Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 5770 / 6770 - Reviews e questões técnicas


Evandro

Posts recomendados

Dá tempo de trocar, se for pela internet. Vai por mim: você NÃO VAI GOSTAR dessa IceAge...

Também comprei uma quando tava montando meu atual computador... A que foi testada pelo Clube me pareceu satisfatória, sim, o problema é que a fonte era ADULTERADA! Dá um bizú no tópico que eu criei na época e você vai entender: http://forum.clubedohardware.com.br/showthread.php?t=925951

Minha solução foi mandar essa de volta, pegar os créditos e comprar em outra loja (no caso, uma Seasonic S12IIBronze 520W, já que as Antecs e mesmo outras Seasonics mais "baratas" tinham esgotado; na JustShop). E te digo: não me arrependo nem um pouco! Já teve vez que a rede elétrica aqui oscilou e meu pc foi o ÚNICO (dentre quatro) que nem sentiu, enquanto os outros desligaram e houve até corrupção de dados.

Obrigado pela dica cara, vai ser útil. Mas verifiquei e ela é IA500HP80 sem PFC ativo, fora que falei com o vendedor e ele conhece o modelo que da problemas e disse que evita ao máximo a revenda dele. Será que dará problema? Acho que vou ficar com ela, pois paguei barato.

E quanto a placa, alguma indicação?

Ati HD 5770

GeForce GTX 550 Ti

E andei sonhando mais alto, será que vale a pena investir em uma GTX 460???

Me indiquem alguma, estou agoniado. hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica cara, vai ser útil. Mas verifiquei e ela é IA500HP80 sem PFC ativo, fora que falei com o vendedor e ele conhece o modelo que da problemas e disse que evita ao máximo a revenda dele. Será que dará problema? Acho que vou ficar com ela, pois paguei barato.

E quanto a placa, alguma indicação?

Ati HD 5770

GeForce GTX 550 Ti

E andei sonhando mais alto, será que vale a pena investir em uma GTX 460???

Me indiquem alguma, estou agoniado. hehehe

Justamente! Foi a que eu comprei também... Mas veio a IA5000HP80, que por sua vez era uma IA6500HP80 - readesivada!

Detalhe é que eu já tinha pentelhado bastante o SAC da Kabum, e eles TAMBÉM não sabiam dessa gambiarra toda! E eles DISPUNHAM DOS DOIS MODELOS (com, e sem PFC ativo - esse último não analisado pelo CdH e aparentemente o "produto bomba" readesivado) em catálogo. Mas eu pedi um, e mandaram o outro...

Quanto à placa, bem... Como já te disse, a 550 é mais interessante pelo processamento de Physix. O mesmo vale pra 460. Mas aí vai de você considerar se vale a pena as Dilmas extras só por isso.

Já em relação Custo/Benefício, eu ficaria com a 5770 mesmo (ou a 6770). Pelo menos por um bom tempo, acho difícil que essa belezinha "saia de moda" nesse quesito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justamente! Foi a que eu comprei também... Mas veio a IA5000HP80, que por sua vez era uma IA6500HP80 - readesivada!

Detalhe é que eu já tinha pentelhado bastante o SAC da Kabum, e eles TAMBÉM não sabiam dessa gambiarra toda! E eles DISPUNHAM DOS DOIS MODELOS (com, e sem PFC ativo - esse último não analisado pelo CdH e aparentemente o "produto bomba" readesivado) em catálogo. Mas eu pedi um, e mandaram o outro...

Quanto à placa, bem... Como já te disse, a 550 é mais interessante pelo processamento de Physix. O mesmo vale pra 460. Mas aí vai de você considerar se vale a pena as Dilmas extras só por isso.

Já em relação Custo/Benefício, eu ficaria com a 5770 mesmo (ou a 6770). Pelo menos por um bom tempo, acho difícil que essa belezinha "saia de moda" nesse quesito!

Quanto a fonte, vou dar um jeito.

E quanto a placa, acho que vou de 5770 mesmo, mas, agora me surgiu uma duvida. A principio nao queria gastar, mas será que vale a pena investir em uma GTX 460 SE por R$ 490,00? Ou os ganhos não compensam o aumento no valor, no caso R$ 330,00 na HD 5770?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a fonte, vou dar um jeito.

E quanto a placa, acho que vou de 5770 mesmo, mas, agora me surgiu uma duvida. A principio nao queria gastar, mas será que vale a pena investir em uma GTX 460 SE por R$ 490,00? Ou os ganhos não compensam o aumento no valor, no caso R$ 330,00 na HD 5770?

