Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Bulldozer / Bobcat / Zambezi - Plataformas.


Posts recomendados

Cada vez mais vejo o Llano apenas como um ensaio.

Controlador de memória "fraco", CPU fraca.

@Evandro Depende da aplicação. Para um F@H da vida o desempenho aumenta.

Agora dentro do F@H ainda, se usarmos como exemplo os cores que exigem toneladas de RAM, ai sim vai fazer diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada vez mais vejo o Llano apenas como um ensaio.

Controlador de memória "fraco"' date=' CPU fraca.

@Evandro Depende da aplicação. Para um F@H da vida o desempenho aumenta.

Agora dentro do F@H ainda, se usarmos como exemplo os cores que exigem toneladas de RAM, ai sim vai fazer diferença.[/quote']

Ôxi, o Llano sempre foi um "ensaio" para os futuros chips fusion, oras! Da mesma forma que o bobcat e o BDZ.

A estrategia da AMD, que eu defendo desde páginas atrás:

Bobcat = Cria uma arquitetura, com fusão, com foco na diminuição de consumo.

Llano = Cria uma arquitetura, com fusão, com foco na GPU de alta performance e tudo que tem a ver com a memória para essa GPU (ainda tem que viver com as limitações da controladora do Stars).

Bulldozer = Cria uma arquitetura, sem fusão, com foco em desempenho de integral, alta performance e (espera-se) tudo que tem a ver com a controladora de memória do CPU.

Trinity: Cria uma arquitetura, com fusão, juntando o que se aprendeu com as três anteriores: recursos de otimização e diminuição de consumo dos bobcat, GPU de alta performance do Llano e CPU de alta performance do BDZ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei aqui uma coisa.. se o clock subir, o Llano não vai continuar limitado pelas memórias ? Não sei se vai adiantar aumentar os clocks..

Eu acho que o teste do GT pecou em um ponto vital: a não utilização de memórias de 1866MHz. A maior velocidade da RAM compensaria, em boa parte, a deficiência das latências de acesso dos Llanos.

Um ponto que vai contra o IPC foi o teste de um Core i3 3,1GHz X Llano 2,9GHz, mas o teste considerou a mesma faixa de preços e, portanto, a melhor variável (relação custo/benefício).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei se eu veria o trinity assim, já que aí seria um chip q funciona em todos os segmentos e isso não é fácil...

eu, pessoalmente, vejo o futuro do fusion como algo tendo dentro de si CPU e GPU de alta performance. E esse vai ser os opteron.

Quando as GPUs não funcionarem, teremos as CPUs de top de linha.

Quando as CPUs não funcionarem, teremos as GPUs de top de linha.

Quando parte da CPU não funcionar, teremos o chip pro mercado de desktops de gamer

Quando parte da GPU não funcionar, temos o chip pro mercado de desktops de alta performance com vídeo integrado.

Enfim, uma loucura: uma fornada produz todos os chips imagináveis, só reaproveitando os q tem alguma coisinha baleada... é o que já se faz com GPU e CPU, mas levada ao extremo nas APUs também! ;)

Óbvio que no mundo real, duvido que emplaque! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei se eu veria o trinity assim, já que aí seria um chip q funciona em todos os segmentos e isso não é fácil...

Falo do trinity não como "produto", "chip", mas como arquitetura que junta os "ensaios" que a AMD está agora colocando no mercado.

Certamente o Trinity vai ser substituido por outro produto, com outra arquitetura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas, eu achei meio que estranho este bench deste site, e resolvi dar uma olhada melhor nisso. "Lembro que não serve com base pra contestar resultados."

Among applications optimized for the APU, AMD mentions Microsoft Internet Explorer 9. It can really use graphics core resources to display web-pages and execute HTML5 and JavaScript code. But what about actual performance? To get some numeric representation of it we used two special tests. Futuremark Peacekeeper, which focuses primarily on performance during work with JavaScript, and a new HTML5 benchmark called Stimulant WebVizBench.

ie-2.png

In the test with HTML5-pages A8-3800 falls between Core i3-2100 and Core i3-2105. And it can be considered a good result, especially since in JavaScript test the AMD solution is completely defeated by everyone including Core i3-2100.

