Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tópicos importantes sobre BSEL-MOD. Visitem.


Ribeiro

Posts recomendados

valeu galera

Minha mobo não tem nenhuma opção de over nem vcore nem nada

Então o Bsel ta sozinho nessa.... hehehehe

Eu uso o PC pra trabalho e diversão nos fim de semana

Rodo programas como Photoshop CS4, Flash CS4, Dreamweaver CS4, Corel X4 e Swift 3D

As vezes tenho 4 desses abertos ao mesmo tempo :o

Estes programas todos tem versões para SO 64bit!!!

Um D.C e um SO 64bit me ajudariam?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
valeu galera

Minha mobo não tem nenhuma opção de over nem vcore nem nada

Então o Bsel ta sozinho nessa.... hehehehe

Eu uso o PC pra trabalho e diversão nos fim de semana

Rodo programas como Photoshop CS4, Flash CS4, Dreamweaver CS4, Corel X4 e Swift 3D

As vezes tenho 4 desses abertos ao mesmo tempo :o

Estes programas todos tem versões para SO 64bit!!!

Um D.C e um SO 64bit me ajudariam?

Obrigado

Nesse caso DC vai ajudar bem.

Na verdade nós devemos ativar todos os recursos disponíveis que o hardware oferece, usando ou não. Minha opinião.

Abraço amigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Ribeiro, tudo bem?

Valeu pela resposta, demorei um pouco para responder porque estou meio sem tempo (correria de fim de ano :)). Fiquei mais aliviado, pois pensei que eu havia feito algo de errado com o mod. Acabei me contentando em deixar o processador rodando a 2.14 GHz (1 MHz a mais no FSB e já começava dar problemas no IGP).

Abraços e boas festas :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Opa Ribeiro, tudo bem?

Valeu pela resposta, demorei um pouco para responder porque estou meio sem tempo (correria de fim de ano :)). Fiquei mais aliviado, pois pensei que eu havia feito algo de errado com o mod. Acabei me contentando em deixar o processador rodando a 2.14 GHz (1 MHz a mais no FSB e já começava dar problemas no IGP).

Abraços e boas festas :D

Ok colega.

Não se esqueça de verificar, sempre, as temperaturas e voltagens.

Feliz restante de ano e boas festas para você também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá amigos!

eu moro no RJ e tenho um zalman CPNS 9500 AT

eu tentei um over no meu E2160 fsb 800HMZ @ 3.2 mas parece que o vcore exigido foi muito. as temps chegaram a 75º com CPU demange ( 3 min de estresse ) e 72º 2h de prime.

duvidas:

- como meu E2160 é fsb 800 tem como passar ele para 1333 direto? ou tenho que passar para 1066 antes?

- com isso é necessário aumentar o vcore?

- com um fsb inicial superior, o processador pode alcançar over mais altos? com o mesmo vcore de um over partindo de 800MHZ?

- com o fsb mais alto ( depois do mod) o processador ganha capacidade e efetividade e por ter efetivade as temps tendem a cair , mesmo com uma temp ambiente mais alta...?

valeu

conseguindo fazer isso, economizaria e ganharia um tempo para passar para um quad. meu objetivo é tentar chegar meu E2160 no nivel de um E8400 ( fsb 1333. - se possivel) valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá amigos!

eu moro no RJ e tenho um zalman CPNS 9500 AT

eu tentei um over no meu E2160 fsb 800HMZ @ 3.2 mas parece que o vcore exigido foi muito. as temps chegaram a 75º com CPU demange ( 3 min de estresse ) e 72º 2h de prime.

duvidas:

- como meu E2160 é fsb 800 tem como passar ele para 1333 direto? ou tenho que passar para 1066 antes?

creio que está se referindo ao mod. se sua placa mãe suportar, voce pode colocar o mod pra 1066 e subir pra 1333 pela bios, assim a memória não vai subir muito e voce tem mais chances de dar certo.