Cara, como eu te disse antes, a 5770 é a melhor Custo/Benefício. Mesmo diante da GTX 460 SE, hoje, ela empata em desempenho, pois quando saíram esses montes de reviews e comparações os drivers ainda estavam pouco maduros; enquanto hoje já conseguem extrair tudo da placa.

A uns dois meses atrás mesmo a 5770 já batia até a 4870 em alguns testes - que era a "topo de linha" da série anterior da Radeon¹. Por sua vez, a 4870 era a concorrente direta das GTX 260 (antecessora direta da 460).

Mas o dinheiro é seu! Se quiser gastar, gaste!

Não digo que seja desperdício, apenas que você poderia aproveitar melhor essa grana. Tudo o que posso fazer é aconselhá-lo, indicar qual caminho acho melhor; mas se tu quer seguir por outro, não serei eu quem irá impedi-lo! :unsure:

¹NOTA: Eu sei que a verdadeira topo de linha das Radeon 4xxx era a 4890x2 - mas, convenhamos: mesmo a 4890 single core é quase peça de colecionador, e praticamente só se conseguia uma por encomenda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, como eu te disse antes, a 5770 é a melhor Custo/Benefício. Mesmo diante da GTX 460 SE, hoje, ela empata em desempenho, pois quando saíram esses montes de reviews e comparações os drivers ainda estavam pouco maduros; enquanto hoje já conseguem extrair tudo da placa.

A uns dois meses atrás mesmo a 5770 já batia até a 4870 em alguns testes - que era a "topo de linha" da série anterior da Radeon¹. Por sua vez, a 4870 era a concorrente direta das GTX 260 (antecessora direta da 460).

Mas o dinheiro é seu! Se quiser gastar, gaste!

Não digo que seja desperdício, apenas que você poderia aproveitar melhor essa grana. Tudo o que posso fazer é aconselhá-lo, indicar qual caminho acho melhor; mas se tu quer seguir por outro, não serei eu quem irá impedi-lo! :unsure:

¹NOTA: Eu sei que a verdadeira topo de linha das Radeon 4xxx era a 4890x2 - mas, convenhamos: mesmo a 4890 single core é quase peça de colecionador, e praticamente só se conseguia uma por encomenda!

Tsurani, cê viu novos testes onde se faz essa comparação? É muito difícil achar teste atualizado desse jeito. Só fazem no lançamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

#####

Acredito que dê sim... Não sei exatamente como (já vi fazerem isso até com placas beeem mais antigas, sem os recursos das placas de hoje), mas tem.

Uma forma, no caso dessa placa em especial (e qualquer outra Radeon com suporte a Eyefinity), seria usar o desktop estendido do Eyefinity MAIS o recurso de Eyefinity Grid - onde você "divide" o desktop estendido em "regiões", delimitando inclusive o tamanho de recursos de FullScreen.

Deve ter alguém mais capacitado pra te ensinar como fazer isso, mas pelo menos isso eu garanto: dá pra fazer! ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela informação e se puder me ajudar tenho outras dúvidas:

Vou atualizar os drives da minha vapor-x e no site da sapphire existem várias versões do catalyst. Devo baixar só a última ou mais alguma? Quando a coloco em meu pc, após algum tempo, a imagem distorce e logo em seguida dá tela azul com mensagem de erro e o pc não liga por um tempo. Pode ser minha fonte que não aguenta (uso uma wisecase 500w e já testei com uma c3 tech 400w do meu irmão) ou será defeito da placa de video. Atualizar os drives pode resolver? Agradeço a ajuda.

Pode ser, sim, por causa da sua fonte. Mesmo a do seu irmão não é das melhores: se você olhar nas análises daqui do CdH mesmo, encontrará um punhado de C3 Tech's - sob outras marcas - que já foram reprovadas em testes.

Já quanto ao driver, o "recomendado" é sempre baixar a última versão.

PORÉÉÉÉM... Há casos, e casos: muita gente enfrenta dificuldades com drivers mais novos, costumando haver uma versão específica mais estável pra cada um. E não pense que isso é exclusividade da ATi não - eu mesmo já enfrentei algo parecido quando tive minha(s) GeForce(s).

Outra coisa que aconselho é baixar o driver direto da AMD (http://sites.amd.com/US/GAME/DOWNLOADS/Pages/downloads.aspx). Salvo em casos raríssimos (e este não é um deles), se adequa perfeitamente a qualquer placa independente de fabricante e já vem com tudo o necessário para usá-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o que o Tsurani disse, é fato, o guru3D fez estes testes comparando a HD5770 com a HD4870, porém no lançamento da série HD57XX.

No entanto, o Guru3D, mês passado, lançou no site este teste comparando o CrossfireX de 2x HD6770 vs HD6970.