Ai vai o que meu humilde Sistema pode fazer neste Bench.

meusistema.jpg

Tudo leva a crer vendo os resultados do site reference é que o Llano é Fraco demais onde ele certamente deveria ser forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pensei aqui uma coisa.. se o clock subir, o Llano não vai continuar limitado pelas memórias ? Não sei se vai adiantar aumentar os clocks..

A GPU do Llano é limitada pela memória, a CPU não, e o JEDEC já aprovou DDR-3 2133, pode melhorar o controlador de memória também...

Controlador de memória "fraco"

Acredite' date=' o controlador de memória dele é muito bom.

O Sandra não mostra a eficiência com que esse controlador realiza suas (muitas, mas muitas mesmo) funções, por outro lado, o Sandra não é relevante, o desempenho na prática desse controlador é o melhor da categoria.

Os núcleos que são meio fraquinhos nesse clock...

Um llano ligado o dia inteiro em idle deve consumir 20w/h se muito. 20 x 24 = 440w.

Um bobcat deve consumir uns 5w/h. 5 x 24 = 110w.

Adotando o preço de um 1Kw/h a 0,50.

Llano consumiria R$ 0,22 por dia.

Bobcat = R$ 0,05 cent's por dia.

Enfim...

1) Também sou chato e w/h não existe.

2) IDLE fica uns 5W para o Llano e 1W para o Bobcat, chutando alto.

3) Trabalhando a coisa muda muito de figura, o Llano consome muito mais mas trabalha bem mais.

Tudo leva a crer vendo os resultados do site reference é que o Llano é Fraco demais onde ele certamente deveria ser forte.

Para um teste single-thread com aceleração 2D, acho que ta dentro do esperado...

A propósito, qual sua placa de video?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, single-thread, que só usa 1 dos 2, 3 ou 4 núcleos dos processadores comparados.

A propósito, como sou muito chaato, fiz 5850 pontos :lol:

Phenom II X4 955

Radeon HD5770

Só mais uma pergunta não tão pertinente a este tópico...rs...

Um EU é equivalente a mais ou menos quantos SPs da AMD?, eu sei que a arquitetura ai é bem diferente.

e outra, eu teria que desabilitar dois cores aqui pra ser justo?

Praticamente sem alteração.

ie9aceleraoii.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem se eu não estiver acrecentando nada ao tópico, mas não achei nenhum teste em “Dual Graphics” para ver em quanto o A8-3850 ajuda no desempenho gráfico com uma placa de vídeo off, acho algo importante a se levar em conta, pois pode "baratear" o custo do PC para games, já que uma HD6670 é uma placa até baratinha, se os dois juntos chegarem ao desempenho de uma HD6750 ou HD6770, acho que fica uma ótima solução de baixo custo para jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Um EU é equivalente a mais ou menos quantos SPs da AMD?, eu sei que a arquitetura ai é bem diferente.

Não sei...

Chuto 4, MAS, enquanto a AMD tenta fazer o offload de tarefas da CPU para a GPU a Intel faz offload da GPU para a CPU, quem faz os shaders é o Sandy Bridge e não a IGP, o fica IGP mais pra funções fixas mesmo.

e outra, eu teria que desabilitar dois cores aqui pra ser justo?

Tanto faz... O teste só usa um core, deixa tudo habilitado, da na mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Desculpem se eu não estiver acrecentando nada ao tópico, mas não achei nenhum teste em “Dual Graphics” para ver em quanto o A8-3850 ajuda no desempenho gráfico com uma placa de vídeo off, acho algo importante a se levar em conta, pois pode "baratear" o custo do PC para games, já que uma HD6670 é uma placa até baratinha, se os dois juntos chegarem ao desempenho de uma HD6750 ou HD6770, acho que fica uma ótima solução de baixo custo para jogos.

Também estavamos questionando isso, embora muita gente no futuro possa pegar uma hd 6670. Agora quanto a memória 1866 só por testar mesmo, já que nao retrata a realidade.

Sobre o bench.