- com isso é necessário aumentar o vcore?

quanto mais voce aumentar a frequencia do processador, mais energia ele vai precisar. aí voce precisa aumentar o vcore, que é a tensão de alimentação do processador. pra deixar ele em 3.2 precisa de muito vcore, aqui o meu é o E2180, 2.0 ghz e pra ficar estável a 3.2 eu precisei de quase 1.40v, e no meu caso é inviável pois o meu cooler é de 11 reais :lol: e ai o cpu vai a 80 graus e tive que deixar em 2.8 mesmo, nem precisa aumentar o vcore (no meu, pois no seu talvez precise em 2.8 já que ele é 1.8 ghz padrão).

- com um fsb inicial superior, o processador pode alcançar over mais altos? com o mesmo vcore de um over partindo de 800MHZ?

não é o processador, é o seu conjunto. se suas memórias forem ruins, se fazer o over com o processador já em 1066 voce poderá ir mais longe sem que as memórias subam muito. agora começando em 800 mhz, voce pode ficar limitado pelas memórias, mesmo abaixando elas pra 533 antes do over, quando tiver em 3.2 elas ja devem ir pra mais de 900 e se forem memórias baratas, não vão aguentar. esses dual core E2xxx geralmente chegam a incriveis 4.0 ghz , desde que tenha um baita cooler , uma baita placa mãe, uma baita fonte e baitas memórias. então, com o mod, voce poderá alcançar um over maior não devido ao processador em si, mas devido as memórias.

- com o fsb mais alto ( depois do mod) o processador ganha capacidade e efetividade e por ter efetivade as temps tendem a cair , mesmo com uma temp ambiente mais alta...?

não, amigo, ganha só capacidade. a temperatura sobe com qualquer tipo de overclock que voce fizer, seja com mod, seja pela bios, seja com mod e pela bios junto etc. 1 mhz que voce subir já vai aumentar em alguns milésimos de grau a temperatura. em compensação, com um bom over estável, a máquina em geral fica muito boa, no início voce até se surpreende com o resultado, depois se acostuma e quer subir mais rsrsrs. quanto a temperatura ambiente, isso atrapalha muito (vi que voce mora no Rio), vai precisar de uma boa ventilação aí se quiser 3.2 ghz! começe enchendo o gabinete de coolers, onde tiver lugar, coloque!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

duvidas:

- como meu E2160 é fsb 800 tem como passar ele para 1333 direto? ou tenho que passar para 1066 antes?

creio que está se referindo ao mod. se sua placa mãe suportar, voce pode colocar o mod pra 1066 e subir pra 1333 pela bios, assim a memória não vai subir muito e voce tem mais chances de dar certo.

- com isso é necessário aumentar o vcore?

quanto mais voce aumentar a frequencia do processador, mais energia ele vai precisar. aí voce precisa aumentar o vcore, que é a tensão de alimentação do processador. pra deixar ele em 3.2 precisa de muito vcore, aqui o meu é o E2180, 2.0 ghz e pra ficar estável a 3.2 eu precisei de quase 1.40v, e no meu caso é inviável pois o meu cooler é de 11 reais :lol: e ai o cpu vai a 80 graus e tive que deixar em 2.8 mesmo, nem precisa aumentar o vcore (no meu, pois no seu talvez precise em 2.8 já que ele é 1.8 ghz padrão).

- com um fsb inicial superior, o processador pode alcançar over mais altos? com o mesmo vcore de um over partindo de 800MHZ?

não é o processador, é o seu conjunto. se suas memórias forem ruins, se fazer o over com o processador já em 1066 voce poderá ir mais longe sem que as memórias subam muito. agora começando em 800 mhz, voce pode ficar limitado pelas memórias, mesmo abaixando elas pra 533 antes do over, quando tiver em 3.2 elas ja devem ir pra mais de 900 e se forem memórias baratas, não vão aguentar. esses dual core E2xxx geralmente chegam a incriveis 4.0 ghz , desde que tenha um baita cooler , uma baita placa mãe, uma baita fonte e baitas memórias. então, com o mod, voce poderá alcançar um over maior não devido ao processador em si, mas devido as memórias.