Baseando-se no preço brasileiro das placas, temos a HD6770 numa média de R$400,00 cada, e a HD6970 numa média de R$1000,00.

Em promoções já se pode comprar a HD5770/6770 por menos de R$350,00, e a HD6970 por R$870,00.

Baseando-se nos testes do Guru3D, a placa testada tem um pequeno, e desconsiderável overclock de fábrica, fácilmente alcançado via Catalyst. No entanto, vê-se que o conjunto do crossfire das HD6770 vence ou empata em todos os jogos testados em todas as resoluções comparado-se a HD6970.

Agora comparemos os preços.

2x HD6770 = 2x R$400,00 = R$800,00

1x HD6970 = 1x R$1000,00 = R$1000,00

E também de acordo com o Guru3D, e os donos das HD5770 como eu são testemunhas disto, a placa esquenta muito pouco, muito menos do que qualquer outra no mercado, fora o fato de ser silenciosa (no caso isso muda de cooler/fabricante para fabricante).

Resumo da história?

Melhor ou semelhante desempenho.

Opção mais barata.

Esquenta menos.

Menos barulhenta em full load.

Não há contras, a não ser que você não possua uma mobo com 2 slots pci-e capaz de montar um crossfirex, o que é improvável nos dias de hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(post grande, pontos chave em itálico)

Bom dia, turma.

Normalmente sou lurker, mas a ocasião exige que eu busque uma opinião, pois não encontrei caso semelhante por aí. Peço desculpas por usar meu primeiro post para tirar dúvidas.

Comprei um computador há dois dias (configuração completa ao fim do post), mas estou tendo problemas que até agora são exclusivos do GTA IV.

Após aproximadamente duas horas de jogo, o vídeo apresenta problemas. A primeira vez foi uma BSOD, acusando problemas na biblioteca dxgmms1.sys. Na outra, travamento total do sistema, perda de vídeo, sem BSOD. Por duas vezes, antes da primeira BSOD, o driver de vídeo morreu (o sistema avisou que o driver quebrou mas conseguiu recuperar).

Alguém passou por algo do tipo, especificamente com o GTA IV? Ele tem um histórico de problemas de vídeo, por isso penso que pode ser problema dele. Li relatos de outras BSODs com o Windows 7, mas disseram que não acontecia com o Windows XP, mas exibiram reports diferentes do meu, então não dá para dizer se é o mesmo problema.

Fiz burn-in com o ATI Tool e FurMark, e o vídeo ficou estável (fiz testes de 30 e 10 minutos, respectivamente), no entanto a placa emite um barulho bem agudo, especialmente no teste do ATI Tool. Vi que isso é comum... Mas é normal? Nos jogos isso não parece aconter, apenas nos burn-in mesmo.

Há coisas a serem testadas - atualizações de BIOS, outros drivers, etc - mas cada teste exigirá pelo menos 2h de jogo, então convém pedir uma opinião enquanto testo.

Obrigado!

Hardware: Core i5 2400, Sapphire HD6770 Vapor-X (SKU# 11189-01-20G), Asus P8H61-V, 2x4GB DDR3/1333 Kingston, OCZ Fatal1ty 550W

Software: Windows 7 Home Premium x64 (retail, 100% atualizado), Catalyst 11.7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(post grande, pontos chave em itálico)

Bom dia, turma.

Normalmente sou lurker, mas a ocasião exige que eu busque uma opinião, pois não encontrei caso semelhante por aí. Peço desculpas por usar meu primeiro post para tirar dúvidas.

Comprei um computador há dois dias (configuração completa ao fim do post), mas estou tendo problemas que até agora são exclusivos do GTA IV.

Após aproximadamente duas horas de jogo, o vídeo apresenta problemas. A primeira vez foi uma BSOD, acusando problemas na biblioteca dxgmms1.sys. Na outra, travamento total do sistema, perda de vídeo, sem BSOD. Por duas vezes, antes da primeira BSOD, o driver de vídeo morreu (o sistema avisou que o driver quebrou mas conseguiu recuperar).

Alguém passou por algo do tipo, especificamente com o GTA IV? Ele tem um histórico de problemas de vídeo, por isso penso que pode ser problema dele. Li relatos de outras BSODs com o Windows 7, mas disseram que não acontecia com o Windows XP, mas exibiram reports diferentes do meu, então não dá para dizer se é o mesmo problema.

Há coisas a serem testadas - atualizações de BIOS, outros drivers, etc - mas cada teste exigirá pelo menos 2h de jogo, então convém pedir uma opinião enquanto testo.

Obrigado!

Hardware: Core i5 2400, Sapphire HD6770 Vapor-X (SKU# 11189-01-20G), Asus P8H61-V, 2x4GB DDR3/1333 Kingston, OCZ Fatal1ty 550W

Software: Windows 7 Home Premium x64 (retail, 100% atualizado), Catalyst 11.7

Tá... Vamos por partes...

