Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
demondoido

Motores de passo

Recommended Posts

Pessoal, mais pra frente pretendo fazer uns controles com uns motores de passo que eu ando tirando de impressoras.

Desmontei uma HP Deskjet 670C e tirei 2 motores de passo, e um motor DC. Só que to com um problema. Os fios dos motores não são coloridos, são todos pretos! Eu até tenho o modelo deles:

55SPM25D7ZA

e

PM35L-048

Ambos são de 48 passos (7.5 Deg), 24V e tem 5 fios. O primeiro é bem maior que o segundo.

Até pesquisei sobre eles mas não achei a pinagem =(

Então eu queria saber alguma coisa sobre esses motores, desculpe a ignorância:

1º - São bipolares ou unipolares? E qual a diferença de um motor de passo bipolar pra um unipolar?

2º - Como posso saber a pinagem deles? Com um multímetro dá pra saber?

3º - Quais são os CIs mais usados para controlar motores de passo interagindo com a porta serial?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

com um multimetro você descobre quais são as bobinas, um dos fios deve ser para energizar o núcleo ou alguma outra coisa... dependendo da aplicação (testes) é desnecessário.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi. No caso teria um fio para energizar e os outros seriam para retorno... basta eu descobrir a resistência entre eles então!

Deixo o tópico aberto para responderem outras perguntas.

Compartilhar este post

Link para o post

é eu sei como funciona... eu já descobri qual é o fio comum... agora surgiu outro problema, é saber a ordem das bobinas...

Compartilhar este post

Link para o post

opa valeu, estão em sentido horário sim =D no caso seria [b1, B2, +24V, B3, B4]

Obrigado... se puderem responder minhas outras perguntas =D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais