Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Bulldozer / Bobcat / Zambezi - Plataformas.


Posts recomendados

Não sei, lembram quando eu falei desta imagem:

am3b.jpg

Estão vendo que ali no meio tem algo diferente ??

É que desde Soquet A(462) o molde é o mesmo, só acrescenta pinos, no caso do FM1 (902), lhe falta os pinos do centro e as travas(pinos faltantes) estão mais ao centro, mas se por "acredito ser streams" que tem no centro do llano pra cima dentro do encapsulamento dar pra por uma pa de pinos ali.

Aí seriam 10 núcleos e mais uns ajustezinhos ? Ainda em 32 nm ? Vai ser um chipão.

Seinão, acho pouco pra se chamar de sefunda geração, mas você observou bem que eles não falaram mais de "Bulldozer de segunda geração".

l:

Outra coisa que me deixa encafifado, Komodo não será Bulldozer II, certamente Bulldozer II terá FMA4, não é isso?

No slite acima, lá diz "Plataforma Corona" (ducha de água fria não, por favor), Corona é formada por Bulldozer "Komodo" + Nova geração de Gráficos discreto. Ou seja, nada de APU, como Vigor, ops, Virgo e Deccan.

edit:

Mas o tale FMx ainda é intigrante... e eu que acreditava que nunca mais veria uma transição a-lá 939/AM2 por parte da AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Outra coisa que me deixa encafifado, Komodo não será Bulldozer II, certamente Bulldozer II terá FMA4, não é isso?

Talvez, FM4/AM4 pra mim é socket pra DDR4.

No slite acima, lá diz "Plataforma Corona" (ducha de água fria não, por favor), Corona é formada por Bulldozer "Komodo" + Nova geração de Gráficos discreto. Ou seja, nada de APU, como Vigor, ops, Virgo e Deccan.

Coroa..

E APU será o Trinity.

edit:

Mas o tale FMx ainda é intigrante... e eu que acreditava que nunca mais veria uma transição a-lá 939/AM2 por parte da AMD.

Uma hora eles vão ter que mudar, e eu achava melhor que tivesse sido agora, mas pode ser que só na migração pra DDR4 eles façam a troca e não deixam nenhuma compatibilidade entre os padrões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendo os testes dos Llano mobile, conclusão é simples: precisam ser baratos. São bons, mas na faixa de US$700 já se acha notebooks SB com GPUs dedicadas, se o Llano ficar mais caro que isso fica sem sentido comprá-lo.

Anyway, AMD fez milagre nesses consumo de energia, o quad consumindo perto do E-350 (Anandtech) é surreal ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O nome da plataforma do Komodo tá bem "confiante" hein?

RobsonS, a bateria também deve ser bem maior.

Evandro: yes, it does!

----

Eu vou gravar aqui o jornal da noite, quero ver o "polícia pega doido correndo pelado na praia de ponta negra" de novo e postar no youtube. =D

O delegado falou

"Acreditamos que o pervertido estava drogado quando foi abordado gritando frases impróprias em inglês, algo como 'Um pé-flop de DP', o que acreditamos ser um tipo muito específico de fetiche, já que ele fez menção tanto ao uso de um pé quanto ao DP, sigla em inglês para 'doublo prenetaichion'. Estamos empreendendo diligências para identificar possíveis parceiros e ligações entre o flagranteado e círculos de prostituição internacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Good News, isso é sinal de que os Ivy poderão ter um belo concorrente :P, imaginem os tratores carregando as Cayman, auhauhauahua sensacional :wub:

@Evandro, quando ele diz o nome da plataforma, provavelmente esteja se referindo ao nome Corona e não Komodo =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok, pode ser a maconha do preso aqui do lado, mas... e se com o bulldozer 2 uma gpu externa hd8000 por exemplo funcionasse como uma do fusion? acesso rápido e direto, controle direto, compartilhando memórias, recursos e unidades de processamento conjuntamente dependendo da demanda de cada processo? "brow, passa o. breque aí, tô precisando duma tragada, o piso da cela é gelado mas tem uma textura mó legal..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.tcmagazine.com/tcm/news/hardware/39008/patriot-unveils-g2-series-amd-black-edition-ddr3-memory-line

Showing its support for AMD's 9-series chipsets and the upcoming FX series processors, Patriot Memory has developed and today introduced the Gamer 2 Series AMD Black Edition dual channel DDR3 kits.

Ta ai algo que eu não esperava, a Patriot lançando kits de memória para os Bulldozer, ou isso mostra que o marketing em torno dos Tratores está bem forte, ou os fabricantes estão muito confiantes neles, ou nenhuma dessas coisas :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HP today expanded its consumer and business notebook portfolios with 11 new models utilizing AMD’s latest VISION Technology for exceptional performance at an affordable price.