- com o fsb mais alto ( depois do mod) o processador ganha capacidade e efetividade e por ter efetivade as temps tendem a cair , mesmo com uma temp ambiente mais alta...?

não, amigo, ganha só capacidade. a temperatura sobe com qualquer tipo de overclock que voce fizer, seja com mod, seja pela bios, seja com mod e pela bios junto etc. 1 mhz que voce subir já vai aumentar em alguns milésimos de grau a temperatura. em compensação, com um bom over estável, a máquina em geral fica muito boa, no início voce até se surpreende com o resultado, depois se acostuma e quer subir mais rsrsrs. quanto a temperatura ambiente, isso atrapalha muito (vi que voce mora no Rio), vai precisar de uma boa ventilação aí se quiser 3.2 ghz! começe enchendo o gabinete de coolers, onde tiver lugar, coloque!

oi sobre refrigeração isso ja esta sanado.

eu comprei um V3 black e as ventoinhas estão instaladas assim

4 de 120mm e 1 de 80mm

Puxando : um na frente ( 120mm), um na lateral (120mm), um em baixo ( 80mm)

Tirando : um em cima (120mm) um na traseira(120mm)

um detalhe: eu consegui um over de 3.2ghz ( partindo dos 800mhz originais com fsb de 334 na bios) com vcore de 1.44v (por causa do vdroop, 1.42v em full load) com temp max de 75º no CPU demange ( 5 min de estresse) e de 72º ( 2h de prime 95) numa temp ambiente de aprox 36º. Detalhe as memos estavam @ 850mhz. ( mais detalhes da config, vide assinatura)

considerando a temp ambiente as temp estavam " aceitaveis"? acha que meu zalman fez o trabalho dele, eu ahco que sim... mas eu acho que o vcore estava alto um pouco... o que você diz amigo?

desde ja te agradeço pelas respostas e te desejo um excelente feliz 2011 com paz e sucesso! valeu

Nova duvida sobre identificação da freq. pela bios.

****- como meu E2160 é fsb 800 tem como passar ele para 1333 direto? ou tenho que passar para 1066 antes?

creio que está se referindo ao mod. se sua placa mãe suportar, voce pode colocar o mod pra 1066 e subir pra 1333 pela bios, assim a memória não vai subir muito e voce tem mais chances de dar certo. *****

>>> como eu vou saber que estou em 1333 pela bios? ja que a numeração é diferente mesmo partindo de 1066?

e outra:

extiste possibilidade de desbloquear cache L2? valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

vejo que a refrigeração está ótima! a temperatura tambem está aceitável já que estava 36Cº de temperatura ambiente aí :o se tivesse uns 30Cº acho que não chegaria nem a 70Cº no processador... o problema é que a mais de 70 graus o processador começa a ficar instável e perder vida útil, o ideal é manter abaixo de 65Cº. recomendo que deixe em 3.0 ghz com vcore menor, tipo, 1.38 ou o que der pra ficar estável, assim creio que não passa dos 65. quanto ao vcore, esses processadores tem limite de 1.50v, acima disso é churrasquinho na certa e até 1.45 não tem nenhum problema em usar diariamente.

quanto a identificação do fsb, na bios vai estar o valor dividido por 4, por exemplo, se estiver 333, multiplique por 4 e terá 1333, se estiver 266, *4 e terá 1066.

quanto ao negocio de desbloquear cache L2, não rola. que eu saiba, só alguns processadores da AMD em placas mãe muito brabas que tem como desbloquear um núcleo ou cache. nunca ouvi falar disso em processador intel.

feliz ano novo pra voce tambem, boa sorte e muita felicidade!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vejo que a refrigeração está ótima! a temperatura tambem está aceitável já que estava 36Cº de temperatura ambiente aí :o se tivesse uns 30Cº acho que não chegaria nem a 70Cº no processador... o problema é que a mais de 70 graus o processador começa a ficar instável e perder vida útil, o ideal é manter abaixo de 65Cº. recomendo que deixe em 3.0 ghz com vcore menor, tipo, 1.38 ou o que der pra ficar estável, assim creio que não passa dos 65. quanto ao vcore, esses processadores tem limite de 1.50v, acima disso é churrasquinho na certa e até 1.45 não tem nenhum problema em usar diariamente.

