Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DMZ, UpnP e Liberação de Portas


Sr.Lanhellas

Posts recomendados

Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre esses conceitos !

1 - Se eu tiver o DMZ ativado em um host eu preciso liberar as portas para esse host se eu quiser usar determinado software que exige uma determinada porta liberada ?

2 - Qual função do UpnP, esta ferramenta tem algo haver com o DMZ ?

3 - Se eu uso 2 roteadores, um roteador SpeedStream 4200 que está ligado em um Roteador Wireless TP-LINK na porta WAN, e na configuração do roteador SpeedStream está definido para todos os serviços que forem executa-dos nele forem repassados para o roteador wireless tp-link, eu preciso configurar algo no SpeedStream ou posso apenas mexer no TP-LINK caso queira mudar alguma configuração na minha rede ? Ex: Liberar Portas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá tecronaldo,

1 - Se eu tiver o DMZ ativado em um host eu preciso liberar as portas para esse host se eu quiser usar determinado software que exige uma determinada porta liberada ?

Quando você configura uma DMZ significa que você está disponibilizando algúm daemon fora do barramento da sua rede interna, Se a DMZ está com regras na firewall e você necessita usar um software que exija uma porta liberada, consequentemente você deverá reconfigurar a firewall.

2 - Qual função do UpnP, esta ferramenta tem algo haver com o DMZ ?

Depende,

O UpnP, que é muito confundido com PnP, é uma família de protocolos para configurar automaticamente dispositivos, descobertas de serviços e fornecimento de redes peer-to-peer de transferência de dados sobre uma rede IP. O UPnP não está relacionado com PnP apenas o conceito, onde ambos fornecem configuração zerada, que é automática, sem configuração manual de instalação.

Geralmente se utiliza o UpnP nas seguintes situações; caso você for usar um dispositivo que não tenha um endereço IP e não há nenhum servidor DHCP na rede (UPnP utiliza conexão local resolver para criar um endereço IP); e caso um Software como o Windows Media Connect usa UPnP para transmitir áudio e vídeo através da rede. Diversos padrões de UPnP são empregados, incluindo o Simple Service Discovery Protocol (SSDP) para descobrir dispositivos UPnP AV e Arquitetura, MediaServer e MediaRenderer para streaming.

Portanto,

UpnP nada tem haver com DMZ mas, é obvio que se o daemon que você vai correr estiver dentro da DMZ, as configurações se fazem necessárias, da mesma maneira que se o daemon estiver dentro do barramento interno.

3 - Se eu uso 2 roteadores, um roteador SpeedStream 4200 que está ligado em um Roteador Wireless TP-LINK na porta WAN, e na configuração do roteador SpeedStream está definido para todos os serviços que forem executa-dos nele forem repassados para o roteador wireless tp-link, eu preciso configurar algo no SpeedStream ou posso apenas mexer no TP-LINK caso queira mudar alguma configuração na minha rede ? Ex: Liberar Portas

Dois roteadores e duas firewalls ativadas (ou não). Se uma regra esta definida no 1 router, necessariamente deverá estar igual no 2 router para repassar os pacotes, senão, libera no 1 e bloqueia no 2, se for o caso, ou vice-versa.

Se a intenção é você configurar a DMZ no primeiro router (por exemplo) e manter a rede interna no 2 router, aplicarás as devidas regras em cada firewall para cada um e necessariamente os pacotes destinados a rede interna deverão passar direto pelo 1 router e serem verificados no 2 router, ou vice-versa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...