Minha máquina é parecida com a do Jonny, só troquei a placa-mãe e a vga.

Athlon II X3 445 4 GB DDR3 1333 VGA GT 440 1 GB DDR3

2910/1.93 fps

1024x654

Chrome 12

Ah, tava rodando o folding na vga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Povo, tenho boas e más notícias :)

A boa é que já tem Bobcat sendo vendido no mercado local, formato notebook, tem o C-50 e o E-350, a má é o preço, bem salgado, preço de core i3, P6200 e Athlon II X2 :(

Em todo caso, posso escolher qual modelo me convém mais, embora para o que eu vá usar, um ATom me serve, e eu preferiria um netbook, mas tá valendo, e que venha um fusion :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

via dresdenboy: http://wccftech.com/amd-bulldozer-fx8130p-video-demonstration-reveals-42ghz-turbo-core-frequency/27897/

No you tube:

Turbo de 1Ghz de 3,2~4,2 Ghz - full load a 1,38v ~1,40v

Idle 1,4 Ghz 0,94v ~ 1,03v

Ao ver o vídeo, fiquei curioso por algumas questões:

1) Como os programas de benchmark lidam com a alteração de frequência de idle para operação normal?

2) Como os programas de benchmark lidam com a alteração do modo normal de operação do processador para o modo Turbo?

O maior problema aqui nas aferições de desempenho são o tempo entre as mudanças de um estágio de operação para outro.

Obviamente que o modo Turbo deve ser requerido quando observada a necessidade, pois tarefas muito rápidas não dependem de um processador rodando a 4,2GHz. Quando o processador observa a persistência de alguma tarefa, aí sim deve ser acionado o modo Turbo. O lado negativo, neste caso, é a avaliação imprecisa de um processador por conta desse curto intervalo de tempo entre as mudanças de estágio nos testes comparativos.

O teste do SuperPi, por exemplo, não cai bem com o Bulldozer, que sai do seu modo de operação idle para 3,2GHz, demora um pouco e depois aciona o Turbo. Se o teste é feito em 10s ou pouco mais tá de bom tamanho, pelo que eu vi no vídeo.

Um esportivo sair de 0 a 100km/h em poucos segundos representa uma grande performance do motor, mas economicamente não é viável. Da mesma forma em um processador, cujo consumo elétrico deve ser eficiente. Suponhamos que saiam 02 carros ao mesmo tempo, um na base da arrancada sai na frente, mas se se tratar de uma viagem longa, o que tem maior velocidade final acaba vencendo, independente de ter largado atrás ou não. Mas então surge a questão: E se se tratar de uma corrida de apenas alguns metros ou no máximo 1km? Não há necessidade, para tal, de sair feito louco para percorrer uma distância curta. Da mesma forma eu entendo que um processador deve agir para com as tarefas a serem executadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao ver o vídeo, fiquei curioso por algumas questões:

1) Como os programas de benchmark lidam com a alteração de frequência de idle para operação normal?

2) Como os programas de benchmark lidam com a alteração do modo normal de operação do processador para o modo Turbo?

Se eu estiver errado, me corrijam. ^^ Os programas de benchs simplesmente desconhecem o turbo. O que pode acontecer é a AMD e a Intel implementar um sistema como o das GPUs em que o driver reconhece o programa rodando e, baseado nas famosas "application profiles", altera o modo de funcionar da placa. Todo o controle de consumo da nVIDIA é assim, baseado em software, mas como regra geral, o controle a nivel de hardware é bem mais confiável e responde bem melhor.

Oooouu seja, o bench roda do mesmo jeito, o CPU resolve ativar e o bench roda mais rápido. Isso distorce o teste? Provavelmente. Mas isso no caso vai depender da AMD/Intel equilibrar o "tempo de ativação".

Aliás, eu acabo de me lembrar de uma coisa: a Intel prometeu (com o ivy bridge, acredito) que o turbo dela vai funcionar sim, logo de cara. Por quê? Porque a Intel usou como parâmetro não o consumo ou o TDP máximo do CPU, mas o TDP e a temperatura atual do CPU.

