Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dica e aviso - Suporte de cooler AM2+/AM3 quebrado e como arrumar


Posts recomendados

Prezados, boa noite.

Venho aqui para expor minha mais recente experiência. Claro, já com uma solução.

Eu possuo uma placa-mãe da ECS modelo A780GM-A Ultra, processador Phenom instalado e um cooler Hyper TX3 com dois fans da Cooler Master.

Bem, para minha surpresa quando cheguei hoje em casa, por volta das 19:20, liguei o computador como de costume e sai do quarto. Quando volto, o computador estava desligado. Tornei a ligá-lo e em poucos segundos se desligou.

Abri o setup da BIOS para verificar a temperatura, pois a primeira coisa que me ocorreu era um super-aquecimento. Quando chego ao "PC Healt Status" vejo a simbólica temperatura da A780GM-A Ultra que estava sempre marcando 40ºC subindo rapidamente para 70ºC, 98ºC e logo tornando a desligar o PC novamente. A primeira coisa que pensei foi "Aff, só me falta ser mais um bug dessa placa (quem a tem sabe que tem diversos bugs em questão de aferimento de temperatura e voltagens). Abri o gabinete para dar um reset no CMOS quando vi uma desagradável surpresa: o Hyper TX3 estava pendurado apenas por uma das presilhas do suporte amarelo da placa. O dente norte quebrou.

Não quero que ninguém passe pela experiência de ver um micro com um pouco mais de 1 mês de idade nestas circunstâncias. Lógico, no meu caso o bolso e o desespero agiram antes da lógica. Pensei primeiro "droga, ter que comprar outra placa-mãe e essa ta intacta" ou também "ter que comprar um cooler com suporte metálico por trás da placa-mãe fazendo com que não se seja necessário o suporte quebrado". Neste segundo caso eu poderia ter um problema. É quase certo que um cooler deste tipo não caberia no meu gabinete.

Porém, a lógica finalmente agiu, e vi que outro coitado passou pelo mesmo que eu. A solução foi criar um suporte, como está na foto abaixo. Transpasando um parafuso de dentro para fora do suporte, com um "L" metálico, a fim de substituir o dente do suporte que foi quebrado.

img1018nf.jpg

Estou monitorando as temperaturas, pelo que vi não se alterou em nada com essa gambiarra brava, mas economizei em ter que comprar outro cooler ou placa-mãe.

O que quero que vocês tomem cuidado é com o suporte mesmo, pois me parece que ele quebrou exatamente no caso do outro usuário, ou seja, pode ser defeito de série. Bem se sabe que todas peças da placa-mãe são fabricado por diversos fabricantes, a fábrica de placa compra e monta suas placas. Seguindo um padrão é claro. Porém, nada impede que o fabricante deste suporte não forneça apenas para a ECS. No caso, o outro usuário usava uma ASUS.

Fica ai minha triste experiência, mas que pelo menos consegui resolver em pouco tempo (agora são 21:17). Claro, se quebrar o outro suporte ou eu faço a mesma coisa ou eu compro outro cooler ou placa-mãe (acho que a mesma gambiarra do outro lado não ia ficar bom...).

P.S. Só pra complementar, me parece que o "Kit Montagem Thermalright Customized AM2 RM (Rev.B)" serviria para solucionar este caso...se fosse encontrado! Me parece que foi descontinuado, e agora só existe o de Rev.C. No caso, no B haviam 3 suportes para instalação deste tipo de cooler, mas no C os suportes foram retirados...realmente uma pena, pois cuta apenas R$ 13,00 o suporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Amigo, parece que você postou este tópico para mim, agradeço muito pela ideia!

Meu PC é parecido com o seu, inclusive utilizo o mesmo processador e (hunf...) a placa-mãe.

