Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero deixar meu pc a prova dágua, sugestões?


dbarbedo

Posts recomendados

Bom, eu moro na beira da praia, meu pc junta horrores de água e sal dentro dele. Fica literalmente molhado, a água escorre, e o que tem de pedrinhas de sal nele dá pra salgar uma carne de churrasco. Sem exagero. Isso acontece porque o vento carrega a umidade do mar e joga toda dentro de casa. Um dvd deixado fora da capa junta uma camada de água/sal visível se deixado de um dia pro outro.

Pois bem, fontes aqui duram 6 meses no máximo antes de quebrar. Enquanto eu estava usando as genéricas no Pentium 4 velho de guerra, 50 reais de 3 em 3, ou 6 em 6, dependendo de quanto ela durasse, dava pra aguentar.

Mas recentemente eu montei um pc decente, pus uma fonte de Seventeam e uma Radeon HD 4850. Acabei de perder as duas ao mesmo tempo.

Minha primeira reação foi "vou me mudar deste buraco", mas o preço dos aluguéis em Salvador tá pela hora da morte, só consigo achar lugares no mínimo 150 reais mais caros que meu aluguel atual, sem falar nos valores ABSURDOS de condomínio.

Então, eu pensei, como eu poderia fazer pra ele funcionar aqui? Só deixando a prova dágua. Mas no caso, como a água vem toda pelo ar, tem que ser "a prova de ar", ou seja, o ar de dentro dele tem que ficar confinado lá dentro pra não misturar com o ar molhado de fora. O grande problema disso, eu imagino vocês já perceberam é o resfriamento dos componentes.

Pensei em um water cooler e selar ele com silicone. Mas um water cooler é caro e não resfria a fonte. Pensei em mandar usinar um gabinete maior, com partes em cobre pra transferir o calor de dentro pra fora, sem necessidade de misturar o ar. O gabinete teria algo como um dissipador gigante embutido, e as peças ficariam todas dentro dele, incluindo a fonte. Mas eu não sei quanto custaria isso, nem onde mandar fazer. E a parte de fora do gabinete oxidaria também, pois cobre oxida relativamente rápido. Eu poderia fazer de alumínio, mas alumínio não transfere tão bem o calor, e eu nem sei se isso seria suficiente pra resfriar a máquina.

Resumindo, alguém tem idéias ou sugestões pra me enviar?

Preço é um fator limitante, gostaria de gastar no máximo uns 500 reais, pois quero comprar outra placa de vídeo e o preço da placa nova+500 reais é o que eu tenho na conta agora.

Pode ser grande, se ficar grande demais pra uma mesa, eu ponho alguns ganchos no teto e na parede e deixo o pc içado.

EDIT: E pra adicionar insulto a injúria, eu quero fazer overclock no processador no futuro, então tem que ter uma boa margem de termperatura sobrando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peltier? Alguém pode me dar mais informações sobre isso? Pus na wikipedia, mas o artigo é sobre o efeito, e não o equipamento em si.

Eu já tentei por silica. Comprei no ML uns vasinhos com sílica laranja que quando saturam de água ficam azuis. Os vasinhos ficavam azuis no mesmo dia.

Edit: Eu li sobre essas pastilhas de Peltier, e elas comem uma energia danada! Tive uma ideia aqui, eu poderia por um water cooler no pc e na gpu e selar com silicone, deixando a fonte isolada fechada dentro de um esquema com dissipadores para resfriá-la. Só tem alguns problemas, o preço do water cooler e a montagem do mesmo. Quanto custa um com processador e gpu, e é simples de montar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é simples mas não é difícil.

Agora eu já não sei se WC é mt mais caro que Peltier.

Peltier usa um princípio q uma pastilha vai tar sempre quente e a outra fria. Pões a fria na CPU e a quente fora do gabinete, com um dissipador + ventoinha bom nela.

NÃO SEI SE DARIA CERTO, mas para resfriar o ar de dentro do pc (já que não vai ficar trocando o ar) eu poria tb um peltier frio dentro do pc pra ele pegar o calor do ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passei pelo mesmo problema...

Também moro próximo ao mar e já perdi vários aparelhos devido a esses problemas de maresia e umidade.

Um dia, após perder mais um HD, resolvi seguir os conselhos de um velho amigo que possui uma loja de informática: comprar uns potinhos de antimofo (sugam a umidade) e deixar SEMPRE o PC ligado.

Depois disso, passaram-se mais de 2 anos...e nunca mais tive problema.

Esse pote de antimofo é vendido em supermercados e não é exagero colocar mais de um próximo ao PC. Passado alguns dias, você vai se surpreender com a quantidade de água que vai aparecer dentro dele.

Bom, fica aí a minha dica.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como "criar" um quarto "limpo"?

Deixa quase sempre fechado + ar condicionado. Será que não funciona?

Um amigo meu tem um apartamento de frente pro mar e a maresia lá também é forte, mas era totalmente perceptível que os quartos de trás ficavam bem menos "melado" do que os da frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...