Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Bulldozer / Bobcat / Zambezi - Plataformas.


Posts recomendados

  • Membro VIP

Se isso for certo, acertei no chute, e a estratégia de posicionamento vai ser parecida com a do Llano: fazer caixa.

AMD FX-8130P – 8 Core, 3.8Ghz, Max T.C 4.2Ghz, 125W (320$)

AMD FX-8110 – 8 Core, 3.6Ghz, Max T.C 4.0Ghz, 95W (290$)

AMD FX-6110 – 6 Core, Unknown, Max T.C Unknown, 95W (240$)

AMD FX-4110 – 4 Core, Unknown, Max T.C Unknown, 95W (190$)

Read more: http://techdeville.com/2011/05/22/asus-has-leaked-specifications-for-the-amd-bulldozer-zambezi-fx/#ixzz1RGxkhpWa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O BDZ pode ter dois posicionamentos (esqueçamos o clock).

Desempenho superior ao SB i7 2600K: vai custar por ai.

Desempenho inferior ao SB mas próximo e superior a alguns i7 800, 900: vai ter um preço mais baixo que o SB.

Se AMD tem um bom processador nas maos e o povo vai querer o melhor, nao tem porque vender barato, tem que fazer caixa. Quanto custa um 990X? 999 doletas. Eles só nao vão poder vender caro assim, porque o competidor do BDZ nao é o os de 6 cores Intel, e sim os 4 cores + HT.

Yep. Isso ninguém contestou até agora.

Se isso for certo, acertei no chute, e a estratégia de posicionamento vai ser parecida com a do Llano: fazer caixa.

AMD FX-8130P – 8 Core, 3.8Ghz, Max T.C 4.2Ghz, 125W (320$)

AMD FX-8110 – 8 Core, 3.6Ghz, Max T.C 4.0Ghz, 95W (290$)

AMD FX-6110 – 6 Core, Unknown, Max T.C Unknown, 95W (240$)

AMD FX-4110 – 4 Core, Unknown, Max T.C Unknown, 95W (190$)

Read more: http://techdeville.com/2011/05/22/asus-has-leaked-specifications-for-the-amd-bulldozer-zambezi-fx/#ixzz1RGxkhpWa

Nice.

E tem é que conseguir um lucro bom mesmo.

Amd com uma caixinha pegando fogo?

Não bastava a fama dos Athlon's OEM com cooler de chipset, serem taxados como fogueiras?!

Deveriam colocar uns raioz e pah...

Acho isso besteira, usuário que compra CPU diretamente sabe pelo menos um pouco e isso de aquecer demais já é velho.

Só não vejo nada que fique depois como "marca registrada", isso é uma falta grave, ao meu ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se isso for certo, acertei no chute, e a estratégia de posicionamento vai ser parecida com a do Llano: fazer caixa.

AMD FX-8130P – 8 Core, 3.8Ghz, Max T.C 4.2Ghz, 125W (320$)

AMD FX-8110 – 8 Core, 3.6Ghz, Max T.C 4.0Ghz, 95W (290$)

AMD FX-6110 – 6 Core, Unknown, Max T.C Unknown, 95W (240$)

AMD FX-4110 – 4 Core, Unknown, Max T.C Unknown, 95W (190$)

Read more: http://techdeville.com/2011/05/22/asus-has-leaked-specifications-for-the-amd-bulldozer-zambezi-fx/#ixzz1RGxkhpWa

Lembram daquele artigo que diz a respeito de um Bulldozer ES FX 8130P [saiba mais] rodando a 3,8GHz stock com 4,2GHz TC? Em tal artigo fala de rumores de que a AMD estaria estudando sobre a conveniência de TC de 1GHz, ao invés de 400MHz.