É triste: tive o mesmo problema por esta madrugada. Deixei o PC ligado fazendo downloads, acordo e o vejo desligado, e já assustei. Liguei-o, dali uns segundos desligou. Tentei ligar novamente e desligou ainda mais rápido. Resultado: meu monstrinho Evercool Buffalo ali caído em cima da minha HD3650. Fui colocá-lo no lugar sem nem imaginar o que aconteceu e fiquei que nem bobo procurando o "pino norte", e o maldito estava lá no chão do gabinete.

Estou em dúvida agora se este produto http://www.waz.com.br/_produtos/?p=89385 , que é parecido com o que você disse, consegue fixar o Buffalo de vez agora, sem correr o risco de quebrar mais nada, porque o bicho é pesado e o suporte é bem vagabundo pelo visto. Não achava que este problema fosse tão comum, ia até criar um tópico novo pra isso (e criarei caso ninguém responda aqui).

Vamos ver as opiniões do pessoal, pois não tenho mais confiança nesse "suportinho" ¬¬...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom...este que citou da WAZ não parece ser compatível com cooler que utiliza as presilhas como o Buffalo. O produto que me refiro poderia ser como este http://www.lojamestre.com.br/lojas/casadocooler/produtos.asp?produto=497&categoria=43&a2=Suporte&a1=Acess%F3rios&inf=7 mas eu ainda mantenho o enjambre, não ficou de todo feio, ta segurando bem o Hyper TX3 e o custo foi zero. Se eu tivesse que retirar o suporte quebrado para comprar outro, eu desistiria do Hyper TX3 e pegaria um cooler como o Hyper 212+ que utiliza backplate, dessa forma o suporte seria retirado para a instalação do cooler e ficaria preso diretamente na MoBo.

P.S. esse link que passei com o suporte avulso, me parece ser muito frágil. Infelizmente, só achei este para se vender e o Thermalright Customized AM2 RM (Rev.B) só tem pra vender direto com eles, no exterior, então não vale a pena. Já vi gente prender com prego (não cheguei a ver como) e dando certo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, dois casos ocorridos praticamente ao mesmo tempo! Isso pode ser algum material vagabundo que resolveram usar na fabricação desta peça dessa placa mãe.

Kleber, esse suporte que você citou aí eu não entendi como a presilha do Buffalo vai se afixar nele. Geralmente o encaixe AM2/AM3 tem duas pontas onde a presilha se prende, mas eu não vi essas tais pontas nesse suporte. Se ele tiver, certamente servirá.

EDIT: Olhando mais atentamente parece que esse suporte serve sim no Buffalo. Acontece que ao usar esse suporte, será dispensado o uso da presilha no cooler pois uma peça desse suporte fica em baixo da placa mãe e a outra "encobre" a base do cooler, sendo parafusada logo em seguida. Mas para que dê certo, será preciso remover uma espécie de parafuso que há no meio da parte superior da base do Buffalo; este parafuso serve justamente para afixar a presilha do Buffalo, mas para usar com esse suporte esse parafuso precisa ser retirado e eu não tenho certeza se isso é possível.

Antes de comprar esse suporte tente remover esse tal parafuso.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que vieram opiniões, tinha até medo de não ter pois o tópico foi criado em novembro/09 e estou meio desesperado, pensando no final de semana sem PC em casa.

Shura, o que eu pensava mesmo era em tirar as presilhas do Buffalo para usar unicamente um adaptador como aquele da WAZ... Será que seria possível? Se for possível, não ligo nem se tiver que serrar a presilha do Buffalo, hehehe. Peguei trauma desse suporte da placa! Queria dar um jeito de utilizar aquele kit de montagem pra fixar o Buffalo diretamente na placa-mãe mesmo.

Quanto a esse suporte do link da Casa do Cooler, já encontrei desse tipo pra comprar pela net com outro vendedor de confiança que conheci no ML, o www.socooler-digital.com.br , mas muito obrigado pela sugestão! Fraco por fraco, vou ver quem vende mais barato...

P.S. esse link que passei com o suporte avulso, me parece ser muito frágil. Infelizmente, só achei este para se vender e o Thermalright Customized AM2 RM (Rev.B) só tem pra vender direto com eles, no exterior, então não vale a pena. Já vi gente prender com prego (não cheguei a ver como) e dando certo...