Quanto ao GTA, verifique se você tem as atualizações dele (versões "genéricas" parece ser mais difícil pra conseguir todas). Esse jogo em particular teve muita incompatibilidade relatada desde seu lançamento, por isso é imprescindível atualizá-lo o máximo possível.

Quanto ao Windows e o Catalyst, você disse que sua versão é "retail, atualizada 100%" - verifique se o ServicePack 1 já se encontra instalado, pois ele também corrige diversas incompatibilidades; já sobre o Catalyst aconselho testar a versão 11.4 do driver que é a que mais teve relatos de estabilidade até agora (mesmo versões posteriores não apresentaram tanta estabilidade assim).

Agora...

Fiz burn-in com o ATI Tool e FurMark, e o vídeo ficou estável (fiz testes de 30 e 10 minutos, respectivamente), no entanto a placa emite um barulho bem agudo, especialmente no teste do ATI Tool. Vi que isso é comum... Mas é normal? Nos jogos isso não parece aconter, apenas nos burn-in mesmo.

Este deve ser um problema a parte: a geração muito alta de FPS. Abordamos isso recentemente inclusive.

Verifique por meio de alguma ferramenta (FRAPS, AfterBurner...) a taxa de FPS gerada nestas situações: se estiver acima dos 1000, é "normal" (não é bom, mas é normal). Para se resolver, basta ativar a função de VSync como "Always On" no Catalyst.

Aliás, vai uma dica (deve valer pro CyberForce também): ME PARECE que este recurso não funciona corretamente sem que esteja ativado junto um perfil de gerenciamento de energia - aquilo de "desligar o monitor após X minutos de inatividade, e hibernar o computador após Y minutos".

Sim... Eu também estranhei isso! Mas notei que só funcionou (especialmente em jogos) quando os ativei via painel de controle do Windows mesmo - e como muitos (incluindo eu) têm o hábito de configurar esses recursos como "sempre ligados"...

Então veja que não é uma promessa de que resolva - até porquê não conheço mais casos que o atestem - mas acredito que funcione. Se alguém mais relatar casos semelhantes, aí sim dá pra dizer que este é o motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá... Vamos por partes...

Quanto ao GTA, verifique se você tem as atualizações dele (versões "genéricas" parece ser mais difícil pra conseguir todas). Esse jogo em particular teve muita incompatibilidade relatada desde seu lançamento, por isso é imprescindível atualizá-lo o máximo possível.

Quanto ao Windows e o Catalyst, você disse que sua versão é "retail, atualizada 100%" - verifique se o ServicePack 1 já se encontra instalado, pois ele também corrige diversas incompatibilidades; já sobre o Catalyst aconselho testar a versão 11.4 do driver que é a que mais teve relatos de estabilidade até agora (mesmo versões posteriores não apresentaram tanta estabilidade assim).

Muito obrigado, vou testar a 11.4!

Sobre meu sistema, é original[1]. Tudo atualizado pelo Windows Update - me certifiquei de testar o game com tudo (ou quase tudo, faltando, por exemplo, a BIOS) atualizado. Inclusive o jogo, que de acordo com o executável, está na versão 1.0.7 (comprei via Steam)

[1]Tem um ano que não coloco nenhum software pirata no meu computador (tão bom não precisar de anti-virus, anti-spyware, anti-wga...)

Agora...

Este deve ser um problema a parte: a geração muito alta de FPS. Abordamos isso recentemente inclusive.

Verifique por meio de alguma ferramenta (FRAPS, AfterBurner...) a taxa de FPS gerada nestas situações: se estiver acima dos 1000, é "normal" (não é bom, mas é normal). Para se resolver, basta ativar a função de VSync como "Always On" no Catalyst.

Aliás, vai uma dica (deve valer pro CyberForce também): ME PARECE que este recurso não funciona corretamente sem que esteja ativado junto um perfil de gerenciamento de energia - aquilo de "desligar o monitor após X minutos de inatividade, e hibernar o computador após Y minutos".

Sim... Eu também estranhei isso! Mas notei que só funcionou (especialmente em jogos) quando os ativei via painel de controle do Windows mesmo - e como muitos (incluindo eu) têm o hábito de configurar esses recursos como "sempre ligados"...

Então veja que não é uma promessa de que resolva - até porquê não conheço mais casos que o atestem - mas acredito que funcione. Se alguém mais relatar casos semelhantes, aí sim dá pra dizer que este é o motivo.

Hmm, taxa alta de quadros, faz bastante sentido. No ATI Tool a frequência de quadros oscila entre 1230 e 1330 no teste do cubo peludo girando.

