feito pela GF, saindo em Agosto-Outubro, com uma coisa bem renovada, mas não reinventando a roda por completo, só uma baita melhoria no projeto do R800: ROP e TMUs mais brutas, Tesselator e Rasterizer melhorados, todos em maior número e também conseguindo um modo pra se aproveitar o pelotão de ALUs que as Radeon HD tem, talvez mais blocos com menos ALUs, duas e que fazem DP forte ao invés de 5. (achômetro desligado)

Viajei bonito agora ! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem o Espada e o Dick Trace que também podem ajudar. ;)

Pelo que o Thiago disse lá no tópico do R800 (no caso ele é a mãe Diná do momento :D), 28 nm porque os 32 estão sendo pouco falados e sumindo dos roadmaps de mais de uma empresa.

Quem sabe se os caras desistirem dos 32 eles não consigam adiantar os 28..

Minha previsão (achômetro ligado) é pra chip em 28 nm e feito pela GF, saindo em Agosto-Outubro, com uma coisa bem renovada, mas não reinventando a roda por completo, só uma baita melhoria no projeto do R800: ROP e TMUs mais brutas, Tesselator e Rasterizer melhorados, todos em maior número e também conseguindo um modo pra se aproveitar o pelotão de ALUs que as Radeon HD tem, talvez mais blocos com menos ALUs, duas e que fazem DP forte ao invés de 5. (achômetro desligado)

Viajei bonito agora ! :D

verdaaade, o grande Espada da Justiça e suas ótimas explicações! :lol:

XITA, foi muito cara a ligação pro mundo da adivinhação? acho que tá ficando tarde hein! :lol:

não acho que a ATi queimaria uma arquitetura toda nova com uma melhoria do R800, talvez uma HD4770 da vida, algo "simples". Mas estou com você Agosto-Outubro algo em 28nm, aposto nessa, tudo depende do processo

agente pode pegar como base o que já tem feito, chips SRAM em bulk e fazer uma previsão de quanto demora uma GPU? será? deve ter muita química ai envolvida e outras cositas a más que eu não faço nem ideia maaaaaaas, podemos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

XITA' date=' foi muito cara a ligação pro mundo da adivinhação? acho que tá ficando tarde hein! :lol: [/quote']

E foi sem cafeína. :D

não acho que a ATi queimaria uma arquitetura toda nova com uma melhoria do R800' date=' talvez uma HD4770 da vida, algo "simples". Mas estou com você Agosto-Outubro algo em 28nm, aposto nessa, tudo depende do processo[/quote']

Não pense em melhoria pequena, pense em no mínimo 50% de mudanças. ;)

Algo mais simples pode vir logo, mas é coisa ro R800 ainda.

agente pode pegar como base o que já tem feito' date=' chips SRAM em bulk e fazer uma previsão de quanto demora uma GPU? será? deve ter muita química ai envolvida e outras cositas a más que eu não faço nem ideia maaaaaaas, podemos?[/quote']

Chuto que não porque os caras apresentaram estes wafers bastante tempo antes de termos "coisas de verdade" saindo das fábricas. ;)

Pelo que sei as reações químicas não são tão complexas quanto uma boa prova final de Química Orgânica. :D:wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não são difíceis? reação com plasma, implantação de íons acelerados e fotoquímica agora ficou facinho Xita? huahuahuahua!

nem tá tão fora assim da linha a tua previsão. Tá certo, 32nm morreram nas fabs, mas o R900 pra mim sai naquela faixa, agosto-outubro, alguma fab tem 28nm pronto pra esse faixa do ano???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não pense em melhoria pequena, pense em no mínimo 50% de mudanças. ;)

Algo mais simples pode vir logo, mas é coisa ro R800 ainda.

calma ae, acho que deve ser o horário

Não pense em melhorias pequenas no R800 caso saia um R800, HD5790(?), em 28nm? é isso? porque não? porque não pode vim somente um R800 com menor consumo, calor e frequencia mais altas, sem TMU's e ROP's melhorados?

não são difíceis? reação com plasma, implantação de íons acelerados e fotoquímica agora ficou facinho Xita? huahuahuahua!

