Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gargalo entre VGA x Processador


crsf1979

Posts recomendados

Pessoal,

bom dia!

Fiz várias buscas e apesar de conseguir tirar várias duvidas sobre o tal do gargalo, ainda fiquei em dúvida se é meu caso. Isto porque ao tentar jogar, por exemplo, RE5, às vezes o FPS cai absurdamente até mesmo na abertura do game. Vejam minha configuração:

ASUS M2N-X PLUS

AMD ATHLON X2 4000+

GEFORCE GTS 250 1GB

2GB DE RAM DDR2 800

HD160

PLACA DE SOM CREATIVE 7.1

FONTE SEVENTEEN 420BKV

Não sei porque, mas acho que o conjunto não tá legal. E que meu processador (ou mesmo a RAM) não estão acompanhando a VGA.

Será isto mesmo? Se sim, qual o processador que vocês me recomendam para acompanhar a VGA e que sejam compatível com a MOBO (soquet AM2)? Ou mesmo a memória RAM? Utilizo WINXP SP3.

Agredeço antecipamente as respostas.

Abs e obrigado!

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O limite dessa placa é o X2 6000+ mas acho que nem ele suporta essa VGA... você tem $ pra trocar o combo placa+processador? Se sim nos informe quanto você tem que agente te ajuda a achar uma saída.

Então, amigo!

É que não esava nos meus planos trocar logo os dois. Mas de repente, eu conseguiria dispor de uns 400 mangos pra isto, a questão é que aí, acho que vou ter de trocar a fonte tb, né?

Por isto, queria ao menos melhorar o processador para ver se o gargalo melhora.

Bom vamos lá quanto voce teria para gastar no processador? essa placa mãe suporta Phenom, mais ele tem preço variado e isso depende de quanto o amigo tiver para gastar!!

Ramon,

Até mencionei no post anterior que disporia de 400 cruzeiros pra trocar a mobo x cpu, mas não é o ideal pra mim. Queria gastar por volta de mais ou menos 200 a 250 num outro processador que evite a situação que estou enfrentando agora, entende?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não a tua fonte segura!

Olha ja que voce ta querendo comprar mobo x processador o melhor kit é uma M3A78-EM + Athlon II X2 240 mais vai passar um pouquinho de R$400 deve chegar ai em torno de R$420 mais é um kit de ótimo desempenho!!! tenho esse kit com uma 4850 e não tenho gargalo nenhum!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com R$ 400,00 você pode comprar:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-115364542-placa-me-asus-m2n68-am-se2-am2am2-box-para-amd-_JM

+

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-114953698-processador-amd-athlon-ii-x2-250-30ghz-box-am3-nota-fiscal-_JM

R$ 320,00 coube com folga no orçamento... mas acredito que precisará de um overzinho pra empurrar legal sua VGA.

Mas se você puder dispor de um pouco mais, troque o processador por este:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-111449430-processador-athlon-ii-620-x4-2-mb-cache-26ghz-am3-am2-_JM

Aí sim será um senhor upgrade!... E ainda fará uma boa combinação de um quad com uma mobo com chipset NVidia e a GTS 250.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O limite dessa placa é o X2 6000+ mas acho que nem ele suporta essa VGA... você tem $ pra trocar o combo placa+processador? Se sim nos informe quanto você tem que agente te ajuda a achar uma saída.

A placa dele só suporta X2 6000+ de 89W.

confira a lista de processadores compatíveis

Não a tua fonte segura!

Olha ja que voce ta querendo comprar mobo x processador o melhor kit é uma M3A78-EM + Athlon II X2 240 mais vai passar um pouquinho de R$400 deve chegar ai em torno de R$420 mais é um kit de ótimo desempenho!!! tenho esse kit com uma 4850 e não tenho gargalo nenhum!!

É apenas uma razoável opção pra quem pretende fazer um up de processador a médio prazo.

Em processadores de 2 núcleos o melhor desempenho é obtido com E5300 + GIGABYTE GA-G31M-ES2, muito forte pra acompanhar VGAs Nvídia.