Sobre perfil de gerenciamento de energia... Não creio que seja possível não haver um. Sempre há algum ativado, e eu só edito o padrão, ao invés de usar perfis diferentes... Não faz muito sentido. Meu palpite é que isso foi placebo :P

Muito obrigado. Vou voltar o Catalyst para 11.4 e jogar GTA IV aqui, vamos ver se persiste. Próximo passo vai ser ver o que mais posso atualizar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá... Vamos por partes...

Quanto ao GTA, verifique se você tem as atualizações dele (versões "genéricas" parece ser mais difícil pra conseguir todas). Esse jogo em particular teve muita incompatibilidade relatada desde seu lançamento, por isso é imprescindível atualizá-lo o máximo possível.

Quanto ao Windows e o Catalyst, você disse que sua versão é "retail, atualizada 100%" - verifique se o ServicePack 1 já se encontra instalado, pois ele também corrige diversas incompatibilidades; já sobre o Catalyst aconselho testar a versão 11.4 do driver que é a que mais teve relatos de estabilidade até agora (mesmo versões posteriores não apresentaram tanta estabilidade assim).

Agora...

Este deve ser um problema a parte: a geração muito alta de FPS. Abordamos isso recentemente inclusive.

Verifique por meio de alguma ferramenta (FRAPS, AfterBurner...) a taxa de FPS gerada nestas situações: se estiver acima dos 1000, é "normal" (não é bom, mas é normal). Para se resolver, basta ativar a função de VSync como "Always On" no Catalyst.

Aliás, vai uma dica (deve valer pro CyberForce também): ME PARECE que este recurso não funciona corretamente sem que esteja ativado junto um perfil de gerenciamento de energia - aquilo de "desligar o monitor após X minutos de inatividade, e hibernar o computador após Y minutos".

Sim... Eu também estranhei isso! Mas notei que só funcionou (especialmente em jogos) quando os ativei via painel de controle do Windows mesmo - e como muitos (incluindo eu) têm o hábito de configurar esses recursos como "sempre ligados"...

Então veja que não é uma promessa de que resolva - até porquê não conheço mais casos que o atestem - mas acredito que funcione. Se alguém mais relatar casos semelhantes, aí sim dá pra dizer que este é o motivo.

Esqueci de falar sobre a sugestão de gerenciamento de energia. Não é o meu caso (caso isso seja de fato real), meu monitor sempre fica configurado para desligar em 10 minutos, apenas os hd's que configuro para nunca desligarem.

Até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, vou testar a 11.4!

Sobre meu sistema, é original[1]. Tudo atualizado pelo Windows Update - me certifiquei de testar o game com tudo (ou quase tudo, faltando, por exemplo, a BIOS) atualizado. Inclusive o jogo, que de acordo com o executável, está na versão 1.0.7 (comprei via Steam)

[1]Tem um ano que não coloco nenhum software pirata no meu computador (tão bom não precisar de anti-virus, anti-spyware, anti-wga...)

Quanto a BIOS, particularmente desencorajo mexer, a menos que se encontre algo muito sério a ser sanado pela atualização em questão (como em casos de MoBos que não reconheciam certas quantidades de memória).

[1]E queria eu ter esse mesmo privilégio: desempregado e com a mamãe pagando as contas, fica difícil ter verba pra comprar o programa que seja; além disso minha faculdade enrolou o suficiente para que eu a terminasse sem receber meu MSDN Student Pass... ¬¬

Hmm, taxa alta de quadros, faz bastante sentido. No ATI Tool a frequência de quadros oscila entre 1230 e 1330 no teste do cubo peludo girando.

Sobre perfil de gerenciamento de energia... Não creio que seja possível não haver um. Sempre há algum ativado, e eu só edito o padrão, ao invés de usar perfis diferentes... Não faz muito sentido. Meu palpite é que isso foi placebo :P

Muito obrigado. Vou voltar o Catalyst para 11.4 e jogar GTA IV aqui, vamos ver se persiste. Próximo passo vai ser ver o que mais posso atualizar...

Esqueci de falar sobre a sugestão de gerenciamento de energia. Não é o meu caso (caso isso seja de fato real), meu monitor sempre fica configurado para desligar em 10 minutos, apenas os hd's que configuro para nunca desligarem.

Até.

Quanto aos perfis de energia, como disse era uma suposição. Fiz ela, também, porque cheguei a instalar aqui o AMD Fusion (o software, que otimiza o desempenho do pc) e nele tinha configurações relacionadas a isso. Uma vez que o VSync serve secundariamente pra "economizar" recursos, me pareceu fazer sentido...

