Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
GuiRitter

[Resolvido] Ajuda para Ligar PIC10F222

Recommended Posts

Olá a todos!

Eu acabei de desenvolver uma programação para o referido PIC, mas eu não sei como botar ele pra funcionar na prática. Por exemplo, como ligar o oscilador e essas coisas. Eu só sei que usarei o GP0 para ADC e os pinos GP1 e GP2 para I²C. O MCLR é opcional. O clock é de 4MHz.

Desde já agradeço.

--//--

Andei dando uma pesquisada e tudo indica que não há a necessidade de ligar um oscilador nele. Simplesmente liga-se a alimentação e os pinos de I/O. Não quero acreditar nisso logo de cara, me parece absurdo; mas se alguém me confirmar que é isso mesmo, serei feliz.

Editado por GuiRitter

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele possui oscilador interno, mas voc~e pode configurar seu oscilador para externo usando uma rede RC, basta ligar essa rede no terminal GP2/FOSC4. Mas como pretendes usar dois I/Os para emular a I2C creio que o oscilador interno seja a melhor opção.

ADC: Oras você ja o configurou por software? ja botou o I/O para se comportar como entrada analógica? se sim, apenas pegue o sinal que quer medir e coloque - o no terminal GP0/AN0.

I2C: você fez ela por software certo? todas as temporizações estão corretas? configurou os pinos inicialmente commo entrada? se sim, então ligue as linhas GP1 e GP2 em SCL e SDA do dispositivo escravo com um resistor de pull - up em cada linha.

OBS.: ainda sobre o ADC certifique se de que condicionou o sinal que ira medir corretamente antes de jogar no PIC.

abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este modelo de microntrolador funciona somente com oscilador interno, que pode ser configurado para 4 MHz ou 8 MHz.

Na última localidade da memória ROM: 01FFh, está gravada uma instrução MOVLW XX, onde XX é o valor da calibração do oscilador.

Ele deve ser copiado para o registrador OSCCAL na rotina do programa.

Cuidado para não apagar este valor.

É recomendável anotá-lo no corpo do próprio MCU.

Editado por Mulder_Fox

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado para todos! Gostei desse PIC, não precisa de oscilador. Agora sobre o resto que vocês falaram, já tá tudo certo, pois eu utilizo o CCS e ele faz a maior parte do trabalho xD.

Agradeço novamente, pois agora estou tranquilo! Moderador ou Admin, sinta-se livre para fechar este tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×