Meu Deus... :eek:

RooT, é isso mesmo que você acabou entendo, amigo, hehe, estou disposto a serrar a presilha do Buffalo se for o caso. Aliás, nem olhei o Buffalo com atenção e não lembrava desse parafuso (dá até vergonha disso :lol:), mas é isso aí... Hoje à noite tentarei fuçar e ver as possibilidades de gambiarra até comprar algo feito pra segurar mesmo.

Shura, desculpe-me perguntar, mesmo você tendo postado a foto, mas de onde você tirou essa peça metálica que substituiu o pino quebrado do suporte?

Abraços, fiquem com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Shura, desculpe-me perguntar, mesmo você tendo postado a foto, mas de onde você tirou essa peça metálica que substituiu o pino quebrado do suporte?

Amigo, o tópico foi criado com o intuito de ajudar pessoas que tivessem o mesmo contra-tempo que eu tive, então sem stress!

Bom...acredite, essa peça metálica é uma pequena parte de uma central telefônica Siemens (da década de 70/80), aquelas antigonas, que utilizavam diversas carreiras de relés e outros componentes eletrônicos. O que eu fiz foi pegar uma pecinha que tem 3 furos com rosca e entortá-la da melhor maneira em um torno. Tudo isso não levou mais de 30 mim, entre vir a ideia e executá-la. Até que ficou bom...ai utilizei um parafuso de rosca comprido que também é desse mesmo tipo de central e pronto. O negócio é você conseguir um "L"de maneira que a parte comprida fique apontando para a fonte e a parte mais curta apontando para a placa-mãe, mas não pode encostar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Shura, outra dúvida: só tinha uma peça dessa aí? Nenhuma pra me mandar não? :lol: Comecei a ler seu último post e achei até que já vinha ofensa pra cima de mim, haha.

Pois é, o que eu imaginei depois de ver sua bela gambiarra (bela porque funcionou e não é nada escandaloso nem muito arriscado, é a gambiarra mais limpa que imagino, melhor que pregos :eek:) que teria de usar a imaginação pra encontrar alguma peça metálica com furos que "casem" com a furação do suporte na placa.

Em todo caso, continuo pensando neste: http://www.waz.com.br/_produtos/?p=89385

Minha dúvida é só quanto à espessura do dissipador da Thermalright (que esse kit se propõe a segurar) e do Buffalo porque, se o dissipador do Buffalo for muito mais fino (mesmo com esse kit fazendo esse "sanduíche" com o dissipador) ele poderá ficar solto... Mas isso acho pouco provável, só falo porque nunca mexi muito em PCs, só mexo muito no meu mesmo ^_^

Valeu demais pela atenção, me fez lembrar um tópico que criei com dúvida e já foi solucionado, postarei a solução lá como quero fazer há uns dias mas não fiz por causa de correria. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu estiver em casa eu dou uma olhada e te respondo se tenho ou não umas sobrando lá, com o parafuso e a porca ok?

Mas pra ficar legal é bom fazer na hora com o socket pra medir e tal...nisso eu não vou poder te ajudar, pois teria que desmontar todo meu PC pra isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu estiver em casa eu dou uma olhada e te respondo se tenho ou não umas sobrando lá, com o parafuso e a porca ok?

Mas pra ficar legal é bom fazer na hora com o socket pra medir e tal...nisso eu não vou poder te ajudar, pois teria que desmontar todo meu PC pra isso.

:eek: Caramba Shura, você é herói hein amigo, se me quebrar esse galho eu te homenagearei na minha assinatura :lol:

De qualquer forma (quando eu também estiver em casa) vou ver se acho alguma forma de resolver igual ou parecido com o que você fez. Afinal, lá em casa quando estou eu com os problemas, somado à imaginação e força mais bruta do meu pai, não há McGyver que possa conosco :D.

