Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença De Desempenho Entre Ata 100 E 133


Akuma

Posts recomendados

Postado Originalmente por B.A.G@15 jan 2004, 00:49

O ATA 100 tem a transferencia de 100 Mb/s, enquanto o ATA 133 transfere 133 Mb/s... não sei nada desse tal da ultra ata 100, mas acho q é um ATA 100  normal como outro qualquer...

Isso eu sei, mas o desempenho real é muito diferente? porque esses valores são teóricos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por David Hi-Top+15 jan 2004, 04:57-->
A2kuma@14 jan 2004, 21:31

Qual é essa diferença? É que o Aida diz que o HD é Ultra ATA-100 mas eu pedi 133.

Caro colega, verifique se o dispositivo está configurado como Ultra DMA modo 5. Era para o seu hd estar funcionando a 133!

Não entendi, como assim ele devia estar funcionando a 133? E ele está em UDMA modo 5 mesmo(pelo menos é o que está escrito no AIDA-32).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A parada e o seguinte... Ata 100 e 133, sao a taxa de tranferencia de dados em MB/Seg.

Na pratica isso não chega a 60 MB/Seg (não sei porque) mesmo estando totalmente bem configurado.

PIO mode 4 _16 MB/Seg

UDMA 2 e ata _33 MB/Seg

UDMA 4 e ata _66 MB/Seg

UDMA 5 e ata 100 MB/Seg

UDMA 6 e ata 133 MB/Seg

(não sei porque não existe UDMA 3)

Lembrando que o DMA no Sistema Operacional deve estar habilitado a placa-mãe deve dar suporte a UltraDMA (UDMA) e o Bus Mastering deve estar instalado para que haja aumento de peformance! Senao, mesmo os discos mais rapidos não passaram de 16MB/Seg!

O que pode aumentar o desempenho do disco e a quantidade de buffer que ele tem, normalmente os disco de 40GB ate 60GB tem 2MB, e normalmente os de 80GB tem 8MB de buffer (isso não e padrão ou regra). Outra coisa que influencia e a rotaçao do disco, 7200rpm sem duvida e mais rápido do que os 5400 ou 4500 e outro detalhe importante e o tempo de deslocamento da cabeça de leitura, que influencia mais desisivamente na peformance! O problema dessa cabeça e que pelo fato de ser mecanica, desgasta com o tempo, e é por isso que as cabeças não sao estão rapidas quanto gostariamos! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Renatomarcelino@15 jan 2004, 15:48

Lembrando que o DMA no Sistema Operacional deve estar habilitado a placa-mãe deve dar suporte a UltraDMA (UDMA) e o Bus Mastering deve estar instalado para que haja aumento de peformance! Senao, mesmo os discos mais rapidos não passaram de 16MB/Seg!

E isso se configura automaticamente ou eu tenho que fazer? Como?

PS: valeu pelas informações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ultra DMA: Va no setup e procure UDMA Support ou Ultra DMA Suport e coloque Enable!

DMA : Va em propriedades do Meu Computador, va em gerenciador de dispositivos e procure Unidades de Disco, clique na cruzinha e selecione Generic Ide Disk Type47 e peça propriedades e na guia Configuraçoes, marque a caixa DMA e reinicie. Bus Mastering tem no cd da placa-mãe, procure Setup.exe na pasta IDE (normalmente esta assim). Tenha cabos flat 80 vias, vai ajudar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por carlos_fs@19 jan 2004, 11:10

ola, se alguem conseguiu mais que 80mb/s em um ata/100 poste aqui,

pois até agora não vi ninguém

o meu  barracuda 7200  80 gb ata 133 não passa de 56 mb/s

com flat 80 vias e drivers de bus mastering em dia.

Ai vai uma duvida...

