Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Leo V

Athlon X2 Reiniciando - Descrição

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Estou com um problema sério de reinicialização intermitente da máquina e gostaria de pedir a ajuda dos amigos com experiência no assunto do fórum para descobrir o equipamento defeituoso. Esse problema vem desde 2008 e ninguém consegue identificar o mesmo.

O problema: O computador desliga e liga imediatamente após, como se o botão de reset tivesse sido apertado rapidamente ou breve falta de energia – o problema acontece com a mesma freqüência, não importando o uso da maquina (rodando um jogo/programa mais pesado ou rodando apenas internet explorer / gerenciador de downloads / programas leves).

A máquina foi adquirida em outubro de 2007.

Em outubro de 2008 (primeira aparição do problema), a configuração de hardware era a seguinte:

- Processador: AMD Athlon 64 X2 Dual Core Processor 4400+ (na garantia)

- ECS AMD690GM-M2 (na garantia)

- Placa de Video Zogis Geforce 8600 GT

- 2x Kingston 1 GB DDR2-800 (na garantia)

- Fonte Coletek LC-8500BTX (500w “real” – ao menos vendida como real na época) (na garantia)

- HD Samsung 250G Sata

- HD Seagate Barracuda 500G Sata

- CD/DVD RW

- Rede D-Link AirPlus G DWL-G510 Wireless PCI Adapter

- 3 Coolers de 8 (não contando coolers placa video e processador (originais))

- Gabinete Maxxtro Aries

Com o computador na garantia, após 1 mês e meio de testes, foi identificado problema em um dos pentes de memória. O mesmo foi substituído por outro. O problema persistiu e acabaram mudando ambos os pentes de 1GB de memória por 1 pente de 2GB.

O problema continuou, mas reduziu de intensidade, acontecendo 1 vez por mês.

Nesse meio tempo, comecei a investigar o assunto e procurei testar os problemas que poderiam estar ocorrendo:

Energia:

- Li pela internet que esta fonte Coletek não tem nada de real. Rodei o Everest e fiquei espantado com a variação das voltagens (em 12v ela não chegava a entregar metade). Fiquei com isso na cabeça e, após muita pesquisa na internet de como fazer, peguei um multímetro analógico e testei as saídas de 3.3v, 5v e 12v. Nenhuma surpresa ao verificar que as voltagens parecem ok e que o everest estava me dando informação errada - não sei se problema do everest , da baixa qualidade dos sensores das placas-mãe ECS ou de ambos.

Agosto de 2009:

Em 3.3v

Multímetro: +- 3,1v

Everest Ultimate: 1,94v

Em 5v

Multímetro: +- 4,8v

Everest Ultimate: 5,03v

Em 12v

Multímetro: +- 11,0v

Everest Ultimate: 4,99v

- Testei o computador em tomadas diferentes da casa (diferentes dijsuntores) por garantia. O problema apareceu.

- Testei em diferentes estabilizadores (2x SMS 300va (mais antigos) e SMS 1000va (novo)) ou apenas com filtro de linha e o problema continuou.

Temperatura:

- Segundo o everest, nenhuma das temperaturas estava acima dos 50º e a maioria abaixo de 45º. Como não confio nos sensores da placa mãe, nem no everest, testei a maquina com o gabinete aberto e (no desespero) com ventilador externo jogando vento na placa mãe. O problema apareceu em ambas as tentativas.

Memória:

- Com alguma dificuldade (o computador não tem floppy) consegui um memtest em cd de inicialização (não precisaria estar com o hd instalado). Li em foruns que se deve deixar rodar por horas a fio sem dar problema. Nas vezes que o computador não reinicializava, o teste mostrava que a memória estava perfeita.

Mais ou menos no meio de 2009 levei novamente a maquina para o técnico (o problema voltou a aparecer com maior intensidade) (sem os HDs) que a testou por 3 dias e não identificou nenhum problema nela. Sabendo que o problema poderia ser de alguma peça fora da garantia da loja (placa de vídeo ou HDs), comecei a planejar a substituição da maquina.

Adquiri em setembro outro computador e esse (Athlon X2 64) acabou ficando reservado para coisa mais leves como internet, gravação / captura de áudio, etc. Retirei a placa de vídeo da maquina (trabalhando com vídeo onboard agora) e os HDs e coloquei outros.

