Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

555 com ligação a display


Miggas

Posts recomendados

boas pessoal

ando a fazer um projecto aqui para casa, mas estou aqui com uma dificuldade

41998727.png

é um temporizador e pretendia que este me mostra-se a contagem, mas estou com dificuldade em faze-lo funcionar

sera usado um display daqueles relogios de cabeçeira

alimentação sera a 12v visto que sera ligado ao pc

sei que vou gastar mais, mas invelizmente nao tenho nada para programar um pic

cump

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, vão mostrar o tempo restante ate desligar

2 displays so para exibir os minutos, que neste caso pode ir 10, 15 ou 20 minutos

nao sei se estou a ligar isso correctamente

Então eles vão fazer uma contagem regressiva... Iniciando em um dos valores (10, 15 ou 20 minutos) indo até zero, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eles vão fazer uma contagem regressiva... Iniciando em um dos valores (10, 15 ou 20 minutos) indo até zero, correto?

o que prentendo é mesmo isso

o temporizador esta a funcionar que tive a ver a saida no osciloscopio

se tiverem outra idea para fazer um temporizador de contagem regressiva sem ser com um PIC agradecia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está no caminho certo!

Só precisa prestar atenção em alguns detalhes:

image016.jpg

1) Começando pelo circuito integrado que você escolheu para usar, o 74LS193. A primeira coisa a fazer é ler a folha de dados dele (datasheet) e entendê-la. Vejamos então que ele é um contador UP/DOWN - faz contagem crescente e decrescente - e que para selecionar o modo de funcionamento que você quer, como contador regressivo, você precisa injetar o clock no pino 4 e manter o pino 5 em nível alto o tempo todo (ligado direto no VCC).

2) Além disso, este contador possui a função LOAD, que permite você carregar dados no contador. Observe que ele possui os pinos 15, 1, 10 e 9 para funcionar como entrada de dados, e que esta função é controlada pelo pino 11 (quando você coloca o pino 11 no GND ele carrega, para dentro do contador, os valores dos quatro pinos de entrada). No teu esquema, eles estão ligados de maneira errada.

3) Os valores que você pretende contar possuem dois dígitos. Assim, você vai precisar de dois contadores (dois integrados 74LS193) e de dois decodificadores (dois integrados 7446N), sendo que cada decodificador fica ligado num display. Aquele circuito 74LS148 você vai remover do circuito.

Faça estas mudanças no teu esquema e poste aqui para que nós façamos o projeto, passo a passo, juntos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom...

Modifique no teu circuito:

1) Nos pinos referentes ao LOAD dos contadores, coloque um resistor para o VCC (10K) e coloque uma chave liga/desliga para o GND. Eles devem estar sempre em nível lógico 1 (garantido pelo resistor ligado ao VCC) e só podem ir para nível lógico 0 quando você for fazer a carga nos contadores;

2) Os integrados da família TTL (que começam pelo código 74XX) são alimentados por 5VDC. Somente integrados da família CMOS podem ser alimentados por tensões maiores;

3) Existem dois pinos que representam saída para outro contador: o CARRY é o pino de +1, utilizando na contagem crescente para incrementar o próximo contador, e o pino de BORROW, que é utilizado na contagem decrescente para decrementar o próximo contador. Como nosso contador é decrescente, certifique-se de utilizar o BORROW para ligar ao próximo estágio de contagem;

4) Por enquanto, conecte os pinos 3, 4 e 5 dos decodificadores 74LS47 ao VCC;

5) Os decodificadores 74LS47 chaveiam os displays para o GND. Os displays devem ser de anodo comum e o pino referente ao anodo dos displays deve estar ligado ao VCC. Observe que este integrado não limita a corrente dos LEDs e você deve utilizar resistores para isso, como na figura abaixo:

affi7_3.gif

Faça estas modificações e torne a postar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É justamente neste ponto que eu queria chegar!

isto da-me frequencias bastantes baixas no 555. 2,3Milihertz ou é erro meu?

Trabalhar com frequências tão baixas assim é muuuuuito difícil! É difícil calibrar o circuito gerador de clock.

desculpe nao seria megaherts?

No caso dele, com o circuito como está atualmente, seria em milihertz mesmo!

Minha sugestão é utilizar frequências maiores e utilizar divisores.

Estes divisores são contadores mesmo (só que você não coloca nenhum display ligado neles).