quanto a identificação do fsb, na bios vai estar o valor dividido por 4, por exemplo, se estiver 333, multiplique por 4 e terá 1333, se estiver 266, *4 e terá 1066.

quanto ao negocio de desbloquear cache L2, não rola. que eu saiba, só alguns processadores da AMD em placas mãe muito brabas que tem como desbloquear um núcleo ou cache. nunca ouvi falar disso em processador intel.

feliz ano novo pra voce tambem, boa sorte e muita felicidade!!!

ah então como eu estou com fsb de 334 minha fsb atual esta em 1334???

caraca... hauhauhuahua

mas te esclarecer .

atualmente, como na minha assinatura, eu estou em 3.00GHZ com vcore de 1.33v desse jeito mesmo com uma temp de 32º ambiente, com o prime ( uns 20 mim) ficou em 58º. graças ao v3 black...

estou pensando em comprar um cooler torre top de linha no nivel do TT frio, ou megalahems, ou Prima boss II, ou 10x extreme ou Ninja 3 , para tentar tentar subir um pouco mais mantendo a temperatura... heheheh

tudo bem.

Refelicito-o pelo 2011, sucesso e obrigado pelas informações. mas certamente voltarei para tentar ajudar mais gente ou sanar outras duvidas que possam aparecer! valeu !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

acho que chega a um ponto que comprar coolers e mais coolers pra atingir um grande overclock não compensa. Fique com o que está mesmo, e ao invés de comprar mais um cooler para o processador, sugiro que guarde pra comprar um quad core que vai rodar frio com o cooler atual e não vai precisar de over (se precisar, vai ser bem pouco).

mas aí, acho que da pra subir pra uns 3.1 com 1.35 ou algo assim que não deve ficar muito quente não, creio que nem chegue aos 62.

até mais , e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que chega a um ponto que comprar coolers e mais coolers pra atingir um grande overclock não compensa. Fique com o que está mesmo, e ao invés de comprar mais um cooler para o processador, sugiro que guarde pra comprar um quad core que vai rodar frio com o cooler atual e não vai precisar de over (se precisar, vai ser bem pouco).

mas aí, acho que da pra subir pra uns 3.1 com 1.35 ou algo assim que não deve ficar muito quente não, creio que nem chegue aos 62.

até mais , e boa sorte!

ok amigo! deve ser melhor mesmo

sobre a tentativa do bsed mod na minha GA EP35 DS3L

nao funcionou... conferi tudo estava no local certinho, mas ai foi como aconteceu nas ASUS, depois de ligar... so tela preta, sem bip ... depois que tirei... foi... eu tentei com o pedaço de aluminio de marmitex que arrumei com um amigo do meu primo dono de um self service aqui perto kkkkk coitado...

mas infelizmente nao deu... vou tentar agora subir o maximo com o menor vcore possivel... vamos ver onde chego..valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

hehe, na minha gigabyte G31 tambem nao funcionou o mod, ai mandei bala na bios mesmo. parece que os chipset intel a partir do g31 não funcionam o mod, só os da geração antiga (945GC). aqui eu só não coloco 3.0 direto porque meu cooler é de 11 reais ultra tosco edition uahsuashuash pelo menos ele veio com uma pasta termica cinza pré-aplicada que parece ser boa, mas foi um custo pra instalar ele, parece que as presilhas vieram com defeito mas eu consegui.

bom, tenta aí os 3.1 com 1.35 por aí, acho que deve pegar e nao deve nem chegar nos 65 cº.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehe, na minha gigabyte G31 tambem nao funcionou o mod, ai mandei bala na bios mesmo. parece que os chipset intel a partir do g31 não funcionam o mod, só os da geração antiga (945GC). aqui eu só não coloco 3.0 direto porque meu cooler é de 11 reais ultra tosco edition uahsuashuash pelo menos ele veio com uma pasta termica cinza pré-aplicada que parece ser boa, mas foi um custo pra instalar ele, parece que as presilhas vieram com defeito mas eu consegui.

bom, tenta aí os 3.1 com 1.35 por aí, acho que deve pegar e nao deve nem chegar nos 65 cº.

