Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Bulldozer / Bobcat / Zambezi - Plataformas.


Posts recomendados

Meio salgadinho o preço do "top", 320 doletas deve chegar aqui por 900 paus.:eek:

Isso, se tivermos sorte, dos vendedores não resolverem aproveitar que é lançamento e inflar ainda mais os preços. De qualquer forma esse é o preço do processador o sistema como um todo pode passar dos 700 Obamas :o.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O preço sendo real, meu chutômetro do desempenho:

IPC deve ser menor que os SB, então em singlethread deve perder pro i7 2600. Mas lembro que li que a arquitetura do Bulldozer é otimizada pra multithread (acho que o JF disse isso) então acho que em aplicações que façam bom uso dos threads, ambos FX8 empatem/superem o 990X (mas não me arrisco a dizer por qual margem).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O preço sendo real, meu chutômetro do desempenho:

IPC deve ser menor que os SB, então em singlethread deve perder pro i7 2600. Mas lembro que li que a arquitetura do Bulldozer é otimizada pra multithread (acho que o JF disse isso) então acho que em aplicações que façam bom uso dos threads, ambos FX8 empatem/superem o 990X (mas não me arrisco a dizer por qual margem).

Acho que o IPC menor já é esperado, tanto que esse "octa" vai competir com um quad de clock mais baixo, mas, acho que ninguém aqui liga pra isso, o que conta é o desempenho geral, TDP e preços, e ao menos estes dois últimos tem bons indicativos em relação ao primeiro. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o IPC menor já é esperado, tanto que esse "octa" vai competir com um quad de clock mais baixo, mas, acho que ninguém aqui liga pra isso, o que conta é o desempenho geral, TDP e preços, e ao menos estes dois últimos tem bons indicativos em relação ao primeiro. ^_^

Octa entre aspas evandro? :mellow:

brincadeira hehe...

Hmm

A TDP está a de sempre, o mesmo padrãozão Intel/AMD de antes, 125~140W pros parrudos, 90~W pros medianos.

Anyways, clock base @3.8GHz é bem alto. Infelizmente ainda acho que o SandyBunior vai continuar na frente em relação a jogos (que é o meu principal interesse). Em renders esse processador vai ser monstruoso. Espero pelo menos uns 5~10% de pontuação no cinebench acima do i7-2600K. ^_^

É o meu chute por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio salgadinho o preço do "top", 320 doletas deve chegar aqui por 900 paus.:eek:

entendi.. achei tão caro assim não. Veja bem:

Hoje um i7 2600K custa por volta de 900 paus e já vem com processador de video.

Ai vem um lançamento de um produto concorrente e até onde sei considerado melhor (pelo menos espera-se) custando o mesmo. Sem contar que virá com um chip de vídeo com qualidade superior. Podemos entender que por ser um lançamento este produto virá com preço maior se "desvalorizando" a medida que o mercado vai absorvendo esta nova tecnologia.

Há também um potencial considerável para overclock.

Mas isto são somente especulações. Só poderemos comparar de forma concreta quando tivermos o bichinho em mãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que esses tratores vão consumir muito? Será mais que os Sandy?

E a diferença entre o FX-8130p e o FX-8110 será grande?

Eu estou querendo fazer um UP esse ano, e quanto menos consumir melhor, hehe!

PS: 5GHz no ar é obrigação? Wow, então com um sistema de resfriamento mais refinado ele deve passar de 7GHz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui no rio, o i7 2600k tá custando 750 reais...

estou só esperando os BDZ serem lançados pra ver o que vai acontecer... se os i7 vão baixar de preço e se os BDZ serão melhores que os SB...[/Q

Nossa!! Ta barato pra caramba!!!!!

Antes de postar consultei 2 empresas aqui de Belo Horizonte.

Na HardPlus tá 919,00 reais e na WAZ ta 999,00.

Espero que o modelo Top do BDZ chegue neste preçoi ai que já vai estar bom demais.

rsrs... Vai entender estes mercados....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
entendi.. achei tão caro assim não. Veja bem:

Hoje um i7 2600K custa por volta de 900 paus e já vem com processador de video.

Ai vem um lançamento de um produto concorrente e até onde sei considerado melhor (pelo menos espera-se) custando o mesmo. Sem contar que virá com um chip de vídeo com qualidade superior. Podemos entender que por ser um lançamento este produto virá com preço maior se "desvalorizando" a medida que o mercado vai absorvendo esta nova tecnologia.

Há também um potencial considerável para overclock.

Mas isto são somente especulações. Só poderemos comparar de forma concreta quando tivermos o bichinho em mãos.