A bem da verdade, não acho bom para a imagem da AMD baixar o clock stock para 3,2GHz e aumentar o TC para 1GHz. Vários sites de análises de hardware, na hora de testar, podem rodar SuperPI de 1MB e outros testes rápidos que podem jogar os BDZ pra baixo. Pra sair de idle, ir para 3,2GHz stock para depois chegar nos 4,2GHz tem chão (não para o usuário, mas para benchs). Isso pode dar a falsa impressão de processador fraco na hora de analisar benchs rápidos, para muitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Chegaram placas FM1 em Lima

MB GB AMD A75M-UD2H SFM1 DDR3

Cortesia Gigabyte ;)

Aqui é uma coisa curiosa: Gigabyte sempre com presença forte aqui, e agora a Asus tá correndo atrás. Queria que a situaçao fosse parecida, mas com a AMD, começando a correr atrás.

Pelos preços dos bobcats e Llanos, vou ficar com um Athlon II X2 pelo visto. Bobcat em formato notebook nao me ajuda, e tá mais caro que um Athlon II. Nao quero ver bluray e nem jogar nada em alta definiçao, vou me valer do preço mais baixo pelo visto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que droga! quer dizer que vou queimar minha mão se pegar na caixa do bdz!? :D

negócio que o bdz tá chupando muito vcore, o tdp anunciado é alto pros clocks idle, no OC, que uma hora nego fala que é 1GHz geral, no outro dizem que só sobe 400/500MHz.

vi falarem que sobe o máximo cortando a força de metade dos núcleos, ae vem a mágica do 1GHz.

eu vou ter de esperar o KOMODO? pra ver um processador decente :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembram daquele artigo que diz a respeito de um Bulldozer ES FX 8130P [saiba mais] rodando a 3,8GHz stock com 4,2GHz TC? Em tal artigo fala de rumores de que a AMD estaria estudando sobre a conveniência de TC de 1GHz, ao invés de 400MHz.

A bem da verdade, não acho bom para a imagem da AMD baixar o clock stock para 3,2GHz e aumentar o TC para 1GHz. Vários sites de análises de hardware, na hora de testar, podem rodar SuperPI de 1MB e outros testes rápidos que podem jogar os BDZ pra baixo. Pra sair de idle, ir para 3,2GHz stock para depois chegar nos 4,2GHz tem chão (não para o usuário, mas para benchs). Isso pode dar a falsa impressão de processador fraco na hora de analisar benchs rápidos, para muitos.

Eu também prefiro um processador com clock de 3.8Ghz com turbo a 4.2GHz do que um de 3.2GHz com turbo para 4.2GHz. E com certeza o desempenho é melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Vários sites de análises de hardware, na hora de testar, podem rodar SuperPI de 1MB e outros testes rápidos que podem jogar os BDZ pra baixo. Pra sair de idle, ir para 3,2GHz stock para depois chegar nos 4,2GHz tem chão (não para o usuário, mas para benchs). Isso pode dar a falsa impressão de processador fraco na hora de analisar benchs rápidos, para muitos.

Talvez o turbo demore uns 30ms para agir, talvez menos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez o turbo demore uns 30ms para agir, talvez menos...

Muito bom saber disto. Em um vídeo mostrando o Turbo em ação, vi o CPU-Z demorar uns segundos para mudar de idle para stock e de stock para TC. Certamente o refresh de informações do CPU-Z que deve demorar um pouco (ou então o vídeo está em câmera lenta).

Vídeo: http://wccftech.com/amd-bulldozer-fx8130p-video-demonstration-reveals-42ghz-turbo-core-frequency/27897/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, tenho que comentar aqui.

Já temos A8 e A6 no Peru, oficialmente nas maos dos distribuidores. Placas FM1 idem, bem como notebooks bobcat, placas com E350, po, to feliz, tenho que comentar com alguém :)

E aqui ainda nao acho nada ainda... Nem sinal deles!

