Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema Complexo - Computador Sem Vídeo


neisan

Posts recomendados

Coisas estranhas têm acontecido com o meu computador e eu agradeço antecipadamente os que tiverem paciência para ler o meu relato.

Adquiri um computador Pentium IV, 2.4 GHZ, 512 MB de RAM, Placa-mãe ASUS P4S533-X, placa de vídeo Riva TNT2 M64 32MB SDR AGP VGA há menos de seis meses atrás. Utilizo como sistema operacional o Windows XP.

Inicialmente acontecia de o computador não apresentar vídeo. Quando isso acontecia eu abria e tirava a placa de vídeo e depois recolocava. Fazendo isso, a imagem aparecia.

Depois de um tempo esse problema passou e passou a ocorrer um outro. Sempre que eu ligava o computador ficava incrivelmente lento, só passando a operar normalmente depois de apertar o botão Reset.

Utilizei anti-vírus, ferramenta de verificação de spy e nada foi encontrado.

Aconteceu algumas vezes de o computador reiniciar sozinho e travar na tela onde mostra a configuração da placa de vídeo.

Agora ele voltou a não apresentar mais vídeo. Cheguei a abrir novamente e reencaixar a placa de vídeo. Dessa vez o computador iniciou na tela de BIOS com a seguinte mensagem para o campo CPU External Frequency: “During the last boot-up your system hung for improper frequency combination. Your system is now working in safe mode. To optimize the system performance and reliability, make sure the frequency combination conforms to the specifications of your CPU DIMM and other connected devices.”

Dessa vez, ao sair da BIOS o computador voltou a funcionar.

Utilizei a ferramenta de diagnóstico TuffTest mas não reportou erro nenhum. Já quando utilizei a ferramenta Memtest86 versão 3.0 o computador travou no seguinte passo:

Pass 26%

Test 31%

Test #4 Moving env, 32 bit pattern, cached.

Depois disso, o computador não dá mais vídeo. Vejo que acende a luz de leitura do CD-ROM mas nada de vídeo.

Poderia ser problema de memória o de placa-mãe? Problema de configuração da BIOS?

Agradeço antecipadamente a boa vontade em ler a mensagem e qualquer ajuda.

Obrigado,

Nei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aparentemente pode ser uma configuração de bios, pois aquela mensagem é de que seu computador não iniciou direito da ultima e vez e então entrou em modo de segurança da bios;

pode ser q estivesse em overclock de memorias e/ou processador; daí se sua placa não tem pci lock, aumentou tambem a tensão do slot agp e pci, fazendo sua placa de video fritar;

todos esses erros poderiam estar vindo disso, e agora deve ter dado pau na sua placa de video;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Realmente como o colega LUNGA citou, esta mensagem diz respeito as freqüências do processador e pci/agp. Tipo como se estivesse em Overclock.

Tenta abrir a máquina retirar a pv e dar uma limpada nos contatos com borracha, so de leve e reinstale ela de maneira que fique firme.

Se você conseguir ligar o pc e dar video, entre no setup e da uma conferida nos valores de freqüência do processador, agp, pci, e memos pra ter certeza que estão trabalhando na mesma freqüência.

Se caso você não conseguir, tenta descolar um outro pc e liga sua pv nele pra ver se funciona, se não funcionar muito provavelmente ela pode ter ido pro beleleu...

Qualquer coisa posta ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...