Pricing and availability varies. Not all models are available in all regions.

  • The HP Pavilion dv6 starts at $599.99 and the Pavilion dv7 starts at $699.99. The Pavilion dv6 and dv7 are expected to be available in July.
  • The HP Pavilion g4 starts at $449.99, the Pavilion g6 starts at $498 and the Pavilion g7 starts at $499. The HP Pavilion g-series is expected to be available in July.
  • The HP ProBook b-series starts at $679. The HP ProBook b-series is expected to be available on June 27.
  • The HP ProBook s-series starts at $519 and is expected to be available on June 27.

http://www.hp.com/hpinfo/newsroom/press/2011/110614xa.html?mtxs=rss-corp-news

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ok, pode ser a maconha do preso aqui do lado, mas... e se com o bulldozer 2 uma gpu externa hd8000 por exemplo funcionasse como uma do fusion? acesso rápido e direto, controle direto, compartilhando memórias, recursos e unidades de processamento conjuntamente dependendo da demanda de cada processo? "brow, passa o. breque aí, tô precisando duma tragada, o piso da cela é gelado mas tem uma textura mó legal..."

Quanto vai custar isso ?

Quantos programas vão se beneficiar disso ?

Seinão, acesso direto de uma com a outra iria pedir uma penca de pinos a mais e um belo trabalho de engenharia e programação..

E isso é efeito de outra coisa, não da erva. ^_^

http://www.tcmagazine.com/tcm/news/hardware/39008/patriot-unveils-g2-series-amd-black-edition-ddr3-memory-line

Ta ai algo que eu não esperava, a Patriot lançando kits de memória para os Bulldozer, ou isso mostra que o marketing em torno dos Tratores está bem forte, ou os fabricantes estão muito confiantes neles, ou nenhuma dessas coisas :D

Boa ! :)

Provavelmente estão muito confiantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

segundo o site que postaram do bit-tech sobre o KOMODO, entendi que:

>será uma CPU pura, usará uma infraestrutura que chamam de FMx (não tem a ver com soquete) e talvez seja relacionado ao design do chip, usará DDR3.

na mesma época do KOMODO haverá o lançamento de uma nova geração de placas gráficas.

>não há ligação direta com os chipsets AMD 9xx.

já vi comentarem que o Komodo só vem daqui uns 12 meses após o lançamento da 1ªG do bdz.

se vão matar os chipsets AMD8xx e 9xx em tão pouco tempo e ainda mantendo o DDR3, que ainda está evoluindo, provavelmente o bdz deveria ter um desempenho igual ou superior aos mais rápidos core-i, do contrario a galera vai chiar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bulldozer II isso se chamará FMA4, se eu entendi direito, SIMD que passa a 256bits

Mas ainda estou viajando nos ISAs.

unledlxj.jpg

http://www.tcmagazine.com/tcm/news/hardware/39008/patriot-unveils-g2-series-amd-black-edition-ddr3-memory-line

Ta ai algo que eu não esperava, a Patriot lançando kits de memória para os Bulldozer, ou isso mostra que o marketing em torno dos Tratores está bem forte, ou os fabricantes estão muito confiantes neles, ou nenhuma dessas coisas :D

Tratores chegam a mercado e não teremos memórias para atender a sua controladora, 1866MHz, como podemos ver, a G2 oferece clock máximo de 1600MHz.

Tomara que não fique aquele lenga lenga.... Comprei módulo de "xMHz e esta funcionando a yMHz."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Expliquem-me aí: Como são essas instruções SIMD 256 bits??? Os registradores não são de 64 e 128 bits? Ou são instruções que usam 02 registradores para cada dado armazenado??? Caso contrário, só se houve implementação de registradores de 256 bits na arquitetura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diria o johannesrs, separei mais algumas imagens do que pode vir a ser Bulldozer II.

Nova arquitetura do "Módulo"

bdzii.jpg

Não entendi direito o FSA, mas parece o que eu venho dizendo "Fusão GPU+CPU num único núcleo"

devoloper.jpg

taskf.jpg

Então finalmente a nova ERA.

cpusera.jpg

Delirei... quem quiser me trazer à terra novamente, traduz ai...

http://www.lanl.gov/orgs/hpc/salishan/salishan2011/3moore.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Komodo é uma ilha.. e lá tem um largato grande e de saliva podre. (deve ser mais suja que o congresso nacional..)

Seilá, poderiam ter pego algo mais interessante, sem duplo sentido. (isso exclui Lesbos :D)

@Evandro, quando ele diz o nome da plataforma, provavelmente esteja se referindo ao nome Corona e não Komodo =)

Isso mesmo, haha. É da plataforma.