Nesse caso, quando o CPU estava em idle a Intel defende que o CPU tem uma "margem para over" maior, até que ele efetivamente esquente (ele efetivamente "estoura a TDP"). Quando isso acontecer o turbo volta a funcionar de modo normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu acho que o teste do GT pecou em um ponto vital: a não utilização de memórias de 1866MHz. A maior velocidade da RAM compensaria, em boa parte, a deficiência das latências de acesso dos Llanos.

Um ponto que vai contra o IPC foi o teste de um Core i3 3,1GHz X Llano 2,9GHz, mas o teste considerou a mesma faixa de preços e, portanto, a melhor variável (relação custo/benefício).

Como ele disse no tópico, não dá tempo pra fazer tudo que se quer, e ainda tem a questão de preço.

Uma 1600 CL7 cairia bem e não é tão dramático, acho que agora elas vão se tornar mais populares.

E o GT sempre considera as faixas de preço. ;)

A GPU do Llano é limitada pela memória, a CPU não, e o JEDEC já aprovou DDR-3 2133, pode melhorar o controlador de memória também...

Bem lembrado, mas o osso vai ser quando as duas partes estiverem trabalhando ao mesmo tempo.. sobre a 2133, boa notícia, mas se o preço continuar muito alto, não acho que vai adiantar pra alguma coisa.

Desculpem se eu não estiver acrecentando nada ao tópico, mas não achei nenhum teste em “Dual Graphics” para ver em quanto o A8-3850 ajuda no desempenho gráfico com uma placa de vídeo off, acho algo importante a se levar em conta, pois pode "baratear" o custo do PC para games, já que uma HD6670 é uma placa até baratinha, se os dois juntos chegarem ao desempenho de uma HD6750 ou HD6770, acho que fica uma ótima solução de baixo custo para jogos.

O Anand fez:

http://www.anandtech.com/show/4476/amd-a83850-review/6

Mais gente deve ter feito, só veja atentamente o que ele fala, os gráficos e as tabelas, a AMD fez uma salada de nomenclaturas.

Povo, tenho boas e más notícias :)

A boa é que já tem Bobcat sendo vendido no mercado local, formato notebook, tem o C-50 e o E-350, a má é o preço, bem salgado, preço de core i3, P6200 e Athlon II X2 :(

Em todo caso, posso escolher qual modelo me convém mais, embora para o que eu vá usar, um ATom me serve, e eu preferiria um netbook, mas tá valendo, e que venha um fusion :)

Já tem no Brasil, apareceram no tópico de promoções e bons preços alguns sistemas MB+CPU. Mas tá caro.

Trinity e Ilhas do Sul dando o ar da graça no Catalyst 11.7 Early

http://www.chw.net/2011/07/catalyst-11-7-early-revela-gpus-southern-islands-y-apus-trinity/

Acho que até demorou.. isso pode significar que tem gente recebendo os bonecos das placas, jaja aparece alguma foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso se confirmando a AMD vai de GCN de cima a baixo, exceto o beeem entry-level.

Sinceramente? Gostei. ^^

southernislandsnc.jpg

----

David Kanter com uma matéria analisando a FSA e o Llano, não li ainda, mas eu gosto das analises dele: http://www.realworldtech.com/page.cfm?ArticleID=RWT062711124854

----

Não lembro de ter visto por aqui: Anand testando o A8 como um HTPC: http://www.anandtech.com/show/4479/amd-a83850-an-htpc-perspective

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando as empresas de luz e fabricantes de ar-condicionado e cia vão ser obrigadas a colocar unidades decentes? Tipo, esse maldito Wh que já pro inferno, JOULE! E o tal do BTU, que ainda por cima é errado já que o que é na verdade seria BTU/h, coloca WATT, *****!

@jonny: sim, essa piração levaria a um aproveitamento ridiculamente alto de chips, mas não a redução de preços já que levaria também a um die cavalar... imagina o die do bulldozer e da 6970 juntas! :D

@sirro: ok, entendi! ;)

@Edu: acho que ele tava se referindo à uma estimativa de consumo em idle do sistema todo... Nesse caso, quais seriam os valores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...