Oh Sul do brasil, Sul do brasil, caro e demorado pra chegar as novidades...

a propósito,, tem vários itens que é mais barato comprar de e-commerces (kabum, justshop, etc) doque em distribuidora. É mais barato.:mad:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, no escritório da minha mãe (Advocacia), tem dois computadores:

- Phenom X4 9650 (2300MHz), placa-mãe M3A, 2GB DDR2 667MHz Dual Channel

- Sempron 2300+ (1583MHz), placa-mãe A7V600-X, 1GB DDR 400MHz

Com esses novos processadores, APU's, novas tecnologias, preço para todos os tipos de aplicações, pergunto: em termos de desempenho e consumo, valeria a pena fazer um upgrade que substituísse, com vantagens, esse segundo micro?

Ele é usado só para fazer trabalhos de escritório e o faz muito bem do jeito que está. Só que, sendo um processador antigo, com processos ultrapassados (os transístores do Sempron são de 130nm), deve consumir bastante, até porque não dispões de um Cool'n'Quite como os processadores atuais, sem contar a agilidade que um thread ou mais a mais dá para o uso do dia-a-dia.

Penso nisso por conta dos Bobcat referidos ao longo desse tópico, de baixo consumo e desempenho regular, de repente até bem melhor do que um Sempron soquete A, que poderia equipar micros com o objetivo de uso em escritório, como máquina de escrever. Sei que há disponibilidade de conjuntos com o Atom, não sei se haverá algo do tipo para os Bobcat, mas gostaria de saber a opinião de vocês.

E quero que o Bulldozer seja bruto para jogos não gargalando um Crossfire de 6990 ou SLI de GTX 590! E isso desde os FX4. Meu principal objetivo são jogos então um cpu barato potente para jogos é o que desejo, o resto do dinheiro eu investiria pessado em pv.

Eu acho que nenhum processador considerado topo de linha, tanto da AMD quanto da Intel, possa dar gargalo em qualquer configuração de hardware em questão de vídeo. Além disso, pouco importa se as placas estão em Crossfire ou SLI e se são as mais parrudas da série, tem que ter jogo capaz de extrair o máximo delas. Até onde eu saiba (não sou expert em jogos), demora um pouco para surgir um jogo que seja capaz de fazer uma placa de vídeo recente e poderosa suar seus bits...

Como o Bulldozer tem suporte a DDR3 1866MHz e tem vários núcleos de processamento, o gargalo vai ficar é na fonte, pois para suportar duas HD 6990 ou duas GTX 590 deve ser difícil!

Muito bom saber disto. Em um vídeo mostrando o Turbo em ação, vi o CPU-Z demorar uns segundos para mudar de idle para stock e de stock para TC. Certamente o refresh de informações do CPU-Z que deve demorar um pouco (ou então o vídeo está em câmera lenta).

Vídeo: http://wccftech.com/amd-bulldozer-fx8130p-video-demonstration-reveals-42ghz-turbo-core-frequency/27897/

Não te preocupes, a resposta é bem rápida, até por isso nunca entendi direito para que serviam os estados intermediários do Cool'n'Quiet. Sempre que eu ficava observando, através de algum monitor, passava de 800MHz para o máximo sem passar pelos estágios anteriores. Dificilmente eu via algo diferente. Cheguei à conclusão de que a troca entre estágios era tão rápida que não havia tempo suficiente para que o monitor registrasse...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aqui ainda nao acho nada ainda... Nem sinal deles!

Oh Sul do brasil, Sul do brasil, caro e demorado pra chegar as novidades...

a propósito,, tem vários itens que é mais barato comprar de e-commerces (kabum, justshop, etc) doque em distribuidora. É mais barato.:mad:

Deixa de frescura. Venha aqui pro nordeste para ver como é.

E imagine como deve ser no acre. O distribuidor deve receber o pedido, ver "Acre" e jogar no lixo resmungando "Aff! Outra pegadinha dessa? *hahaha* não tem mais graça, pessoal!".