De qualquer forma, o meu objetivo agora será mesmo esse kit que, como eu disse antes (e se você ou mais alguém puder opinar), só tenho dúvida se exercerá pressão sobre o dissipador do Buffalo mesmo, apesar de que desconfio que esse kit já seja feito pra ir até um aperto tão forte a ponto de entortar a placa... Mas só confirmem se essa chapa que ficará por cima do dissipador do Buffalo fará pressão suficiente mesmo (afinal, não sei da espessura dos dissipadores da Thermalright): http://www.waz.com.br/_produtos/?p=89385

Dúvida besta, mas é que pra gastar uns R$40,00 (produto + frete) e deixar encostado em casa não é fácil, é um dia inteiro de trabalho. Agradeço novamente de forma antecipada e pelos toques já dados também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha dúvida é só quanto à espessura do dissipador da Thermalright (que esse kit se propõe a segurar) e do Buffalo porque, se o dissipador do Buffalo for muito mais fino (mesmo com esse kit fazendo esse "sanduíche" com o dissipador) ele poderá ficar solto... Mas isso acho pouco provável, só falo porque nunca mexi muito em PCs, só mexo muito no meu mesmo ^_^

Neste caso, se ficar folgado você pode improvisar colocando papel dobrado ou pequenos pedaços de plástico ou borracha entre o suporte e a parte superior da base do Buffalo, a fim de preencher o espaço que sobrar. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste caso, se ficar folgado você pode improvisar colocando papel dobrado ou pequenos pedaços de plástico ou borracha entre o suporte e a parte superior da base do Buffalo, a fim de preencher o espaço que sobrar. ;)

RooT, confesso que já tinha pensado nisso, kkkkkkk!!

Pensei mais em borracha mesmo, mas tem que ver algo que não cheire mal apenas, sendo que em breve eu pretendo fazer um overzinho empurrado com a barriga aqui (ou seja, meu processador nem Black Edition é... Ah se tivesse pensado nisso quando fui comprar PC novo correndo!) e quero um sistema de fixação confiável e que não derreta :D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se preocupe com derretimentos. A base de um bom cooler como o Buffalo não esquenta assim na parte superior, porque o calor deve ser totalmente absorvido pelos heatpipes, se uma parte considerável desse calor ficar concentrada na base do cooler, isso fará com que o processador comece a entrar num estado de aquecimento, o que contraria completamente a função do cooler, que é dissipar.

Veja aqui no teste do Buffalo que com o processador em plena carga a base dele não passou de míseros 32ºC (está na segunda tabela):

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1862/6

E ainda assim, para uma borracha começar a derreter e cheirar queimado é preciso que a temperatura ultrapasse os 70ºC, isso para uma borracha bem vagabunda. Borrachas mais duras suportam temperaturas bem acima dos 100ºC, portanto nem se preocupe com isso, hehe.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim RooT, minha imaginação foi longe e você tem razão: os heatpipes que se virem.

O link é de um 3R que você passou, hehe, mas entendo.

De toda forma, vou juntar as informações de vocês dois aqui e bater no liquidificador quando estiver em casa para bolar a gambiarra do final de semana, até que eu compre mesmo o kit da Thermalright aí pela semana que vem. Só não corro atrás disso logo porque é sexta-feira, não adianta ter pressa agora.

Dando tudo certo com o kit depois, quero ver se dou um jeito de postar as fotos aqui provando que deu tudo certo, pra que ninguém tenha medo de repetir a ideia caso seja necessário.

Deus os abençoe, valeu pelas ajudas, mas vamos continuar discutindo qualquer coisa que reste ainda. Abraços!

EDIT 23/01/2010 às 0h08: Acabei arranjando uma solução porca por aqui (não sei se tão porca quanto a qualidade do plástico do suporte que a dona ECS escolheu) pois necessito, acima de qualquer capricho, utilizar o PC, pois utilizo-o a trabalho.

