Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

555 com ligação a display


Miggas

Posts recomendados

Bom...

A minha sugestão é essa.

Você pega a referência da rede elétrica.

Divide por 50 (para redes de 50Hz) ou por 60 (para redes de 60Hz) para obter um sinal de 1Hz (equivalente a um segundo).

Divide novamente (por 60) para obter o sinal de clock referente a 1 minuto. Este sinal você injeta nos teus contadores. Mais simples que isso impossível.

O circuito pode ser aquele que eu sugeri (ou então basta pesquisar na internet, pois existem vários outros exemplos).

Caso a tua aplicação não possua alimentação da rede elétrica(alimentada por baterias, por exemplo), utilize um 555 para gerar um sinal de 50 ou 60Hz. Basta então dividir, conforme eu disse logo acima, e terás o teu sinal de clock... "Mas por qual motivo não posso gerar o sinal de 1 minuto direto com o 555?", você deve estar se perguntando...

Conforme eu expliquei antes e o Maurício acabou de dizer, o 555 não tem uma precisão tão boa assim.

Quando você projeta um circuitinho com um 555, tem que calcular os valores dos componentes para conseguir a frequência desejada. Como os componentes possuem variações nos seus valores, você vai ter o teu circuito na prática operando numa frequência diferente daquela que você calculou e então vai precisar aferir o circuito... Isso fica ainda pior (quase impossível) quando você precisar aferir um circuito que esteja operando em frequências absurdamente baixas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...