no meu vestibular a prova de química foi feita juntamente com o Chico Xavier

nem tá tão fora assim da linha a tua previsão. Tá certo, 32nm morreram nas fabs, mas o R900 pra mim sai naquela faixa, agosto-outubro, alguma fab tem 28nm pronto pra esse faixa do ano???

somente Q4 2010, ou seja dezembro.... prestenção :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pelo que sei as reações químicas não são tão complexas quanto uma boa prova final de Química Orgânica. :D:wub:

Não me lembra da prova final de química orgânica ...

no meu vestibular a prova de química foi feita juntamente com o Chico Xavier

A minha também será assim ;)

Eu acho que talvez saia tipo uma 5930 ou 5890 em 28nm só pra começar a sentir o drama dos 28nm. Porque se não acaba fazendo igual a NVIDIA (diminuir a litografia numa arquitetura nova) com o GF100...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
não são difíceis? reação com plasma, implantação de íons acelerados e fotoquímica agora ficou facinho Xita? huahuahuahua!

nem tá tão fora assim da linha a tua previsão. Tá certo, 32nm morreram nas fabs, mas o R900 pra mim sai naquela faixa, agosto-outubro, alguma fab tem 28nm pronto pra esse faixa do ano???

Plasma ?

Oxiredução catalizada por UV, não é tão complexo quanto aquela cacetada de reações como SNA, SEA, Michael, Klaissen-Shmidt e por aí vai..

Não pense em melhorias pequenas no R800 caso saia um R800' date=' HD5790(?), em 28nm? é isso? porque não? porque não pode vim somente um R800 com menor consumo, calor e frequêcnia mais altas, sem TMU's e ROP's melhorados?[/quote']

Se mudar as TMUs e ROPs já "não vai ser" R800. ;)

no meu vestibular a prova de química foi feita juntamente com o Chico Xavier

Na DP de cálculo nem ele me ajudou' date=' foi a "estragétga" usada. :D

Não me lembra da prova final de química orgânica ...

Saudade. :wub:

Eu acho que talvez saia tipo uma 5930 ou 5890 em 28nm só pra começar a sentir o drama dos 28nm. Porque se não acaba fazendo igual a NVIDIA (diminuir a litografia numa arquitetura nova) com o GF100...

Tá, mas no fim do ano, quando é esperado algo bem renovado, que é o R900 ?

Quando saiu o R700, no dia seguinte falaram do R800 no fudzilla e.. eles erraram algumas coisas hehehe.

Um detalhe, entre R700 e R800 foi pouco mais de um ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e o xita se referia ao r900... ele é q não vai ter poucas mudanças, já que essa arquitetura nova deve ter começado a ser planejada no lançamento do R600... ;)
Se mudar as TMUs e ROPs já "não vai ser" R800. ;)

é, acho que foi a hora x)

"Postado Originalmente por Gun'ss

Eu acho que talvez saia tipo uma 5930 ou 5890 em 28nm só pra começar a sentir o drama dos 28nm. Porque se não acaba fazendo igual a NVIDIA (diminuir a litografia numa arquitetura nova) com o GF100..."

XITA tu errou ai no copiar e colar, esse poste foi do Ardanuy

Tá, mas no fim do ano, quando é esperado algo bem renovado, que é o R900 ?

Quando saiu o R700, no dia seguinte falaram do R800 no fudzilla e.. eles erraram algumas coisas hehehe.

Um detalhe, entre R700 e R800 foi pouco mais de um ano.

ATi vai aprender com os erros no inimigo x)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas falou-se que o R900 seria o tal "Hectaseiláoque" que seria uma arquitetura completamente nova da ATI, será que ainda vão renovar mais uma vez o R600? Eu acho que não hein, principalmente pelo fato de desempenho do RV870 não ser tudo o que deveria (na minha opinião) imagino que eles realmente irão para uma nova arquitetura no R900.

Eu acho (minha bola de cristal não é tão boa quanto a do XITA :D) que eles devem lançar um RV870 @ 32nm ou 28nm com melhores clocks e tlz e deixar o lançamento de uma nova linha com nova arquitetura com o R900.

