Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Bulldozer / Bobcat / Zambezi - Plataformas.


Posts recomendados

Novidade que no Brasil a burrocracia empaque os negócios de qualquer empresa, e continuamos sendo um País do oba oba político e da burrice de massas.

Produtos de tecnologia se não tiverem concorrentes nacionais devem ter alíquota mínima ou nem ter, só assim conseguiremos sair do atraso.

Agora o governo vai dar incentivo aos tablets, grande coisa, incentivo a produtos da modinha que servem só para a massa ficar bitolada lendo as coisas publicadas na internet, sites sociais, ao invés de incentivar produtos que servem para produzir algo útil e não ser apenas mero espectador da vida.

Parabéns por ser esclarecido.

É a velha política do pão e circo do império romano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa política de reserva de mercado, de proteger as indústrias nacionais e etc, foi a mesma política que permitiu que o Brasil usasse os computadores top de linha produzidos pela Gradiente e outros, clones do MSX, enquanto o resto do mundo usava modernos IBM-PC XTs. Quando os XTs começaram a chegar por aqui, já eram ultrapassados no mundo. Queria comprar um computador nacional? MSX Expert ou Plus da Gradiente. Quer comprar um computador decente? Traz um IBM-PC do Paraguai, que era a única forma de essas máquinas entrarem por aqui.

Hoje passa a mesma coisa, o governo quer forçar as empresas de nacionalizarem seus produtos mas nao oferece infra estrutura, nao oferece nada, nem pessoal que saiba ler e escrever minimamente. Imagine os adolescentes de hoje trabalhando na fábrica de um Ipad se eles nao sabem escrever, nem somar, nem ler?

O Brasil seria um mercado interessante para a AMD, o governo poderia jogar 4 bi obamas na mao deles e dizerem: construam uma fábrica em Manaus, imposto 0 por 20 anos e tudo o que vocês quiserem. Pronto, Brasil líder em tecnologia de ponta. Porto Rico tem fábrica da Intel. E a fábrica de semi condutores da Toshiba? Nao viria com a adoçao do padrão japones de televisao digital? O padrão americano já vinha nas televisoes mas alguém molhou a mao dos governistas e enfiaram goela abaixo o padrão japones, e o Brasil está em seu tour América Latina afora recomendando o mesmo sistema.

Voltando ao tema dos processadores, esses BDZs vão chegar aqui extremamente caros porque o governo deve taxar isso como luxo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A redução de impostos só se dará para os produtos fabricados no país, e mesmo concordando que eles não sejam computadores e haja muito oba oba quando se fala neles, eles são melhores do que nada, e isso é muito bem-vindo em um país com baixo poder aquisitivo como o nosso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMD Opteron 6200 series Unidade Central de Processamento(CPUs) de codenome Interlagos terá doze ou dezesseis núcleos de micro-arquitetura Bulldozer compatível com as atuais plataformas para servidor multi-soquete G34 e vai trazer uma série de melhorias. Em particular, os novos microprocessadores irá ostentar um novo controlador de memória com maior largura de banda, a tecnologia de overclocking dinâmico e algumas outras melhorias. Assim como seu antecessor, o Interlagos é um multi-módulo de chip que incorpora no die dois codinome Valencia que contêm até oito núcleos.

amd_opteron_6100.jpg

Mais detalhes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quad-Channel né a criança???

Li uma vez que o problema de vários servidores não é o número de processadores, e sim a quantidade de memória. Por isso que se usam servidores 4P no lugar de 2P. Claro que estou citando um exemplo.

Qual a quantidade máxima de memória suportada hoje por um servidor 1P? 32GB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[Vige que parece que meu chute foi no alvo!!1!onze! =DD]

Tio Rick fala que a AMD não chegou a exatamente "atrasar" o BDZ, mas sim lançar o BDZ no mercado server primeiro. Então podemos esperar os BDZ-client (FX) realmente para agosto/setembro enquanto os Opteron devem sair no fim desse mês ou início de julho.

http://semiaccurate.com/2011/06/02/bulldozer-delayed-and-not-delayed/

Enquanto o Guido Lohmann fala (pelo que eu entendi) que parte da razão foi deixar espaço para o Llano.