Pessoal, no escritório da minha mãe (Advocacia), tem dois computadores:

- Phenom X4 9650 (2300MHz), placa-mãe M3A, 2GB DDR2 667MHz Dual Channel

- Sempron 2300+ (1583MHz), placa-mãe A7V600-X, 1GB DDR 400MHz

Com esses novos processadores, APU's, novas tecnologias, preço para todos os tipos de aplicações, pergunto: em termos de desempenho e consumo, valeria a pena fazer um upgrade que substituísse, com vantagens, esse segundo micro?

Ele é usado só para fazer trabalhos de escritório e o faz muito bem do jeito que está. Só que, sendo um processador antigo, com processos ultrapassados (os transístores do Sempron são de 130nm), deve consumir bastante, até porque não dispões de um Cool'n'Quite como os processadores atuais, sem contar a agilidade que um thread ou mais a mais dá para o uso do dia-a-dia.

Penso nisso por conta dos Bobcat referidos ao longo desse tópico, de baixo consumo e desempenho regular, de repente até bem melhor do que um Sempron soquete A, que poderia equipar micros com o objetivo de uso em escritório, como máquina de escrever. Sei que há disponibilidade de conjuntos com o Atom, não sei se haverá algo do tipo para os Bobcat, mas gostaria de saber a opinião de vocês.

você poderia aproveitar para comprar ou uma solução bobcat (e-350) ou aproveitar os preços baixos dos Athlon/Phenom. Llano é meio desnecessário e deve vir com um sobrepreço de lançamento. Mas o consumo do Llano realmente será inferior à uma solução mais antiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Talvez um Llano A4, quando sair, seja uma alternativa interessante pro Zeca, mas pelo que me lembro, esse Sempron não é gastão e se está satisfazendo as suas necessidades, não vejo porque trocar.

Se quer baixar o consumo, bote uma fonte boa, porque naquela época a maioria eram genericonas lazarentas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez um Llano A4, quando sair, seja uma alternativa interessante pro Zeca, mas pelo que me lembro, esse Sempron não é gastão e se está satisfazendo as suas necessidades, não vejo porque trocar.

Se quer baixar o consumo, bote uma fonte boa, porque naquela época a maioria eram genericonas lazarentas.

Assino embaixo.

Um Llano A4 realmente pode ser uma opção, mas o consumo do seu Sempron (núcleo Thoroughbred) é relativamente baixo (mínimo 8W, típico 56 e máximo 62W).

Fontes de baixa qualidade tem bem menos aproveitamento de energia que fontes de qualidade.

EDIT: Todavia, se você substituir um desktop por um dispositivo portátil, como um notebook, certamente haverá economia considerável de energia. Eu tenho um medidor de consumo elétrico e constatei que só o gabinete do meu Sempron consome 110W em idle (só o Windows carregado). Jogando mais 40W de tela, se for de LCD, ou 80W, se for CRT, vai pra 150-190W. Tenho, também, um note com tela de 15,6" e ele consome, com aplicativos abertos, entre 15W e 30W (30W é o pico que surge de vez em quando). Quando estou usando F@H em smp aí fica variando entre 30 e 37W (Dell Core i3 2,53GHz). A medição é feita através de medidor de consumo elétrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Sempron 2300+ (1583MHz), placa-mãe A7V600-X, 1GB DDR 400MHz

Eu já tive 2 placas dessa, muito boa, suporta até 3gb DDR 400mhz, tem AGP 8x, da pra instalar uma Geforce 6200 Ultra e já era.

o processador que eu usava era um Semprom 2600+ 1.83ghz, pensa em um processador lento rapaz, e eu jogava Counter Strike Source nele.

Depois comprei um Semprom LE-1200 AM2+, sinceramente não vi muita mudança significativa.

Tua placa suporta os Athlon XP 3200 :wub:

Desculpa ai galera por disvirtuar o tópico, mas aqui na minha empresa tem jogado um Athlon XP 3200, vou pegar ele pra mim kkkkkkkkk, depois posto fotos dele aqui.

