Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
juniorcba

APC Back-UP ES 600

Recommended Posts

Galera, eu tenho um APC Back-UP ES 600 a um bom tempo, e so hoje fui ver sobre a nao recomendacao de estabilizadores e no-breaks incluidos...

Eu tenho uma Corsair HX520, portanto fiquei na duvida, se vale a pena ligar direto na tomada e perder a protecao contra quedas de energia, se e que esse nobreak faz isso bem, o que aparenta fazer.

Queria que me falassem sobre esse nobreak, se e melhor deixa-lo encostado a usa-lo, ou se teria como eu eliminar a parte de selecao de tensão, deixar somente a bateria funcional, e se vale a pena fazer isso.

Obrigado desde ja.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ai costuma ter cortes de energia curtos ou longos, eu recomendo manter o nobreak.

Ligar direto tb só se for por meio de um filtro que apresente as mesmas proteções de surtos de tensão que o nobreak, como os filtros da linha da APC.

Por quase 1 ano usei um BackUPS BE600-LM e por 1 ano um BackUps BE600-BR, sem problemas com a fonte, uma Zalman 460W.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu e um BackUPS BE600-LM.

Aqui sempre funcionou sem problemas tambem.

Mas frequentemente eu escutava os tecs / clickes do seletor de tensão, e lendo os topicos do forum verifiquei como isso poderia estar sobrecarregando minha fonte, e como tirando o nobreak iria melhorar a energia pro meu PC e associados.

Eu tenho um filtro da SMS, exatamente esse:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:22:49:05&sugestao=OK

Mas branco.

Corrente maxima de 10A por tomada, creio que nao seja o ideal correto?

To pensando em comprar esse iondicado aqui no forum:

https://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF05

Mas estou com essa seria duvida sobre meu nobreak que gostaria de tirar primeiro...

Se algum dos "manjadores" do forum, conhecer esse nobreak por dentro, e souber indicar se vale a pena mante-lo, ou se ele e so mais um estabilizador com bateria...

Obrigado desde ja.

Compartilhar este post

Link para o post

Bons fabricantes não permitem que o abrir e fechar dos contatos dos relés de seus produtos produzam picos danosos na saída, ainda assim há um leve desligar e religar de energia toda vez que o relé atua, o que leva um tempo de 6 à 8 milisegundos em média.

Esse tempo não é o suficiente pra fazer a saída de uma fonte oscilar, a única coisa que acontece seus capacitores logo na entrada abaixam sua energia mais ou menos até a metade, pra manter o funcionamento do PC por até 17ms com carga máxima, e em seguida se recarregarem. Esses capacitores aguentam isso aí por anos, inclusive fontes SEM PFC ativo põe mais stress nesses capacitores do que os próprios relés abrindo e fechando devido a forma que ela drena a energia dos mesmos.

Mas uma fonte duraria mais sem os relés abrindo e fechando, provavelmente sim, só não se sabe dizer o quanto. Na minha opinião nesse tempo você já comprou outra fonte ou a atual pifou por outra razão.

Os Nobreaks APC são os nobreaks em que você menos ouvirá relés porque eles possuem menos estágios de correção que seus concorrentes nacionais. Talvez pela maioria dos modelos virem dos EUA ou adaptados de modelos vendidos lá. Por um lado isso é bom, por outro é ruim porque eles configuram uma faixa de serviço muito restrita sem uso da bateria. Quando o nobreak sai de certa faixa, no seu caso 94-140V, ele entra em modo bateria. O meu BE600-BR é um caso sério porque opera apenas entre 190-240V. Tem dia que a energia aqui oscila pra 190V, ai ja viu. A CIA Elétrica prometeu melhoras e eu estou acompanhando de longe o trabalho deles na nova subestação, mas tá demorando!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca tive problemas nenhum usando o nobreak.

Inclusive em quedas de energia, tudo funciona perfeitamente, e o SO ate hiberna sozinho quando acaba a bateria...

Mas e raro acabar a energia, mais fácil rolar um pico, e eu costumo deixar o PC 24h ligados, e esses picos acabam por desligar ou resetar meu PC, mesmo sendo bem raro ultimamente.

Desde que tirei o nobreak quando fiz o topico, ate então, sem nenhum problema, nem pico nem queda de energia.

Pelo que leio aqui os usuarios mais entendedores nao usam nada, nem nobreak, justamente pelos bons custarem mais de 1000 reais.

Gostaria que me esclarecessem sobre esse meu nobreak especifico, continuo usando? Deixo encostado? Porque?

Obrigado desde ja.

Compartilhar este post

Link para o post

Desde que você troque o nobreak por um filtro APC e as desligamentos por queda de força não o prejudicarem, sem problema, pode tirar o nobreak.