Se for de AMD vá de M2N68-AM + X4 620 que você dispensará futuro UP; lembrando que nos testes com XP esse X4 é pouquinha coisa melhor que o Dual-Core E6300. Não se esqueça de Aumentar mais 1Gb de ram no seu PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa dele só suporta X2 6000+ de 89W.

confira a lista de processadores compatíveis

É apenas uma razoável opção pra quem pretende fazer um up de processador a médio prazo.

Em processadores de 2 núcleos o melhor desempenho é obtido com E5300 + GIGABYTE GA-G31M-ES2, muito forte pra acompanhar VGAs Nvídia.

Se for de AMD vá de M2N68-AM + X4 620 que você dispensará futuro UP; lembrando que nos testes com XP esse X4 é pouquinha coisa melhor que o Dual-Core E6300. Não se esqueça de Aumentar mais 1Gb de ram no seu PC.

Agora, por exemplo, se eu quiser manter a minha mobo atual e colocar um x2 6000+, melhora muito pouco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bon dia nao sei se posso postar aqui. mas tenho a mesma duvida que ele olha a minha configuração. athlon x2 4200+,ecs a780gm-a,ddr2 800 2x1gb ocz platinum,ati radeon 2900 pro,Cooler Master eXtreme Power Plus 460 W (RS-460-PMSR-A3).Existe algum gargalo porque as vezes tambem estou jogando e os jogos simplesmente fechao ou da erro critico ou reinicia do nada(raramente acontece)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bon dia nao sei se posso postar aqui. mas tenho a mesma duvida que ele olha a minha configuração. athlon x2 4200+,ecs a780gm-a,ddr2 800 2x1gb ocz platinum,ati radeon 2900 pro,Cooler Master eXtreme Power Plus 460 W (RS-460-PMSR-A3).Existe algum gargalo porque as vezes tambem estou jogando e os jogos simplesmente fechao ou da erro critico ou reinicia do nada(raramente acontece)

Isso aí tá mais pra problemas na memória amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu entrei no site do fabricante eu vi que seu pc suporta um phenon x4 9350 ele iria resolver seu problema

olha este link http://www.pluginformatica.com.br/loja/produto-10-8332-processador_amd_phenom_9350e_agena_20ghz_l2_cache_2mb_l3_cache_socket_am2_65w_quadcore__box

essa loja e confiavel

mas acho que você vai ter que atulizar a bios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então galera,

várias respostas, muito obrigado. Tava pensando numa mobo da Gigabyte, que na verdade era minha preferência quando fiz meu último up (fora a VGA), será que vocês podem me indicar alguma boa, que aceite um processador melhor e na faixa de R$150,00 (A Mobo)?

Ou acham melhor eu continuar na Asus mesmo?

De qualquer forma, ainda me preocupa o fato da minha fonte não suportar tudo isto aí e eu precisar troca-la no pacote.

Aguardo mais opiniões.

Muito obrigado a todos por enquanto.

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu entrei no site do fabricante eu vi que seu pc suporta um phenon x4 9350 ele iria resolver seu problema

olha este link http://www.pluginformatica.com.br/loja/produto-10-8332-processador_amd_phenom_9350e_agena_20ghz_l2_cache_2mb_l3_cache_socket_am2_65w_quadcore__box

essa loja e confiavel

mas acho que você vai ter que atulizar a bios

Berardi,

Quando o socket informado é o AM2+, posso considerar como o da minha placa AM2 comum, correto? Acho que é aí que entra a atualização do bios...Desculpem a quantidade de pergunta, mas quero fazer tudo isto que preciso sem me deparar com surpresas depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

simplesmente você esta tendo gargalo não só pelo processador e sim pela placa mãe também que é muito ruinzinha, tinha esta placa mãe e é muito ruim (desculpe dizer isto).

Eu montei esta máquina da assinatura, paguei 240 na placa mãe e 172 no processador na época (ele se equivale a um X2 6000+) mas como estou com um over de 300mhz, creio que ele deve ter encostado no X2 6400, e não estou mais vendo gargalo, ainda aconselho este processador porque ele tem cache L3 de 2mb. E sendo que é bem capaz de você achar um barato e usado em bom estado no mercadolivre, ou até mesmo um novo. Aqui eu tinha um X2 5000 e te digo, eu senti uma baita diferença! isto que o X2 5000 é um pouco mais forte que o X2 4000.