Daqui uns meses não sei, vão trocar alguns PC da empresa, e a maioria é ATHLON. To convencendo o analista de Ti daqui a usar alguns PC com PHENOM II X2/X4, ao invés de colocar Core2Duo ou Esses Pentiums dual core.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMD FX-8130P – 8 Core, 3.8Ghz, Max T.C 4.2Ghz, 125W (320$)

AMD FX-8110 – 8 Core, 3.6Ghz, Max T.C 4.0Ghz, 95W (290$)

AMD FX-6110 – 6 Core, Unknown, Max T.C Unknown, 95W (240$)

AMD FX-4110 – 4 Core, Unknown, Max T.C Unknown, 95W (190$)

Nesses preços, vão chegar aqui a partir de R$ 500.00

190x 1,55 (dolar) x 1,60 (impostos) = R$ 456 + margem = R$ 500 ou mais. :o:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, no escritório da minha mãe (Advocacia), tem dois computadores:

- Phenom X4 9650 (2300MHz), placa-mãe M3A, 2GB DDR2 667MHz Dual Channel

- Sempron 2300+ (1583MHz), placa-mãe A7V600-X, 1GB DDR 400MHz

Com esses novos processadores, APU's, novas tecnologias, preço para todos os tipos de aplicações, pergunto: em termos de desempenho e consumo, valeria a pena fazer um upgrade que substituísse, com vantagens, esse segundo micro?

Ele é usado só para fazer trabalhos de escritório e o faz muito bem do jeito que está. Só que, sendo um processador antigo, com processos ultrapassados (os transístores do Sempron são de 130nm), deve consumir bastante, até porque não dispões de um Cool'n'Quite como os processadores atuais, sem contar a agilidade que um thread ou mais a mais dá para o uso do dia-a-dia.

Penso nisso por conta dos Bobcat referidos ao longo desse tópico, de baixo consumo e desempenho regular, de repente até bem melhor do que um Sempron soquete A, que poderia equipar micros com o objetivo de uso em escritório, como máquina de escrever. Sei que há disponibilidade de conjuntos com o Atom, não sei se haverá algo do tipo para os Bobcat, mas gostaria de saber a opinião de vocês.

Colega, o consumo elétrico dos Sempron soquete 462 (A) não é muito alto. Mesmo sendo gravado em 130nm e não possuindo Cool n' Quiet ele não tem excesso de recursos nem poder de fogo que o faça ser gastão. Já tive um desses durante cinco anos (mas o meu era Sempron 2200+), então conheço de perto esse processador... XD

É como o Evandro Xita falou, se ele ainda atende às suas necessidades e se não está com nenhum defeito, não há necessidade de trocar. O que recomendo é não usar monitor de CRT. Se usar monitor de CRT troque-o por um monitor LCD de 18.5" ou 20", que além de economizar energia, faz menos mal para a visão de quem o utiliza. Outra recomendação que te dou é dar um chute bem longe no provável estabilizador que esteja usando nesse PC. Além de desperdiçar energia, essa porcaria faz e´mal para o PC. No lugar use um filtro-de-linha DPS, como o CLAMPER Computer Protector PRO, por exemplo, que além de não desperdiçar energia, protege seu PC sem prejudicá-lo. Outra coisa que pode ser feita é usar uma fonte-de-alimentação de qualidade, mas o custo x benefício de se fazer isso num PC antigo nem sempre vale a pena.