E, Evandro, convenhamos, chamar o CPU de "dragão venenoso de uma ilha from hell" não é tão ruim assim.

ok, pode ser a maconha do preso aqui do lado, mas... e se com o bulldozer 2 uma gpu externa hd8000 por exemplo funcionasse como uma do fusion? acesso rápido e direto, controle direto, compartilhando memórias, recursos e unidades de processamento conjuntamente dependendo da demanda de cada processo? "brow, passa o. breque aí, tô precisando duma tragada, o piso da cela é gelado mas tem uma textura mó legal..."

O sistema usar a GPU, já dá com o OpenCL e os modelos devem ir melhorando com o tempo. Já sobre a questão de memória, devem estar trabalhando nisso isso é até vital para o "fusion de verdade". Mas o problema é a banda de acesso a essa memória do sistema. Pelo menos por enquanto deve funcionar melhor copiando para a GDDR, salvo se, sei lá resolverem botar uma sideport a mais por ae.

Até porque com o fusion tanto o CPU quanto o GPU vão ter acesso direto e compartilhado à mesma memória.

Sobre isso chama alguém que sabe, eu vou fechar o bico. xD

segundo o site que postaram do bit-tech sobre o KOMODO, entendi que:

>será uma CPU pura, usará uma infraestrutura que chamam de FMx (não tem a ver com soquete) e talvez seja relacionado ao design do chip, usará DDR3.

na mesma época do KOMODO haverá o lançamento de uma nova geração de placas gráficas.

>não há ligação direta com os chipsets AMD 9xx.

já vi comentarem que o Komodo só vem daqui uns 12 meses após o lançamento da 1ªG do bdz.

se vão matar os chipsets AMD8xx e 9xx em tão pouco tempo e ainda mantendo o DDR3, que ainda está evoluindo, provavelmente o bdz deveria ter um desempenho igual ou superior aos mais rápidos core-i, do contrario a galera vai chiar muito.

O site original faz sim a alegação de que "FMx" parece indicar que o CPU e o APU vão usar o mesmo socket, tá lá pro fim.

Sobre os 12 meses depois do BDZ, sim, a roadmap deve estar por ai mesmo.

Quanto ao chipset acho que deve ser compatível sim, o 900 é o 800 com umas telha nova.

Não entendi direito o FSA, mas parece o que eu venho dizendo "Fusão GPU+CPU num único núcleo"

Delirei... quem quiser me trazer à terra novamente, traduz ai...

http://www.lanl.gov/orgs/hpc/salishan/salishan2011/3moore.pdf

entendi muita coisa não, só que o cara fala um pouco mais do futuro do fusion, que é fazer com que o processamento paralelo seja "mainstream" e completamente acessível e programável. FSA é isso que você disse mesmo, o "Grand Fusion".

Vamo aguardar o fim do evento que está acontecendo nesses dias =P vai ter mais info.

----

EDIT

HardOCP, ao falar do Llano, postou zilhões de slides (não tem só na 1ª pagina não), tudo do encontro de Dubai, aparentemente (não vi direito).

http://www.hardocp.com/article/2011/06/14/amds_llano_fusion_series_apus/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
É impressao minha ou:

* O Evandro tá depre, desanimado e pessimista;

ou

* O Evandro tem informaçoes privilegiadas de que o BDZ é uma fraude e por isso broxou o animo dele?

O que passou Evandro?

Nenhum dos dois, só estou sendo um pouco mais "advogado do diabo" do que de costume. :D

Ah, o GT me disse que não vai testar Llano notebook, porque o CDH ainda não testa muitos notes. (O ainda é comentário meu. ;))

Mas o "desktop" ele deverá receber algo sim (também é comentário meu)

Nada de data ou informação privilegiada.

segundo o site que postaram do bit-tech sobre o KOMODO, entendi que:

>será uma CPU pura, usará uma infraestrutura que chamam de FMx (não tem a ver com soquete) e talvez seja relacionado ao design do chip, usará DDR3.

na mesma época do KOMODO haverá o lançamento de uma nova geração de placas gráficas.

>não há ligação direta com os chipsets AMD 9xx.

já vi comentarem que o Komodo só vem daqui uns 12 meses após o lançamento da 1ªG do bdz.

se vão matar os chipsets AMD8xx e 9xx em tão pouco tempo e ainda mantendo o DDR3, que ainda está evoluindo, provavelmente o bdz deveria ter um desempenho igual ou superior aos mais rápidos core-i, do contrario a galera vai chiar muito.