Peguei dois pedaços de arame e passei através dos dois buracos que existem de cada lado do suporte e também no clipe de fixação do cooler. Aí está a imagem do primeiro arame logo que o passei:

gambiarraparasegurareve.th.jpg

Acho que dá pra entender claramente. Mas esta foi uma solução apenas para o cooler não se mexer, o meu PC está funcionando deitado agora pra que o cooler não fique pendurado nesses arames. Não ia adiantar muito apertar os arames (girando-os) até deixarem o clipe bem preso, pois o outro lado do clipe já não ficou numa posição legal. Bem, com o PC funcionando deitado desse jeito, as temperaturas estão perfeitamente normais... Mas verei o que faço nesta próxima semana, lógico!

Acabei pensando depois do feito em uma dica que já deixo aqui para o pessoal que usa cooler do tipo torre em Socket AM2/AM2+: assim que fixar o cooler, seria interessante, apenas por segurança, utilizar abraçadeiras dessas bem baratinhas, de plástico (custa alguns centavos), sendo passadas desta mesma forma como passei os arames. Assim, se acontecer de um dia o seu suportre de cooler quebrar, ele ficará apenas pendurado por essas abraçadeiras, e não cairá em cima da placa de vídeo como aconteceu com o meu. Fico imaginando se um trambolho igual esse cooler acaba caindo sobre a placa de vídeo com força suficiente para tirá-la do encaixe com o PC em funcionamento, o que é difícil mas devemos considerar... Seria muito mais complicado e caro pra resolver!

Fica aí um toque, pessoal. Se eu não criar coragem de utilizar aquele adaptador que fixa o cooler através de parafusos e comprar um suporte plástico para fixar o cooler da forma como estava antes, com certeza o fixarei assim!

Tudo de bom a vocês, pessoal, e cuidado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, pessoal... Novidade: pra que eu fui "abrir" a boca sobre meu medo de danificar a placa de vídeo com a queda de um cooler torre, aqui neste tópico?

Vejam agora: http://forum.clubedohardware.com.br/problema-driver-ati/766592?p=4103785#post4103785

Será que se tornou realidade isso que eu temia? Suspeito, pois é muita coincidência.

Conto com vocês de novo.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Ao montar meu pc novo, imaginei justamente esta situação, se o suporte do cooler aguentaria um cooler TOP, pelo visto é bom tomar cuidado e ter preferência por coolers que fixam direto na MoBo!

Com certeza, amigo!

Bem, fiquei devendo as fotos da solução, mas o que fiz foi passar 4 abraçadeiras (aquelas pretas baratinhas que usamos pra organizar cabos de fonte geralmente) para amarrar tudo, sendo que cada abraçadeira passou pelo suporte do cooler e pelos buracos existentes na presilha do Evercool Bufallo. Estou com o PC fechado agora e usando-o bastante, mas preciso lembrar uma hora de mostrar com fotos.

Boa sorte a todos que forem abusar desse suporte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • 2 meses depois...

O meu quebrou hoje também, pensei em usar o gabinete de lado (na horizontal, "deitado"), mas não sei se faz algum mal usar ele "quebrado" e com o gabinete de lado, não sei se de lado teria algum lance zoado com tensão, ou alguma peça que não poderia ficar assim, ou com fonte, hd, placa de video, enfim, sei lá se "pode" ou se tem alguma "restrição" pra isso. E se puder, será que só assim o cooler já ficaria "ventilando" o suficiente o processador para ele não superaquecer? Pois quebrou bem o lado que ia aquela parte que tem a "alavanca" que "APERTAVA" mais o cooler em cima do processador/suporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Vocês tem umas ideias bem loucas pra isso... kkkk
 

No dia seguinte (ontem) eu dei um role por aqui e um técnico da vizinhança conseguiria me trazer isso pro dia seguinte, mas, inquieto fui no centro de guarulhos procurar e lá achei uma loja que vende peças pra pc e consegui arrumar um desses, troquei, e até agora está ok, não desligou e a peça está ok também, parece que meu processador não foi afetado naquela interrupção brusca, graças a Deus...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...