Desses processadores novos que estão saindo, para o uso que você faz desse Sempron, também acho o Llano A4 a opção mais viável, caso você insista em trocar de PC. Entretanto, devo ressaltar que as soluções já existentes, como o Athlon II X2 e o Sempron 140 já são opções muito boas para economizar energia e aumentar o desempenho, junto de qualquer placa (de qualidade, por favor) com chipset AMD 880G, que possuem uma Radeon HD 4250, um chip gráfico mais que o suficiente para se usar no serviço. Lembrando que esse Sempron 140, apesar de ter o nome "Sempron", é um processador MUITO superior a qualquer Pentium 4, Athlon XP ou Athlon 64, e que possui um TDP de (se não me engano) apenas 35W (e ainda por cima tem Cool n' Quiet), uma ótima pedida para empresas. É o processador single core mais forte que fizeram para desktops.

E fuja de Atom. Eu mesmo tenho um netbook com Atom e o desempenho é MUITO fraco. Em algumas aplicações tenho a impressão de ele ser um pouco mais lento até que meu antigo Sempron 2200+. Claro que o Atom DualCore tem um fôlego a mais, mas é um processador extremamente fraco também. O bobcat é até interessante, mas também é fraco. Não se iluda.

Eu acho que nenhum processador considerado topo de linha, tanto da AMD quanto da Intel, possa dar gargalo em qualquer configuração de hardware em questão de vídeo. Além disso, pouco importa se as placas estão em Crossfire ou SLI e se são as mais parrudas da série, tem que ter jogo capaz de extrair o máximo delas. Até onde eu saiba (não sou expert em jogos), demora um pouco para surgir um jogo que seja capaz de fazer uma placa de vídeo recente e poderosa suar seus bits...

Em alguns pontos o que você diz é verdade, mas não todos. Já foi comprovado que atualmente os únicos processadores que não dão gargalo em configuração SLI de GeForce GTX 580 (lembrando que a Radeon HD 6990 e a GeForce GTX 590 são ainda mais fortes) são os modelos mais fortes do Core i7 e Core i7 Extreme. Mas realmente atualmente não há nenhum jogo que demande tanta potência, mas sempre haverá entusiastas que desejam ter o máximo de desempenho possível, com alergias à gargalos ou lags. Então realmente é desejável que o Bulldozer seja forte o suficiente para segurar configurações parrudas dessa forma.

Como o Bulldozer tem suporte a DDR3 1866MHz e tem vários núcleos de processamento, o gargalo vai ficar é na fonte, pois para suportar duas HD 6990 ou duas GTX 590 deve ser difícil!

Eu adoro os Phenom II X4 e X6 e também acho o Core i5 um ótimo processador (só não sou fã dos modelos dualcore com HT para desktops), mas eles certamente dariam gargalo nessas placas-de-vídeo que você citou. E isso não significa que eles sejam fracos. Certamente seguram muito bem um CrossFire de Radeon HD 6870 ou SLI de GeForce GTX 460 1GB, ou mesmo configuração única de Radeon HD 6970 ou GeForce GTX 560 Ti, por exemplo.

Não te preocupes, a resposta é bem rápida, até por isso nunca entendi direito para que serviam os estados intermediários do Cool'n'Quiet. Sempre que eu ficava observando, através de algum monitor, passava de 800MHz para o máximo sem passar pelos estágios anteriores. Dificilmente eu via algo diferente. Cheguei à conclusão de que a troca entre estágios era tão rápida que não havia tempo suficiente para que o monitor registrasse...

De vez em quando vejo meus Phenoms utilizando os clocks intermediários, mas realmente fica mais no clock mínimo ou no máximo. Depende muito da demanda de processamento também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De um modo geral, penso em substituição se der algum problema naquela máquina. A mobo já é de segunda mão, quando veio foi meio difícil fazer iniciar e as memórias inicialmente eram reconhecidas quando a mobo desejava. Agora está tudo funcionando direitinho... mas um dia acaba.

Talvez um Llano A4, quando sair, seja uma alternativa interessante pro Zeca, mas pelo que me lembro, esse Sempron não é gastão e se está satisfazendo as suas necessidades, não vejo porque trocar.

Se quer baixar o consumo, bote uma fonte boa, porque naquela época a maioria eram genericonas lazarentas.