Sempre tem alguém pra jogar fumaça na nossa frente.. (não você e sim o autor da notícia)

Como diria o johannesrs, separei mais algumas imagens do que pode vir a ser Bulldozer II.

Nova arquitetura do "Módulo"

bdzii.jpg

Não entendi direito o FSA, mas parece o que eu venho dizendo "Fusão GPU+CPU num único núcleo"

devoloper.jpg

taskf.jpg

Então finalmente a nova ERA.

cpusera.jpg

Delirei... quem quiser me trazer à terra novamente, traduz ai...

http://www.lanl.gov/orgs/hpc/salishan/salishan2011/3moore.pdf

Legal, valeu ! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Evandro, dúvida :devil: :devil: :devil: :

Com qual processador o GT testou a mobo da MSI com chipset 990FX? :devil:

E bom, já que ele oficialmente postou que foi lançado o Llano, podemos imaginar que logo sai o teste do dito cujo, menos mal já que o BDZ vai demorar. Tem como pedir para ele fazer um extra-teste-extra-oficial, e voce já sabe qual programa queremos que ele teste?

Valeu :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo o Pessoal do Chile Hardware, os trinity e komodos serão compatíveis com o mesmo socket FMx, porém incompatíveis com os atuais FM1 e AM3.

Ou seja, não sei se isto é bom ou ruim. Os AM3 e FM1 terão vida extremamente curta. Quem adquirí-los corre o risco de ficar com cpus/apus bons, sem placas mãe compatíveis no futuro... Por outro lado, pode ser que os atuais funcionem nas próximas placas mãe, assim como os AM3 funcionam em AM3+.

Só dá pra saber como vai ficar essa salada no futuro, mas confesso que me alegra que APU's e CPU's no futuro usem o mesmo socket.

todo ello en un chip integrado con más de 2000 millones de transistores, el cual debido a sus profundos cambios usará el nuevo socket FMX, el cual según la información filtrada será incompatible con los actuales sockets FM1 (Llano) y AM3+ (Zambezi), pero también será compatible con los próximos CPUs Komodo (chip que reemplazara a Zambezi).

Fonte: http://www.chw.net/2011/06/detalles-filtrados-del-proximo-apu-fusion-amd-trinity/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.fudzilla.com/processors/item/23070-amd-shows-off-trinity

Senior VP Rick Bergman showed off a Trinity based laptop at a Fusion event yesterday, promising to deliver a 50 percent performance boost over Llano

Eta POWA, os Trinity prometendo 50% de performance sobre o Llano :eek: bom, tem um longo ano pela frente ainda :P

Mais....

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20110614211754_AMD_s_Trinity_to_Be_at_Least_50_Faster_than_Llano_Company.html

"Our next product called Trinity is lined up for next year. [The chip's] performance will be at least 50% faster than [400GFLOPS] performance you see today from the Llano. Think less than ten years from now, 2020, 10TFLOPS performance in a notebook,"said Rick Bergman, senior vice president and general manager of AMD products group.

AMD ta botando pra fuuuuu, vejamos se os desempenhos serão condizentes :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Evandro, dúvida :devil: :devil: :devil: :

Com qual processador o GT testou a mobo da MSI com chipset 990FX? :devil:

E bom, já que ele oficialmente postou que foi lançado o Llano, podemos imaginar que logo sai o teste do dito cujo, menos mal já que o BDZ vai demorar. Tem como pedir para ele fazer um extra-teste-extra-oficial, e voce já sabe qual programa queremos que ele teste?

Valeu :)

Bulldozer não foi, chuto que seja um Phenom 970 ou 980 dos últimos testes, e o V i X já respondeu a outra parte.

E o que saiu agora foi o Llano para notebooks.

Segundo o Pessoal do Chile Hardware, os trinity e komodos serão compatíveis com o mesmo socket FMx, porém incompatíveis com os atuais FM1 e AM3.

Ou seja, não sei se isto é bom ou ruim. Os AM3 e FM1 terão vida extremamente curta. Quem adquirí-los corre o risco de ficar com cpus/apus bons, sem placas mãe compatíveis no futuro... Por outro lado, pode ser que os atuais funcionem nas próximas placas mãe, assim como os AM3 funcionam em AM3+.

Só dá pra saber como vai ficar essa salada no futuro, mas confesso que me alegra que APU's e CPU's no futuro usem o mesmo socket.

O AM3+ ser o fim de uma linha eu concordo, mas o FM1 é complicado.

E uma hora isso vai ter que acontecer..

--

http://www.techpowerup.com/147471/Next-Gen.-Fusion-Chips-to-Pack-Bulldozer-Modules-and-VLIW4-Stream-Processors.html

Trinity é Bulfusion, e com VLIW4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...