Mas teve um porém: nos meus testes, isso só funcionou quando eu mudei o perfil de gerenciamento de energia pra "Desconectado da Tomada" - é um plano para notebooks e afins, mas dado o seu caráter pode ser que seja relacionado.

Mas enfim... Talvez seja algo que só funcione mesmo com o Fusion instalado. Pra quem precisa, talvez não custe tentar. ^_^

######

Qual a temperatura maxima da HD 6770?

Aqui tá chegando a 62 graus..

Isso é normal???

Normalíssimo - mas isso se estiver em carga nalgum jogo pesado!

Aqui, em dias quentes, já chegou a bater 69º até agora... Já ouvi/li falarem que até uns 80º tá totalmente dentro do aceitável. O problema é se começar a passar dos 90~100º, ou se estiver aquecendo tanto (45º+) usando o Windows...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a temperatura maxima da HD 6770?

Aqui tá chegando a 62 graus..

Isso é normal???

Hoje uma placa bem planejada aguenta 100°. O "limite final" que se fala por ai é em torno de 110°, se me lembro bem.

Lembrando que essa temperatura não é nem um pouco ideal. Mas que ela "suporta", vide as temperaturas de placas como 6990/590 com over e etc ou ainda 6970/580 em configuração de quad CF/SLI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a BIOS, particularmente desencorajo mexer, a menos que se encontre algo muito sério a ser sanado pela atualização em questão (como em casos de MoBos que não reconheciam certas quantidades de memória).

[1]E queria eu ter esse mesmo privilégio: desempregado e com a mamãe pagando as contas, fica difícil ter verba pra comprar o programa que seja; além disso minha faculdade enrolou o suficiente para que eu a terminasse sem receber meu MSDN Student Pass... ¬¬

É, eu tinha o costume de atualizar... Hoje tenho um pé atrás em relação a isso.

Fera, acho que posso ter encontrado o problema - egoísmo. O GTA IV não parece gostar de multitasking. Joguei por umas 4h hoje e o game nem chiou. Daí resolvi dar alt+tab, e em menos de 15 minutos o computador travou totalmente, de novo. Pode ser coincidência, mas como nunca joguei mais de 2h sem dar problema, é uma boa possibilidade.

Eu ainda havia feito um underclock (de 860 para 800MHz) para ver se faria alguma diferença. Depois de umas 3h de jogo eu já estava pensando em quem colocar a culpa.

No mais, estou curtindo este fórum. Vamos ver se me adapto bem :) Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí pessoal... Preciso da ajuda de vocês. Vamos ao problema:

Meu PC recentemente veio apresentando uns "freezes" muito estranhos. Ele só congelava quando eu jogava online (BC2/Assasin's Creed Brotherhood), sendo que no singleplayer desses mesmos jogos rodava normal. Os freezes demoravam de 10 a 30 minutos para acontecer. Eu suspeitava que era a minha placa de rede Wi-Fi.

Mas hoje, quando fui jogar online só pra ver ele travar de novo, aconteceu uma coisa diferente. Eu joguei com o media player aberto, e quando a imagem congelou a música continuou tocando (E o áudio do jogo travado)... Alguns segundos depois ele coloca o jogo no modo de janela e manda uma mensagem dizendo que o CCC se recuperou de um erro grave, que o driver de vídeo tinha reiniciado e tal... O detalhe é que, depois que eu fechei o jogo, eu coloquei o esquema de cores no básico e fui jogar de novo. Começaram a aparecer falhas e artefatos no vídeo. Mas não travou (10 minutos jogando). Abri o DiRT 3 e as mesmas falhas e artefatos. Fechei, reiniciei o computador, pra ver se desaparecia.

Depois de reiniciar, abri o Assasin's no singleplayer (ele nunca travou no single, mesmo com 4, 5h de jogo). Ele estava meio lento, e algum tempo depois a tela congelou de novo, mas estranhamente o áudio do jogo permaneceu. Depois a tela perdeu o sinal (Característico do windows tentando reiniciar o driver), ligou de novo, toda preta, e depois branca (E o áudio funcionando). Então, finalmente ocorreu a BSOD, dizendo que o Windows não conseguiu recuperar o driver. O erro que ele acusou foi o 4101. Os drivers que aconteceram esse problema foram o 11.6 e o 11.7 (A BSOD no 11.7). A conexão que eu uso é a DVI-D.

Alguma sugestão?:confused:

--------------------------------------------------------------------EDIT

Prints do Log do Windows:

capturar2a.th.pngcapturartx.th.png

Os erros com "Kernel-Power" são os threads do processador relatando que estão inativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

viniketto, eu estou com um problema semelhante (veja post #2909), e estou fazendo alguns testes que talvez possam nos ajudar.