Quanto à fonte, está usando uma genericona europeia (230V, 600W pelo que dizem as informações na caixa da fonte), que veio junto com um gabinete Eurocase que eu comprei em Rivera, URU, quando eu trabalhava como médico do Exército. Não tem opção de trabalho em 110V, então está ligada direto na rede elétrica. Para o Sempron funciona tranquilo, mas se eu colocar no Phenom X4 até liga e roda o tempo que quiser, só que se for reiniciar, só tirando o cabo de força e esperando cerca de um minuto para religar.

Assino embaixo.

Um Llano A4 realmente pode ser uma opção, mas o consumo do seu Sempron (núcleo Thoroughbred) é relativamente baixo (mínimo 8W, típico 56 e máximo 62W).

EDIT: Todavia, se você substituir um desktop por um dispositivo portátil, como um notebook, certamente haverá economia considerável de energia. Eu tenho um medidor de consumo elétrico e constatei que só o gabinete do meu Sempron consome 110W em idle (só o Windows carregado). Jogando mais 40W de tela, se for de LCD, ou 80W, se for CRT, vai pra 150-190W. Tenho, também, um note com tela de 15,6" e ele consome, com aplicativos abertos, entre 15W e 30W (30W é o pico que surge de vez em quando). Quando estou usando F@H em smp aí fica variando entre 30 e 37W (Dell Core i3 2,53GHz). A medição é feita através de medidor de consumo elétrico.

É como o Evandro Xita falou, se ele ainda atende às suas necessidades e se não está com nenhum defeito, não há necessidade de trocar. O que recomendo é não usar monitor de CRT. Se usar monitor de CRT troque-o por um monitor LCD de 18.5" ou 20", que além de economizar energia, faz menos mal para a visão de quem o utiliza.

Esse micro, por ser antigo, usa um monitor CRT de 15" da Samsung. Talvez, nesse momento, a melhor opção seja a substituição desse monitor por um de LCD.

Desses processadores novos que estão saindo, para o uso que você faz desse Sempron, também acho o Llano A4 a opção mais viável, caso você insista em trocar de PC. Entretanto, devo ressaltar que as soluções já existentes, como o Athlon II X2 e o Sempron 140 já são opções muito boas para economizar energia e aumentar o desempenho, junto de qualquer placa (de qualidade, por favor) com chipset AMD 880G, que possuem uma Radeon HD 4250, um chip gráfico mais que o suficiente para se usar no serviço. Lembrando que esse Sempron 140, apesar de ter o nome "Sempron", é um processador MUITO superior a qualquer Pentium 4, Athlon XP ou Athlon 64, e que possui um TDP de (se não me engano) apenas 35W (e ainda por cima tem Cool n' Quiet), uma ótima pedida para empresas. É o processador single core mais forte que fizeram para desktops.

Os Sempron AM3 são três modelos, pelo que pesquisei: 140, 145 e 150, todos com TDP 45W. Quanto ao TDP do Sempron 2300+ (soquete A), não encontrei informações no site da AMD, embora haja um link para localizar produtos antigos, não encontrei tais produtos. No CDH há uma tabela indicando um TDP de 62W, ou seja, os Sempron AM3 são uma ótima pedida, mesmo.

Tabela: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Todos-os-Modelos-do-Sempron/1161/2

Em suma, parece-me que as melhores opções sejam um Llano A4 ou uma plataforma atual/recente, só que com processadores de baixo consumo usando uma placa-mãe com uma solução gráfica integrada. Os Bobcat, em micros de escritório, pela opinião da maioria, não resultaria boas experiências, talvez como máquina servidora de arquivos ou outros serviços em pequena escala, como já vi o Eriberto comentando.

Muito obrigado a todos que comentaram, com essas informações estou melhor situado nessa salada de frutas que tem se tornado o mercado de processadores. Antigamente havia uma linha só e dentro dela todos os modelos, de low a top-end...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...