Oras, se eles lançarem novamente um R600 recauchutado no final de 2010, estimasse que devam lançar uma nova arquitetura (R1000!!??:eek:) só lá pra metade de 2011...é muito tempo, ainda mais se a Fermi chegar tão boa quanto estão dizendo. Acho que é hora da ATI esquecer o "fantasma" que foi o lançamento da sua última arquitetura realmente nova (R600) e pular pra algo novo, já está na hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xita, as reações podem até não parecer tão feias (jamais subestime fotoquímica de qq coisa), mas não te esquece do nível de controle que tu tem que ter... do tipo, "só duas camadinhas de átomos na superfície, por favor, e com o desenho X"... :P

De qq maneira: acho q de R700 pra R800 tivemos aproximadamente 1 anos e 3 meses. Não foi nem um ano e meio. Me corrijam se eu estiver errado. O que implicaria em praticamente ser lançado em dezembro, mas dezembro é quando aparentemente começa a produção de risco em 28nm pelo menos pela TSMC, que se dirá da GF??

Concordo que uma versão encolhida seria uma boa, mas a 4770 foi "inventada" com uma folg de pelo menos 6 meses até o lançamento do R800, e os 40nm já estavam disponíveis na fábrica naquela época... Se é pra lançar a arquitetura novíssima no mesmo "timeframe" em que vai ser dispnibilizadeo o novo processo nas fabs, então pode esquecer redução de processo pro R800, tyudo o que tu pode ver é um pequeno aprimoramento de processo permitindo certamente ainda mais clock com talvez nem tanto assim mais consumo e TDP assim.

Resumo: não tem como haver um R800 encolhido, mas redesenhado cabe. R900 tem que ser no processo novo, vai ser mega-mudança, e, me corrigindo, com o cancelamento de tudo o que é 32nm vai ser com certeza em 28nm. ;)

Ediçâo: E, fantasma ou não: eu acho que a vantagem do Fermi nas R800 não vai ser tão grande assim, além de mais caro e mais quente, chegar com quase 6 meses de atraso e a ATI ter aberto lucro de sobra com ela em cima da nvidia pra poder queimar ela nos preços... Em suma, a hora pra dar um "up" de arquitetura forte, até pra dar uma rasteira bem dada no Fermi, é AGORA! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

XITA tu errou ai no copiar e colar' date=' esse poste foi do [b']Ardanuy

ATi vai aprender com os erros no inimigo x)

Sorry ! :blush:

Mas falou-se que o R900 seria o tal "Hectaseiláoque" que seria uma arquitetura completamente nova da ATI, será que ainda vão renovar mais uma vez o R600? Eu acho que não hein, principalmente pelo fato de desempenho do RV870 não ser tudo o que deveria (na minha opinião) imagino que eles realmente irão para uma nova arquitetura no R900.

Concordo.

Eu acho (minha bola de cristal não é tão boa quanto a do XITA :D) que eles devem lançar um RV870 @ 32nm ou 28nm com melhores clocks e tlz e deixar o lançamento de uma nova linha com nova arquitetura com o R900.

É boa sim, mas acho que nisso você não vai acertar, exatamente porque as fábricas não terão o processo pronto a tempo.

Oras, se eles lançarem novamente um R600 recauchutado no final de 2010, estimasse que devam lançar uma nova arquitetura (R1000!!??:eek:) só lá pra metade de 2011...é muito tempo, ainda mais se a Fermi chegar tão boa quanto estão dizendo. Acho que é hora da ATI esquecer o "fantasma" que foi o lançamento da sua última arquitetura realmente nova (R600) e pular pra algo novo, já está na hora.

Concordo !

Xita, as reações podem até não parecer tão feias (jamais subestime fotoquímica de qq coisa), mas não te esquece do nível de controle que tu tem que ter... do tipo, "só duas camadinhas de átomos na superfície, por favor, e com o desenho X"... :P

Tá certo, me expressei mal, valeu pelo toque !

De qq maneira: acho q de R700 pra R800 tivemos aproximadamente 1 anos e 3 meses. Não foi nem um ano e meio. Me corrijam se eu estiver errado. O que implicaria em praticamente ser lançado em dezembro, mas dezembro é quando aparentemente começa a produção de risco em 28nm pelo menos pela TSMC, que se dirá da GF??

Do que eu achei ele é de julho de 2008, e com refresh lá pra março abril.

As duas estão com os roadmaps próximos nisso.