Até o momento em que fiz o post, eu havia percebido o problema apenas no GTA IV, então cheguei a associar o problema a ele, mas ontem eu tive problemas com o DiRT3 também, então expandi um pouco as possibilidades.

A primeira coisa que fiz, e deu resultado, foi desinstalar todos os drivers pelo instalador do Windows, em seguida entrar em modo de segurança e limpar quaisquer vestígios destes drivers com o software Driver Sweeper e reinstalar as ultimas versões de todos os drivers. Ontem joguei GTA IV por entre 3 e 4 horas, e depois DiRT3 por duas horas e meia, e não tive nenhum problema.

Mesmo assim, ainda não estou confiante de que resolvi o problema, pois já joguei GTA IV por quase 4h e não tive problemas, uma vez.

Hoje eu pretendo jogar GTA IV por pelo menos 5h seguidas, sem tirar o foco do jogo (sem alt+tab), e com o software GPU-Z rodando em background, registrando a variação de temperatura da placa de vídeo. Sugiro que faça o mesmo, já que não é possível ter a medida adequada da temperatura se o computador reiniciar.

No meu caso, acho improvável que o problema seja aquecimento, pois já joguei com underclock e tive tela preta seguida de reboot do mesmo jeito... Mas pode ser o seu caso, também. Vale verificar.

Outra coisa que pretendo testar é matar e impedir a inicialização de alguns processos do Catalyst - CCC.exe, MOM.exe e o serviço "AMD External Events Utility". Sobre este último, ele parece apenas fornecer suporte a hotkeys, mas eu li em alguns lugares que ele está associado a problemas de instabilidade do driver, e desabilitá-lo, além de não trazer nenhum malefício, ajuda. Vai saber, temos que testar.

Sintetizando - vamos verificar a temperatura das nossas placas com o GPU-Z (Link: http://www.techpowerup.com/gpuz/ Lembre-se de marcar a opção "log to file" - ele vai gravar um arquivo na área de trabalho com a temperatura e outras informações, de tempos em tempos). Experimente também fazer uma limpeza dos drivers e reinstalá-los. O usuário Tsurani comentou no post #2910 que o Catalyst 11.4 tem melhores relatos de estabilidade, mas instalá-lo não resolveu meu caso, então estou de volta ao 11.7.

Já que minha assinatura não aparece ainda, eis minhas specs:

CPU: Intel Core i5 2400 | VGA: ATI Radeon HD6770 - Sapphire Vapor-X | RAM: 2x4GB Kingston DDR3 1333 (KVR1333D3) | MoBo: Asus P8H61-V | PSU: OCZ Fatal1ty Series 550W | SW: Windows 7 Home Premium x64 (sempre atualizado), Catalyst 11.7

Abraço, boa sorte pra gente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

viniketto, eu estou com um problema semelhante (veja post #2909), e estou fazendo alguns testes que talvez possam nos ajudar.

Até o momento em que fiz o post, eu havia percebido o problema apenas no GTA IV, então cheguei a associar o problema a ele, mas ontem eu tive problemas com o DiRT3 também, então expandi um pouco as possibilidades.

A primeira coisa que fiz, e deu resultado, foi desinstalar todos os drivers pelo instalador do Windows, em seguida entrar em modo de segurança e limpar quaisquer vestígios destes drivers com o software Driver Sweeper e reinstalar as ultimas versões de todos os drivers. Ontem joguei GTA IV por entre 3 e 4 horas, e depois DiRT3 por duas horas e meia, e não tive nenhum problema.

Mesmo assim, ainda não estou confiante de que resolvi o problema, pois já joguei GTA IV por quase 4h e não tive problemas, uma vez.

Hoje eu pretendo jogar GTA IV por pelo menos 5h seguidas, sem tirar o foco do jogo (sem alt+tab), e com o software GPU-Z rodando em background, registrando a variação de temperatura da placa de vídeo. Sugiro que faça o mesmo, já que não é possível ter a medida adequada da temperatura se o computador reiniciar.

No meu caso, acho improvável que o problema seja aquecimento, pois já joguei com underclock e tive tela preta seguida de reboot do mesmo jeito... Mas pode ser o seu caso, também. Vale verificar.

Outra coisa que pretendo testar é matar e impedir a inicialização de alguns processos do Catalyst - CCC.exe, MOM.exe e o serviço "AMD External Events Utility". Sobre este último, ele parece apenas fornecer suporte a hotkeys, mas eu li em alguns lugares que ele está associado a problemas de instabilidade do driver, e desabilitá-lo, além de não trazer nenhum malefício, ajuda. Vai saber, temos que testar.