Fonte: donanimhabber (traduzido para inglês)

---

Provavelmente a verdade é uma mistura dos três leaks, "onde há fumaça, há fogo" não? ^^'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quad-Channel né a criança???

Li uma vez que o problema de vários servidores não é o número de processadores' date=' e sim a quantidade de memória. Por isso que se usam servidores 4P no lugar de 2P. Claro que estou citando um exemplo.

Qual a quantidade máxima de memória suportada hoje por um servidor 1P? 32GB?[/quote']

No caso das mobos de Xeon, sim, são 32GB (por proc.), das outras já não sei informar. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quad-Channel né a criança???

Sim' date=' dois canais por chip, Interlagos é Dual Valencia.

Qual a quantidade máxima de memória suportada hoje por um servidor 1P? 32GB?

No geral o limite é físico (quantidade de slots), ex: uma placa com 4 soquetes geralmente são 4 slots por soquet, 4x8GB = 32GB, sendo que Opteron e Nehalem EP podem endereçar 128GB, tem Itanium capaz de 8HB, os Sandy EP (se não me enganei nas letras) serão capazes de 8TB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Minha dúvida era mesmo em placas mãe para servidores' date=' quantos pentes de memória cabem nelas???

Os processadores eu sei que endereçam muuito mais memória do que a vida real traz.

Essa limitação dos processadores de 128GB pode aumentar com o tempo correto?[/quote']

Tem umas com 4 por processador e outras com 8, 12..

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=G34%20motherboard&gs_sm=e&gs_upl=92661l95131l0l15l15l0l11l11l0l338l925l0.2.1.1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&biw=1280&bih=604&um=1&ie=UTF-8&também=isch&source=og&sa=N&tab=wi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha dúvida era mesmo em placas mãe para servidores' date=' quantos pentes de memória cabem nelas???[/quote']

Creio que até achar um louco que ponha uma bela sequência. Tem placas para servidores LGA 1366 que suportam 6 módulos por processador,

Essa limitação dos processadores de 128GB pode aumentar com o tempo correto?

Até atingir os verdadeiros 64Bits, ainda tem chão.

XXXXi bem lembrado Evandro, as G34 dos Magny Cours... 4 canais por soquet, dois módulos por canal, é DIMM pra mais de metro, duro é o cara por 39 chips num pedacinho de PCB....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 slots de memória por processador... Méniiiinu, 12 x 8 = 96GB de memória :eek:

Sei que não é o tópico, mas ta difícil de acompanhar tudo o que vocês postam ^_^. O "maior" pente de memória tem 8GB né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Li uma vez que o problema de vários servidores não é o número de processadores' date=' e sim a quantidade de memória. Por isso que se usam servidores 4P no lugar de 2P. Claro que estou citando um exemplo.[/quote']

E também é por isso que usam 8P no lugar de 4P, alem de que depois de pagar o extra pelas versões MP os processadores extras não ficam tão mais caros.

Qual a quantidade máxima de memória suportada hoje por um servidor 1P? 32GB?

Depende' date=' esse 1P é Westmare-EX? Acho que uns 512GB.

Mas ninguém usa servidor 1P pra isso, módulos de alta densidade são caros, sai mais barato comprar um 2P ou mesmo 4P e usar módulos de memória normais.

No geral o limite é físico (quantidade de slots), ex: uma placa com 4 soquetes geralmente são 4 slots por soquet, 4x8GB = 32GB, sendo que Opteron e Nehalem EP podem endereçar 128GB, tem Itanium capaz de 8HB, os Sandy EP (se não me enganei nas letras) serão capazes de 8TB

Que eu me lembre os K-8 eram capazes de endereçar 40 bits fisicamente e isso foi aumentado para 44 bits com o Barcelona, isso da respectivamente 1TB e 16TB, 128GB hoje é brincadeira.

128GB (16x8GB) de memória já me parece bastante hehe, imagina se um pente der problema! Dá pra localizar o danado com "facilidade"?