Observe a figura:

count02.jpg

Note que o clock aplicado no primeiro contador é dividido por dois. No estágio seguinte, nova divisão por dois, e assim sucessivamente. A saída em Q2 é uma frequência bem menor que o sinal aplicado originalmente como clock.

Existem circuitos integrados que são contadores binários.

Eles vão dividir o teu sinal de clock, de forma proporcional ao número de estágios que eles possuem.

Veja o exemplo do 74LS590.

74LS590.gif

Ele é um contador binário com oito estágios (oito bits).

Se você utilizar um desses, o teu clock pode ser 1024 vezes maior que o teu valor atual!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez se altera-mos o 555

O problema não está no 555.

O problema é que o teu circuito, da forma que está atualmente, precisa de um sinal de clock de frequência muito baixa!

é que este ls590 so encontro na farnell e fica muito puxado

ainda tive a ver se a texas tinha samples mas nada

Pode ser qualquer contador binário... Eu citei o 74LS590 apenas como exemplo... A ideia é você gerar, com o 555, um sinal de frequência alta (assim é bem mais fácil de calibrar o teu circuito) ou então utilizar uma referência da rede elétrica - 50 ou 60Hz conforme o local - e poder dividi-la até um ponto em que você possa utilizar no teu circuito...

Aqui no Brasil, onde a frequência da rede elétrica é 60Hz, você pode utilizar um divisor por 60 e ter um sinal de 1Hz (equivalente a contagem dos segundos num relógio) que tem uma boa precisão... Ou então, se a aplicação for muito crítica, você utiliza um gerador de clock com um cristal (que opera em frequências altas) e ir dividindo até ter o valor de frequência que você precisa.

Você pode tentar verificar o preço e a disponibilidade de outros contadores, como por exemplo o 4060 (este é da família CMOS, mas vai funcionar sem problemas junto com os teus integrados TTL). Isto é apenas questão de pesquisar...

Até mesmo o integrado atual que você está utilizando (74LS193) poderia ser utilizado como divisor... Só que seria desperdício, pois ele tem um monte de funções que não seriam necessárias.

A ideia, então, é essa...

Basta que você avalie qual o mais viável para você.

Qualquer duvida, torne a postar!

P.S.: me desculpe a demora em responder!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Miggas.

O caso é que em se tratando de circuitos de tempo, de relógio, deve-se pensar em bases de tempo de relógios!

Não adianta tentar fugir disso, não!

você precisa de um circuito que gere bases de tempo em segundos (mais preciso), ou, em minutos!

Pra criar essas bases de tempo, tem várias formas.

você pode usar a oscilação da rede elétrica doméstica daí de Portugal, p. ex.

você pode construir bases de tempo baseadas em cristal, ou mesmo no 555 (menos preciso). Enfim, existem N maneiras de se conseguir essas bases de tempo.

No seu caso, eu creio que o método mais fácil seria criar um oscilador (rede elétrica, cristal, 555) que gere sinais à cada 1 segundo. Injetar esse sinal de um segundo em um contador que te conte até 60, e depois, injetar esse sinal de 1 minuto em seus contadores decrescentes.

Eu acho que o caminho é esse, mas, pode haver outras opções.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como gerador de clock, você pode aproveitar a frequência de rede elétrica.

Veja este exemplo:

schematic.png

Vamos agora analisar o gerador de clock mais de perto:

1hz.png

Observe que é retirada uma amostra da rede elétrica na ponte retificadora. Esta amostra passa por um resistor de 1K e um diodo zener de 4,7V (para ceifar o sinal e impedir que ele ultrapasse os 5V - que é o máximo que um integrado TTL suporta). Depois ele passa por um inversor schmitt trigger, que vai fazer a senoide da rede elétrica virar uma onda quadrada.

Após isso, temos uma etapa divisora, que vai gerar o clock propriamente dito (neste caso do exemplo, será um sinal de 1Hz).

São dois contadores binários (74LS93). Existe também uma porta AND que vai resetar os dois contadores e gerar o clock.

O circuito opera, segundo o autor, em 60Hz. Assim, o reset dos contadores acontece quando eles atingem o valor 60 em binário (111100). Se a tua frequência for 50Hz, o valor em binário seria 110010 (basta mudar os pinos onde a AND está ligada, nos contadores).

Veja o circuito completo e as informações (em inglês) em:

http://www.gimpfaq.org/tutorials/binclock/

Esta é apenas uma das formas de fazer... Existem outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...