Sintetizando - vamos verificar a temperatura das nossas placas com o GPU-Z (Link: http://www.techpowerup.com/gpuz/ Lembre-se de marcar a opção "log to file" - ele vai gravar um arquivo na área de trabalho com a temperatura e outras informações, de tempos em tempos). Experimente também fazer uma limpeza dos drivers e reinstalá-los. O usuário Tsurani comentou no post #2910 que o Catalyst 11.4 tem melhores relatos de estabilidade, mas instalá-lo não resolveu meu caso, então estou de volta ao 11.7.

Já que minha assinatura não aparece ainda, eis minhas specs:

CPU: Intel Core i5 2400 | VGA: ATI Radeon HD6770 - Sapphire Vapor-X | RAM: 2x4GB Kingston DDR3 1333 (KVR1333D3) | MoBo: Asus P8H61-V | PSU: OCZ Fatal1ty Series 550W | SW: Windows 7 Home Premium x64 (sempre atualizado), Catalyst 11.7

Abraço, boa sorte pra gente.

Pois então amigo, as temperaturas da minha placa eu nem postei porque creio que elas não estejam relacionadas ao problema. A minha placa é "esquentada" (sempre ficou com 90°C no BC2), mas mesmo colocando a fan em 85% e reduzindo a temperatura para 80-75°C, trava do mesmo jeito. E também o fato de ela não ter travado no singleplayer antes reforçou a minha ideia. Eu pretendo fazer o mesmo que você, que no caso é reinstalar o driver. Mas eu gostaria de saber qual deles foi o mais estável até agora. E ainda há um detalhe: eu não desinstalo o driver anterior ao atualizar, eu "coloco por cima". Nos CCCs 10.XX nunca tive problemas com essa prática, mas não sei se com os 11.XX pode haver algum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então amigo, as temperaturas da minha placa eu nem postei porque creio que elas não estejam relacionadas ao problema. A minha placa é "esquentada" (sempre ficou com 90°C no BC2), mas mesmo colocando a fan em 85% e reduzindo a temperatura para 80-75°C, trava do mesmo jeito. E também o fato de ela não ter travado no singleplayer antes reforçou a minha ideia. Eu pretendo fazer o mesmo que você, que no caso é reinstalar o driver. Mas eu gostaria de saber qual deles foi o mais estável até agora. E ainda há um detalhe: eu não desinstalo o driver anterior ao atualizar, eu "coloco por cima". Nos CCCs 10.XX nunca tive problemas com essa prática, mas não sei se com os 11.XX pode haver algum problema.

Cara, melhor não confiar em desinstaladores. Sobra algum lixo na maior parte das vezes, especialmente no Windows.

De qualquer forma, não sei das temperaturas da 5770... Já ouvi falar que há placas que chegam a 80 ou 90 graus, mas eu acho isso demais. Acabei de sair de uma jogatina de 6h de GTA IV, e o pico de temperatura da minha 6770 foi 62°.

Falando nisso, acho que matei meu problema. Como disse, acabei de jogar por 6h sem problemas. Pelo visto o problema era de software.

Eu acho que a temperatura da sua placa está alta, mas posso estar errado. Experimenta fazer o que eu fiz - baixe todos os drivers da placa mãe e da placa de vídeo, desinstale todos os drivers, entre em modo de segurança e limpe tudo com o Driver Sweeper, e em seguida reinstale. Parece que resolveu meu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, melhor não confiar em desinstaladores. Sobra algum lixo na maior parte das vezes, especialmente no Windows.

De qualquer forma, não sei das temperaturas da 5770... Já ouvi falar que há placas que chegam a 80 ou 90 graus, mas eu acho isso demais. Acabei de sair de uma jogatina de 6h de GTA IV, e o pico de temperatura da minha 6770 foi 62°.

Falando nisso, acho que matei meu problema. Como disse, acabei de jogar por 6h sem problemas. Pelo visto o problema era de software.

Eu acho que a temperatura da sua placa está alta, mas posso estar errado. Experimenta fazer o que eu fiz - baixe todos os drivers da placa mãe e da placa de vídeo, desinstale todos os drivers, entre em modo de segurança e limpe tudo com o Driver Sweeper, e em seguida reinstale. Parece que resolveu meu caso.

Acabei de passar o driver sweeper e limpei todos os drivers de vídeo. Parece que não resolveu (_( Mas ainda tenho alguma esperança. Como você disse, 80-90°C numa placa pode ser muito alto. Quando ele travou estava a 83°C e fan @90% (setado via Overdrive). Vou mandar dar uma limpeza nele (ele está terrivelmente sujo) pra ver se a temperatura baixa um pouco.

De qualquer modo, obrigado pela ajuda, e agora sei como instalar um driver da maneira correta :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...