Quanto a placa mãe se puder fazer um esforcinho pega a mesma minha pois já aceita os processadores AM3 e caso pegue um Athlon II ou um igual ao meu você se beneficiará melhor que com uma placa AM2 normal. esta já tem pci-ex 2.0 tem 4 slots de memória, ela é boa de over o que é uma mão na roda caso perceba que o processador ainda não esta atendendo a placa de video.

Depois você pode fazer igual eu, eu comprei as peças novas e fui vendendo as velhas. No seu caso eu pegaria a placa mãe primeiro para não te limitar na escolha do processador (pois se pegar o processador primeiro nesta sua placa mãe) ficara com os dois processadores e terá que pegar uma que atenda o TDP da sua placa mãe.

Então pegaria a placa mãe e negociaria a sua placa mãe atual, com esta grana já daria para comprar um processador legal, ai venderia o seu. Eu pelo menos sempre consegui negociar assim minhas peças, sempre dando para o cara fazer um upzinho, nem que seja de leve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Berardi,

Quando o socket informado é o AM2+, posso considerar como o da minha placa AM2 comum, correto? Acho que é aí que entra a atualização do bios...Desculpem a quantidade de pergunta, mas quero fazer tudo isto que preciso sem me deparar com surpresas depois.

e assim como posso te dizer a sua plca mae veio com am2 ne se você atualizar bios ele vai virar am2+ ai ela começar a reconhecer o processadores am2+ Phenon ate 65w que foi esse processador que te indiquei sinceramente se você tiver como uma grana legal você pode montar uma configuração mais nova

e fica despreocupado com atualizar a bios sem brincadeira você vai gastar uns 450 reais você ja pega um desses novos atlhon II e uma mobo que mais para frente você pode por um processador melhor

ate++++

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um x2 4000 "acompanhando" uma HD4850, e um pouco de over já da um grande ganho.

Normalmente se consegue sem dificuldades de 10 - 20 % de over.

porém, por só travar de vez em quando, pode-se culpar também o HD, que provavelmente está sendo outro gargalo. Tente observar se o jogo baixa o FPS quando você vê algo "pesado" ou algo "novo".

Edit: Quando o processador esta a 2.7 o gargalo some.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um x2 4000 "acompanhando" uma HD4850, e um pouco de over já da um grande ganho.

Normalmente se consegue sem dificuldades de 10 - 20 % de over.

porém, por só travar de vez em quando, pode-se culpar também o HD, que provavelmente está sendo outro gargalo. Tente observar se o jogo baixa o FPS quando você vê algo "pesado" ou algo "novo".

Edit: Quando o processador esta a 2.7 o gargalo some.

Cara,

E percebo que a lentidão maior é no RE5, ou outros jogos to levando aceitavelmente, quando tem muitos elementos na tela ou mesmo na abertura. Ao mesmo tempo que o FPS vai pra 70, cai em seguida pra 20. Tá oscilando demais.

Eu fiz um over pra ver se adiantava (só que aquele over automático da bios) de 5%, mas melhorou pouca coisa. Tem como me passar algumas dicas pra um bom overclock neste processador? Porque com estes 5 (o máximo da bios é 7%, mas com apenas 5% está chegando ao 42 graus em IDLE) o ganho foi muito pouco, o processador está trabalhando à quase 2.2, sendo que o padrão é 2.0. E sinceramente, já até tentei overclocar manualmente, mas não consigo chegar a lugar algum.

Se tiver um macete de como você fez para chegar nestes 2.7 sem (muita) chance de fundir o carinha, eu agradeço.

Abs,

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu processador é do núcleo Windsor (clock padrão 2.0), que não é tão bom de overclock quanto o Brisbane, que tem clock padrão de 2.1, que no caso é o que eu tenho. Mas de qualquer forma para se fazer um oveclock maior é necessario investir em cooler e na ventilação do gabinete, o que no seu caso pode não valer a pena, dado que você já pretente fazer um upgrade que vai acabar dispensando o over.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...