Por que um filtro APC? porque ele tem um filtro compatível ou melhor que o filtro que tem dentro do seu nobreak. Esse nobreak tem proteção pra surtos de tensão e ruidos em modo comum e normal ou seja, entre Neutro-Terra, Fase-Terra e Fase-Neutro, tem um bom indutor de filtragem e capacitores corretos para esse papel tb, se você tirar e botar um filtro simples ou ligar direto, vai perder essas importantes proteções que um filtro APC te ofereceria. Agora com o filtro você não teria proteção contra corrompimento de arquivos ou perda de dados numa queda de energia por exemplo, mesmo que falem que uma partição NTFS elimina esse perigo porque não elimina! Já peguei vários casos de PC que após queda de energia o Windows não carrega, mês passado mesmo consertei um PC assim com a alegação da pessoa que foi após a energia faltar, quando ligou o PC novamente o Windows não carregou mais...

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.oficinadosbits.inf.br/Oferta.asp?codigo=1891&ID=19

Aqui tem as especificacoes do meu no break.

Se bem que paguei mais barato no megamamute...

Bom, então e melhor eu usar o nobreak, doque o filtro SMS de R$ 25 que eu tenho, ele nao tem a funcao de selecao de tensão como nos estabilizadores comuns (nao indicados), certo?

Agora me esclareca, eu posso usar esse filtro SMS como extensao pra ligar o nobreak na tomada?

Ele vai so adicionar uma protecao, minima que seja ou atrapalha?

Acho que so tem fusivel protegendo mesmo!

Specs do meu PC:

Fonte Corsair 520W HX Power Supply ATX12V v2.2/EPS12V 2.91 Series CMPSU-520HX

placa-mãe ECS GF7100PVT-M3

Core2Duo 7300 2.66Ghz 45nm

Memória Patriot 4096 MB (4GB) Viper Series DDR2 800Mhz PC2-6400 (Kit 2 Memórias de 2GB) PVS24G6400LLK 4-4-4-12

Placa de Vídeo VGA GeForce Zotac 9600GT - 512 MB, DDR3, PCI-Expres

HD SATA-II 1TB Samgung

HD SATA-II 250GB Samsung

Muito obrigado!

:)

Compartilhar este post

Link para o post
http://www.oficinadosbits.inf.br/Oferta.asp?codigo=1891&ID=19

Aqui tem as especificacoes do meu no break.

Se bem que paguei mais barato no megamamute...

Bom, então e melhor eu usar o nobreak, doque o filtro SMS de R$ 25 que eu tenho, ele nao tem a funcao de selecao de tensão como nos estabilizadores comuns (nao indicados), certo?

Agora me esclareca, eu posso usar esse filtro SMS como extensao pra ligar o nobreak na tomada?

Acho que so tem fusivel protegendo mesmo!

Specs do meu PC:

Fonte Corsair 520W HX Power Supply ATX12V v2.2/EPS12V 2.91 Series CMPSU-520HX

placa-mãe ECS GF7100PVT-M3

Core2Duo 7300 2.66Ghz 45nm

Memória Patriot 4096 MB (4GB) Viper Series DDR2 800Mhz PC2-6400 (Kit 2 Memórias de 2GB) PVS24G6400LLK 4-4-4-12

Placa de Vídeo VGA GeForce Zotac 9600GT - 512 MB, DDR3, PCI-Expres

HD SATA-II 1TB Samgung

HD SATA-II 250GB Samsung

Muito obrigado!

:)

Pode.

Até vai melhorar um pouco a proteção, mas não atrapalhará.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu leonhartmann.

So me resta saber, se devo continuar a usar ou nao meu No Break.

Afinal as vezes a energia cai sim, ou pelo menos 1 pico por mes, mas nao tem muita instabilidade fora isso.

E conforme o _rau_ disse, meu No Break nao parece ser dos piores.

Só nao sei se tem o famigerado "estabilizador" embutido, com o tal seletor de tensão dentro do bichinho. =/

Alguem sabe me dizer?

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Valeu leonhartmann.

So me resta saber, se devo continuar a usar ou nao meu No Break.

Afinal as vezes a energia cai sim, ou pelo menos 1 pico por mes, mas nao tem muita instabilidade fora isso.

E conforme o _rau_ disse, meu No Break nao parece ser dos piores.

Só nao sei se tem o famigerado "estabilizador" embutido, com o tal seletor de tensão dentro do bichinho. =/

Alguem sabe me dizer?

Valeu!

Ele tem estabilizador interno sim.

Eu continuaria usando sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tiraria esse nobreak em troca de um filtro simples de 25 reais, é besteira na minha opinião, você perderia o excelente filtro e proteção contra surtos desse nobreak pra um filtrozinho de 25 reais chulé como são os SMS.

Compartilhar este post

Link para o post

Voltei pro no break, e to usando a protecao na linha telefonica também (eu nao usava o.o).

Agora que religuei o nobreak ta fazendo um barulho esquisito, um chiado, constante, as vezes com uma breve pausa de menos de 1 segundo, e volta.

Que nao fazia antes, mas acho que ta so recarregando a bateria, ou então eu ja tava acostumado ao barulho e nem lembro. :P

To usando meu PC + monitor + modem + router wifi + caixas de som nele, acho os 600VA ai dao e sobram ne?

Obrigado pelas respostas. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Esse chiado todos dois APC que tenho faz, tem hora que some, tem hora que volta...

Instala o software powerchute que vem com ele que ele vai te informar o quanto de potência seu nobreak está fornecendo, se está sobrecarregado ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais