Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Abit Nf7-s 2.0 + Barton 2500+@3200+


brunoctorres

Posts recomendados

Olá, galera

comprei recentemente uma placa-mãe Abit NF7-S v. 2.0, um barton 2500+ e um cooler Coolermaster Aero 7+.

Intslaei e tudo funcionou normalmente.

Após instalar o windows, alterei o fsb para 200MHz para que o processador funcionasse como um 3200+.

Fiz testes e benchmarks com diversos programas, sao eles sandra 2004(benchmarks e burn-in), PCMark2001, 3DMark2001SE, CPUBurn-In (Não é o cpuburn), cpu stability test e Super PI (até 2M digitos).

Tudo normal, a maxima temperatura registrada foi 50 graus (um pouco alta, mas moro no Rio e aqui faz muito calor, mas de qualquer maneira uma temperatura extremamente segura) e voltagens também muito aceitáveis (3,3v = 3,3v, 5v = 5,05v, 12v = 11,86v, -12v = -12,19v e -5v = -5,29v).

O fato é que quando fui executar o CPUBurn, selecionei K7 e high priority, quando cliquei em BURN!!! a maquina desligou instantaneamente, sem nem ao menos dar tempo de começar a rodar o teste. Tentei rodar o CPUBurn sem GUI (burn-k7.exe) e aconteceu a mesma coisa. Baixei o fsb para 166, e a mesma coisa aconteceu.

A BIOS da placa é a original, não fiz update pois, alem desse, não tive nenhum outro problema, portanto não vi nessecidade de arriscar uma atualização. Não sei agora qual a versão exata da BIOS, mas posso ver isso depois.

Alguem sabe o que pode estar causando esse desligamento inesperado? Alguem já teve esse problema?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brunoctorres,

Não sei a razão pela qual você. utilizou o CPUBurn, se o intuito foi testar a estabilidade do sistema, uma excelente opção é o "Torture Test" do Prime95, deixe rodando por umas 12 horas, se não der pau, o sistema está "rock solid".

Voltando ao tema CPUBurn, a primeira medida é re-instalar o programa e testar, pode ser corrupção em algum DLL, principalmente porque você. já havia testado vários programas sem problemas.

Quanto a temperatura de 50°C, não confie tanto nesse valor. As NF7-S são famosas por terem uma leitura mais baixa da temperatura, além do que, a medida é tomada por um sensor térmico, não é obtida pelo diodo no core da CPU. Há uma fórmula que calcula a temperatura do core, com base na temperatura tomada pelo sensor, ela está em uma das notas técnicas da AMD, quando eu lembrar onde está, posto o link, mas tenha certeza que o core está mais quente que a temperatura apresentada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, mas mesmo se estiver acima dos 50 graus, não vai ser nada muito acima e, mesmo que estivesse a 60 estaria numa temperatura segura. Portanto, acredito que seja mesmo problema da fonte. O torture test do prime 95 so roda por alguns segundos e depois desliga também.....so pode ser fonte. Concorda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, o CPUBurn arrebenta com a fonte! Pode perceber q na hora q você clica em Burn seu gabinete instantaneamente faz muito mais barulho, q são as rotações do cooler do processador sendo expandidas.

aqui, quando eu tô com a mákina em 100% de trabalho (na verdade nenhum programa consegue exigir 100% do processador, mais o CPUBurn passa muito perto disso! apesar q falam d um software feito pela AMD q conseguia) sem ser com o CPUBurn (pode ser com um jogo, UDAgent ou prime test) a fonte mantém seus canais em 5V em 4,47 e 12V em 12,86. quando ligo o CPUBrun, o 5V vai pra 4,0 e o 12V vai pra 13,37! realmente ele torra a fonte!

Verifike a potência real, marca e a corrente das linhas da sua fonte, pois você temum sistema extremamente consumidor, q nescessita d uma fonte mais robusta. ^_^

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brunoctorres,

A que temperatura está definido o shutdown da tua máquina no BIOS? Quanto à fonte, o que me deixa espantado são as tensões apresentadas. Sobrecarga na fonte implica em aquecimento excessivo, valores fora de parâmetros ou flutuações excessivas. Os valores que você. postou estão dentro das margens admitidas.

Uma outra possibilidade, você. já testou as memos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, as tensoes realmente estão dentro dos padroes aceitaveis, as memos estão boas sim. sao memorias xeros com chips da samsung. ddr400. Dois de 256MB....fiz uns testes nelas e estão boas. É a fonte mesmo, tenho quase certeza.....é uma ordinaria de 400W...fortrex....vagabunda, veio com um case da leadership.

valeu pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, até me envergonha falar uma coisa dessas aqui, mas é até bom pra ver se alguem consegue me explicar isso.

Meu cooler é um aero 7+, o soquete da nf7-s é muito na borda da placa, portanto tive que tirar a fonte pára instalá-lo. Para ficar mais confortavel pra mim, coloquei a presilha dele virada para o NB. Qual não foi minha surpresa hoje ao retirá-lo e perceber que essa posição era incorreta. A marca de pasta termica estava colada no ressalto do cooler, e não no meio da parte plana como deveria ser.

Recoloquei a pasta termica, apos limpar todo o processador com alcool isopropilico, e coloquei o cooler na posição inversa a que estava.

Surpresa...tudo funciona normalmente. A temperatura continua a mesma, as voltagens também, mas a maquina não desliga mais....Tem explicação isso???

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno,

Na atual versão do CPUBurn, você. consegue "colocar" um Athlon para trabalhar a quase 90% da capacidade, o que gera a dissipação de 90% da potência. Outros programas criam "picos" de consumo, mas não exigem tanto da CPU, dissipando menos potência e a consequente caloria.

O cooler colocado na posição errada, dissipou parte da caloria, sem, no entanto, conseguir operar na capacidade máxima. Teu processador esquentou além do limite, o sistema de proteção desligou o micro. Ademais, como o sensor é "externo", o "die" esquenta muito mais rápido do que o sensor consegue captar, ocorrendo o desligamento automático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa leitura do Vcore, abaixo daquela configurada no setup, pode ser uma característica da NF7-S. Um "undervolt padrão" ou mesmo um bug na leitura do Vcore pelo sistema, apesar dessa última hipótese ser remota, tendo em vista a maturidade do BIOS. Esse "undervolt padrão" parece ser a hipótese mais provável, uma "jogada" do fabricante para proteger o processador e o circuito regulador de tensão, contra overclockers mais afoitos..... :D:D

Minha Epox tambémém tem essa característica, o Vcore sempre fica 0,05V abaixo daquela configurada no BIOS. Por outro lado, há placas que fazem um indesejável overvolt, minha A7V8X-X sempre impingia 0,5V a mais no Vcore.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...