Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizador queimando Fusíveis


reiv

Posts recomendados

boa tarde!

Pessoal é o seguinte estou com estabilizador da APC modelo Line-R 300, e o danado queima qualquer fusivel que eu coloco, ja testei em varios pcs (que funcionam normalmente)e tomadas em casas diferentes, o fusível dura 1 ou 2 dias depois ele queima novamente!

1º que componente do estabilizador está com problemas?

2º qual foi a causa?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ou você está colocando ai um fusível mal dimensionado ou, o que é mais provável, está colocando muita carga no sujeito.

Aliás, totalmente desnecessário o uso de estabilizador. Gostaria de saber o que você espera que um estabilizador lhe forneça que você já não tenha direto na tomada ??

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega reiv é como o colega Faller falou!, ou você esta colocando uma carga excessiva neste estabilizador!, ou ele esta com problemas no transformador dele!...

Leve-o a um técnico rebobinador, para verificação do trafo!, ele pode estar queimado!...,(curto-circuito entre espiras do trafo!),...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem vamos lá!!!

a) ja li aquele tópico imenso de "não usem estabillizador" mas...

B) o estabilizador não é meu e...

c) apenas quero aprender mais alguma coisa consertando este estabilizador!

o que eu penso é que deve ter algum componente em curto retornando energia fazendo com que o fusivel rompa!(espero não estar viajando muito!)

obrigado por enquanto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O estabilizador tem uma carga maxima que ele suporta, informada em "VA" no aparelho. Digamos que seja um estabilizador de 300VA, o circuito interno (Trafo, mais especificamente) não aguenta muito tempo uma carga maior que 300VA, então o fabricante coloca um fusível de capacidade uns 30 a 60% maior que isso. Digamos que tenha um fusível de 3A num estabilizador 127V de 300VA comercial típico. O fusível só queimará se a corrente circulante for maior que 3A em qualquer tensão (Dentro de um mínimo de normalidade, digamos 105V a 150V). Os "250V" que alguns fusiveis informam é só a tensão maxima que pode haver num terminal para que não haja centelhamento depois do fusivel queimado.

Então, como todo mundo já disse, o que pode fazer o fusível queimar é OU fusível menor que a corrente ideal (Se for estabilizador de 127V 300VA digamos que fusivel de 3A), OU o consumo dos equipamentos ligados a ele está ultrapassando o valor ideal (Os 3A do fusível).

As 2 possibilidades são comuns porque fusivel de 1A ou 2A tem a venda em muito lugar por aí, é fácil confundir. E PC poderoso que consuma mais que um estabilizador de 300 ou 500VA dá conta de manter também tem muitos, Pentium D é um monstro no quesito consumo, e fontes de baixo rendimento aliado a placas de vídeo de alto consumo só gastam muito mais.

Você terá que analisar o consumo do que é ligado rotineiramente nesse estabilizador, e tirar um fusível para ver a capacidade de corrente dele, para somente DEPOIS disso partir para a possibilidade de reparo no aparelho.

Em mateira de reparo, a tensão alta na rede (Digamos 132V ao invés de 127V) pode fazer o tap de +5V do trafo ser armado, quando esse tap arma o estabilizador passa a consumir mais, fazendo a tensão no sensor de tensão cair de 132V para 131V, fazendo o tap de +5V ser desarmado, aí a tensão aumenta devido a pequena diminuição no consumo, o sensor faz o que ele ganha pra fazer e rearma o tap, e fica nesse arma-desarma o tempo todo, SE fosse esse o caso você poderia ouvir o relé sendo armado algumas vezes por minuto. Uma fiação FINA na instalação eletrica do ambiente onde o estabilizador está (Residencia ou comercio) pode causar variação na tensão conforme o consumo, de modo que a tensão as vezes fique proximo ao limiar que os sensores de tensão usam para arma os taps do trafo nos estabilizadores.

Outra possibilidade é algo consumindo mais do que deve DEPOIS do estabilizador. Uma fonte chaveada de impressora, scanner, lcd, se por em curto um diodo pode fazer o fusivel do estabilizador queimar antes do proprio fusivel interno se queimar, acontece... até carregador de celular (Que é uma fonte chaveada e nada mais) pode causar isso, por isso disse que TEM QUE analisar o que está ligado a esse estabilizador, "analisar" é verificar o consumo e o correto funcionamento (Não precisa medir o consumo, só ver se está operando normal e ver o consumo informado na etiqueta do produto).

A possibilidade de circuito danificado também existe porque poucos usuarios respeitam o limite dos aparelhos e colocam muita carga em aparelhos de pouca capacidade, caso dos estabilizadores de 200VA com Pentium D e monitor TRC 17" ligado. O trafo se ficar muito tempo aquecido (Em PC ligado 24 horas por dia) naturalmente irá se danificar. Os relés podem grudar os contatos, o sensor de tensão pode estar com algum resistor aberto alterando sua referencia de tensão e mantendo algum tap em uso continuo, enfim, possibilidades existem mas comece analisando os aparelhos ligados ao estabilizador e o valor do fusível, para depois abrir o estabilizador e procurar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada se o varistor Fase-Neutro está em curto. Retire ele do circuito e recoloque o fusivel de mesma corrente que o original. Verifique se há um varistor entre Fase-Terra tb já que os produtos da APC costumam vir com proteção contra picos em modo comum: Fase-Terra e Neutro-Terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralemente estabilizadores que usam reles utilizam diodos do tipo zener para controlar tensoes elevadas, verifique os diodos, e como o Bcpetronzio falou, o trafo pode estar em curto, pois a tensão sempre procura o caminho mais curto, se uma aspira esta encostando na outra no meio do trafo, causara a queima dos demais componentes do estabilizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rau, valeu era isso que queria , ja tinham me falado dos varistores mas faz muito tempo, e Binho também vou checar os diodos.

Creio não ser o trafo porque nunca excedi a carga dele e além do mais se ele estivesse em curto funcionaria 1 ou 2 dias? E acima de tudo outros de mesma potência funcionam normalmente já que o pc é um misero celeron (só pc e monitor lcd).

espero até o final da semana ter a resposta.

obrigado a todos! (continuo aceitando sujestões)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...