Opa, opa, opa! meu G41 aceita o mod (de repente é exceção).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ó ! Opa mesmo! de repente o chipset aceita mas a maioria das placas atuais não identifica o cpu pelo bsel e sim pelo CPUID...

que bom hehehe

aqui não pega nem com reza braba, não dá video, não dá bip. ja na antiga pcware 945gcl pegava muito bem, e na asus p5vd2-x mais antiga ainda pegava bem e dava pra subir mais uns 15mhz na bios sem deixar o pci-e na estratosfera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
hehehe, e na tela de post aparece CPUID!

:o:o:o

vai ver sua placa mãe entrou em acordo com o processador :D

mas que estranho, até onde sabemos, placas que reconhecem a cpu pelo CPUID não aceitam o mod, apenas as que reconhecem pelos pontos BSEL. talvez seja coisa do chipset da geração G4x...

até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá,

Amigos, aparecer o código CPUID do processador no post ou no setup do BIOS da placa mãe (no caso em informações) não significa nada.

Essa informação que a placa mãe mostra, não significa que a placa faz a leitura do FSB do processador só pelo CPUID, a informação é só da identificação do processador, da identidade do processador.

O CPUID do processador informa para a placa mãe todas as informações contidas no processador, como por exemplo:

Nome

Tipo

Família

Modelo

Versão

Revisão

Tamanho e níveis de cache e por ai vai.

Todas as placas que mostram ou não o CPUID, pode ou não aceitar a técnica do BSEL-MOD.

Um exemplo: A Rampage Formula mostra o CPUID da CPU (o código) e aceita MOD pelos pontos BSEL.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, aqui vão os testes e as duvidas sobre a opção CPU BSEL SELECT da minha placa mãe.

eu não sou o expert em edição de imagens (como podem ver) fiz tudo no paint mais da pra quebra o galho :D

vamos la então, pela numeração que eu coloquei na foto:

1 - é a config que foi feita o teste, eu desabilitei a opção manual de overclock (essa placa mãe so suporta memoria DDR2 800 com OVERCLOCK) e só assim eu consigo usar essa opção, se eu deixar em manual mesmo ativando a opção CPU BSEL SELECT ela não funciona.

windows iniciado, tudo ocorreu bem, as memorias ficaram com clock 667 (normal) e o processador passou para FSB 1066 e o clock subiu para 2.93

(processador Dual Core E2200 @ 2.2 Ghz).

2 - é a config que eu fiz o teste no PRIME95, eu setei manualmente as memorias para 800* e o FSB para 1066, incrivelmente o sistema funcionou normalmente com os clocks definidos, e depois de 1 hora no PRIME95 não deu nenhum problema (só as temps dos núcleos que chegaram a 72 graus @ 68 graus o processador).

foi bem interessante, eu deduzi que o BSEL estava sendo utilizado pois as memorias nao subiram o clock e o sistema ficou totalmente estavel com todas as voltagens do processador e memoria no minimo selecionavel da placa mãe

*só para esclarecer, eu tenho memorias DDR2 800 e a placa mãe só suporta DDR2 800 com overclock, por isso quando coloco default elas caem o clock para 667.

Informação da ECS: º Support DDR2 667/533/400 DDR2 SDRAM( oc to 800).

(placa mãe ECS GF7050vt-m5).