Então quem vai fazer em 32 nm é a Intel !! :lol::lol:

Concordo que uma versão encolhida seria uma boa, mas a 4770 foi "inventada" com uma folg de pelo menos 6 meses até o lançamento do R800, e os 40nm já estavam disponíveis na fábrica naquela época... Se é pra lançar a arquitetura novíssima no mesmo "timeframe" em que vai ser dispnibilizadeo o novo processo nas fabs, então pode esquecer redução de processo pro R800, tyudo o que tu pode ver é um pequeno aprimoramento de processo permitindo certamente ainda mais clock com talvez nem tanto assim mais consumo e TDP assim.

Resumo: não tem como haver um R800 encolhido, mas redesenhado cabe. R900 tem que ser no processo novo, vai ser mega-mudança, e, me corrigindo, com o cancelamento de tudo o que é 32nm vai ser com certeza em 28nm. ;)

Ediçâo: E, fantasma ou não: eu acho que a vantagem do Fermi nas R800 não vai ser tão grande assim, além de mais caro e mais quente, chegar com quase 6 meses de atraso e a ATI ter aberto lucro de sobra com ela em cima da nvidia pra poder queimar ela nos preços... Em suma, a hora pra dar um "up" de arquitetura forte, até pra dar uma rasteira bem dada no Fermi, é AGORA! ;)

Então R900 "ainda" é em 28 nm e pra novembro de 2010.

Vai ser boa essa guerra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A TSMC atualizou os cronogramas: "risk production" do 28 nm "bulk" para final do primeiro semestre. Só que esse "risk production" não é bem O "risk production" (é, a TSMC é assim mesmo), então no fim das contas fica impossível saber o que está acontecendo...

Mas não diria que a coisa tenha mudado muito. Chuto que o "risk production" "de verdade" continua para o quarto trimestre, mesmo porque eles continuam afirmando que essa é a data dos primeiros "tape-outs", e ambas costumam ser sincronizadas, por motivos óbvios. A GF deixa bem claro que o "risk production" é no quarto trimestre, mas é impossível saber mais que isso.

O que é "risk production"? Quer dizer que dá para usar o processo para algo. Por exemplo, quando se anuncia o "risk production", a Qualcomm logo arruma alguma coisa funcional para se gabar, a AMD e a nVidia estão acertando o rendimento e a Altera está anunciando novas FPGAs milagrosas.

O que a TSMC decidiu que chamaria de "risk production" no caso do 28 nm bulk HP (e SÓ DELE, outros processos de 28 nm tem "risk production" corretos)? Não tenho a mínima ideia. Mas todos concordam que não é exatamente o "risk production" que conhecemos e amamos. É mais um parâmetro interno de IDM muito parecido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membro VIP

http://www.fudzilla.com/content/view/17782/1/

Hecatondries / northern Islands será em 40 nm ? Ao menos os chips vem este ano.

28 nm provavelmente só pra depois do meio de 2011.. aí vem no "refresh".

Aliás, estava eu caçando usn roadmaps ontem e achei um antiguinho onde já aparecia a nomenclatura northern islands, nós que lerdamos e não vimos isso. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo do que o Fermi fizer dá até pra ATI deixar o R900 40nm na manga pra Q2 2011, baixar os preços das HD 5000 (já venderam bastante e tem gordurinha, né?) e colocar uma 5890 invocada pra brincar.

Estende o limite do chip até um pouquinho mais longe e vai amadurecendo mais o próximo.

A nomenclatura "Northern Islands" deveria ficar pra 28nm, pois esse sim vai mandar o R800 pra Valhala... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Dependendo do que o Fermi fizer dá até pra ATI deixar o R900 40nm na manga pra Q2 2011, baixar os preços das HD 5000 (já venderam bastante e tem gordurinha, né?) e colocar uma 5890 invocada pra brincar.

Estende o limite do chip até um pouquinho mais longe e vai amadurecendo mais o próximo.

A nomenclatura "Northern Islands" deveria ficar pra 28nm, pois esse sim vai mandar o R800 pra Valhala... :P

Q2 ?

Muito cedo.. Q3 não vejo problema, mas antes do meio do ano seria matar a série 5000 sem necessidade.

Eles podem cortar preços ou lançar uma 5890 por exemplo, sem precisar forçar tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Q2 ?