Bulldozer, com vídeo ??

Só na segunda geração, e olhe lá, bote 2012/2013.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bulldozer, com vídeo ??

Só na segunda geração, e olhe lá, bote 2012/2013.

Não sei se esta informação está bem entendida, mas o que me consta é que a linha performance vai continuar sendo produzida sem vídeo onboard.

Enquanto a linha fusion passará a ser equipada com modulos bulldozer, porém, terá no máximo 04 núcleos (ou seja, dois modulos bulldozer).

Contradizendo minhas informações, o ROADMAP mostra uma CPU de nome "Komodo" com vídeo integrado e 8 núcleos bulldozer.

Enfim, faltam informações concretas. Já vi roadmaps mudarem diversas vezes, especialmente os da AMD.

amd_roadmap_2010.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não sei se esta informação está bem entendida, mas o que me consta é que a linha performance vai continuar sendo produzida sem vídeo onboard.

Enquanto a linha fusion passará a ser equipada com modulos bulldozer, porém, terá no máximo 04 núcleos (ou seja, dois modulos bulldozer).

Contradizendo minhas informações, o ROADMAP mostra uma CPU de nome "Komodo" com vídeo integrado e 8 núcleos bulldozer.

Enfim, faltam informações concretas. Já vi roadmaps mudarem diversas vezes, especialmente os da AMD.

amd_roadmap_2010.jpg

Foi isso que eu disse, só faltou dar nome aos bois. :D

AMD apostando alto nos Fusion, em 2012 todos os processadores serão APUs, e mantendo o processo de fabricação. Seria este o começo do tick tock deles ?

Ainda vão ficar defasados neste sentido em relação á Intel, pensei que talvez esta segunda geração fosse em 28 nm. É uma pequena redução mas é alguma coisa.

EDIT--

http://www.techpowerup.com/146236/AMD-Bulldozer-Llano-Pricing-Surface.html

Supostos preços dos Llano também vazam.

121a.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMD apostando alto nos Fusion, em 2012 todos os processadores serão APUs, e mantendo o processo de fabricação. Seria este o começo do tick tock deles ?

Ainda vão ficar defasados neste sentido em relação á Intel, pensei que talvez esta segunda geração fosse em 28 nm. É uma pequena redução mas é alguma coisa.

Estava pensando K com meus botões....

AMD corta 36 pinos do Soquet AM3 e ainda implanta um Video Integrado muito potente na solução Llano, não sabemos nem se eles conseguirão ter CPU melhor que seus antecessores.

Não é pretensão demais cortar 38 pinos do Zambize, implantar um IGP mais poderoso e querer concorrer com chips de 10ns a menos e 253 pinos a mais?

Nem ao contrário, 775 vs 938 a AMD obteve lá esse sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu deus, já estou ficando louco com esse lançamento, e olhe que nem estou interessado nesses tratores.

Mas acabei de ver que a intel atrazou o o Ivy de Q1/2012 para Q2/2012.

Ou a intel não está preocupada com o bulldozer e acha/sabe que os SB-e darão conta, ou estão preocupados com o Fusion e querem lança-los mais potentes.

Bom par AMD a curto prazo.

Estava pensando K com meus botões....

AMD corta 36 pinos do Soquet AM3 e ainda implanta um Video Integrado muito potente na solução Llano, não sabemos nem se eles conseguirão ter CPU melhor que seus antecessores.

Não é pretensão demais cortar 38 pinos do Zambize, implantar um IGP mais poderoso e querer concorrer com chips de 10ns a menos e 253 pinos a mais?

Nem ao contrário, 775 vs 938 a AMD obteve lá esse sucesso.

Eu sou um daqueles que gosta de fazer comparação direta, porém nessa parte nem me atrevo...

Realmente, é estranho um ato desses, o que agente vê é subida de pinagem toda hora.

Ai lançar um com 253 a menos, acho que ou eles sabem muito bem o que fazem ou é o desespero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
PS: 5GHz no ar é obrigação? Wow, então com um sistema de resfriamento mais refinado ele deve passar de 7GHz!

Não necessariamente... Muitos i7 2600k/i5 2500k passam fácil dos 5GHz no ar, mas mesmo com WC tem dificuldades para passar dos 5.5GHz.

Nossa!! Ta barato pra caramba!!!!!

Antes de postar consultei 2 empresas aqui de Belo Horizonte.

Na HardPlus tá 919,00 reais e na WAZ ta 999,00.

Espero que o modelo Top do BDZ chegue neste preçoi ai que já vai estar bom demais.

rsrs... Vai entender estes mercados....

