Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
mrsartori

Disjuntor cai com ar condicionado portátil

Posts recomendados

Pessoal,

Desculpem a ignorância, mas sou totalmente leigo no assunto e estou precisando de uma luz.

Acabei de alugar um apartamento e acabei de comprar um ar condicionado portátil de 12000 btus, 110v, Delonghi Pinguino PAC C100 com potencia de 1100W.

O problema é que não consegui fazê-lo funcionar porque o disjuntor cai quando ele inicia o funcionamento. Ele por padrão fica 3 minutos na ventilação e aí então começa a gelar. É nesse exato momento que a energia cai. Testei nas tomadas da cozinha, pois imaginei que suportassem uma carga maior. Testei na da geladeira (sem a geladeira), na da máquina de lavar roupa tambem, e o mesmo problema acontece.

Existe alguma solução que não seja trocar a instalação elétrica do apartamento?

Não sei se ajuda a informação, mas os disjuntores são modelo XPole-PLS4. Eles têm códigos B10, B16, B50 e C32.

Grato

Marcelo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Isso é um disjuntor de 32A, se a rede é 127V precisaria que o resto do apartamento estivesse consumindo 3900W pra derrubar esse disjuntor. Chuveiro e torneira eletrica pode chegar nisso, mas acredito que você testou sem ter muitos outro aparelhos ligados.

Se o disjuntor não está com problemas, então o aparelho estará. O arranque do motor do compressor consome um pouco mais, mas não chegaria a 24A, talvez teria um pico de 4 ou 5A. Outra possibilidade é o motor do compressor estar travado, mas deveria ter fusivel no aparelho pra esse caso (Esse aí não conheço, mas umidificador sempre tem).

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um problema parecido, comprei e chegou hoje um portatil da Komeco 12000 BTUs e ele aleatoriamente tem o compressor desligado junto com o fan no modo Cool. Como o compressor tem um mecanismo de defesa contra danos de 3 minutos para ser religado novamente, é muito chato pois tenho que aguardar 3 minutos para re-ligar o aparelho em modo Cool mesmo após uma breve interrupçao real no seu funcionamento. O disjuntor, porém, nao desarma. Na caixa de disjuntores descobri que é 20A escrito na chave. O ar é 127 volts. Minha tomada é padrão brasileiro 3 pinos (novo), com dois fios saindo da parede para esta tomada (acho que nao tem o aterramento). O aparelho tem etiqueta 127 volts assim como minha rede elétrica. Olhei no cabo, em sua extremidade consta "250V 20A" escrito em alto relevo no plástico entre os pinos (não sei se é normal).

Não sei o que fazer, o produto chegou hoje, nem sei por onde começar... usei a instalação janela com a régua, aparentemente tudo ok com a parte técnica. Os filtros estão limpos e não vejo obstruções nas saidas e entradas de ar.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Ja passei por isso, o problema era o dijuntor(15 amperes) quando ligava disjuntor ficava caindo e no maximo as luzes ficam piscando até ele cai de novo, mudei para um de 50 eu acho e resolveu

Edit:

agora ele tem um dijuntor dedicado.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

ar condicionado precisa de circuito dedicado e disjuntor curva c bem dimensionado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!