Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
rafa besouchet

Usando O Clearhdd E Hutil Para Recuperar Bad Block

Posts recomendados

iae gurizada beleza?bem to com hd com setores defeituosos, porém não entendi direito como utilizar o CLEARHDD nem o HUTIL, ambos programas da samsung para "remoçao" de bad blocks. bem para usar tanto o clearhdd quanto o hutil é necessario usar o DOS, problema numero 1, uso Xp, usei um disco de boot pra 98 e ele não reconhece o HD por usar formataçao NTFS, então quando uso o clearhdd não tenho certeza de q ele realmente inutilizou os bad blocks, tipo ele começa a fazer o scan mas é muuuito rápido, tipo nem deve dar tempo pra scanear todo o HD. problema numero 2, ao usar o HUTIL ele detecta o HD na boa, mas quando vou utiliza-lo não sei ql a opção deve selecionar para "marcar" os bad blocks, sao pelo menos umas tres opções em q ele varre todo o HD, e isso demora muito, então queria saber ql e o COMANDO adequado, e mais e aconselhavel passar o HUTIL duas vezes para ter certeza de q os bad blocks foram marcados???GRATO pela AJUDA!!!!

AH mais uma coisa, se não me engano meu HD esta na garantia então queria saber se BAD BLOCKS estão cobertos pela garantia normalmente, afinal como dizem os hds geralmente já saem de fabricas com BAD BLOCKS, so q estes já foram MARCADOS.VALEU outra vez!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colega, quando você compra um produto a garantia oferecida por quem o vendeu deve ser completa. Á não ser que você tenha aberto e/ou desmontado o HD, tirado placa lógica, jogado no chão à ponto de ficar alguma marca, ou outra coisa que constate maniseio inadequado, quem vendeu tem a obrigação de trocar.

Eu particularmente acho que você deveria ter feito isso ANTES de tentar usar eses utilitários.

Quanto ao HUTIL, no link para a página de download que eu te passei (aquele tópico agora está fixo) tem todas as explicações.

Mas você pode fazer o seguinte:

1) Vá primeiro em "TOOL > SET MAX > RECOVER NATIVE SIZE" só pra ter certeza de que o utilitário vai escanear o espaço completo.

2) Vá em "TOOL > ERASE HDD > ERASE THE ENTIRE AREA" para iniciar o preenchimento com zeros no HD.

3) Finalmente vá em "TOOL > ERASE HDD > LOW LEVEL FORMAT" para o processo final de formatação.

E não se espante: isso demora pra caraca... No último HD que fiz isso demorou quase 8 horas. :wacko:

Mas ainda assim, acho melhor você tentar trocar, já que ainda está na garantia.

Boa sorte!

B)

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Clemente Silva@12 jan 2004, 14:49

2) [...] para iniciar o preenchimento com zeros no HD.

3)[...] para o processo final de formatação.

Pegando carona, meu Samsung 20Gb também tem bads e vou tentar usar esses programas, pois diferente do nosso colega, minha garantia já acabou...

A minha pergunta se refere à lógica do processo citado, que inclusive já vi outras recomendções iguais, mas fique cismado.

Por que primeiro se preenche com zeros, mesmo sabendo que onde tiver bads, esses zeros não serão lidos porsteriormente, pra depois se fazer a formatação "baixo nível"? No meu entender, primeiro deveria formatar "fisicamente" pra marcar os bads, fazer o zerofill pra testar e depois de pronto fazer uma formatação comum pra poder usar. Mas repito, não é a primeira pessoa que vejo que indica desta forma, só quero entender melhor esse processo.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por erimouse1+12 jan 2004, 12:59-->
Clemente Silva@12 jan 2004, 14:49

2) [...] para iniciar o preenchimento com zeros no HD.

3)[...] para o processo final de formatação.

Pegando carona, meu Samsung 20Gb também tem bads e vou tentar usar esses programas, pois diferente do nosso colega, minha garantia já acabou...

A minha pergunta se refere à lógica do processo citado, que inclusive já vi outras recomendções iguais, mas fique cismado.

Por que primeiro se preenche com zeros, mesmo sabendo que onde tiver bads, esses zeros não serão lidos porsteriormente, pra depois se fazer a formatação "baixo nível"? No meu entender, primeiro deveria formatar "fisicamente" pra marcar os bads, fazer o zerofill pra testar e depois de pronto fazer uma formatação comum pra poder usar. Mas repito, não é a primeira pessoa que vejo que indica desta forma, só quero entender melhor esse processo.

Bom, alguns programas de alguns fabricantes já fazem os dois de uma só vez, chamando apenas de "Low Level Format". Segundo o que eu aprendi, o preenchimento com zeros apaga todos os dados, inclusive as tabelas onde são gravados os locais dos "bads" atualmente marcados pelos S.O.

Então pela lógica o "zero fill" deve ser feito primeiro. Depois o LLF escaneia o drive novamente e faz a mesma coisa que o Scandisk faria em modo completo, só que essa detecção feita pelo utilitário do fabricante é definitiva e invisível para os S.O.

Eu já tentei o contrário uma vez (llf antes do zero fill) e não deu certo: tive que fazer da outra maneira.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...