Na Guerra Digital está R$764 e na Pichau estava R$750 (já esgotou).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anyways, clock base @3.8GHz é bem alto. Infelizmente ainda acho que o SandyBunior vai continuar na frente em relação a jogos (que é o meu principal interesse). Em renders esse processador vai ser monstruoso. Espero pelo menos uns 5~10% de pontuação no cinebench acima do i7-2600K. ^_^

É o meu chute por enquanto.

Sei não. Aposta quanto que a AMD vai dar uma forcinha aos desenvolvedores de jogos a usar mais multi-thread do CPU? (No programa GamingEvolved)

Quanto mais paralelo, mais uma arquitetura tipo "a união faz a força" do BDZ vai tirar vantagem. Repito que meu sonho é ver núcleos dedicados para AI, física e tal hehe.

Será que vai a 5,0ghz no air?

Muito, mas muito, mas muito provavelmente sim.

entendi.. achei tão caro assim não. Veja bem:

Hoje um i7 2600K custa por volta de 900 paus e já vem com processador de video.

Ai vem um lançamento de um produto concorrente e até onde sei considerado melhor (pelo menos espera-se) custando o mesmo. Sem contar que virá com um chip de vídeo com qualidade superior. Podemos entender que por ser um lançamento este produto virá com preço maior se "desvalorizando" a medida que o mercado vai absorvendo esta nova tecnologia.

Há também um potencial considerável para overclock.

Mas isto são somente especulações. Só poderemos comparar de forma concreta quando tivermos o bichinho em mãos.

Não vai vir com GPU não. O BDZ é CPU puro-sangue baseado em uma arquitetura para o mercado server.

Será que esses tratores vão consumir muito? Será mais que os Sandy?

E a diferença entre o FX-8130p e o FX-8110 será grande?

Impossível saber agora.

Não sei se esta informação está bem entendida, mas o que me consta é que a linha performance vai continuar sendo produzida sem vídeo onboard.

Enquanto a linha fusion passará a ser equipada com modulos bulldozer, porém, terá no máximo 04 núcleos (ou seja, dois modulos bulldozer).

Contradizendo minhas informações, o ROADMAP mostra uma CPU de nome "Komodo" com vídeo integrado e 8 núcleos bulldozer.

Enfim, faltam informações concretas. Já vi roadmaps mudarem diversas vezes, especialmente os da AMD.

amd_roadmap_2010.jpg

Faaaz tempo que defendo que essa roadmap está errada, alguém esqueceu de apagar a linha de GPU do trinity, sei lá. Perceba que esse mesmo slide define o Komodo claramente como um CPU. E olha que naquele slide 2/3 é só de APU hehe. (Então ou alguém teve o trabalho de colocar CPU e esqueceu o "DX11..." ou teve o trabalho de colocar "DX11..." e esqueceu de colocar o APU...)

O komodo deve vir CPU-puro. O Trinity com certeza é APU. Então você deve estar certo.

Foi isso que eu disse, só faltou dar nome aos bois. :D

AMD apostando alto nos Fusion, em 2012 todos os processadores serão APUs, e mantendo o processo de fabricação. Seria este o começo do tick tock deles ?

Bem, eu acredito que virá sim o komodo como CPU e krishna/wichita já vem no 28nm. E todos mencionam mudanças na arquitetura. Então se a mudança de arquitetura não for drástica (como o trinity) ou houver um alvo de performance (como o komodo) a AMD deve mudar litografia/arquitetura da forma que der, misturando tudo.

Provavelmente vai ficar mudando a litografia primeiro no low-end e mobile, mais dependente de consumo e tal. Ai depois joga para o top. Parecido com o que a Intel faz com o SB-E.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda tem mais Sirro, eu tenho quase certeza que o Komodo não será em 32nm.

Ai eu já não garanto. Mas acho bem possível que no meio/fim de 2012 saia o komodo 28nm, sim.

A razão para isso é que, por exemplo, Krishna e Wichita já deram tape-out. E eles só estavam marcados para sair em janeiro.

Tenho me perguntado:

Nova série G, APUs baseadas em Bobcat com TDP sub 10W um IGP poderoso para o segmento, imagino com virar os Krishna de 28nm, 30% mais comprimido, será que teremos APU completa quadcore sub 10W? ai fica difícil a vida da ARM em Tablets.

amd-apu-g-1.jpg

Não é a toa que o Wichita vai ter como alvo os tablets também. Mas o desafio é chegar aos 3W de TDP que parece ser o ideal para os tablets.

Mas tb tem outras vantagens do ARM, eles incluem muita coisa num chip só. E o x86 ainda precisa do chipset, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...