3 - deixando os clocks definidos manualmente, não adianta selecionar a opção CPU BSEL SELECT que ela não funciona, tem que desabilitar mesmo a opção MANUAL de overclock (ou fazer o que eu no n°2 da imagem 1).

a minha duvida final é sobre o PCI-E (e, logicamente o PCI), se for um simples overclock a frequencia PCI-E deve ter subido absurdamente e eu n quero correr o risco de perder um componente por causa de uma opção que ninguém conhece (e ja estou pronto e apto a fazer o BSEL MOD mecanicamente), também se não for pedir muito, eu não achei nenhum programa que mostra-se a frequencia PCI-E da minha motherboard o chipset é nVIDIA nForce 7050-610i.

postem por favor a opnião de vocês a respeito de como funciona essa opção, se tiver links de forum gringo com explicações tb seria util :) (mais eu ja procurei muito, acho difícil).

post-822635-1388495827554_thumb.jpg

post-822635-13884958276023_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

excepcional essa opção que tem na sua placa hein! se todas as placas tivessem isso, todo mundo que tem intel E2xxx ou E4xxx (e alguns outros) estaria feito, se quisesse um overclock razoavel, que nao esquenta muito, as fontes genericas de 200w suportam (se não tiver vga forte) e o desempenho aumenta legal, era só ir na bios e escolher o FSB 1066 que teria um over "automático", prático, sem preocupações com as memórias ou o PCI-E, sem gastar dinheiro e sem ter que desmontar cooler + proc. pra fazer o mod. o mundo seria mais feliz :D rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então WMOREIRA interessante não ? e se eu coloco na opção "manual" para escolher o clock, quando eu coloco um clock prédefinido (533, 800, 1066, 1333) ele considera como se eu tivesse ativado a opção BSEL SELECT, deixando eu colocar um clock qualquer para a memória ram, sem contar que eu consigo subir as memorias até 1400 mhz e o FSB até 2500 mhz, o que eu achei muito estranho é esta placa mãe não ter dual channel e ter vindo em um computador montado (INTELBRAS), mas a duvida continua, eu quero saber se o clock pci nao ta subindo junto com o fsb e acrescentando: é tudo proporcional ? quando a placa mãe não tem muita opção pra over ela sobe tudo junto com o fsb ? por exemplo, eu subo o FSB para 210 e as memorias sobem proporcinalmente junto com o FSB ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
então WMOREIRA interessante não ? e se eu coloco na opção "manual" para escolher o clock, quando eu coloco um clock prédefinido (533, 800, 1066, 1333) ele considera como se eu tivesse ativado a opção BSEL SELECT, deixando eu colocar um clock qualquer para a memória ram, sem contar que eu consigo subir as memorias até 1400 mhz e o FSB até 1600 mhz, o que eu achei muito estranho é esta placa mãe não ter dual channel e ter vindo em um computador montado (INTELBRAS), mas a duvida continua, eu quero saber se o clock pci nao ta subindo junto com o fsb e acrescentando: é tudo proporcional ? quando a placa mãe não tem muita opção pra over ela sobe tudo junto com o fsb ? por exemplo, eu subo o FSB para 210 e as memorias sobem proporcinalmente junto com o FSB ?

Tem o programa clock gen que dá pra saber em quanto tá o pci-e, mas você tem que olhar o modelo exato do chip gerador de clock da sua placa mãe. Pra isso, provavelmente precisará de uma lupa e uma lanterna, e terá que deitar o gabinete para ler o que está escrito no chip. Esse chip fica próximo ao cristal da placa mãe, geralmente perto do chipset. Olha a foto aí:

http://i.hwa.me/articles/large/10299.jpg

identificando o modelo dele (anote), voce liga o pc, abre o clock gen e na opção PLL Setup, procure pelo modelo que voce anotou do chip da sua placa e selecione, na mesma janela click em read clocks, depois fecha a janela e click em Clocks e verá os clocks do fsb, pci-e, ram e até mesmo do pci simples.

Infelizmente esse programa não tem todas as PLL de todas as placas, mas tem muitas, e se o modelo da sua placa não tiver, mas for parecido com algum, voce pode selecionar e tentar, algumas vezes dá certo. Ele tem o chip da minha placa e lê corretamente. Ah, só não recomendo mexer no PLL Control, lá você faz over por software e como não sabemos o quanto sua placa mãe segura, pode mandar alguma coisa pro espaço. Só entre no PLL Setup pra selecionar o chip e depois entre em Clocks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...