Depende do servidor e de quanta informação ele te da sobre o problema, algumas placas mães tem leds para indicar o pente defeituoso.

Creio que até achar um louco que ponha uma bela sequência. Tem placas para servidores LGA 1366 que suportam 6 módulos por processador,

9 módulos por processador para as placas normais, 16 módulos com extensor de memória da Cisco.

XXXXi bem lembrado Evandro, as G34 dos Magny Cours... 4 canais por soquet, dois módulos por canal, é DIMM pra mais de metro, duro é o cara por 39 chips num pedacinho de PCB....

Sabe aquele da Samsung de 32GB? Então, são chips de 4Gb e 4 bits de banda, em cada "rank" precisa então 16 chips e esse módulo são 4 "ranks", depois mais 8 chips para ECC, total: 72 chips.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que eu me lembre os K-8 eram capazes de endereçar 40 bits fisicamente e isso foi aumentado para 44 bits com o Barcelona, isso da respectivamente 1TB e 16TB, 128GB hoje é brincadeira.

Eu achava que eram 8 bits pra endereços virtuais..

Sabe aquele da Samsung de 32GB? Então, são chips de 4Gb e 4 bits de banda, em cada "rank" precisa então 16 chips e esse módulo são 4 "ranks", depois mais 8 chips para ECC, total: 72 chips.

Conta também o SPD?

eu nem me lembrava mais do Cisco, também não é minha praia.

Para fazer uma invasão ao vinda do fórum de memóirsas:

A Samsung anunciou o desenvolvimento de seu primeiro módulo de memória LRDIMM (Load-Reduced, Dual-Inline Memory Module) com 32GB voltado para uso em servidores.

O novo módulo DDR3 utiliza 72 chips DRAM com 4Gb (40nm), opera com frequência de 1333MHz e pode utilizar voltagens de 1,35V até 1,5V.

O novo módulo com 32GB deve ter sua produção em massa iniciada no segundo semestre deste ano(2010).

39214-01.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
@EduardoS valeu pelas respostas :)

Perguntei sobre servidores 1P somente para saber o máximo de memória por processador consegui-se hoje.

Quantidade de slots x 4 gigas.

O mais comum é quantidade de slots entre 4 e 8, perfazendo entre 16 e 32 gigas. Se eu errei a conta, alguém por favor pode corrigir.

Placas 1366 podem ter 12 slots, então seria 12 x 4 = 48 gigas

Para ampliar isso é necessário ampliar os processadores ou algum outro tipo de recurso que usem para servidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que eu me lembre os K-8 eram capazes de endereçar 40 bits fisicamente e isso foi aumentado para 44 bits com o Barcelona, isso da respectivamente 1TB e 16TB, 128GB hoje é brincadeira.

48bits nos K10, totalizando 256TB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48bits nos K10, totalizando 256TB.

eu sempre entendi que são 256TB de endereços totais, sendo que apenas 1TB de Endereços Físicos, Endereços Físicos é o que seria o limite de RAM, certo? ou seja, 2^40 => 1TB, Controladora do Barcelona também só endereça 1TB de RAM, e 256TB de memórias Física+Virtual.

Fiz a conta errada na primeira postagem, dividi por 8 para encontra byte, depois dividi por 1024 para encontrar K, M, G e T, na verdade só precisa achar o valor de 2^40 e dividir por 1024 para encontrar K, M, G, T, H....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
48bits nos K10, totalizando 256TB.

Essa é a memória virtual do K-8, a física do K-10 acho que não chega a tanto.

eu sempre entendi que são 256TB de endereços totais, sendo que apenas 1TB de Endereços Físicos, Endereços Físicos é o que seria o limite de RAM, certo? ou seja, 2^40 => 1TB, Controladora do Barcelona também só endereça 1TB de RAM, e 256TB de memórias Física+Virtual.

Fiz a conta errada na primeira postagem, dividi por 8 para encontra byte, depois dividi por 1024 para encontrar K, M, G e T, na verdade só precisa achar o valor de 2^40 e dividir por 1024 para encontrar K, M, G, T, H....

Tenho quase certeza que ampliaram o endereçamento físico recentemente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...