Existe HD Seagate ATA133?? Não era só a Maxtor que fabricava HD ATA133??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por carvalhoso+21 jan 2004, 00:38-->
carlos_fs@19 jan 2004, 11:10

ola, se alguem conseguiu mais que 80mb/s em um ata/100 poste aqui,

pois até agora não vi ninguém

o meu  barracuda 7200  80 gb ata 133 não passa de 56 mb/s

com flat 80 vias e drivers de bus mastering em dia.

Ai vai uma duvida...

Existe HD Seagate ATA133?? Não era só a Maxtor que fabricava HD ATA133??

E não existe mesmo:

Seagate

Muito estranho essa estória... <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A2kuma, seu HD é ATA-100. Se você pediu um ATA-133 e recebeu este, vá a loja e troque. Como os colegas disseram, não existe HD Seagate ATA-133. Mas como também já foi dito, o desempenho não é muito diferente. Em todo caso,você foi enganado e isto já é um grande motivo para você realizar a troca.

Abraços,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa,

nunca fui muito de me importar com o HD, mas ultimamente tenho visto que ele pode ser bem configurado sim e andei "fussando" algumas coisas no meu pc e achei isso nas propriedade de VIA BUS Master PCI IDE Controller:

Configurações do canal IDE Dual:

- Padrão (este está selecionado);

- Ambos os canais IDE´s estão ativados;

- Apenas o canal IDE primário está ativado;

- Apenas o canal IDE secundário está ativado;

- Não há canais IDE´s ativados;

PS.: Sempre atualizo o ViaHyperion.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Fernando Pinheiro@22 jan 2004, 09:23

É WaVe, se você não usa o canal secundário pode desabilitar pelo BIOS também. ;)

Opa Fernando,

valeu, mas o que significaria se eu colocasse na opção "Apenas o canal IDE primário está ativado"? Melhoraria alguma coisa? Onde posso pegar o SANDRA pra fazer uns benchmarks com ele? :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu ainda não tive tempo de fazer algum benchmark com o conal secundário desabilitado pra comparar com os resultados com ele habilitado.

Bom, penso que tudo o que não estiver sendo usado deve ser desabilitado. Acredito que haja sim uma diferença pois de uma forma ou de outra é uma economia de recursos. Em todo caso, se tal diferença existir, será quase que insignificante mas vem a pergunta: Por que deixá-lo habilitado se está sem uso? :mellow:

Abraços,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe o canal IDE Primário e o secundário. Normalmente quando você compra um PC fechado ele só usa um canal que seria o primário. Colocam o HD no primário Master e o CD-Rom no Primário Slave. Nesse caso você só estaria usando o canal primário, e com certeza perdendo desempenho do HD, já que ele está dividindo o canal com um dispositivo bem mais lento que seria o CD-Rom. O ideal nesse caso seria usar a porta IDE primária Master para o HD e usar a secundária para o CD-Rom(um cabo pra cada um, claro).

No meu caso que tenho 2 HDs e dois drives de CD(CD-RW e DVD-ROM) eu uso os HDs na porta IDE primária(Master e Slave) e os drives de CD na IDE secundária.

Espero ter me explicado direito.

Se estiver errado alguém me avise, por favor.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente seu flat não suporta ATA 133

Quanto a dúvida sobre Seagate ATA 133, realmente não existe, somente os HDs da Maxtor rola ATA 133 por questão de patente os outros fabricantes não tem ATA 133 mais acredito que não tenha diferença significativa sobre ATA 100 e ATA 133.

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já disse isso em outro tópico e vou reforçar aqui:

O desempenho em ATA 100 e ATA 133 é EXATAMENTE o mesmo, se quiserem comprovar, façam o teste com um programinha que vem junto com o Nero Burning Rom, e verão que tanto em um quanto no outro, o máximo de transferência que seus HDs terão, seja ele ATA 100 ou 133, será algo em torno de 60~70MB, ou seja, nem chegam a ultrapassar direito o limite do ATA 66.

Isso é mais jogada de marketing que a Maxtor usa para levar o consumidor a achar que seus HDs são mais rápidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...