Muito cedo.. Q3 não vejo problema, mas antes do meio do ano seria matar a série 5000 sem necessidade.

Eles podem cortar preços ou lançar uma 5890 por exemplo, sem precisar forçar tanto.

Eu acho extremamente cedo... :lol:

Mas imagino que a ATI esteja planejando jogar a série 6000 no Natal de 2010 já que o suposto Fermi 2 deve vir por aí também. E uma HD6890 28nm lá por Q2 ou Q3 2011, não é?

Pelo menos foi a boataria que li no final do ano passado quando o Fermi estava em vias mentirosas de ser lançado... acho que foi até aqui no CdH. E nesse link do Fud que você postou eles falam da "next generation Hecatoncheires card will have the hard job of fighting Fermi and Fermi 2". Ou seja, se o brinquedo é pra concorrer com "Fermi 1" significa que série 5000 morre antes do final de 2010. BIZARRO! :eek:

De qualquer forma... :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro: a ideia de lançar a arquitetura nova como 'hecaton' do 40nm mais ou menos junto com uma 5000 em 28nm pra aprender, e guardar as 'ilhas do norte' pra juntar a arquitetura nova e os 28nm faz irritantemente MUITO sentido pra mim, explica até a boataria inconsistente nos nomes.

Agora, quanto ao fermi e qualquer comparação dele com coisas existentes neste plano de espaço tempo pertencente a este universo: 'nvidia, apresente suas armas...

As de verdade, não fotos pelos cantos de placas perdidas nos sinais...'

Ok, esqueci o resto da música, sintam-se a vontade pra esticar o sarro tirado da nvidia! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro: a ideia de lançar a arquitetura nova como 'hecaton' do 40nm mais ou menos junto com uma 5000 em 28nm pra aprender, e guardar as 'ilhas do norte' pra juntar a arquitetura nova e os 28nm faz irritantemente MUITO sentido pra mim, explica até a boataria inconsistente nos nomes.

Agora, quanto ao fermi e qualquer comparação dele com coisas existentes neste plano de espaço tempo pertencente a este universo: 'nvidia, apresente suas armas...

As de verdade, não fotos pelos cantos de placas perdidas nos sinais...'

Ok, esqueci o resto da música, sintam-se a vontade pra esticar o sarro tirado da nvidia! ;)

Yeah... só pode ser isso se os prazos forem esses realmente...

Mas imagino que a salada de nomes seria mais colorida do que a da NVIDIA :P

Mas pra que eles lançariam uma hecaton se a GTX480 ficar... digamos, 15% acima da 5870? Não acho que será muito superior a isso e ainda tem o consumo brabo + temps absurdas.

Uma queda de preços no que já existe (e vendeu demais) seria mais lucrativo. ACHO.

Putz, cansei de imaginar e achar :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yeah... só pode ser isso se os prazos forem esses realmente...

Mas imagino que a salada de nomes seria mais colorida do que a da NVIDIA :P

Mas pra que eles lançariam uma hecaton se a GTX480 ficar... digamos, 15% acima da 5870? Não acho que será muito superior a isso e ainda tem o consumo brabo + temps absurdas.

Uma queda de preços no que já existe (e vendeu demais) seria mais lucrativo. ACHO.

Putz, cansei de imaginar e achar :D

Caso a GTX 480 ficar 15% acima da HD 5870, sempre tem-se a possibilidade de lançar uma HD 5890 @ 1 GHz e tomar frente de novo.

O mesmo vale para a solução dual-chip, visto que a ATI só não chegou a lançar a HD 4890 X2 para bater a GTX 295 por que as HD 5xxx já estavam muito próximas de serem lançadas. Mas pelos roadmaps, a ATI pretende lançar uma suposta HD 5990. O jeito é esperar pra ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas isso seria ruim. mesmo eu não gostando muito da nvidia, imagina só, não ter concorrente para a ATI?

Preços lá em cima, lançamentos mais demorados pela falta de pressão, sem outros no ramo

Não é porque a Nvidia vai levar uma porrada da ATI que ela vai quebrar, sair do mercado e deixar a ATI reinando sozinha.

Afinal, a ATI tá perdendo nas vendas há anos e não quebrou, ora bolas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...