Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistores esquentando d+


Andre_ac

Posts recomendados

Boa tarde !!

é o seguinte

comprei um mixer da behringer modelo PMH518M

como o que eu comprei é só 220V

¬¬

so vi depois que comprei

kkkk

abri ele pra da uma olhada no transformador pra ve se nao tinha la pra troca a tensão

pra minha surpresa tava la o fio do 110v isolado e sem usar haaaaaaaahaha

ai troquei o do 220v pra 110v agora ta massa!

mais então liguei com ele aberto ainda, coloquei pra toca umas musicas nele !

ai na parte do amplificador tem 2 resistores aquele brancos grandao !

acho que é de porcelana que fala

100RJ/5w

68RJ/5w

coloquei o dedo nos filhos da mãe e nao aguento fica 2segundos que ja queima o dedo ¬¬

eles estão soldados longe da placa!

agora to com medo

é normal esses resistores esquenta tanto assim ?

esquenta d++++++ mesmo!

valeeu ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde !!

é o seguinte

comprei um mixer da behringer modelo PMH518M

como o que eu comprei é só 220V

¬¬

so vi depois que comprei

kkkk

abri ele pra da uma olhada no transformador pra ve se nao tinha la pra troca a tensão

pra minha surpresa tava la o fio do 110v isolado e sem usar haaaaaaaahaha

ai troquei o do 220v pra 110v agora ta massa!

mais então liguei com ele aberto ainda, coloquei pra toca umas musicas nele !

ai na parte do amplificador tem 2 resistores aquele brancos grandao !

acho que é de porcelana que fala

100RJ/5w

68RJ/5w

coloquei o dedo nos filhos da mãe e nao aguento fica 2segundos que ja queima o dedo ¬¬

eles estão soldados longe da placa!

agora to com medo

é normal esses resistores esquenta tanto assim ?

esquenta d++++++ mesmo!

valeeu ai

E ai veja se são mesmo resisistores e não reguladores de tensão. se possivel coloque uma foto ai !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estes resistores devem estar na saida do estágio de potência, o aquecimento deles é normal e deve ser proporcional ao volume do aparelho.

Observe que em volume baixo, eles não devem esquentar tanto assim!...

vou ali testa agora em volume baixo!

porque tava em um volume meio alto hehehehe

esquisito que esses resistores estão perto do conector que vem do trasformador!

e os dois colados juntos!

e ta perto de um transistor da saida !

e beeeem longe do outro transistor da saida!

achei estranho isso também

putz tirei foto com o celular

qualidade ruim pra caramba

mais da pra ter uma ideia

img0083a.jpg

img0084aa.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

testei sem volume nenhum

eles estão esquentando do mesmo jeito !

caraca

sera que é porque eu mudei o fio do transformador ?!

tinha o Preto Vermelho e o Azul!

tava ligado o Preto e Vermelho !

dai tirei o Vermelho i liguei o Azul no lugar dele !

ta funcionando no 110v normal agora!

igual funcionava no 220v

¬¬

só que eu tinha que fica carregando um P... de um transformador de 110 pra 220 ¬¬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, esses resistores são justamente deste material para melhor dissipar calor, realmente eles esquentam MUITO, agora, seria interessante voce testar se apos mudar os cabos de entrada, as tensões de saida continuam as mesmas, acho que sim... mas vale testar, e tenta voltar pro 220Vac so pra testar(se tiver uma tomada disponivel) e veja se continuam esquentando, se sim, é normal, apesar desses resistores serem feitos pra esquentar MUITO mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, esses resistores são justamente deste material para melhor dissipar calor, realmente eles esquentam MUITO, agora, seria interessante voce testar se apos mudar os cabos de entrada, as tensões de saida continuam as mesmas, acho que sim... mas vale testar, e tenta voltar pro 220Vac so pra testar(se tiver uma tomada disponivel) e veja se continuam esquentando, se sim, é normal, apesar desses resistores serem feitos pra esquentar MUITO mesmo.

então Binho

testei com 220v agora !

ta esquentando do mesmo jeito !

paaaaaaarece que demora um pouco mais pra esquenta !

mais de qualquer jeito ta esquentando pra caramba hehehe

sei la meu medo é que a solda dele sai e acaba dando problema em outra coisa !

to ate pensando em coloca um dissipador de processador e tira esses resistores e parafusa nele hehehe

vamo ve !

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, mas ta esquentando ao ponto de fundir a solda?! O que faz ele esquentar é a corrente, então não adianta medir a tensão... mas acredito que seja normal eles esquentarem bastante, em algumas TVs que ja abri para consertar, é comum existir esse tipo de resistores, e nelas também esquenta muito, acredito que seja normal, se tivesse algum problema, certamente seria audivel no produto final, que é o som! problema é que voce abriu, então la se foi a garantia =/, mas estamos ai pra ajudar, qualquer coisa posta ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, mas ta esquentando ao ponto de fundir a solda?! O que faz ele esquentar é a corrente, então não adianta medir a tensão... mas acredito que seja normal eles esquentarem bastante, em algumas TVs que ja abri para consertar, é comum existir esse tipo de resistores, e nelas também esquenta muito, acredito que seja normal, se tivesse algum problema, certamente seria audivel no produto final, que é o som! problema é que voce abriu, então la se foi a garantia =/, mas estamos ai pra ajudar, qualquer coisa posta ai!

nada nao tem garantia nao kkk

é do paraguai !

testo la funciono ta bom

garantia nada!

mais então nao sei se ta a ponto de fundir a solda !

mais eu tenho medo que seja hehe

por isso o medo de deixar assim e a solda cai e da problema em outra coisa!

vou ver se consigo um termometro pra medi a temperatura

mais to achando q vou colocar no dissipador mesmo

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

100RJ/5w

68RJ/5w

Posso estar errado, mas se são resistores de 5 watts de potência, com certeza não dá pra por o dedo sobre eles mesmo... Mas também não é potência suficiente para derreter a solda, com certeza!

Se eles estivessem dissipando potência além do normal, eles estariam mudando de cor (de branco estariam ficando escuros, tendendo ao marrom). Pra saber ao certo quantos watts eles estão dissipando, teríamos que medir a tensão e a corrente sobre eles...

Mas não vejo necessidade disso...

Vamos fazer o seguinte teste:

Deixe o aparelho ligado por algum tempo (sem colocar o dedo neles, por favor) e utilize duas das ferramentas que todo técnico em eletrônica deve obrigatóriamente ter: o olhômetro e o cheirômetro.

Se você ver (com o olhômetro) que os resistores estão mudando de cor ou que está sainda alguma fumaça deles, tem algo realmente muito errado e é bom você desligar o aparelho...

Se você sentir cheiro (com o cheirômetro) de algo queimado, fique atento e caso o olhômetro detecte algo anormal, desligue o aparelho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa cabteixeira, os melhores instrumentos, e ainda são de graça! mas realmente 5W esquenta mesmo, e é comum o uso destes resistores em circuitos de alta potencia, e Andre_ac, como voce falou, se quiser colocar um dissipador, mesmo que não esteja com problema, é bom, so melhora o desempenho do circuito como um todo, e aumenta sua vida util!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...