Hardware após troca de hds e retirada da placa de video:

- Processador: AMD Athlon 64 X2 Dual Core Processor 4400+

- ECS AMD690GM-M2 (Video onboard)

- Kingston 2 GB DDR2-800 DDR2 SDRAM

- Fonte Coletek LC-8500BTX (500w real)

- CD/DVD RW

- 2 Coolers de 8 (não contando cooler processador (original))

- HD Seagate Barracuda 250G Sata

- HD Seagate Barracuda 1500G Sata

Nesse momento, na minha opinião, não haveria razão do problema não estar na placa mãe, processador, memória ou fonte. Os HDs e a placa de vídeo que estavam na maquina antiga foram para a maquina nova e estão funcionando 100% até o momento.

O problema se agravou, com a maquina reinicializando mais de uma vez por dia. Em outubro, tentei pela 3ª vez levar ao técnico no final da garantia (novamente, sem hds e, dessa vez, sem a placa de vídeo externa). Após 3 dias de teste com o PC Check e mais 3 dias com o Everest (segundo o técnico), não foram identificados problemas.

Peguei a maquina e levei a outro técnico, pagando pelo orçamento. Tirando o fato que este técnico “mostrou” capacitores estufados por calor, ele instalou outro windows em um hd IDE e testou por 3 dias, mas também não identificou problema (acho que joguei dinheiro fora, mas...).

Trouxe a maquina para casa, reinstalei os HDs mas ela continua a reinicalizar (pelo menos 1x/dia).

Fiz mais alguns testes antes de pedir ajuda no fórum:

- Troca do HD Sata (com o SO) por um HD Seagate IDE antigo. O problema voltou a acontecer. Esse HD IDE antigo funciona a contento como hd externo (gaveta de hd), sem problemas.

- Troca da Fonte Coletek por uma fonte OCZ de 600W Real. O problema voltou a acontecer.

- Testei o Sistema Operacional em outra maquina e nenhum problema foi detectado.

Gostaria dos comentários de quem já passou por situação semelhante (sejam usuários ou técnicos de informática) e idéias sobre o que testar e, principalmente, como testar (programas, ferramentas, etc). Qualquer ajuda será muito bem vinda.

Obrigado

[ ]’s

P.S.: Informações do Everest (Out 2009):

Temperaturas:

Placa mãe 44 °C (111 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 49 °C (120 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 45 °C (113 °F)

Aux 40 °C (104 °F)

Seagate ST31500341AS 34 °C (93 °F)

Seagate ST3200822A 38 °C (100 °F)

Coolers:

Processador 3013 RPM

Chassis 1907 RPM

Valores de voltagens:

Núcleo CPU 1.33 V

+2.5 V 1.26 V

+3.3 V 1.95 V

+5 V 5.08 V

+12 V 4.99 V

No modo de espera +5 V 4.78 V

Bateria VBAT 2.94 V

(Acho que não preciso falar que estas voltagens estão completamente fora de escala e não correspondem ao real)

= = = = =

Editado 03/11/09

- Testei com outro gabinete (novo)(excluir a possibilidade de curto nos botões). O problema persiste.

- Ao fazer o "teste de estabilidade do sistema" do everest (com todas as opções ativadas), as temperaturas dos núcleos 1 e 2 ficaram em 68º aproximadamente (cooler original AMD (Box) - pasta termica original - lembrando que a temperatura não passa de 50º no uso basico). Bem proximo do maximo divulgado pela AMD para o processador (68 a 72º) (http://products.amd.com/en-us/DesktopCPUResult.aspx). Poderia substituir a pasta termica... Aceito idéias de pastas de qualidade e acessíveis no quesito R$$$$ se é que seria necessário...

Editado por Leo V
Informações adicionais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, então testa com outra fonte,

essas voltagens sao iguais no setup?

vou confessar que li o começo e o fim, hauhau.

mas é isso ai,

peguei um pc esses dias, testei as duas memorias dele separadas.

funcionam normalmente separadas, mas juntas, o pc reinicia.

faz esse teste, mas troca de fonte.

hum. agora eu li a parte do multimetro, bom, vejo que voce fez todos os testes.

e o sistema?

ainda acredita no bil?

Editado por Pierre C.
Evite de postar seguidamente em menos de 24 horas. Use o botao 'EDITAR' e faca as alteracoes necessarias. Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não são as memórias, não é a fonte, não é a placa de vídeo, não é o HD, sobrou Processador e Placa-mãe, se puder testar um cooler mais "potente" no seu processador seria uma boa para matar a charada da temperatura. E que negócio é esse do técnico dizer que existem capacitores estufados?? Se tiver algum estufado pode jogar a placa-mãe fora!!!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×